Alvenaria da Baviera: características e recomendações para implementação
Existem várias opções para colocar tijolos. A alvenaria especial da Baviera é legitimamente reconhecida como uma das mais atraentes. Possui características próprias, que devem ser consideradas ao ser executado de forma independente. Hoje vamos analisar em detalhes o que é esse método de alvenaria e como trabalhar com ele corretamente.
O que é isso?
Antes de assumir a construção independente da alvenaria estética da Baviera, você deve decifrar em detalhes o que é. A alvenaria bávara é um tipo de alvenaria em que se combinam blocos de diferentes tipos. Os elementos geralmente têm cores diferentes, geralmente em tons de vermelho e marrom. O resultado é uma composição altamente original e atraente que atrai muita atenção.
A maioria das fontes está repleta de informações de que uma versão semelhante da alvenaria se originou na Alemanha no século XVII. Na verdade, esses materiais de acabamento são relativamente novos. Eles conseguiram obter uma distribuição significativa apenas algumas décadas atrás. A partir das informações acima, surge uma questão óbvia: onde aparece a Baviera em nome da alvenaria? Esta designação é considerada mais comercial, como uma casa de bloco ou um hambúrguer. A ligação com a referida região da Alemanha deve-se antes ao facto de aí ser possível ver em grande quantidade antigas casas de alvenaria sem reboco.
Traços específicos
A alvenaria bávara estética e moderna é reconhecível e muito procurada. Se você está planejando usar esta combinação vibrante de tijolos multicoloridos, então você deve descobrir quais características ele possui.
- Na alvenaria especificada, os blocos adjacentes geralmente têm cores diferentes.
- No design, nenhuma das cores deve ser acentuada contra o fundo das outras. Não se esqueça desta importante regra, pois se não for observada, a alvenaria ficará desarmônica.
- O padrão de tal alvenaria não deve ser repetido constantemente.
- As costuras verticais devem coincidir com a linha.
Deve-se notar que o tipo tradicional de alvenaria bávara envolve uma combinação de tijolos vermelhos e marrons (um de seus tons). Não pode haver mais de nove tons. Basicamente, os mestres recorrem ao uso de oito tons adequados.
Métodos de alvenaria
Antes de embarcar na alvenaria da Baviera por conta própria, você precisa elaborar o esquema correto. É desejável desenhá-lo em detalhes. Neste esquema, você precisará refletir todas as cores que pretende aderir ao colocar os tijolos. Observe que há muitas opções para a alvenaria da Baviera.
No entanto, você definitivamente precisará seguir uma série de regras importantes. É permitido usar de 5 a 10 fragmentos separados. A combinação que você mais gosta deve ser implementada de acordo com todas as características técnicas. Para que a alvenaria da Baviera pareça completa e esteticamente agradável, deve-se tomar cuidado para que as fileiras se alternem por meio de costuras verticais.
Variantes modernas de padrões raramente são feitas de tijolos de cores diferentes em um tom claro. Basicamente, as pessoas preferem as opções escuras. A partir desses materiais, obtêm-se estruturas sólidas e belas que demonstram o gosto delicado de seus proprietários.
Também aqui você pode se referir não apenas a alvenaria multicolorida, mas também a alvenaria monocromática. Por exemplo, os cantos da casa ou aberturas de portas / janelas podem ser decorados com a mesma cor. Freqüentemente, na face de vários edifícios, os artesãos recorrem a espetaculares alvenarias em forma de espinha de peixe. Claro, o pedreiro deve estar muito familiarizado com esta técnica para obter o resultado esperado.
O conjunto de alvenaria bávara e dois tons parece interessante. Com este layout, os cantos e aberturas são geralmente mais leves, e as próprias paredes são dispostas com tijolos vermelhos ou decoradas com alvenaria bávara. Nesse caso, costuma-se usar escalas aproximadas.
Como escolher um material?
Se você está planejando reformar a fachada da casa com alvenaria da Baviera, saiba que comprar um lote de tijolos na fábrica mais próxima provavelmente não o ajudará. Para tal acabamento, são feitos blocos multicoloridos. Os esquemas de cores podem variar de fabricante para fabricante. Ao escolher os materiais de construção para essas bases, você deve observar não apenas a cor, mas também outros critérios importantes.
- Qualidade do tijolo. Em nenhum caso deve haver lascas, arranhões profundos ou outros defeitos semelhantes nos blocos. Os materiais danificados não duram muito, por isso é importante procurar produtos de alta qualidade sem danos.
- Uniformidade de cor. Não importa se você compra um tijolo claro ou escuro. Ambos os materiais devem ter uma cor uniforme, sem manchas claras ou escuras que se destaquem.
- Fabricante. Compre apenas tijolos bons de fabricantes genuínos. As mais populares hoje são a planta em Stary Oskol, as plantas LSR e Golitsynsky keramozavod.
Se considerarmos os parâmetros específicos que um tijolo (por exemplo, reduzido) deve ter na alvenaria da Baviera, eles são os seguintes:
- grau de resistência - não inferior a М150;
- nível de resistência ao gelo - não inferior a F50;
- absorção de umidade - de 8 a 10%.
Preparação
Se você garantiu todas as ferramentas e materiais de construção necessários, pode iniciar o trabalho de instalação. O primeiro passo é a preparação. Vamos considerar o que esses eventos significam.
- Seleção da imagem. Existem muitos tons de tijolo da Baviera, mas é aconselhável não colocar mais de quatro em uma base de parede. Quanto mais flores houver, mais difícil será o assentamento da alvenaria. Para tornar a fachada original e atraente, bastam 3-4 tonalidades. Você pode tentar combinar cores diferentes usando programas especializados, mas os especialistas não recomendam fazer isso, porque você perderá seu tempo. Nenhum dos pedreiros adere à localização perfeitamente precisa de cada bloco individual.
É por isso que a alvenaria bávara é caracterizada. Não há alternância definida de tijolos nele - não há ornamentos claros aqui. Na fase preparatória, decida o tom principal e alguns adicionais. Não se esqueça que a tonalidade principal deve ser de no mínimo 50%. Outros podem ser comprados em proporções gratuitas.
Se você não puder escolher independentemente os tons principais e secundários para a alvenaria da Baviera, você pode entrar em contato com designers mais experientes nesses assuntos ou considerar uma série de opções prontas.
- Para colocar os tijolos o mais rápido possível, você pode colocar blocos de tons diferentes diretamente no andaime. Não há necessidade de cálculos precisos. Se necessário, cada cor pode ser adicionada posteriormente.
- A alvenaria bávara deve ser construída exclusivamente para a junção, por isso é muito importante adquirir as ferramentas e acessórios necessários com antecedência.
- Se desejar, você pode comprar uma composição colorida especial. Custa mais do que simples composições, mas acaba por ser uma alvenaria mais interessante e bonita.
É permitido o uso de alvenaria bávara tanto como uma camada de revestimento da fachada de um edifício, quanto como uma fileira externa de bases de paredes de tijolos. No decurso de um revestimento separado, é permitido o uso de placas de espuma para isolar adicionalmente as paredes. No entanto, nem todos os especialistas aconselham recorrer a tais soluções, porque então não haverá nenhum sentido especial do isolamento, pois ele se posicionará livremente entre a parede de suporte e o revestimento, e isso levará a perdas de calor.
Se quiser obter um bom efeito térmico, coloque o isolamento bem entre a base e o revestimento. Preencha os espaços restantes com espuma de poliuretano.
Instruções passo a passo
Após uma preparação competente, você pode prosseguir para a construção da alvenaria da Baviera. Vamos considerar passo a passo como os blocos devem ser colocados corretamente.
- Primeiro você precisa verificar se todas as paredes frontais são horizontais. Isso requer um fio de prumo. Verifique a posição das paredes ao longo de toda a sua altura, marque a base da fundação com a disposição preliminar dos materiais de revestimento. Lembre-se de que a folga mais modesta entre a parede principal e o acabamento não deve ser menor que a espessura da camada isolante. Se você não colocar o último, o recuo pode ser muito pequeno. Em seguida, todas as rachaduras precisarão ser despejadas com uma solução.
- Em seguida, marque a localização da linha inicial de blocos. Observe que todos os blocos do revestimento devem estar intactos, sem danos. Disponha 1 linha de tijolos bávaros. Comece de um canto e vá gradualmente para o lado oposto. Deve haver um espaço de pelo menos 8-10 mm entre eles.
- Para acompanhar o tamanho da costura, você deve comprar um dispositivo especial na loja ou fazer você mesmo com um perfil quadrado.
- Se não houver um tijolo inteiro no final do layout, será necessário tornar as lacunas um pouco mais largas. Faça uma lacuna entre os blocos de tijolos adjacentes em não mais do que 2-3 mm de cada vez. Se essa nuance não for respeitada, a discrepância será notável. Depois de cerca de 20-25 tijolos, será possível remover dentro de 10 cm de tamanho. Isso geralmente é suficiente na maioria das situações. Se ajustar a lacuna for muito problemático, você pode simplesmente cortar parte do tijolo e aplicá-lo em uma área menos perceptível.
- Remova qualquer lixo da parede. Equipe primeiro o andaime. Você não pode prescindir deles se a altura da base sendo aparada atingir 1,5-1,6 m. As florestas geralmente são feitas de madeira pelos próprios artesãos. Você pode comprar estruturas metálicas pré-montadas ou alugar. Tudo aqui vem dos desejos do dono da casa.
- Agora prepare a argamassa para a alvenaria. Deve ser composto por 1 parte de cimento e quatro partes de areia. O líquido é adicionado conforme necessário. Faça a argamassa um pouco mais grossa do que para colocar um tijolo vermelho simples.
- Em seguida, coloque uma camada de impermeabilização na fundação - folhas de material de cobertura. O assentamento é feito a partir de 2 cantos localizados em lados diferentes. Organize-os com cerca de 4-5 tiras de altura. Sempre siga a posição das bases dos cantos com um nível ou linha de prumo.
- Cada um dos cantos deve ser baseado em um parâmetro de largura de 4-5 tijolos. No decorrer do trabalho posterior, este valor será reduzido pela metade do bloco de tijolos. Enquanto estiver trabalhando nos cantos, não remova a linha de alinhamento. Ele ainda será removido no decurso de novas alvenarias.
- Agora estique uma corda de construção ou corda entre os cantos alinhados. Certifique-se de verificar sua posição horizontal perfeita. Instale roscas para controlar o nível da alvenaria.
- Em seguida, você pode prosseguir diretamente para colocar um tijolo de cada vez. Pegue essas peças da linha de instalação previamente definida e coloque-as diretamente na composição de alvenaria. Ajuste a largura das juntas usando barras de metal quadradas.
- A solução da parte frontal deverá ser removida imediatamente com um pano úmido.Mova a barra ao longo das linhas conforme elas crescem. Lembre-se que é melhor escolher a cor de cada tijolo seguinte de acordo com o plano / esquema traçado anteriormente, caso tenha escolhido este método. Nesse caso, os blocos não precisam ser contados. É o suficiente para aderir a uma proporção de cor aproximada.
- Ao colocar os tijolos, não se esqueça que a cor principal deve representar cerca de 50% de toda a alvenaria. Você também pode alternar cores diferentes, se desejar. Não é assustador cometer um erro neste assunto.
- Em seguida, após 4-5 carreiras, prossiga para o rejuntamento. Isso é feito usando um pequeno acessório de plástico, madeira ou metal. Se durante o processo de rejuntamento você notar lacunas na composição, então deve ser adicionado e alisado novamente. Limpe sempre as superfícies de sujeira, caso contrário, manchas de argamassa perceptíveis podem permanecer nos tijolos da Baviera, que serão difíceis de remover.
- Coloque os tijolos com cuidado na área das aberturas. Nesse caso, muitas vezes é necessário cortar os blocos no comprimento certo. O material cortado não deve ser colocado no canto da abertura. Coloque-o antes em vários blocos.
- Para que o acabamento do tijolo seja mais confiável e forte, ele precisa ser "amarrado" à base da parede de suporte. Para isso, é necessário estocar um reforço especial de um perfil periódico, uma tela metálica ou uma tira galvanizada com perfuração.
- Se os tijolos vão cobrir toda a superfície de revestimento, continue assentando a alvenaria no padrão antigo até que o trabalho seja concluído. Claro, se você quiser organizar a alvenaria especificada apenas em certas áreas do edifício, então você precisará agir de acordo com um esboço previamente elaborado e detalhado.
Proceda com cuidado e leve o seu tempo. Verifique sempre se as estruturas são uniformes. Para isso, você pode usar uma bolha ou nível de laser. Se você duvida de suas habilidades ou tem medo de cometer erros graves, então é melhor recorrer aos serviços de pedreiros experientes. Então, o resultado definitivamente não o decepcionará.
Para obter informações sobre como fazer corretamente a alvenaria da Baviera, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.