Broca de tijolo: como escolher e usar?
Quando uma pessoa se depara com a necessidade de segurar uma furadeira, ela entende que um trabalho difícil e empoeirado o aguarda. E se você tiver que trabalhar com uma parede, especialmente de tijolo, então o primeiro passo é escolher a broca certa para tijolo, de modo a não estragar a ferramenta durante os reparos e furar com sucesso uma parede de tijolo.
Preparando inventário
Uma broca de impacto é necessária para perfurar uma parede de tijolos. Se a perfuração não tiver martelo, a perfuração demorará muito; a broca também ficará muito quente e, como resultado, sua vida útil será bastante reduzida. Essa ferramenta deve ter alta potência e alta rotação. Depende deles a facilidade e rapidez com que será possível fazer um furo na parede. Mais de 2.000 rpm é considerado um valor aceitável e quanto maior o número, melhor afetará a velocidade de perfuração.
Antes de comprar uma broca, você deve se certificar de que essa broca tenha um mandril de autotravamento e uma função de rolagem reversa da broca. Esse mandril prenderá automaticamente a broca, sem a necessidade de uma chave de aperto, que costuma ser incluída com a broca.
Preparando-se para perfurar uma parede de tijolos
Antes de começar a perfurar a parede, certifique-se de que não haja obstáculos na parede na forma de fiação elétrica ou canos de água. Um detector de metais pode ajudar com isso: apontando o dispositivo para a parede, você pode detectar um obstáculo a tempo e, assim, determinar um ponto seguro para perfurar.
Para furar qualquer parede de tijolos corretamente, o primeiro passo é fazer uma marca na parede. Para marcar, é usada uma ferramenta como um punção central, que é uma haste pontiaguda de aço. Um pequeno orifício na parede é feito com um punção, permitindo fixar a broca em uma posição uniforme.
Processo de perfuração de parede de tijolo
Para perfurações de alta qualidade, é necessária uma furadeira de martelo potente, mas se não houver nenhuma, você pode sobreviver com uma furadeira comum. A perfuração de uma parede de tijolos não requer conhecimentos especiais, no entanto, o máximo cuidado e o cumprimento de algumas recomendações ajudarão a evitar problemas ao trabalhar com a ferramenta. A broca deve ser mantida estritamente reta, caso contrário, há uma chance de quebrar a broca por um tijolo e deixar uma marca irregular na parede. Quando a furadeira estiver ligada, é importante usar óculos de segurança para evitar que poeira e detritos de tijolo entrem em seus olhos. Além disso, ao perfurar, é necessário fazer uma perfuração suave e sem esforços repentinos para pressionar a broca, proporcionando uma carga uniforme na superfície.
A perfuração requer muita energia. Em altas velocidades, surge uma enorme força de atrito, que aquece fortemente a broca, por isso ela deve ser resfriada com água fria o mais rápido possível. Freqüentemente, ao perfurar, você pode tropeçar em um tijolo queimado, o que não será fácil de perfurar. Para entender quando esse tijolo apareceu, você precisa olhar para a cor de sua poeira, geralmente é preta.
Para fazer um furo em uma parede coberta com tijolos queimados com êxito, você precisa definir a velocidade da furadeira para baixo e ativar a função de martelo. É preciso pressionar com mais força a ferramenta, mas controlando o aquecimento da broca, evitando que ela superaqueça.Uma broca muito quente desgasta rapidamente as arestas de corte, por isso é melhor usar um revestimento de diamante aqui, que permitirá uma melhor aderência à superfície, economizando tempo e esforço.
Acontece que um furo em uma parede de tijolos precisa ser feito com um diâmetro considerável. Este diâmetro pode servir como saída de ventilação. Para tal procedimento, dificilmente será possível fazer um furo de grande diâmetro com uma broca convencional, portanto, um perfurador potente e uma coroa contendo um revestimento de diamante são necessários.
Primeiro você precisa marcar o diâmetro na parede e desenhar um círculo na seção marcada da parede. Se, por exemplo, for um tubo com um diâmetro de 100 mm, então o orifício para a broca deve ser marcado pelo menos 120 mm, a fim de manter uma margem em caso de torção da broca na outra direção. Depois disso, na figura, você precisa marcar os pontos de perfuração com uma distância a cada dois centímetros. Em seguida, você precisa selecionar a espessura apropriada da broca para que ela atravesse inteiramente a parede de tijolos.
Na fase de perfuração, você precisa perfurar os pontos marcados. A broca deve atravessar a parede enquanto permanece do outro lado da parede. Depois disso, sairá muito pó, portanto é recomendável cobrir os objetos estranhos com um pano e colocar proteção, para evitar a entrada abundante de pó. Após a conclusão, você deve ter um grande número de pontos perfurados no círculo.
Após a perfuração, é necessário retirar os pedaços extras de tijolo com a ajuda de uma lâmina de martelo. A operação é realizada apenas no modo de batimento, não é necessária uma broca para tijolos aqui. Quando for possível arrancar um tijolo desnecessário, caminhando várias vezes com a ferramenta, só então será possível fazer um largo furo na parede.
Seleção de parafusos auto-roscantes adequados para perfuração
Parafusos autorroscantes referem-se a fixadores em forma de haste, com rosca de aparafusar, extremidade pontiaguda e cabeça. A rosca mantém a haste do parafuso na parede, proporcionando fixação e imobilidade. De acordo com a classificação, os parafusos auto-roscantes para perfuração são divididos nos seguintes tipos.
- Universal, adequado para qualquer montagem - o mais comum.
- Parafusos auto-roscantes que reforçam as chapas de metal sem bucha. Antes de aparafusar o parafuso auto-roscante, é obrigatória a furação.
- Parafusos auto-roscantes sem bucha para fixação de metal macio e madeira, plástico.
- Parafusos auto-roscantes em forma de árvore de natal, capazes de reforçar uma parede de concreto ou tijolo, acompanhando as buchas, por meio de encaixe.
- Nagels - parafusos auto-roscantes sem bucha, são necessários para fortalecer uma parede de tijolos ou uma parede de concreto.
Para escolher os parafusos auto-roscantes corretos para furar, é importante considerar de que tipo de metal ou liga eles são feitos. O escopo de aplicação desses produtos depende do material de fabricação.
- Aço inoxidável. Uma grande vantagem é a proteção contra umidade. A presença de metais como cromo e níquel evita que esses parafusos enferrujem.
- Aço carbono. Comparado ao tipo anterior, este metal não é protegido contra umidade, mas é mais durável.
- Parafusos auto-roscantes de latão para perfuração - Este é um material relativamente caro, mas de alta qualidade. Você pode trabalhar com eles em ambientes salgados e ácidos. O latão é resistente à corrosão, mas esta liga é macia e deforma-se sob cargas pesadas.
Se você escolher parafusos auto-roscantes para furar em concreto com um tarugo, deve-se levar em consideração que a cápsula já foi martelada e o próprio parafuso já está aparafusado. O mecanismo é feito de forma que as pontas agudas da cápsula fiquem presas na parede quando o parafuso auto-roscante é aparafusado no orifício, expandindo a área do fixador para uma fixação mais durável.
Tal sistema de fixação, onde uma luva de plástico expande a área de fixação, é usado nos seguintes casos:
- aumento da carga em parafusos auto-roscantes;
- fixação mais rígida para concreto aerado;
- a necessidade de eliminar vibrações para evitar que os parafusos se soltem.
Se você precisar reforçar a estrutura em uma casa de fachada, pode usar buchas de fachada MBR-X de alta qualidade que vêm com o parafuso.Esses fechos podem ser aparafusados a uma parede de tijolo e são adequados para tijolos maciços e ocos.
Na ausência de bucha, para parafusos auto-roscantes também será necessário fazer um pequeno orifício, também é melhor calcular antecipadamente o comprimento do parafuso a ser passado. Caso contrário, o parafuso auto-roscante não atingirá a profundidade desejada ou se afogará na parede. A reinstalação só pode danificar o buraco frágil no concreto.
Existem também os chamados parafusos turbo. A vantagem de tal parafuso é a rosca variável que possui entalhes. Possui boa aderência à parede de concreto. Esses parafusos auto-roscantes podem ser aparafusados com uma broca comum, não requerem esforços excessivos. O turbo parafuso é aplicável para blocos de concreto celular e ocos.
A cor dos parafusos também é importante. Em relação à cor, os parafusos autoperfurantes são os seguintes.
- Prata - esses parafusos são adequados para qualquer condição climática. Resiste ao início da corrosão. Adequado para trabalhos internos e externos.
- Amarelo - coberto com uma camada protetora de zinco com uma mistura de cobre. Aplicável apenas para trabalhos de interiores.
- Preto - contém uma película de óxido. Esses parafusos auto-roscantes não são adequados em salas com uma alta porcentagem de umidade, por exemplo, em saunas e estufas, é indesejável o uso de tais fechos.
Ao apertar parafusos auto-roscantes com broca convencional, é importante escolher uma broca, levando em consideração as seguintes recomendações:
- a broca deve ser alguns milímetros menor do que o parafuso autorroscante;
- ao usar uma ferramenta de martelo, é melhor comprar uma broca que tenha ranhuras na parte de fixação da broca;
- ao perfurar, você pode usar uma broca de tijolo universal para uma broca.
Para concluir, gostaria de observar que não é difícil perfurar uma parede de tijolos. O principal é seguir as recomendações mencionadas e escolher os equipamentos adequados para o trabalho.
Você aprenderá mais sobre brocas de concreto no vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.