As sutilezas de calcular tijolos em casa
A popularidade dos edifícios de tijolo é explicada por uma série de características positivas deste material de construção. A durabilidade está em primeiro lugar. As casas de tijolos, se colocadas corretamente, durarão séculos. E há evidências disso. Hoje você pode ver os edifícios fortes, erguidos há vários séculos.
O tijolo denso resiste perfeitamente aos "ataques" do mau tempo. Não entra em colapso sob a chuva, não quebra com as mudanças de temperatura e pode suportar geadas severas e calor escaldante. O tijolo é imune aos raios solares.
Os fenômenos atmosféricos podem danificar a alvenaria, mas isso levará mais de uma década.
A resistência à destruição biológica fala a favor do tijolo. Além disso, o tijolo é à prova de fogo. Mesmo após exposição prolongada ao fogo aberto, as paredes não desabam. Os arquitetos adoram este material de construção porque lhes permite dar vida a soluções arquitetônicas interessantes.
Hoje em dia, não são produzidos apenas silicatos brancos e tijolos vermelhos, mas também multicores, o que permite a criação de fachadas coloridas originais. As casas de tijolos parecem sólidas, confiáveis, como uma verdadeira fortaleza de um ditado famoso.
De que depende?
Em primeiro lugar, a necessidade de tijolos para a construção de uma casa depende das dimensões das paredes, mais precisamente da sua espessura. Quanto mais grossas forem as paredes, mais material de construção precisarão. A espessura das paredes é determinada pelo tipo de alvenaria. Sua variedade é limitada.
Dependendo do número e localização dos tijolos, a alvenaria se distingue em:
- meio tijolo (a alvenaria é usada para divisórias, uma vez que as estruturas de capital não são construídas com meio tijolo);
- um (a alvenaria é usada para divisórias, às vezes para casas de jardim onde não há aquecimento);
- um ano e meio (adequado para a construção de edifícios em climas quentes);
- dois (adequados para a construção de edifícios na região central da Rússia, Ucrânia e Bielo-Rússia);
- dois anos e meio (mais frequentemente usado na construção de casas particulares e chalés em regiões da II zona climática);
- três (agora praticamente não usado, mas é encontrado em edifícios do passado, antes dos séculos passados e anteriores).
Os próprios tijolos diferem em tamanho. De acordo com os padrões existentes, todos os fabricantes produzem material de construção com dimensões idênticas apenas em comprimento e largura. O primeiro parâmetro (comprimento) é de 25 cm, o segundo (largura) - 12 cm. As diferenças estão na espessura.
As seguintes medidas de espessura são feitas:
- único - 6,5 cm;
- um e meio - 8,8 cm;
- duplo - 13,8 cm.
Tijolos do mesmo tipo ou de tipos diferentes podem ser usados em alvenaria. Se, após a construção, não for planejado cobrir a fachada com gesso, um só tijolo será o mais preferível, pois fica ótimo.
Freqüentemente, uma única vista é usada para o revestimento, e o interior da alvenaria é feito de tijolos espessados (um e meio) ou duplos. O uso combinado dos dois tipos geralmente ocorre se você precisa economizar dinheiro. Afinal, um tijolo duplo em termos de volume é muito mais barato do que um único ou um e meio.
Ao determinar a quantidade de material de construção, é necessário focar em dois parâmetros: o tipo de alvenaria e o tipo de tijolos.
Peculiaridades
Para calcular corretamente a necessidade de um tijolo para construir uma casa, você precisa saber suas dimensões. Normalmente, os recém-chegados à construção cometem erros e recebem muito mais material de construção do que realmente precisam.
O erro é que as juntas de argamassa não são levadas em consideração. Enquanto isso, a camada de argamassa entre os tijolos é um volume considerável. Se você omitir o volume das costuras, o resultado será diferente em pelo menos 20 por cento.
Como regra, as costuras têm pelo menos 5 mm e não mais do que 10 mm de espessura. Conhecendo as dimensões do material principal, é fácil calcular que em um metro cúbico de alvenaria, de 20 a 30 por cento do volume é ocupado por argamassa de alvenaria. Um exemplo para diferentes tipos de tijolos e a espessura média da junta de argamassa. A prática mostra que para um metro cúbico de alvenaria existem 512 tijolos simples, 378 tijolos espessados ou 242 tijolos duplos.
Levando em consideração a solução, o valor diminui significativamente: os tijolos individuais são necessários 23% a menos, ou seja, apenas 394 peças, uma e meia, respectivamente, 302 e duplo - 200 peças. O cálculo do número necessário de tijolos para construir uma casa pode ser feito de duas maneiras.
No primeiro caso, pode-se pegar um tijolo não no tamanho padrão, mas com sobremesas iguais à espessura da junta de argamassa. O segundo método, em que o consumo médio de material de construção por metro quadrado de alvenaria é levado em consideração, é mais preferível. O problema é resolvido mais rápido e o resultado é bastante preciso.
O desvio em uma direção ou outra não é superior a três por cento. Concorde que um erro tão pequeno é bastante aceitável. Outro exemplo, mas agora não pelo volume, mas pela área da parede - cálculo tendo em conta o método de assentamento em 0,5, um, um e meio, dois ou dois tijolos e meio.
A alvenaria de meio tijolo é geralmente disposta usando belas marcas de revestimento.
Para 1 m2, levando em consideração as costuras, é necessário:
- único - 51 pcs;
- engrossado - 39 pcs;
- duplo - 26 unid.
Para alvenaria de 1 tijolo por metro quadrado, você deve:
- único - 102 pcs;
- engrossado - 78 pcs;
- duplo - 52 unid.
Obtém-se uma espessura de parede de 38 cm no assentamento de um tijolo e meio.
A necessidade de material neste caso é:
- único - 153 pcs;
- engrossado - 117 pcs;
- duplo - 78 unid.
Para 1 m2 de alvenaria em 2 tijolos você terá que gastar:
- único - 204 pcs;
- engrossado - 156 pcs;
- duplo - 104 unid.
Para paredes mais grossas de 64 cm, os construtores precisarão para cada metro quadrado:
- único - 255 pcs;
- engrossado - 195 pcs;
- duplo - 130 unid.
Como calcular?
Para realizar corretamente a operação para estabelecer a quantidade necessária de tijolos para construir uma casa, você terá que dividir a obra em várias etapas. Não importa qual você decida construir uma casa: uma pequena e baixa ou uma grande casa de dois andares com garagem anexa, jardim de inverno ou terraço, o princípio de cálculo é o mesmo. Primeiro você precisa calcular a área das paredes externas. Um cálculo semelhante da área é realizado para as paredes internas.
Não faz sentido fazer um cálculo de junta, uma vez que a espessura das paredes externas e internas é significativamente diferente.
Em seguida, você precisa calcular a área de aberturas de janelas e portas. No projeto, via de regra, não são indicadas áreas, mas dimensões lineares. Para calcular as áreas, você terá que usar a fórmula familiar da escola, multiplicando a altura pela largura. Se as aberturas forem iguais, você pode encontrar a área de uma abertura, por exemplo, uma abertura de janela, e multiplicar o resultado pelo número de janelas futuras. Se as dimensões gerais em salas diferentes forem diferentes, você precisará fazer cálculos para cada uma separadamente.
Todas as áreas resultantes das aberturas são somadas e subtraídas da área obtida para as paredes. Descobrir quanto tijolo vai para um volume ou área conhecida é bastante simples. Por exemplo, 200 sq. m de alvenaria em 1 tijolo padrão (simples) sairá sem levar em conta as costuras 61 x 200 = 12 200 peças, e tendo em conta as costuras - 51 x 200 = 10 200 peças.
Vamos dar um exemplo de cálculo do consumo de tijolos. Digamos que você esteja planejando construir uma casa de tijolos de dois andares. A largura do edifício é de 9 m, o comprimento é de 11 m e a altura é de 6,5 m. O projeto prevê uma alvenaria de 2,5 m, sendo a parte externa revestida de 0,5 m, e a parede principal em dupla tijolos. Dentro do edifício, as paredes têm a espessura de um tijolo. O comprimento total de todas as paredes internas é de 45 m. Nas paredes externas existem 3 portas de 1 m de largura e 2,1 m de altura. O número de vãos de janela é 8, suas dimensões são 1,75 x 1,3 m. No interior existem 4 aberturas com parâmetros 2, 0 x 0,8 me um 2,0 x 1,5 m.
Determine a área das paredes externas:
9 x 6,5 x 2 = 117 m2
11 x 6,5 x 2 = 143 m2
117 +143 = 260 m2
Área de entrada: 1 x 2,1 x 3 = 6,3 m2
Área de aberturas de janela: 1,75 x 1,3 x 8 = 18,2 m2
Para determinar corretamente a área totalmente sólida das paredes externas, deve-se subtrair da área total a área de todas as aberturas: 260 - (6,3 + 18,2) = 235,5 m2. Determinamos a área das paredes internas, levando em consideração o fato de que as paredes de alvenaria estão localizadas apenas no primeiro andar com pé-direito de 3,25 m: 45 x 3,25 = 146,25 m2. Sem levar em conta as aberturas, a área das paredes dentro da sala será:
146,25 - (2,0 x 0,8 x 4) - (2,0 x 1,5) = 136,85 m2
Resta calcular o número de tijolos com base no consumo mencionado anteriormente por 1 metro quadrado:
duplo: 235,5 x 104 = 24 492 unidades;
revestimento: 235,5 x 51 = 12.011 pcs;
único: 136,85 x 102 = 13 959 unidades.
O número de unidades é aproximado, arredondado para um todo.
Quando as paredes externas são erguidas com um tipo de tijolo, o cálculo pode ser feito por volume.
Com as mesmas dimensões gerais da casa, faremos o cálculo por volume. Primeiro, vamos determinar o volume das paredes. Para fazer isso, o comprimento de um dos lados da casa (por exemplo, um menor, de 9 metros de comprimento) nós o aceitamos completamente e calculamos o volume de duas paredes paralelas:
9 (comprimento) x 6,5 (altura) x 0,64 (2,5 espessura do tijolo) x 2 (número de paredes) = 74,88 m3
O comprimento da segunda parede é reduzido em (0,64 mx 2), ou seja, em 1,28 m. 11 - 1,28 = 9,72 m
O volume das duas paredes restantes é igual a:
9,72 x 6,5 x 0,64 x 2 = 80,87 m3
Volume total da parede: 74,88 + 80,87 = 155,75 m3
O número de tijolos depende do tipo selecionado e será para:
- simples: 155,75 m3 x 394 unidades / m3 = 61 366 unidades;
- espessado: 155,75 m3 x 302 pçs / m3 = 47.037 pçs;
- duplo: 155,75 m3 x 200 pçs / m3 = 31 150 pçs.
Via de regra, o material de construção não é vendido por peça, mas em lote empilhado em um palete.
Para tijolos sólidos, você pode se concentrar na seguinte quantidade no palete:
- único - 420 pcs;
- um ano e meio - 390 pcs;
- duplo - 200 pcs.
Para pedir um lote de material de construção, resta determinar o número de paletes.
Em nosso último exemplo, o requisito é para tijolos:
- único: 61 366/420 = 147 paletes;
- uma e meia: 47 037/390 = 121 paletes;
- duplo: 31 150/200 = 156 paletes.
Ao realizar cálculos, o construtor sempre arredonda para cima. Além do material utilizado diretamente na alvenaria, deve-se ter em mente que na movimentação e execução do trabalho parte do material vai para a batalha, ou seja, é necessário um determinado estoque.
dicas e truques
É geralmente aceito que todos os tijolos atendem aos padrões estabelecidos de tamanho. No entanto, existem tolerâncias e diferentes lotes de produtos podem ser ligeiramente diferentes. A estrutura perderá sua perfeição ao usar diferentes lotes de tijolos. Por esse motivo, é recomendável pedir o volume total de materiais de construção de um fornecedor por vez.
Só assim o material adquirido garantido será diferente em tamanho e tonalidades de cor (para marcas de revestimento). O valor estimado deve ser acrescido de 5%, devido aos prejuízos inevitáveis durante o transporte e a construção. O cálculo correto da necessidade de tijolos evitará paralisações desnecessárias e salvará as finanças do desenvolvedor.
Para informações sobre quanto custa construir uma casa de tijolos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.