Tijolo de gesso: características e aplicação no interior
No design moderno, a decoração com tijolos de gesso é muito popular. Este material permite não só poupar espaço útil, mas também tem um aspecto esteticamente agradável, preenchendo o espaço com uma atmosfera de conforto doméstico. Graças a uma grande seleção de cores e texturas, esses painéis são ideais para qualquer estilo.
Vantagens e desvantagens
O tijolo de gesso é um material de construção único, com várias formas e estruturas. Hoje é amplamente utilizado para decoração de interiores, decorando toda a superfície e áreas individuais. O interior é lindo, no qual há uma combinação de alvenaria com papel de parede e gesso.
As principais vantagens deste tipo de tijolo incluem os seguintes pontos.
- Amizade ambiental. O material é feito exclusivamente de ingredientes naturais, por isso não emite substâncias nocivas e garante um funcionamento seguro à saúde humana.
- Preço acessível. Ao contrário de outros materiais, os tijolos decorativos de gesso são mais baratos. Muitas vezes é escolhido como um revestimento de orçamento de instalações.
- Aparência atraente. O produto é produzido em diversos tamanhos e cores, podendo ter estrutura lisa ou gofrada. Isso permite que ele seja usado para implementar qualquer ideia de design.
- Instalação conveniente. As placas são facilmente adaptadas a diferentes tipos de superfícies e instaladas de forma simples. É perfeitamente possível fazer este revestimento com as próprias mãos, sem recorrer à ajuda de especialistas.
- Um peso leve. As paredes decoradas com tijolos de gesso não se deformam.
Quanto às deficiências, este material é instável à umidade e a danos mecânicos, portanto a instalação das placas deve ser feita com cuidado para evitar desintegração. Se a placa se romper durante a operação, ela pode ser rapidamente substituída por uma nova, sem violar a integridade de todo o acabamento.
Design e estilos
O interior moderno prevê acabamento com materiais naturais, mas muitas vezes são caros, por isso muitos proprietários de apartamentos e casas de campo preferem tijolos de gesso artificial. Esse revestimento é usado para decorar não só a superfície das paredes, mas também portas, janelas, escadarias e arcos. Pelo fato do material estar disponível com superfície brilhante, fosca, gofrada e plana, pode ser usado para qualquer direção estilística, do clássico ao moderno.
No momento, os seguintes tipos de designs com tijolos de gesso estão na moda.
- Romance. Para muitos, a alvenaria está associada a um ambiente desagradável e brutal que dá a impressão de estar na rua. Mas se você escolher o tom e a textura corretos do tijolo, além de realizar um belo layout das linhas, poderá obter um interior incomum e original. Para preencher o espaço com um ambiente romântico, é necessário selecionar cores delicadas para os acabamentos que se combinariam com as cores dos têxteis e dos pavimentos. Este projeto é caracterizado por tons bege, leitosos e boa iluminação, que proporcionam um jogo de cores na superfície da pedra artificial. Além disso, pequenas estatuetas, vasos com flores e cortinas com orifícios devem estar presentes na decoração.
- Arte pop. Este estilo, via de regra, é apreciado por personalidades emotivas e abertas. Nesse caso, tons contrastantes devem prevalecer no espaço. Os estofos brilhantes dos móveis e os tijolos brancos como a neve complementam-se perfeitamente. Parece interessante no interior e na combinação de amarelo, verde e branco. Você pode melhorar o jogo texturizado usando a textura áspera do acabamento com estofamento de veludo de sofás e poltronas.
- Gótico. Escolhendo essa direção, não é necessário criar uma atmosfera monótona de castelos medievais na sala. Basta destacar fragmentos individuais com o "antigo". Uma boa solução seria painéis de alvenaria multicoloridos. Por exemplo, um acabamento em que as cores preto, leitosa e bege se alternem ficará lindo. Vigas de madeira no teto e móveis com superfície brilhante ajudam a complementar o design.
- Estilo escandinavo. A alvenaria neste projeto é considerada o foco principal. Recomenda-se decorar as paredes com placas de cores naturais, evitando contrastes brilhantes. Os quartos são lindos, as paredes são revestidas com tijolos cinza e pretos. Você também pode usar tons pastel. Para que tudo se combine harmoniosamente no interior, é necessário selecionar a cor das superfícies para combinar com o mobiliário e os tecidos. A austeridade do interior ajudará a esconder itens adicionais de decoração na forma de pinturas, lindos lustres e vasos.
- Etnia. Este é um design bastante interessante, no qual existe um rigor de luz e cores ricas e brilhantes. Neste caso, os tijolos de gesso ocre devem ser combinados com cerâmicas incomuns, tapetes e souvenirs trazidos de países africanos e asiáticos. Nas paredes, você pode fazer fragmentos separados dispostos na forma de hieróglifos ou artefatos.
- Loft. As paredes de tijolo neste estilo são consideradas a principal decoração de interiores. O espaço da sala deve ser livre e não deve ter divisórias. Recomenda-se decorar a decoração com objetos lacônicos, evitando enfeites desnecessários. É aconselhável dispor a superfície com um tijolo de gesso liso de superfície irregular. São permitidas várias cores de revestimento, desde o branco como a neve até a areia brilhante e o vermelho.
Aplicativo
O tijolo de gesso é muito popular na decoração de interiores, mas ao contrário dos seus "irmãos", tem um desempenho inferior em muitos aspectos, pelo que é recomendado para divisões com níveis normais de temperatura e humidade. Você pode decorar um lindo interior com material decorativo em qualquer lugar, mas o mais importante é escolher o local "certo" para ele e seguir as regras de funcionamento.
Os designers costumam usar fragmentos de gesso no corredor, decorando as estruturas de suporte com eles. Os painéis decorativos também são adequados para decorar janelas, portas, nichos e arcos. O tijolo de gesso de várias texturas e cores confere ao design conforto e aconchego adicional, pelo que pode ser escolhido para a decoração de interiores de um apartamento e de uma casa privada. Uma solução inusitada será a alvenaria no quarto, na sala e no quarto das crianças. Se a casa de campo tiver vários andares, as zonas das escadas podem ser decoradas com um acabamento semelhante.
Como o material “tem medo” da umidade, não é recomendável colocá-lo no banheiro. O revestimento de gesso não é adequado para áreas próximas a pia (avental de cozinha), lareiras. Apesar dessas restrições, um produto de gesso pode ser originalmente combinado com madeira e mármore, decorando com eles toda a superfície das paredes e criando composições separadas.
Como fazer isso sozinho?
Hoje, o mercado da construção civil é representado por um sortimento chique de tijolos de gesso, mas se desejar, os painéis decorativos podem ser facilmente feitos com as próprias mãos em casa. Para fazê-los, você deve ter os seguintes materiais:
- gesso em pó;
- parafina;
- formando plasticina;
- selante de silicone;
- caixa de papelão.
Uma vez que o gesso faz parte do tijolo, é necessário adquirir matéria-prima de um grau não inferior a GF 10, uma vez que tem maior resistência e resistência às influências externas. Além disso, deve-se usar um molde de silicone para a fabricação, que é vendido pronto. Se não houver nenhum, é fácil fazer você mesmo com plasticina escultural, que é enrolada com uma espessura de no máximo 20 mm e forma impressões para a vazante. Os moldes também podem ser feitos de cera de parafina. Para fazer isso, ele é derretido e, em seguida, despejado em caixas do tamanho necessário.
Depois de preparadas as formas, é realizado o processo de confecção dos tijolos decorativos.
- O pó de gesso é despejado em um recipiente e adicionada água. Tudo é bem misturado até obter uma consistência homogênea.
- As formas em que se planeja fazer o material são lubrificadas com óleo ou gordura. Isso permitirá que você extraia facilmente os fragmentos congelados no futuro.
- A mistura finalizada é despejada em um molde, agitada e uniformemente distribuída. Em seguida, de acordo com as instruções do fabricante, aguardam o endurecimento do gesso.
No caso em que o desenho prevê a utilização de tijolos coloridos, então durante o preparo da mistura deve-se adicionar cor. Além disso, depois de preparado o tijolo, também pode ser revestido com uma argamassa especial que lhe confere textura e brilho.
Como empilhar?
Como o tijolo de gesso é fácil de instalar, é perfeitamente possível instalá-lo com suas próprias mãos. Pode-se colocar o material decorativo de duas maneiras: a seco (a alvenaria é feita com ripas e parafusos) e úmido (os fragmentos devem ser colados na parede com um composto especial). Independentemente da tecnologia escolhida, antes de colocar o tijolo, a superfície de trabalho deve estar bem preparada. Este procedimento é realizado em etapas.
- Em primeiro lugar, é feito o alinhamento da base. Para eliminar todos os defeitos, recomenda-se massagear as paredes.
- Em seguida, a base é limpa de sujeira, poeira e rejuntamento é executado. Nesta fase, também é importante classificar e dimensionar os ladrilhos. Se for necessário o acabamento de superfícies desiguais ou convexas, os tijolos devem ser cortados com uma serra de metal.
Quando as paredes estão prontas para o revestimento, o próprio processo de alvenaria começa. O método de instalação a seco é considerado o mais confiável, mas requer o cumprimento de regras e tecnologias especiais.
- O cômodo do apartamento é medido e uma grade de madeira é fixada em um de seus cantos, que servirá de início para a instalação dos fragmentos. Após a fixação do trilho vertical, uma abertura é formada. As telhas são colocadas nele. A instalação deve ser feita de cima para baixo. Todas as peças são fixadas com parafusos ou parafusos.
- Então, quando a primeira linha é colocada, a distância é medida novamente, que é igual à largura do tijolo, e o trabalho é continuado até que toda a superfície esteja voltada.
Além disso, os tijolos de gesso podem ser colados usando o método de assentamento úmido. Para isso, primeiro é feita uma marcação precisa das linhas, principalmente quando se trata de acabamento com diferentes elementos. Se houver um padrão na parede, os fragmentos devem ser colocados no chão com antecedência. Em seguida, é preparada uma pequena quantidade de cola (deve ser misturada em etapas, pois um grande volume pode endurecer e tornar-se inutilizável). A cola é aplicada ao tijolo e pressionada firmemente na superfície.
A fim de cometer o mínimo de erros durante a auto-colocação e obter um revestimento durável que duraria muito tempo, também é importante levar em consideração as seguintes nuances:
- o tijolo de gesso é um material bastante frágil, portanto, durante a sua instalação, deve-se ter cuidado, caso contrário os painéis podem lascar e resultar em seu extravasamento;
- com alvenaria na cozinha, a largura das juntas deve ser de no mínimo 10 mm, o que economizará material;
- as secções inferiores das paredes, que depois de reparadas ficarão cobertas com móveis, podem ser arrumadas com restos;
- na colagem do tijolo, deve-se pressioná-lo suavemente contra a superfície, realizando movimentos de rotação, o que permitirá que o excesso de cola saia;
- a cola, que é usada para a instalação de tijolos de gesso, tende a secar rapidamente, então em 30 minutos você precisa de tempo para limpar todo o excesso de solução adesiva e alisar as costuras.
Que tinta você pode pintar?
Com o tempo, o interior da sala precisa ser renovado, portanto, se as paredes forem revestidas com tijolos de gesso, ela poderá receber uma segunda vida. Para isso, basta revestir o material decorativo com tintas acrílicas ou silicone. A pintura também é permitida com misturas à base de água ou verniz solúvel em água. Você também pode pintar os fragmentos de gesso antes de colocá-los, o que permite dar ao material uma aparência mais brilhante e mais brilhante. Se você planeja pintar o revestimento antigo, o tijolo deve primeiro ser bem lixado, caso contrário, a tinta se desintegrará.
Recomenda-se pintar tijolos de gesso em três camadas. Isso tornará sua cor mais saturada e eficaz. Depois de pintar a superfície decorativa, também é necessário cobri-la adicionalmente com um verniz de proteção.
Lindos exemplos no interior
Recentemente, existem muitas opções de design usando tijolos de gesso. Esse acabamento decorativo ficará lindo, mesmo sem mobília desnecessária. Portanto, a alvenaria é frequentemente substituída por móveis com guarda-roupas e paredes volumosas. Para dar à sala um estilo incomum e preencher o espaço com aconchego, você pode aplicar os seguintes exemplos de design de interiores.
- Para o corredor. Uma boa solução nesta sala seria decorar as paredes com tijolos de gesso em uma paleta de cores quentes. Os tons arenosos e delicados da superfície enfatizam a geometria do espaço de uma forma especial. Para que a beleza da pedra artificial não se perca no cenário geral, basta colocar uma mesa de centro e um grande sofá de canto do móvel. A decoração pode ser feita não só numa das paredes, mas também para decorar os cantos laterais junto à entrada com fragmentos ou para fazer decoração em forma de colunas a imitar pedra natural.
- Para o corredor. Será interessante olhar no corredor ou corredor, alvenaria disposta no chão em forma de pedestais. Painéis decorativos também podem ser usados para decorar as bordas das paredes diretamente na entrada. É aconselhável escolher cores claras para o revestimento, pois o tijolo escuro pode reduzir visualmente uma sala já pequena.
- Para o quarto. Nesta sala, é necessário criar o efeito de espaço livre e arejado, portanto, as tonalidades para decoração em tijolo são selecionadas de acordo com as cores principais do interior. Tons calmantes e contidos são adequados para o quarto. As combinações de tijolos brancos e de areia ficarão lindas. Em uma grande parede, você também pode alvenaria com lajes antigas. Neste caso, o ambiente deve conter móveis de madeira natural e decoração em vidro.
Para obter informações sobre como colocar tijolos de gesso com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.