Colocação de blocos de silicato de gás

Contente
  1. Quais ferramentas são necessárias?
  2. Como consertar?
  3. Juntas de expansão

O concreto aerado é um material leve com alta porosidade. Retém bem o calor no inverno no interior do edifício e no verão evita a penetração do calor do exterior.

Quais ferramentas são necessárias?

Para colocar uma parede de concreto de gás ou espuma, você precisará das seguintes ferramentas:

  • uma broca com um girador de batedor - mistura de forma rápida e eficiente a argamassa de alvenaria;
  • Espátula de argamassa para colocação de ladrilhos;
  • qualquer serra que permite cortar rapidamente blocos de espuma de construção;
  • um martelo de madeira ou borracha;
  • nível do edifício (medidor de nível de líquido ou laser).

Em vez de uma serra manual, você também pode usar uma esmerilhadeira com disco de corte para madeira.

O fato é que a espuma, ao contrário do tijolo maciço, é suficientemente macia e, a certa altura, é relativamente fácil de quebrar. Você não pode bater nos blocos com um martelo comum - eles cedem rapidamente e o material perde sua resistência, da qual depende a capacidade das paredes de segurar o teto, o piso do sótão e o telhado.

Como consertar?

Tendo cuidado da disponibilidade dos referidos dispositivos, verificam a disponibilidade para o trabalho dos materiais de construção - de acordo com o plano de construção. Além de blocos de espuma e água, é necessária cola para alvenaria (por exemplo, marcas de Toiler). Sua peculiaridade é que, ao contrário de uma simples argamassa de cimento, ela segura efetivamente blocos de espuma devido à sua estrutura muito mais fina do que a areia da pedreira. Além de cimento e areia, são adicionados grânulos de cola fina (na forma de um pó grosso), amaciando em água 10 minutos após o término da mistura (pausa tecnológica).

Recomenda-se diluí-lo até uma densidade (consistência) de creme azedo - como a clássica argamassa de cimento-areia.

O bloco de espuma deve ter largura (espessura) de 40 cm - para paredes externas. Para divisórias interiores ou paredes não estruturais, utilizam-se blocos com espessura não superior a 25 cm. A espessura da junta de alvenaria não deve ultrapassar 1 cm. O silicato de gás e os blocos de concreto aerado são praticamente os mesmos: a composição do concreto inclui um componente de cimento - o silicato de cálcio. Este último determina em grande parte a dureza e a resistência dos blocos de construção à base de cimento e da argamassa de alvenaria.

Primeira linha

A fundação de concreto armado, totalmente pronta para a construção de paredes - é o contrapiso da futura edificação - deve ser revestida com impermeabilizante ao longo do perímetro das paredes de apoio e secundárias. A impermeabilização mais simples é o feltro para telhados (feltro para telhados), mas você também pode usar tecidos impregnados com betume. Se você não cuidar da impermeabilização com antecedência, as paredes no inverno podem ficar úmidas por baixo, o que encurtará a vida útil dos blocos da primeira linha.

Após o assentamento da primeira fileira, uma malha de reforço (alvenaria) é colocada para evitar rachaduras em blocos individuais. A largura da malha quadrada da malha é de 1,3 cm, a espessura do fio de que é feita é de pelo menos 2 mm. Primeiro, a própria tela é colocada e nivelada, depois a cola de cimento é aplicada.

Paredes úmidas com uma profundidade de vários centímetros (dentro dos blocos de espuma) podem congelar, causando rachaduras no material. O concreto, como você sabe, mesmo tendo ganho a resistência máxima (declarada), tem a capacidade de absorver uma certa quantidade de umidade, não a transmitindo imediatamente. A tarefa de um artesão profissional é proteger o bloco de espuma e a argamassa adesiva de alvenaria da umidade.

As instruções passo a passo para dispor a primeira linha de blocos de silicato de gás são as seguintes:

  • a fiada é primeiro colocada sobre uma argamassa de cimento-areia, cuja espessura será de até 2 cm, como no caso das juntas de alvenaria entre tijolos;
  • os blocos são alinhados horizontalmente e verticalmente;
  • as costuras intermediárias (verticais) entre os blocos são preenchidas com cola de cimento ou a mesma areia de cimento diluída em água.

É necessário manter a mesma espessura da junta de alvenaria, bem como colocar alguns blocos em prumo (vertical) e ao longo do horizonte terrestre (horizontal).

A regularidade, verticalidade, verticalidade de todas as paredes depende de quão cuidadosamente os mestres executam este trabalho. A menor distorção pode causar uma deflexão perceptível das paredes - de acordo com as leis da física, elas podem rachar nos próximos anos.

Solução

Também é possível colocar blocos sobre uma argamassa de cimento (cimento-areia), mas para maior aderência recomenda-se adicionar aditivos adesivos. Se a resistência final for importante, então não é estritamente recomendado criar vários carrinhos de mão de uma mistura de construção de cimento-alvenaria de uma vez - deve ser usado no máximo na próxima hora. Dose seu trabalho, não se apresse em colocar imediatamente mais blocos (e suas linhas). Ritmo recomendado: um dia - uma ou duas linhas.

É impossível adicionar uma solução de sabão ao cimento - com a ajuda dele, o cimento não endurece em 2, mas em 3-4 horas. Lembre-se sempre de que é assim que trabalham construtores inescrupulosos, para quem a velocidade e um maior número de pedidos concluídos (e dinheiro ganho) são importantes, e não a precisão, a força, a confiabilidade máxima.

O sabão despejado no cimento junto com a água evitará que este ganhe resistência máxima no próximo mês de umedecimento, realizado regularmente após o endurecimento inicial da mistura de cimento.

Não derrame muita água - isso também afetará a resistência da alvenaria. A mistura de construção à base de cimento deve ser suficientemente fluida e elástica. Não deve quebrar (falta de água) nem escorrer, escorrer (excesso de líquido). Uma pequena quantidade de água derramada na solução não fará mal quando os blocos forem empilhados a seco: parte do excesso de água irá para dentro deles, umedecendo a primeira camada de concreto espumoso com vários milímetros de profundidade.

O curso de trabalho mais correto é usar uma solução com a densidade necessária (um pouco mais fina do que o creme azedo country ou pasta de tomate espessa) e umedecer preliminarmente a superfície do bloco de gás com água, com a qual a cola de cimento para alvenaria entra contato.

Continuação de alvenaria

As próximas linhas são dispostas da mesma maneira. Não se apresse em construir todas as paredes até o topo em um dia, deixe a argamassa da alvenaria anterior agarrar-se com segurança.

Se não for usada cola de cimento, mas uma mistura clássica de cimento, então as costuras são borrifadas com água 6 horas após o momento da pega, regularmente (a cada 3-4 horas) - isso é necessário para que a mistura de cimento ganhe resistência máxima, como é o caso do concreto. A cola de cimento permite reduzir a espessura da junta de alvenaria para 3 mm - isto é necessário para que menos calor saia da divisão, uma vez que o cimento, ao contrário de um bloco de espuma, é uma ponte fria adicional. Não se esqueça de controlar a regularidade (verticalidade, horizontalidade) da alvenaria com um medidor de nível.

No caso em que um pequeno fragmento não bastasse para o assentamento de nenhuma linha, ele é recortado de um novo bloco retirado do palete (conjunto). Não tente enchê-lo com materiais que estejam à mão - especialmente misturados com uma pequena quantidade de concreto, pedaços de tijolos velhos (ou tijolos simples), etc. A parede deve ser toda composta de blocos de gás, e não parcialmente: caso contrário, seu propósito será perdido - manter o calor no tempo frio e frio no tempo quente. Não viole a tecnologia de construção de paredes de blocos de espuma que economizam calor.

Se ainda ocorrer um enviesamento do bloco, antes de impor cada linha subsequente, é necessário ajustar a anterior horizontal e verticalmente. Não será possível remover o bloco e colocá-lo de volta, então use uma plaina especial para espuma de silicato. A malha de alvenaria das paredes é colocada sobre uma fila de blocos sob os peitoris das janelas, a meio das aberturas das janelas e portas (a partir da 7ª ou 8ª carreiras) e ao nível dos lintéis por cima das janelas.

Reforço

Você precisa reforçar qualquer parede, incluindo concreto aerado. Para evitar que a parede desmorone durante um terremoto, bem como com outros efeitos de deformação, e a casa não desmorone sobre as cabeças dos proprietários, usa-se um armopoyas.

É construída em cima de paredes, a composição de cimento da alvenaria na qual ganhou resistência máxima. Ele é, por assim dizer, a última fileira nas paredes. Baseia-se no reforço da classe A-3, pelo menos, que, em comparação com o silicato de gás, tem a propriedade de esticar e comprimir significativamente na presença de cargas deformantes de ambos os lados. Parece segurar as paredes no topo, mantendo seu perímetro quase inalterado.

No caso mais simples, a correia blindada é colocada nas ranhuras cortadas sob o reforço. Após a instalação da gaiola de reforço - ao longo do perímetro das paredes de apoio - o vazio remanescente é colocado com cola de cimento semilíquida ou areia de cimento. Uma opção complicada é a colocação de um cinto blindado com tijolos (ao longo das bordas da fileira de blocos de espuma de fora e de dentro), colocado sobre uma composição de cimento-areia com juntas de cimento comuns entre eles.

Quando os tijolos endurecem, é feita uma moldura - à imagem e semelhança da fundação, apenas com uma secção transversal reduzida do espaço interior, que tem 6 cm de altura a menos que os tijolos (3 cm do fundo e do superior, como no caso de assentamento em concreto). Depois de assentada a estrutura, é despejado concreto simples à base de cimento e brita. Após aguardar o assentamento e o endurecimento máximo, fazer a disposição e fixar o teto do sótão.

Armopoyas - como forma adicional de evitar que as paredes fendam - não elimina a necessidade de colocação de malha de alvenaria. Não economize: é melhor comprar reforço de aço ou vidro, porque o plástico é inferior em resistência ao aço e compósito.

Juntas de expansão

Uma junta de expansão é uma alternativa a um cinto blindado. Ele protege as paredes contra rachaduras. O fato é que, como um tijolo, o silicato de gás é capaz de rachar quando a carga do telhado e do piso localizado sob ele não coincide. O local da junta de dilatação é determinado caso a caso. Essa costura serve para fixar uma parede, cujo comprimento é superior a 6 m, bem como entre paredes frias e quentes, com altura de parede variável (alvenaria multinível).

É permitido fazer uma junta de dilatação em locais onde blocos de espuma são encaixados com outros materiais. Por exemplo, podem ser duas paredes: uma é de tijolo, a outra é feita de bloco de espuma ou materiais experimentais. Os pontos onde duas paredes de suporte de carga se cruzam também podem ser a localização da junta de expansão.

Essas costuras são preenchidas com lã de basalto ou lã de vidro ou espuma, espuma de polietileno e outros polímeros porosos e compostos minerais. Por dentro, as costuras são tratadas com espuma de poliuretano, um selante permeável ao vapor. Do lado de fora, é usado um selante resistente à luz ou às intempéries, que também não colapsa sob a influência da radiação ultravioleta.

Para um exemplo ilustrativo de colocar blocos de gás com suas próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário