Tipos de alvenaria e características de sua construção
Mesmo apesar do uso generalizado de materiais de construção modernos, o tijolo tradicional continua em alta demanda. Mas devemos levar em conta as peculiaridades de sua aplicação. Para certos tipos de alvenaria, geralmente são necessários blocos específicos.
Princípios gerais de alvenaria
Ao preparar-se para a construção de paredes de tijolo com as próprias mãos, deve-se ter a mesma precisão e responsabilidade que caracteriza o pedreiro profissional. E o primeiro passo é sempre levar em consideração as especificidades do tijolo, sua estrutura. Os planos deste material têm nomes que foram desenvolvidos na prática da construção. Esses nomes estão claramente consagrados no padrão estadual. Assim, costuma-se chamar de "canteiro" o lado maior, que em relação à alvenaria pode ficar acima ou abaixo.
"Cama" forma os chamados planos da primeira categoria. Os construtores chamam a colher de uma borda vertical alongada que pode caber dentro ou fora. Um cutucão é uma bunda, muitas vezes olhando para a extremidade oposta ou para fora.
Raramente se torna necessário colocar o lado traseiro de outra maneira. Tendo lidado com esses pontos, você pode prosseguir com as regras de assentamento (ou, como os especialistas chamam, "corte").
As linhas ao longo das quais os tijolos são dispostos seguem necessariamente na horizontal, embora também sejam mutuamente paralelas. Essa regra se deve ao fato de que o tijolo tolera bem a compressão, mas a dobra é ruim. Se a recomendação for violada, o momento de flexão pode danificar tijolos individuais. Outro princípio básico: cutucadas e colheres conduzem em um ângulo de 90 graus entre si e em relação à "cama".
As consequências desta regra são:
- geometria estritamente mantida de tijolos individuais;
- espessura de costura uniforme (corretamente selecionada);
- sem desvios horizontais e verticais em todas as linhas.
Não observando o segundo princípio, os construtores amadores logo podem "aproveitar" a visão de uma parede rachada. E o terceiro princípio diz: a carga mecânica de cada tijolo deve ser distribuída em pelo menos dois blocos adjacentes. Além de três pontos básicos, você precisa prestar atenção à espessura das paredes que estão sendo erguidas. Sua categoria é determinada dividindo a largura real pela largura das cutucadas.
É comum destacar as seguintes opções (em metros):
- meio tijolo (0,12);
- tijolo (0,25);
- um tijolo e meio (0,38 m);
- dois tijolos (0,51 m).
Às vezes, é usada uma alvenaria de dois tijolos e meio. A espessura dessas paredes é de 0,64 m. Tais estruturas só se justificam quando é necessária a maior segurança. Mesmo as paredes mais grossas não são usadas na construção residencial, uma vez que são muito difíceis e caras de construir. Se a espessura da parede for de 1,5 tijolos ou mais, as juntas longitudinais entre as pedras adjacentes também são levadas em consideração nos cálculos.
Variedades de tijolos
Além dos tipos de alvenaria, também é importante saber o que significam esses ou aqueles nomes de tijolos. Os tijolos sólidos de cerâmica são usados para construir estruturas particularmente importantes. Estamos a falar de edifícios e seus elementos, que devem ser extremamente estáveis e estáveis em todas as circunstâncias, independentemente da carga.Mas devido à severidade dos tijolos sólidos, é usado principalmente na construção de paredes de suporte de carga. É impraticável usar tais blocos para decoração, para elementos secundários - são muito pesados e aumentam excessivamente a carga na fundação.
Em locais onde o nível de tensões mecânicas é menor e os requisitos de isolamento térmico são maiores, os tijolos ocos de cerâmica são amplamente utilizados. Normalmente, sua capacidade de carga é suficiente para a construção das paredes principais, uma vez que na construção de moradias particulares raramente são encontradas cargas extremas. O tijolo de silicato também pode ser oco e maciço, as áreas de aplicação são iguais às do homólogo de cerâmica. Mas junto com essas duas variedades, vários outros tipos surgiram nas últimas décadas. Graças à tecnologia moderna, você ainda pode usar tijolos hiperprensados.
O principal componente deste material são pequenos fragmentos de rochas obtidos por corte aberto em fossas abertas. Para que eles formem um único cimento Portland de alta qualidade é usado. Dependendo dos métodos de processamento e das intenções dos tecnólogos, o tijolo hiperprensado pode ser perfeitamente plano ou semelhante a uma "pedra rasgada". Mas a gradação na construção não diz respeito apenas à composição química e à tecnologia de produção de tijolos. É comum classificá-los de acordo com a finalidade pretendida.
O tijolo de construção, que também é um tijolo comum, destina-se à construção de paredes capitais. Na sua utilização, são necessários o posterior acabamento da fachada e medidas para a sua proteção especial. Os tijolos de fachada, às vezes chamados de tijolos de fachada, são necessariamente produzidos sem os menores defeitos. Quimicamente, pode ser muito diferente, inclusive hiperprensado, porém, o forro de silicato não é usado em locais com alta umidade do ar.
Independentemente do tipo específico, os tijolos devem ter um comprimento de “cama” de 0,25 m, caso contrário será impossível a utilização simultânea de diferentes tipos de blocos.
Ferramenta necessária
Qualquer que seja o tijolo que os construtores colocarem, qualquer que seja o propósito da construção e a quantidade de trabalho, ferramentas especiais são definitivamente necessárias. Tradicionalmente, usa-se uma espátula: é apreciada pelo seu fácil manuseio e ângulo calculado com precisão. Mas tanto a espátula como todas as outras ferramentas usadas pelos pedreiros pertencem a um de dois grupos. Esta é uma ferramenta de trabalho (que ajuda a erguer as próprias paredes, outras estruturas) e usada para medição, para controle. Ao trabalhar, os pedreiros usam:
- picareta (martelo especial);
- junção;
- esfregar;
- pá (para operações com argamassa).
Para medir com precisão linhas, horizontais, verticais e planos, aplique:
- linhas de prumo;
- regulamentos;
- níveis;
- quadrados;
- roleta;
- medidores dobráveis;
- pêndulos intermediários;
- pedidos de canto;
- ordens intermediárias;
- modelos especiais.
Tipos e métodos
Tendo se familiarizado com as variedades de ferramentas utilizadas pelos pedreiros, com os tipos de tijolos, agora é importante ver quais são os tipos de alvenaria.
Linha de colher
E o primeiro deles é a fileira de colheres. Este é o nome das faixas de layout, onde a parede lateral longa é adjacente à superfície externa da parede. Além de colheradas, também devem ser usadas fileiras de rabo de cavalo - ficam voltadas para fora com o lado mais curto. No intervalo entre eles estão os chamados zabutka (tijolos adicionais).
Opção de várias linhas
Existem várias subespécies de assentamento de tijolos de várias linhas.
Quando eles trabalham consecutivamente:
- com a mão direita, usando uma espátula, nivele a cama;
- remexer parcialmente a solução;
- pressione-o contra a borda vertical do tijolo que acabou de ser colocado;
- um novo bloco é colocado à esquerda;
- colocar um tijolo, pressionado contra a espátula;
- remova;
- remova o excesso da mistura de cimento.
O layout de várias linhas pode ser feito de outra maneira. Tendo inclinado um pouco o tijolo, eles coletam a solução na borda da extremidade. Isso é feito a 0,1-0,12 m do bloco previamente definido.Movendo o tijolo para o seu devido lugar, verifique a exatidão de sua instalação e pressione-o contra a base. Antes da fixação final, verifique se a argamassa preenche toda a costura.
Ligadura de cadeia
A palavra "vestir" os pedreiros não significa o uso de quaisquer nós, mas o layout das pedras de construção. Construtores inexperientes muitas vezes ignoram este ponto, acreditando que só é necessário colocar corretamente os tijolos separadamente, "e a linha se dobrará por si mesma". Corrente, também é de uma carreira, o molho implica uma estrita alternância entre as fileiras de topo e colher. Esta técnica garante a fiabilidade e estabilidade da parede, mas não será possível decorá-la com tijolos decorativos pelo exterior.
Reforço
Endurecimento adicional é praticado em layouts de várias linhas e de uma única linha. É usado ao criar:
- elementos arqueados;
- poços;
- aberturas de portas e janelas;
- outras ranhuras e elementos sujeitos a maior tensão.
Dependendo da direção sob a qual a ação mecânica é aplicada, o reforço é realizado verticalmente ou horizontalmente. Os elementos de reforço são introduzidos na argamassa quando esta já está ligeiramente endurecida, mas ainda mantém a sua plasticidade. É muito difícil determinar a direção dominante da carga.
Às vezes, apenas engenheiros profissionais conseguem isso, levando em consideração:
- vento;
- neve;
- temperatura;
- impactos sísmicos;
- movimentos de solo.
Alvenaria leve
O peso do tijolo obriga os construtores a tomarem cuidado não só com a resistência da estrutura, mas também com a redução do seu peso. A alvenaria leve implica que a parede externa será disposta em meio tijolo. A camada interna é colocada em 1 ou 1,5 tijolos. Essas estruturas são separadas por uma lacuna, que é calculada com muito cuidado. A alvenaria leve, notamos, nunca é executada de acordo com um esquema de uma fileira - é feita apenas em uma fileira múltipla.
Opção decorativa
A rigor, a alvenaria decorativa, ao contrário das leves, não é um tipo específico. Freqüentemente, isso é feito de acordo com o já mencionado esquema de "cadeia". Mas também há um "inglês", é também um método de "bloco" - neste caso, as fileiras da base e da colher se alteram sequencialmente e as juntas são colocadas estritamente ao longo da linha vertical. O tipo de alvenaria decorativa "Flamenga" implica que as juntas são empurradas para trás por 0,5 tijolos. Ao escolher a opção "selvagem", você precisa trocar as cutucadas e as colheres aleatoriamente.
Mas além dos tipos listados, também existem opções de alvenaria que merecem atenção. Acima, já mencionamos brevemente sobre o layout do poço de tijolos. Este é o nome de três linhas conectadas de uma maneira especial.
A parede externa é preparada usando um par de divisórias, cada uma com 0,5 tijolos de espessura ou menos. As estruturas dos poços são obtidas conectando-se as divisórias com pontes de tijolos que correm horizontal ou verticalmente.
Basicamente, os tijolos tradicionais são colocados dentro e fora:
- pedra cerâmica;
- blocos de silicato;
- concreto de argila expandida.
Os benefícios deste método estão associados à economia de materiais de construção caros e à diminuição da condutividade térmica das paredes. Mas temos que contar com a diminuição da força e a penetração do ar frio. Freqüentemente, a alvenaria do poço é melhorada com a construção de paredes com isolamento de argila expandida e outras substâncias. Se precisar aumentar ainda mais a resistência da parede, use concreto ou escória. Esses aquecedores resistem bem à deformação mecânica, mas a escória pode ficar saturada de umidade.
A alvenaria das fossas também tem características próprias. Na maioria das vezes, tijolos vermelhos de maior resistência são usados para isso. Os blocos de canto (balizas) são colocados primeiro e totalmente alinhados. Na falta de experiência, é aconselhável controlar o nível de todos os tijolos que estão sendo colocados. Os pedreiros treinados costumam se auto-verificar a cada 2 ou 3 filas. Impermeabilização também é necessária.
Independentemente de onde for colocada a parede de tijolos, é necessário ter um cuidado especial com o desenho dos cantos. Eles são os que mais dificultam os construtores inexperientes e desleixados. Diagonais e ângulos retos são verificados ao longo do cabo. No início, um cálculo experimental (sem solução) é necessário. Isso permitirá que você avalie com precisão onde os aditivos são necessários e como colocá-los corretamente.
É oportuno concluir a revisão dos tipos de alvenaria na criação de fogões de tijolo e lareiras. Eles são feitos apenas de blocos de cerâmica resistentes ao fogo. Produtos com espaços vazios no interior são obviamente inadequados. É melhor construir fogões usando misturas prontas de argila e areia, que são vendidas em qualquer loja especializada. Os tijolos de cerâmica são embebidos por 3 minutos antes do assentamento e os produtos refratários são colocados secos, exceto às vezes para enxágue e remoção de poeira.
Precauções de segurança ao realizar o trabalho
Qualquer alvenaria deve ser erguida com muito cuidado, obedecendo a todas as precauções de segurança. Antes do início da construção, a ferramenta é verificada. Os menores defeitos e rebarbas são inaceitáveis tanto nas peças de trabalho quanto nas alças. Avalie como as alças são inseridas, se estão firmemente seguradas no local designado. Essas verificações devem ser feitas no início e no final de cada dia e ao retomar o trabalho após qualquer intervalo.
Os pedreiros só devem trabalhar com luvas. É dada especial atenção à correta construção dos andaimes e à confiabilidade das escadas. É proibido colocar ferramentas e materiais onde possam obstruir a passagem. As florestas são equipadas com pranchas feitas de pranchas e, se for necessário direcionar os carros ao longo delas, movimentos especiais de rolamento são preparados. As escadas que sobem e descem o andaime devem ter grades.
No próximo vídeo, você conhecerá os tipos de alvenaria e as características de sua construção.
O comentário foi enviado com sucesso.