Processo de injeção de alvenaria

Contente
  1. Causas e consequências da destruição da alvenaria
  2. Essência do método
  3. Composições de reparo
  4. Tecnologia de reparo

A injeção é um dos tipos mais eficazes de trabalho de reparo e restauração e é amplamente utilizado para remover e renovar alvenaria. Esta técnica evita a destruição adicional da parede e pode estender significativamente a vida útil da estrutura.

Causas e consequências da destruição da alvenaria

A violação da integridade externa e interna da alvenaria ocorre por vários motivos. Os mais comuns são o cálculo incorreto da carga máxima admissível na fundação e a violação da tecnologia de construção. Além disso, a alvenaria começa a entrar em colapso com a heterogeneidade do solo, a ausência de juntas de dilatação e a ocorrência próxima dos aqüíferos superiores. E também entre os motivos destacam-se o encolhimento da fundação, violação da profundidade de sua fundação e processos de deformação nas vigas decorrentes dos efeitos da umidade.

A carga excessiva de peso da cobertura de neve também afeta. Uma espessa camada de neve exerce pressão significativa sobre as estruturas de suporte, resultando em seu enfraquecimento e destruição. Muitas vezes, a causa do início da violação da integridade da alvenaria é um telhado com goteiras. A água penetra nas paredes de tijolo e tem um efeito destrutivo no material.

A destruição da alvenaria ocorre gradualmente, e a tensão que surge em seu primeiro estágio é absolutamente imperceptível à vista de quem está de fora. Só um profissional pode sentir que algo está errado, que, pelo aparecimento de microfissuras, será capaz de reconhecer o início de processos destrutivos. Com o tempo, as microfissuras crescem, se interconectam, formam uma rede e atacam costuras verticais, o que, por sua vez, ameaça uma grave violação da integridade do edifício. A consequência mais negativa de tais processos é a passagem desimpedida de ar frio no interior das paredes, o que acarreta seu congelamento.

Com o início do calor, o tijolo começa a descongelar, com o que a parede fica húmida e torna-se um ambiente favorável ao aparecimento de bolor. Além disso, o revestimento decorativo também começa a rachar e descascar, e o gesso e os ladrilhos de cerâmica começam a cair. Nos estágios iniciais da destruição da alvenaria, quando ainda não são observados processos de deformação visíveis, podem começar a aparecer manchas enferrujadas nas paredes. Isso indica processos de corrosão em andamento em acessórios ou peças embutidas localizadas dentro da parede. Para combater a destruição das paredes de tijolo, bem como para aumentar a sua resistência e durabilidade, utilizam o método de injecção - injecção sequencial de vários materiais na alvenaria.

Essência do método

A essência do método reside no fato de que certas composições são alimentadas na parede de tijolos através dos furos feitos - furos - sob alta pressão. As misturas são bombeadas por meio de tubos finos equipados com packers (injetores) e são realizadas por meio de seringas ou bombas de construção. As misturas penetram na área do problema e preenchem todos os vazios, poros e rachaduras. Como resultado, uma barreira confiável é criada para a penetração de água no interior e o processo de destruição é interrompido.

A massa solidificada tem um efeito moderado de reforço e aumenta as propriedades isolantes das bases de objetos aterrados. O método de injeção evita o reposicionamento das paredes principais e prolonga a vida útil da estrutura.Além de reparos, o método é utilizado para a disposição de impermeabilizações em paredes durante a construção de túneis do metrô, depósitos com água potável, estacionamentos subterrâneos, piscinas e esgotos.

Composições de reparo

Para a restauração da alvenaria, são utilizadas cinco misturas, diferenciando-se na forma de aplicação, nas propriedades operacionais e na finalidade funcional.

As misturas de microcimento são amplamente utilizadas para injeção e são composições baseadas em clínquer de cimento granular finamente moído. Essa composição ocupa todos os micro-vazios no interior da parede e, após o endurecimento, forma uma substância semelhante em suas características de desempenho ao concreto. As vantagens de tais misturas são pureza ecológica absoluta, devido à ausência de impurezas tóxicas e venenosas em sua composição, simplicidade de preparo da solução e baixo custo. Além disso, as misturas de micro-cimento são totalmente compatíveis com resinas de silicato e polímero, o que permite que sejam usadas para reparos particularmente complexos da fileira inferior de alvenaria. As desvantagens do material incluem um longo tempo de solidificação da solução. Em alguns casos, pode chegar a quatro horas - o tempo depende das temperaturas externas e da consistência da mistura preparada.

As resinas de poliuretano são representadas por compostos de cura por umidade, constituídos por poliuretano hidroativo, e são capazes de eliminar efetivamente vazamentos de água. Isso se deve à capacidade do material, ao menor contato com a umidade, de formar espuma instantaneamente e formar uma estrutura esponjosa. De acordo com a intensidade da formação de espuma, as resinas são divididas em dois tipos. O primeiro é representado por formulações de um componente que podem aumentar seu volume original em 50 vezes. As resinas do segundo tipo têm um desenho de dois componentes e são usadas quando é necessário formar um enchimento elástico com espuma mínima, mas alta rigidez. Essas composições são um tanto inferiores às resinas do primeiro tipo em termos da quantidade de espuma obtida, podendo aumentar o seu volume apenas 20 vezes.

As vantagens das resinas de poliuretano são a alta adesão à maioria das superfícies, a capacidade de ajustar a intensidade e a taxa de polimerização, a resistência a produtos químicos e a absoluta inocuidade para a saúde humana. Além disso, o material não encolhe e é bastante resistente à vibração. Não há desvantagens particulares nas resinas de poliuretano. O material lida bem com as funções atribuídas a ele e tem apenas análises positivas.

As resinas epóxi são misturas de dois componentes de baixa viscosidadeconsistindo em polióis de poliéster e isocianato modificado. O material não contém solventes e cura em 24 horas. A composição é utilizada para selar as costuras externas da fachada, eliminar fissuras, reforçar a alvenaria e devolver a integridade das paredes. As vantagens das resinas epóxi são as propriedades de alta adesão, nenhum encolhimento e alta resistência mecânica. Entre as desvantagens estão o alto custo do material e o longo tempo para polimerização completa.

Os géis de acrilato de metila são capazes de aumentar seu volume durante a cura e são usados ​​para restaurar paredes de tijolos e aumentar suas propriedades de impermeabilização. A injeção de acrílico é capaz de renovar em alguns lugares e, nos estágios iniciais de destruição, até mesmo a alvenaria. As vantagens da mistura são boa adesão, resistência a ácidos e solventes, capacidade de trabalhar em superfícies úmidas, boa fluidez e baixo custo das composições. A desvantagem é a capacidade de usar o produto apenas nos estágios iniciais de destruição da alvenaria.

Se o estado do tijolo for muito negligenciado, o uso de acrilato de metila já será ineficaz.

As resinas de silicato são compostos de dois componentes à base de vidro de água. O produto é resistente à deformação por cisalhamento e resiste perfeitamente aos efeitos de álcalis, sais e ácidos. A injeção de silicato pode ser usada para reparar parcialmente a alvenaria sem ter que desmontá-la. As vantagens do material incluem baixo custo, cura rápida e sem encolhimento. Não há desvantagens particulares no material, com exceção do processo de instalação, que consiste em duas etapas distintas, na primeira das quais é necessário preencher as fissuras com vidro líquido, e na segunda - com cloreto de cálcio.

Tecnologia de reparo

A reparação da alvenaria por injeção começa com a preparação da superfície de trabalho. Graxa, gesso, betume, tinta devem ser removidos da parede, limpos de sujeira e poeira e, se necessário, lixados. Rachaduras soltas com bordas esfareladas devem ser bordadas, e toda a área deve ser abundantemente umedecida com água. É melhor molhar com um pulverizador ou, se não estiver disponível, com um pano úmido ou esponja.

Depois que a água for completamente absorvida pela superfície, você pode começar a formar buracos. Eles precisam ser feitos em um ângulo de 60 graus em relação à superfície da parede, a uma taxa de duas peças por fissura. O diâmetro dos furos é geralmente de 20 mm e a profundidade varia de 5 a 15 cm. Ao preencher toda a alvenaria com argamassa, a distância entre os furos adjacentes não deve exceder 15–20 cm. Depois de todos os furos terem sido feitos, eles devem também ser umedecido.

Para que os tubos sejam fixados com segurança nos furos, recomenda-se reforçá-los com argamassa de cimento.

Quando a composição endurece, você pode começar a preencher as rachaduras usando uma seringa de construção ou uma bomba manual. A escolha da ferramenta depende inteiramente do volume e da complexidade do trabalho. Assim, para eliminar pequenas fissuras com resinas epóxi, não faz sentido adquirir uma bomba especial, ao passo que a reparação de danos graves na alvenaria com argamassas de cimento não pode ser feita sem a sua ajuda. Recomenda-se bombear de baixo para cima, passando do centro da área de trabalho para suas bordas. Depois, decorrido o tempo necessário para o endurecimento da composição, os dispositivos de fixação devem ser cuidadosamente retirados dos orifícios, as ranhuras devem ser recobertas com argamassa de cimento e o acabamento deve ser feito.

O processo de injeção de tijolos é uma solução única para o problema de restauração de estruturas em colapso. Vychinka permite-lhe fazer sem desmontar e desmontar parcialmente as paredes de apoio, permite realizar a sua reparação de forma rápida e económica.

Veja abaixo os detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário