Colocando "em 2 tijolos": esquema e tecnologia

Colocando em 2 tijolos: esquema e tecnologia
  1. O que é necessário para tal alvenaria?
  2. Calculando o tamanho de um edifício
  3. Tecnologia de trabalho
  4. Esquema de alvenaria
  5. Pedestal DIY
  6. Esquema universal de canto de linha única
  7. Alvenaria de pilar
  8. Montagem de alvenaria
  9. Saída

O tijolo é um material amigo do ambiente e fiável, pelo que é muito utilizado na construção. Uma alvenaria de 2 tijolos é adequada para a construção de edifícios de vários graus de complexidade. As paredes de tijolo construídas com esta técnica são capazes de suportar cargas significativas. Um nível profissional adequado do executor ou a adesão meticulosa ao guia passo a passo podem garantir uma longa vida útil e resistência da estrutura.

O que é necessário para tal alvenaria?

As principais ferramentas para trabalhar com tijolo vermelho (também conhecido como cerâmica) são:

  • espátula;
  • espátula (espátula);
  • nível de construção;
  • cortador;
  • cordão;
  • picareta, martelo de forno;
  • linha de prumo, regra;
  • roleta;
  • pás (baioneta, pá, sapador).

Deve-se prestar muita atenção à escolha do componente do aglutinante - a solução. A mistura para o agrupamento de tijolos é feita à base de cimento. Para maior densidade e resistência, areia é adicionada ao cimento... A proporção deve ser aproximadamente a seguinte: 3 partes de areia para 1 parte de cimento (dependendo da marca do cimento). A solução é misturada com água.

Use também uma argamassa de cimento-cal. No entanto, não é adequado para a construção de grandes estruturas. É usado principalmente para formar elementos decorativos no interior. A solução é caracterizada por uma plasticidade incomum e baixa condutividade térmica.

Para a construção de estruturas refratárias, argila refratária de argila refratária é adicionada ao cimento. Para preparar a solução, é necessário um piso de concreto (betoneira).

Calculando o tamanho de um edifício

Ao usar tijolos, a precisão é importante. Uma vez que todos os detalhes da futura estrutura são idênticos, você pode calcular facilmente a altura e a largura da futura estrutura com 2 tijolos de alvenaria.

Com as dimensões típicas de um tijolo vermelho correspondendo a GOST, os parâmetros são calculados da seguinte forma:

  • a largura da alvenaria em dois tijolos será de 510 milímetros;
  • a altura da estrutura baseada em 2 blocos de tijolo e as costuras entre eles - 154 milímetros (um tijolo tem 65 milímetros de altura, a altura da costura é 12 milímetros).

Sabendo as dimensões da futura construção, você pode calcular quanto material será necessário para a construção da alvenaria.

Tecnologia de trabalho

Qualquer um dos métodos de alvenaria é baseado na rotação das fileiras de pontas e colher. Eles pegaram os nomes das faces do bloco de tijolos. Existem três superfícies deste material de construção. Este é um jab, colheres e cama.

A cama é a maior face de um bloco de tijolos, seu outro nome está funcionando. A cama pode ser inferior ou superior. Depende de como é colocado na alvenaria. A colher é o lado perpendicular à cama, é a segunda maior. O jab é perpendicular a todas as faces. Esta é a menor parte do bloco de tijolos.

Existem 5 variações básicas de alvenaria em 2 componentes.

  • Cruzar... Em primeiro lugar, colocam 3 linhas de pontos e, em seguida, o mesmo número de colheres. Depois disso, a ação é executada novamente na mesma ordem o número necessário de vezes.
  • Corrente (fila dupla)... Esta é a forma mais acessível e descomplicada de construir paredes. No início, 2 linhas são dispostas em paralelo. Cada fila subsequente é colocada paralelamente à anterior e devidamente reforçada com argamassa de cimento.Você deve obter um modelo de escada com deslocamento de 3 centímetros.
  • Artístico... Este tipo de alvenaria permite a formação de um padrão de fachada através da pintura, padrões de costura e tecnologia de assentamento de tijolos. A fachada não é uma superfície plana, mas um relevo intrincado com elementos arquitetônicos (são nichos, saliências, colunas, declives e outros padrões volumétricos). Este método de alvenaria também é chamado de relevo padronizado.
  • Fila unica... É realizado pela técnica de alternância escalonada de fileiras de palitos e colheres. Na maioria das vezes, um método semelhante é usado para a construção de cercas.
  • Multi-row... Com este sistema, a parede é colocada em camadas uniformes de 6 filas de blocos de tijolos. Além disso, apenas cada 6ª linha é interrompida. Outros são colher. As costuras verticais longitudinais são amarradas a cada 6 carreiras.

Esquema de alvenaria

O esquema de dois tijolos envolve colocar blocos de tijolos em filas horizontais. Aqui é necessário levar em consideração as características geométricas do edifício, sua finalidade, a maior carga. Entre outras coisas, você precisa ter em mente as propriedades termofísicas. A espessura total das paredes é composta pelos parâmetros gerais do tijolo e da camada de cimento.

As características de resistência do edifício estão diretamente relacionadas com a escolha do esquema de ligadura, que se realiza no sentido transversal ou longitudinal. É imprescindível levar em consideração o fato de que a opção de alvenaria em discussão está associada a altas pressões sobre a estrutura., percebendo cargas operacionais, em particular, a fundação. Por isso, ao escolher tal método, antes de mais nada, vale a pena se preocupar com a sua força adequada. Uma base reforçada é melhor.

Pedestal DIY

Para a cave, via de regra, opta-se pela alvenaria em 2 blocos de tijolo. Acontece que é bastante forte e capaz de suportar qualquer estresse. Mas não se esqueça da solução, ela também é de grande importância. A melhor opção - M75... Possui boa ductilidade e tenacidade.

Para dar ainda mais resistência ao rodapé, a cada 4 carreiras é necessário reforçá-lo com uma malha de aço especializada com malha de 50x50 milímetros. Ao construir a cave, é necessário levar em consideração a carga de um bloco de tijolo superior - deve cair sobre os 2 blocos inferiores. Outro ponto extremamente importante é que ao colocar um porão de 2 tijolos, você precisará garantir a uniformidade perfeita das linhas.

Além disso, não se esqueça da cintagem adequada dos cantos.

Para o porão, via de regra, são usados ​​dois esquemas de revestimento.

  • Corrente (fila única)... É escolhido principalmente por sua simplicidade. A primeira linha é disposta com um puxão, e a segunda - pelo método "colher-puxar-colher". Mas ao construir os cantos de um porão em dois tijolos, os métodos de cadeia e de linha única são parcialmente diferentes.
  • Multi-row... Aqui, as duas primeiras fileiras são dispostas como um esquema de corrente e todas as seguintes (incluindo a 6ª) são dispostas apenas em forma de colher.

Esquema universal de canto de linha única

A maioria dos edifícios exige a criação de cantos. Este é o processo mais difícil na construção de estruturas. É importante levar em consideração vários fatores ao mesmo tempo.

Além disso, por conveniência, vale a pena alterar a técnica de assentamento de tijolos.

  • 1ª fila - é colocada uma base, que é disposta apenas em um lugar pelo método da colher, no resto - um esquema de bunda.
  • 2ª fila - é assentada da mesma forma que toda a parede, mas ao rodar deve ser feita uma junta que irá adicionar resistência.
  • 3ª linha e além - todos os blocos de tijolos devem ser colocados no sentido horário usando o método de colher.

As 2 últimas linhas estarão terminando. Eles devem ser implementados da mesma forma que os 2 primeiros, apenas na direção oposta.

É extremamente importante não perturbar a alvenaria não só no próprio canto, mas também a uma distância de 2 quarteirões deste, de forma a obter as características de resistência óptimas das paredes. Isso torna possível criar uma estrutura de suporte sólida sem danificar o padrão da parede.

Alvenaria de pilar

Para alvenaria de pilares, um sistema de revestimento de 3 fileiras é praticado (640x510; 510x510; 380x510).

Montagem de alvenaria

Para construir uma parede de 2 tijolos, é necessário levar em consideração não só a tecnologia da alvenaria, mas também as regras de emparelhamento dos elementos entre si.

Existem dois métodos básicos de montagem:

  • pressione;
  • intercaladas.

A fixação é um dos métodos mais comuns usados ​​na construção de paredes. Para isso, utiliza-se uma argamassa de cimento duro, já que a contração com método de instalação semelhante é a menor.

Para alvenaria usando o método de prensagem, é necessário recuar da parte externa da parede aproximadamente 10 milímetros. A solução é espalhada sobre o canteiro com uma espátula. Em seguida, parte dela é recolhida um pouco na borda vertical do bloco de tijolos, que já está deitado. O próximo bloco de tijolo deve ser colocado na argamassa preparada e movido para a linha já deitada, pressionando firmemente contra a espátula. Então a espátula é puxada bruscamente, deixando um pouco de argamassa de cimento entre os tijolos... É necessário pressionar levemente a alvenaria com a mão para que o cimento pegue bem.

A tecnologia de injeção é menos estável e densa. Com este método, as costuras não são completamente preenchidas. Como resultado, esse método costuma ser chamado de "terreno baldio". Neste caso, blocos de tijolo são colocados na cama. Todo o cimento deslocado é cortado com uma espátula e empurrado lateralmente para a junta vertical. Mas nem sempre é possível preencher a costura completamente, por isso ela geralmente fica meio vazia.

Saída

A colocação de 2 tijolos é uma tecnologia confiável usada para a construção de paredes fortes e densas. Dependendo do tipo de construção futura, é necessário escolher cuidadosamente qual das tecnologias de construção de parede é mais adequada para uma estrutura particular.

No próximo vídeo, você encontrará uma master class sobre alvenaria em um canto de dois tijolos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário