Peso e volume da alvenaria

Contente
  1. A necessidade de determinar a massa
  2. O que afeta o peso?
  3. Regras de cálculo

O peso da alvenaria é um indicador importante e é calculado na fase de projeto. A resistência e a aparência da futura fundação, bem como as soluções de design e arquitetura do edifício, dependem inteiramente de quão pesadas serão as paredes de suporte da estrutura.

A necessidade de determinar a massa

É necessário saber exatamente o peso de um metro cúbico de alvenaria por vários motivos. Em primeiro lugar, é claro que este é o cálculo da carga máxima admissível na fundação e no piso. O tijolo é considerado um material de construção bastante pesado, portanto, para utilizá-lo na construção de paredes capitais, é necessário correlacionar claramente a carga admissível e a gravidade específica do tijolo. Freqüentemente, uma limitação para o uso de tijolos, especialmente silicato e modelos sólidos hiperprensados, é o tipo de solo. Portanto, não é recomendado o uso de alvenaria em solos soltos e móveis. Nesses casos, materiais alternativos devem ser usados: blocos de concreto de argila expandida, concreto de espuma, material de silicato de gás ou blocos de concreto.

Saber o peso exato de um cubo. m de alvenaria, você pode calcular não só a resistência da fundação, mas também para determinar a margem de segurança de cada seção da parede de suporte. Isso é especialmente importante para o cálculo da carga no piso inferior e no subsolo, bem como para a escolha do tipo de argamassa de cimento e elementos de reforço da estrutura. Além disso, um conhecimento preciso da massa da alvenaria permite calcular a capacidade de carga necessária de um veículo em que os resíduos de construção serão removidos durante a desmontagem de estruturas e desmontagem de paredes.

O que afeta o peso?

A massa da alvenaria é influenciada principalmente pelo material para fazer o tijolo. Os mais leves são os produtos cerâmicos, para a fabricação dos quais se utilizam argila e plastificantes. Os produtos são moldados em prensa especial e enviados ao forno para queima. Um pouco mais pesados ​​são os produtos de silicato e hiperprensados. Para a fabricação da primeira, são utilizadas cal e areia de quartzo, e a base desta é o cimento. Os modelos de clínquer também são bastante pesados, feitos de graus de argila de alto ponto de fusão, seguidos de queima em temperaturas muito altas.

Além do material de fabricação, o tipo de execução do tijolo tem grande impacto no peso de um metro quadrado de alvenaria. Com base nisso, dois grandes grupos de produtos são distinguidos: modelos maciços e modelos vazados. Os primeiros são produtos monolíticos de formas regulares que não contêm orifícios moldados e cavidades internas. Pedras sólidas pesam em média 30% mais do que suas contrapartes ocas. No entanto, esse material tem uma alta condutividade térmica e raramente é usado para a construção de paredes de suporte de carga. Isso se deve à ausência de um espaço de ar no corpo do tijolo e à sua incapacidade de evitar a perda de calor nas instalações durante o período de frio.

Os modelos ocos distinguem-se pelas características de maior desempenho e menor peso, o que permite uma utilização mais ativa na construção de paredes externas. Outro fator que afeta a massa da alvenaria é a porosidade do tijolo. Quanto mais cavidades internas um produto tiver, maiores serão suas qualidades de isolamento térmico e menor será o peso.Para aumentar a porosidade dos modelos cerâmicos, na fase de produção, acrescenta-se serragem ou palha às matérias-primas, que se queimam na queima e deixam no seu lugar um grande número de pequenos vazios de ar. Isso permite que o mesmo volume de material reduza significativamente seu peso.

Além disso, o peso da argamassa e da armadura metálica tem um grande impacto na massa da alvenaria. O primeiro fator depende muito do profissionalismo do pedreiro, bem como da espessura da argamassa. A massa dos elementos de reforço depende do número e tipo de estruturas metálicas necessárias para dar às paredes do edifício maior resistência e resistência sísmica. Muitas vezes acontece que o peso total da argamassa e da malha de reforço é quase igual ao peso líquido do tijolo.

Regras de cálculo

Antes de proceder ao cálculo da massa da alvenaria, deve familiarizar-se com alguns termos. Existe um peso específico e volumétrico de um tijolo. A gravidade específica é determinada pela relação peso / volume e é calculada de acordo com a seguinte fórmula: Y = P * G, onde P é a densidade do tijolo e G denota um valor constante de 9,81. A gravidade específica de um tijolo é medida em newtons por metro cúbico e é indicada como N / m3. Para traduzir os números obtidos no sistema SI, eles devem ser multiplicados por um fator de 0,102. Assim, com peso médio de 4 kg para os modelos encorpados, o peso específico da alvenaria irá variar de 1400 a 1990 kg / m3.

Outro parâmetro importante é o peso volumétrico, que, ao contrário do peso específico, leva em consideração a presença de cavidades e vazios. Este valor é usado para determinar a massa não de cada tijolo separadamente, mas imediatamente de um metro cúbico inteiro de produtos. É o peso volumétrico dos produtos que serve como valor indicativo e é levado em consideração no cálculo da massa da alvenaria diretamente durante a construção.

Sabendo o peso de um tijolo e o número de cópias em um metro cúbico de alvenaria, você pode calcular facilmente quanto pesa toda a alvenaria. Para isso, basta multiplicar os dois números e somar a massa da argamassa de cimento ao valor obtido. Portanto, em um metro cúbico cabem 513 produtos sólidos de silicato simples de tamanho padrão 250x120x65 mm e o peso de um tijolo é 3,7 kg. Portanto, um cubo de alvenaria pesará 1898 kg sem levar em conta o peso da argamassa. Um silicato e meio já pesa cerca de 4,8 kg por peça, e seu número por metro cúbico de alvenaria chega a 379 peças. Assim, uma alvenaria com tal volume pesará 1819 kg, também excluindo a massa de cimento.

O cálculo da massa da alvenaria de tijolo vermelho é feito de acordo com o mesmo esquema, mas com a diferença que os modelos encorpados individuais pesam 3,5 kg, enquanto o peso dos vazados chega a 2,3-2,5 kg. Isso significa que um cubo de alvenaria de cerâmica pesará de 1690 a 1847 kg, excluindo a argamassa de cimento. No entanto, deve-se observar que esses cálculos são adequados apenas para produtos com tamanho padrão de 250x120x65 mm. Assim, os modelos estreitos e vazados com largura não de 120, mas de 85 mm, pesarão apenas 1,7 kg, enquanto o peso das cópias dimensionais de 250x120x88 mm chegará a 3,1 kg.

Quanto ao consumo de cimento, gasta-se em média 0,3 m3 de argamassa por metro cúbico de alvenaria, cuja massa chega a 500 kg. Assim, deve-se adicionar 0,5 toneladas ao valor obtido do peso líquido de um metro cúbico de tijolo, resultando que a alvenaria tem uma massa média de 2 a 2,5 toneladas.

No entanto, esses cálculos são apenas aproximados. Para determinar o peso de uma estrutura com precisão de um quilograma, uma série de fatores que são puramente individuais para cada caso devem ser levados em consideração. Incluem as condições de armazenamento dos tijolos e o coeficiente de absorção de água, o grau do cimento, a consistência da argamassa e o peso total dos elementos de reforço.

Para informações sobre como calcular a alvenaria, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário