Propriedades das argamassas para alvenaria e tecnologia para a sua preparação
Antes de decidir sobre a alvenaria, em primeiro lugar, deve avaliar cuidadosamente o seu orçamento, porque uma coisa é comprar tijolos e outra é escolher uma mistura para alvenaria. Pode ser mais caro do que os próprios tijolos. Freqüentemente, as pessoas escolhem a opção mais barata, mas nem sempre funciona. Para escolher uma solução para suas necessidades, você deve aprender mais sobre os tipos de misturas, como eles diferem, quais são seus prós e contras.
Tipos de argamassas de alvenaria
Existem várias opções para misturas de alvenaria. A argamassa à base de cimento mais comumente usada, também chamada de areia-cimento. Além da alvenaria, é ideal para gesso áspero, bem como para contrapisos de concreto. Tudo depende da consistência. Uma argamassa mais espessa é adequada para alvenaria, não se espalhará durante o trabalho e não deixará manchas, e a alvenaria ficará lisa e limpa, os tijolos não se moverão.
Existem algumas desvantagens da argamassa de cimento, a principal delas é a sua resistência. Após a secagem, a mistura apresenta alta rigidez, durante o encolhimento da estrutura, em que a moldura é de concreto, ou dilatação térmica, a alvenaria pode romper, reduzindo assim a resistência da estrutura.
Freqüentemente, a alvenaria à base de argamassa de cimento requer isolamento.
A argamassa de cimento é caracterizada pela baixa mobilidade, que não se manifesta muito bem no processo de construção em alvenaria. A mobilidade da mistura é determinada pelo fator de sua propagação na superfície com o seu próprio peso. A mobilidade pode ser reduzida ou aumentada adicionando componentes à mistura. Esta propriedade permite que as juntas verticais e horizontais sejam preenchidas uniformemente.
A argamassa de cal, ao contrário da argamassa de cimento, é mais plástica e quente. Mas é muito menos durável e, portanto, raramente é usado para colocar paredes que suportam uma carga pesada, é mais destinado a edifícios baixos. É usado principalmente em salas secas. As misturas de cal secam mais, o que aumenta o tempo entre a alvenaria e o acabamento. Essas soluções raramente são recomendadas.
A argamassa de cimento-cal é uma espécie de meio dourado. É bastante durável, flexível e quente, o que permite a sua utilização em quase todos os tipos de alvenaria. É fácil de aplicar, o que aumenta a velocidade do trabalho. Adequado para a construção de paredes em ambientes secos e úmidos. Suporta cargas pesadas e é adequado como estruturas de suporte de carga.
Junto com o acima exposto, uma argamassa de cimento-argila é freqüentemente usada, ela endurece mais rápido do que uma argamassa de cimento-cal. Ótimo para uso em áreas com baixas temperaturas. Possui ductilidade e resistência suficientes.
Geralmente é usado como uma alternativa ao cimento-cal.
Além disso, existem à venda misturas secas prontas que você só precisa diluir com água nas proporções certas. Eles têm todas as propriedades necessárias para diferentes tipos de alvenaria. Essas misturas são muito mais fáceis de usar, mas seu preço pode ser muito superior ao custo da mesma quantidade de uma solução preparada por nós.
Entre as soluções prontas, você encontra misturas coloridas para alvenaria. Destinam-se a alvenaria decorativa, mas têm margem de segurança suficiente e protegem a alvenaria de danos.Essas misturas são resistentes à geada e à umidade, uma vez que costumam ser usadas para revestir edifícios. O mercado oferece uma grande seleção de cores e tonalidades da mistura, ela pode ser facilmente selecionada para qualquer necessidade.
Uma mistura de cores pode servir a dois propósitos. Numa das opções, é necessária uma tonalidade monocromática e a mistura não deve sobressair do fundo geral da alvenaria, por isso é selecionada para combinar com a cor principal do tijolo. Em outra opção, é necessário destacar a estrutura da alvenaria e selecionar a cor da solução contrastante. Nesses casos, geralmente é usada uma solução branca. Existe a oportunidade de escolher uma cor para qualquer necessidade.
Existem também misturas resistentes ao calor. Eles são usados para colocar fogões, lareiras e chaminés. Essas soluções não se deformam quando aquecidas e não perdem suas propriedades.
O fabrico de todo o tipo de fogões de pedra, bem como de canos de chaminés, só é recomendado com a ajuda de soluções resistentes ao calor. Emparelhados com tijolos resistentes ao calor, eles formam uma estrutura durável que é muito menos perigosa ao fogo.
Composição e proporções
As proporções de qualquer tipo de solução são calculadas com base na carga que cairá sobre eles. A composição da pasta de cimento inclui cimento e, como regra, areia de pedreira. Inicialmente, contém uma pequena porcentagem de argila, o que adiciona plasticidade à solução. Para isso, a areia de rio não é adequada devido à sua fração grosseira e grande quantidade de impurezas - deve ser cuidadosamente filtrada. O cimento atua como um elemento de ligação, quanto mais, mais forte será o resultado após a secagem. Isso também é influenciado pela marca e pelo frescor do cimento. Com o tempo, o cimento não utilizado tende a se deteriorar.
Para alvenaria, a proporção de cimento para areia deve ser 1/3. Como a argamassa não é indicada apenas para alvenaria, a proporção pode variar de 1/3 a 1/6, dependendo do tipo de trabalho.
As argamassas de cal consistem em cal viva ou pasta de cal, areia e água. A proporção ideal é de 1/2 a 1/5 de cal para areia, dependendo do teor de gordura da cal.
As argamassas de cimento-cal são compostas por cimento, cal hidratada, areia e água. Via de regra, as proporções são 1/1/6 (cimento, cal e areia). A receita dessa solução é bastante simples: ela é preparada de acordo com o mesmo princípio da cal. Essas soluções podem ser usadas para trabalhos de gesso.
A composição da argamassa de alvenaria acabada pode ser diferente dependendo do tipo de material de que o tijolo é feito. Basicamente, consiste em um ligante, que pode ser cimento ou cal, bem como um enchimento e um plastificante - na maioria das vezes, são areia e argila. Em alguns casos, a composição das misturas pode conter aditivos especiais para aumentar a taxa de secagem ou resistentes ao gelo para trabalhos em baixas temperaturas.
As proporções, via de regra, estão indicadas na embalagem na proporção da água para a própria mistura. Na produção dessas misturas, todos os ingredientes são levados a uma massa homogênea, moídos e acondicionados em embalagens. O consumidor só pode seguir as instruções.
Para obter soluções coloridas, o pigmento mineral necessário é adicionado à mistura. Eles não estão sujeitos ao desbotamento. A mistura pode ser colorida a pedido. Caso contrário, essas soluções diferem das anteriores apenas no custo.
As misturas resistentes ao calor são criadas à base de cimento, cal ou argila. Em alguns casos, a base pode ser gesso. Eles têm uma série de aditivos especiais, cujo custo pode ser muito alto para a autopreparação da solução.
Devido ao alto custo das misturas prontas, muitas vezes surge a tarefa de prepará-las você mesmo. para soluções resistentes ao calor, os componentes podem ser areia e argila. A argila é resistente a altas temperaturas. O principal critério é o teor de gordura, o uso de argila não oleosa é contra-indicado, o excesso de teor de gordura pode ser compensado com areia. A partir desse tipo de mistura, o corpo da fornalha deve ser disposto.O revestimento é melhor executado com uma argamassa à base de cimento ou cal. É permitido o uso de mistura de alvenaria colorida.
A alvenaria à base de cal requer amianto como material de reforço. É conhecido por sua resistência ao calor.
Tecnologia de manufatura
Preparar argamassa para alvenaria geralmente não é difícil. A maioria dos componentes está disponível comercialmente. A maneira mais fácil é preparar uma argamassa de cimento. Em proporções adequadas, a mistura é levada a uma composição homogênea, após o que é necessário diluí-la com água e misturar até obter uma massa viscosa. É importante não derramar muita água, pois a mistura ficará muito fina, o que complicará o processo de alvenaria e deixará manchas. Além disso, a argamassa reduzirá a resistência da estrutura.
A argamassa de cal é preparada à base de massa de cal, que você mesmo pode preparar com cal viva ou comprar pronta. Para cozinhar nas proporções acima, sove a massa de limão e a areia. Em seguida, dilua tudo com água. É importante escolher a consistência certa, ela deve se assemelhar ao creme de leite em densidade.
As argamassas de cimento-cal são preparadas de acordo com o mesmo princípio. A diferença está na presença de cimento na composição.
Para preparar soluções de argila, é necessário verificar o teor de gordura da argila. Para fazer isso, a argila deve ser diluída com água e misturada com uma placa lisa até a consistência de creme de leite, e então estimar a quantidade de argila remanescente na placa após retirá-la da solução. Se a camada de argila for muito fina, cerca de 1 mm, é considerada fina e inadequada para alvenaria.
Uma camada espessa significa que a argila é muito oleosa e deve ser diluída com mais areia do que o normal. A argila é considerada ótima se sua espessura na placa for de 3-5 mm com pequenos coágulos. A argila é misturada com areia, diluída em água até a consistência de creme de leite e pronta para o uso.
Consumo
As taxas de consumo das argamassas de alvenaria são calculadas com base na espessura das paredes a serem erguidas, na dimensão e no tipo de tijolo. O tijolo maciço requer menos argamassa do que o tijolo oco. E também em paredes de tijolos de grandes dimensões (um e meio, duplo), será necessária uma quantidade menor de argamassa do que na mesma parede de tijolos simples. O consumo é geralmente calculado para 1 sq. me 1 metro cúbico. m.
Considere um exemplo com argamassa de cimento. Se falamos da espessura da parede, então existem vários tipos de alvenaria:
- em meio tijolo;
- em um tijolo;
- em dois tijolos;
- em dois tijolos e meio.
Um único tijolo padrão tem dimensões de 250x120x65 mm. Um metro cúbico contém cerca de 400 peças. Com um tijolo deste tamanho, com espessura de costura de 1 cm, serão necessários cerca de 0,3 metros cúbicos. solução m, dada a pequena margem. Em termos de 1 sq. m de alvenaria, o volume será de cerca de 75 litros de argamassa. Subtraindo a água, que, via de regra, é 25–35% da quantidade total da solução, pode-se calcular que o consumo de cimento por 1 sq. m de alvenaria terá uma média de 33 kg.
De acordo com as proporções de 1/3 da areia, serão necessários cerca de 100 kg. A quantidade de material de construção consumido pode diferir dependendo dos componentes originais dos quais o tijolo foi feito.
Diferentes tipos de tijolos diferem em sua capacidade de absorver umidade, o que em casos diferentes pode aumentar ou diminuir os custos de material.
No momento, existem calculadoras online que o ajudarão a fazer cálculos mais precisos. E também em qualquer loja de ferragens será disponibilizada uma consulta completa quanto ao consumo de uma determinada mistura. Seria útil seguir o conselho de um pedreiro profissional. Um bom profissional explicará muitos aspectos relacionados à alvenaria. Os fabricantes de materiais a granel sempre indicam o consumo na embalagem de seus produtos. Recomenda-se comprar os componentes da mistura com estoque, pois o canteiro de obras está cheio de imprevistos.
Para dicas sobre como amassar argamassa de tijolo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.