Tijolo decorativo: aplicação no interior e dicas para confecção
O tijolo decorativo é uma imitação da alvenaria. O material de acabamento auxilia na decoração da parede sem o uso de madeira, papel de parede ou gesso. Alguns acreditam que com esta opção de acabamento é impossível criar um design acolhedor e agradável, enquanto outros têm a certeza que a alvenaria da divisão é o que vai ajudar a criar um estilo original e atípico. Antes de escolher um material, você precisa se familiarizar com suas características e tipos para adquirir exatamente o que vai caber no interior da sala.
Vantagens e desvantagens
O tijolo decorativo é um material muito procurado e popular devido às suas excelentes características técnicas. Pelas suas vantagens, atrai a atenção de muitas pessoas. As principais qualidades positivas.
- Tem uma espessura reduzida, pelo que pode ser utilizado mesmo em espaços pequenos. Muitas vezes, há alvenaria de tijolos internos no corredor.
- Ele retém bem o calor, tem baixa permeabilidade ao som. Os indicadores de isolamento são a vantagem mais significativa do produto.
- É feito de materiais seguros e de alta qualidade que não emitem quaisquer substâncias nocivas, é amigo do ambiente e não é capaz de causar reações alérgicas.
- Fácil de instalar, pois os elementos são leves e podem ser facilmente fixados nas paredes com cola especial. Mesmo uma pessoa sem experiência pode fazer o material de acabamento.
- Se necessário, facilmente cortado, pode ser usado para decorar cantos e juntas.
Como qualquer material de acabamento, os tijolos decorativos têm desvantagens:
- a superfície dos elementos é áspera;
- baixa higroscopicidade.
Estas características não permitem a utilização de elementos na decoração de quaisquer zonas problemáticas, por exemplo, alguns tipos não podem ser utilizados para decorar um avental na cozinha.
Visualizações
Existem vários tipos de tijolos decorativos. Cada um deles possui características e qualidades próprias, portanto, antes de adquirir qualquer um dos elementos, vale a pena examinar as características de todas as opções para escolher a mais adequada.
- Na fabricação de tijolos de clínquer é baseado em cerâmica, por isso às vezes pode ser chamado de cerâmica. Poderá servir por muito tempo, mesmo se o ambiente estiver úmido. Não é muito sujo, é fácil de limpar, pelo que muitas vezes é possível ver este tipo de tijolo na decoração da parede da cozinha ou da casa de banho. O material não tem medo de mudanças de temperatura, por isso pode ser usado em ambientes que não sejam aquecidos. A opção mais durável e prática. Durante o processo de produção, a massa da qual são feitos os elementos é submetida a dupla têmpera térmica, que permite a colocação dos elementos de clínquer na parede e no chão. Outra qualidade positiva é a gama irregular de cores. Este tipo tem o custo mais alto.
- Gesso (pedra veneziana) tem um custo adequado. É bastante frágil, mas apesar disso pode durar muitos anos, pois é prático e higroscópico. Uma das variedades desses tijolos é o cimento. É mais forte, não tem medo de estresse mecânico. A colagem de elementos é rápida e fácil.
- Um tipo de material de acabamento original e incomum é o tijolo flexível. É um ladrilho decorativo que pode mudar de forma rápida e facilmente quando aquecido (você pode usar um jato de ar quente de um secador de cabelo). Trata-se de uma opção única, muito cómoda para decorar paredes de configuração complexa, uma grande variedade de saliências, colunas ou tectos abobadados.
- Painéis de parede - material que é feito de MDF, concreto reforçado com fibra de vidro e PVC. É extremamente fácil de usar e durável o suficiente com uma camada protetora que permite que os elementos resistam ao atrito e ao impacto moderado. Ideal para decorar um restaurante ou bar. Com sua ajuda, são criados interiores autênticos incríveis. Pode durar quinze anos sem perder qualidade e aparência atraente. Tem baixo peso e espessura, sendo muito utilizada para o acabamento de divisórias de gesso cartonado. Fácil de processar, você pode cortar o elemento com uma faca comum, fácil de instalar. Resistente, não tem medo de umidade forte, mofo ou bolor. Existem muitas opções de design diferentes para esses elementos, então você pode escolher algo interessante entre uma variedade de tons e uma variedade de texturas.
Estilos
A alvenaria de tijolo decorativa é adequada para muitos estilos de interiores, só é importante organizar corretamente a superfície. A textura única deste material é ideal para um estilo loft. Qualquer sala parecerá mais esteticamente agradável e original. Você pode usar os itens na cozinha ou no quarto. Na maioria das vezes, neste estilo, o tijolo decorativo é usado para decorar uma parede, o que é um acento. A cor dos elementos pode ser qualquer, dependendo do gosto dos proprietários. Você pode dar preferência a cores claras, bem como tons brilhantes e saturados - marrom ou tijolo. Se a sala for espaçosa, uma parede preta ficará extraordinária e bonita.
Se a sala for decorada em estilo country, o tijolo é usado para uma parede, que é o fundo. Normalmente, este projeto é escolhido para a cozinha. Freqüentemente, os quartos podem ser decorados com inserções de elementos ao longo de uma porta ou arco. Normalmente, os interiores neste estilo são extremamente leves e simples e criam uma atmosfera de conforto. É extremamente importante não usar elementos pesados para a decoração, que podem atrapalhar a harmonia criada.
Um estilo incomum e criativo para os amantes de tudo que é interessante e incrivelmente estético - o gótico. Fabricado em tons escuros. Vale a pena usar um tijolo preto. O interior parecerá elegante, pois combina severidade deliberada e romantismo.
O estilo mais badalado e moderno é o minimalismo. Na decoração, utiliza-se um mínimo de detalhes, a decoração é extremamente contida, austera e lacónica. A cor principal é o branco, mas alguns acentos de cor podem ser permitidos. Alvenaria branca é exatamente o que é necessário para tal interior. Os bons "parceiros" para ela são papéis de parede de cores claras com uma estampa clara e piso de madeira.
Design da sala
Para que o design de qualquer um dos interiores seja bonito e esteticamente agradável, é necessário escolher corretamente as áreas e tonalidades do produto. Você deve comprar algo que esteja em harmonia com a paleta de design e os itens de mobiliário.
Sala de estar
É necessário tratar o design desta sala com extremo cuidado, uma vez que é nela que se realizam com maior frequência os mais diversos eventos festivos, encontros familiares e de amigos. Os interiores modernos permitem o uso de um toque de parede de tijolos para tornar o ambiente mais acolhedor e atmosférico. A alvenaria é um elemento decorativo maravilhoso, por isso não há necessidade de decorá-la de forma alguma. Se ainda quiser acrescentar algo, pode colocar lindas fotos ou cartazes na alvenaria. Eles vão parecer harmoniosos e não vão desordenar a sala.
Para a sala, você pode escolher qualquer tonalidade do produto. É importante que seja combinado com sucesso com o design. Alguns decoram uma parede, enquanto outros decoram áreas individuais. Ambas as opções parecem decentes. Uma lareira ou recuperador de calor parece incrivelmente atraente e interessante, assim como um nicho na parede, que criará um ambiente especial, agradável e aconchegante. Uma opção ideal para uma sala de estar combinada com uma cozinha é uma parede de tijolos de tamanho médio que ajudará a dividir as zonas.
Quarto
Os elementos de tijolo no design parecem extremamente quentes, por isso esse elemento é frequentemente usado ao decorar um quarto. O tijolo funciona bem com uma variedade de materiais de revestimento. Freqüentemente, é usado para decorar a parede na cabeceira das camas ou aquela na qual o painel da TV está localizado. Se o quarto for muito estreito e a parte de trás da cama estiver encostada a uma parede longa, é essa superfície que é decorada com tijolos internos. Isso permite que você torne o ambiente mais amplo, à medida que a parede se afasta visualmente.
Corredor
Se o corredor for pequeno, é adequado decorar com um material decorativo leve, cuja superfície seja brilhante. Esta opção permite tornar o quarto maior e mais espaçoso. Na maioria das vezes, essa solução é usada para o estilo escandinavo ou minimalismo. Você pode fazer um acabamento fragmentário com um tijolo vermelho decorando os cantos, áreas nas juntas das superfícies, zonas de arcos e a abertura da porta da frente. Se a sala for grande, a alvenaria pode ajudar no zoneamento.
Cozinha
Mesmo que a sala seja extremamente grande, você não deve usar muito tijolo em seu design, pois isso pode arruinar o interior. Melhor fazer a alvenaria como elo entre diferentes tipos de acabamentos. Vale a pena determinar corretamente a parede sobre a qual o material será colocado: a alvenaria deve estar na superfície sobre a qual incide a luz natural. Se você quiser usar tijolos vermelhos, é melhor usar fontes de iluminação adicionais, pois esses elementos absorvem a luz.
Deve-se lembrar que alguns tipos de tijolos internos não são adequados para avental. Vale a pena escolher painéis de parede ou azulejos. Esses materiais podem lidar facilmente com quaisquer condições operacionais.
Banheiro e toalete
O microclima no banheiro e no toalete é específico, portanto, os tijolos internos não são uma opção muito boa para esses quartos. Se ainda for usado, os elementos devem ser tratados com uma ferramenta especial que livra o dono do apartamento do mofo. Também é melhor usar uma composição antibacteriana. A superfície áspera da alvenaria e o encanamento branco como a neve são uma combinação que parece extremamente atraente. Na maioria dos casos, as superfícies são projetadas com painéis de plástico ou ladrilhos que imitam o tijolo.
Sacada
Decorar uma loggia com tijolos decorativos é uma boa ideia, porque parece harmonioso e bonito. Se a varanda for pequena, você deve escolher elementos mais finos. Por meio dessa decoração, você pode criar um ambiente aconchegante e agradável para descanso e relaxamento. São usados tijolos claros e escuros. Se desejar, você pode organizar um local ao redor da porta com tijolos cinza ou envelhecidos. Ambas as opções parecem muito interessantes e modernas.
Como fazer isso sozinho?
Algumas pessoas gostam de fazer ladrilhos decorativos para decorar com as próprias mãos, pois ao fazê-lo você mesmo pode criar uma textura incomum. É extremamente fácil de fazer e não requer nenhum equipamento especial. Um material feito de poliestireno é a opção mais simples que pode ajudar a decorar o interior original. Para criar esse produto, você precisa de uma espuma de granulação fina.Deve ser cortado para formar elementos individuais (25 por 12 centímetros). Se a superfície for perfeitamente plana, você pode colar os tijolos diretamente nela. Caso contrário, um painel de base de madeira compensada é feito.
Os elementos são fixados ao painel com PVA com fresta, que é uma imitação da alvenaria natural (10-15 milímetros). Para deixar a alvenaria mais natural, você precisa fazer rachaduras com uma faca ou um ferro de soldar (você pode usar qualquer objeto pontiagudo). Em seguida, o painel é colocado na parede, após o que os elementos podem ser pintados com tinta acrílica. Aplicar duas ou três demãos, começando com uma tonalidade escura e terminando com uma tonalidade mais clara. As latas de spray são mais adequadas para pintura.
Lindos exemplos no interior
Com a ajuda da alvenaria, você pode fazer um interior incrível, que irá deliciar o proprietário do apartamento por muito tempo, criando um ambiente acolhedor.
- Desenho leve, em que a parede de tijolos em material decorativo em tons de cinza se encaixa perfeitamente harmoniosamente.
- Uma solução interessante para pessoas corajosas e criativas que estão tentando criar um interior lacônico.
- Belo design, em que a alvenaria atua como elemento decorativo.
Para obter informações sobre como fazer um tijolo decorativo com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.