Quantos tijolos em 1 metro cúbico m?

Quantos tijolos em 1 metro cúbico m?
  1. Alguns aspectos ao comprar
  2. O número de tijolos em um cubo
  3. Cálculos baseados na espessura da parede
  4. Consumo de material por metro quadrado de alvenaria
  5. Levamos em consideração o estoque

Um bom construtor primeiro conta e depois constrói, e um mau construtor faz o oposto. O primeiro passo é preparar a ferramenta e calcular a necessidade dos materiais utilizados. É importante entender quanto custará o edifício. É necessário ter certeza de que o consumível é um lote, e é o suficiente. O excesso é um sinal de erros e gastos desperdiçados, uma escassez leva ao risco de perda de tempo de construção e custos adicionais de transporte. Assim, a estimativa fornece as condições para um resultado satisfatório do projeto ou o torna menos lucrativo.

Alguns aspectos ao comprar

Os vendedores geralmente paletizam remessas de um metro cúbico por unidade de remessa. O comprador deve verificar isso. O principal é não pagar a mais. O tijolo de trabalho tem uma forma padrão bem conhecida, mas tamanhos diferentes. As realidades do mercado são tais que alguns empresários podem oferecer produtos sem adesão estrita ao GOST. Ao aceitar a mercadoria, pelo menos com a ajuda de um quadrado, deve-se estimar o ângulo entre os planos, que deve ser estritamente de 90 graus. Defeitos de fabricação levarão automaticamente a resultados negativos em termos de qualidade da estrutura.

A determinação da quantidade é possível por diferentes métodos. Você pode multiplicar o volume calculado de um tijolo pelo seu número total. Saber quantos deles estão em uma linha e o número total de linhas reduz a solução do problema à multiplicação de números conhecidos. É menos demorado pegar uma ferramenta de medição e medir o comprimento das bordas da embalagem. O produto de três dimensões indicará quanto espaço o produto ocupa, o resultado deve ser dividido pelo volume de uma unidade. Este método é mais rápido, mas menos preciso.

O número de tijolos em um cubo

O ponto de partida para este cálculo é a definição do tipo de item de trabalho. O único tijolo vermelho clássico é uma argila processada termicamente em uma forma padrão. As dimensões são 250x120x65 mm, onde:

  • o maior valor é o comprimento;
  • média - largura;
  • espessura é o menor valor.

Importante! A versão um e meio para esta medição tem 88 mm, a dupla - 138 mm.

O tijolo sílico-calcário branco é feito nas mesmas proporções, mas tem menos peso e, em termos de qualidade do material, menos resistência. A leveza é conveniente para um pedreiro, mas os valores de fratura enfraquecidos reduzem a confiabilidade geral da estrutura e reduzem os limites de uso. O preço é menor, mas a qualidade é pior. Para calcular a quantidade de 1 metro cúbico. m de alvenaria, a largura média das costuras e a espessura da parede são importantes. Devido ao uso de argamassa, a quantidade por metro cúbico na compra não coincide com a quantidade de unidades utilizadas na construção do mesmo volume. Portanto, você precisa fazer ajustes no processo.

Para calcular o número de peças em um pacote, você precisa saber o tamanho do tijolo. Para fazer o pedido de compra de um lote, é necessária a informação sobre o volume da estrutura, qual a modalidade a ser utilizada para o assentamento. Diferentes espessuras de parede, diferenças em elementos de design devem ser levadas em consideração. É necessário adicionar 5-10% à norma calculada para todas as características.

Solteiro

A opção mais popular em um canteiro de obras pode ser calcular a quantidade de tijolos individuais vermelhos, o que é feito aplicando-se as regras matemáticas padrão. Um único tijolo ocupa um volume de 1950 centímetros em um cubo.Conseqüentemente, o número em um metro cúbico é 1 metro cúbico. m, dividido por um volume conhecido. Convertendo centímetros cúbicos em metros cúbicos ou, inversamente, e arredondando para um número inteiro ao dividir, obtemos 513 pcs. em um metro cúbico. Esses indicadores são usados ​​para transporte, mas não após o assentamento.

É geralmente aceito que a costura média entre os tijolos durante sua instalação é de 1,5 centímetros. Se forem colados com argamassa em dois planos, como é o caso no assentamento "na prensa", a largura da junta deve ser somada às dimensões padrão em duas dimensões. Ou seja, “jogue” 1,5 cm sobre o comprimento e a espessura, neste caso, um único tijolo com costuras terá dimensões de 26,5x12x8 cm, respectivamente, serão necessárias 394 peças após o arredondamento. Às vezes, um construtor deseja saber quanto custará um lote de 1.000 ou 3.000 tijolos quando colocado. Neste caso, você pode aplicar a proporção matemática - 394 unidades. em um metro cúbico significa que 1000 fornecerão uma alvenaria de 2,5 metros cúbicos e um lote de 3000 peças. irá satisfazer o construtor ao construir um objeto com um volume de 7,6 metros cúbicos. m.

Um método diferente de colocação de "betonilha" é usado quando a parede deve ser rebocada. Aqui, os elementos principais do edifício são conectados apenas entre as linhas horizontais. O consumo da mistura neste caso é menor, mas o material de assentamento será mais necessário. Ao calcular o volume do elemento primário, adicionamos 1,5 cm apenas ao longo do comprimento e obtemos 2.067 centímetros cúbicos por unidade empilhada. São necessárias 484 peças por metro cúbico. Métodos de cálculo semelhantes são apropriados para outras opções para o produto empilhado.

Deve-se ter em mente que as dimensões e os métodos de instalação podem não só alterar a necessidade de argamassa devido às costuras, mas também a largura média das costuras nos diferentes elementos estruturais. Tudo isso deve ser considerado cuidadosamente antes de iniciar o trabalho.

Um e meio

O cálculo do número de tijolos e meio em um cubo não difere fundamentalmente da versão anterior, pois a diferença reside apenas no tamanho, mas não na essência das operações matemáticas. Como esse padrão mede 25x12x8,8 centímetros, o volume é de 2.640 centímetros cúbicos. Um metro cúbico na compra deve conter 379 peças. após o arredondamento. Para a instalação normal com costuras horizontais e verticais, as bordas devem ser aumentadas em 1,5 centímetros em ambos os lados. Assim, obtemos 306 peças por metro cúbico após o assentamento.

Dobro

A estimativa da necessidade de tijolo duplo por unidade de volume é semelhante. O produto nesses aviões 25x12x13,8 cm ocupa um volume de 4140 centímetros cúbicos. Assim, existem 242 peças por metro cúbico. Por metro cúbico de alvenaria com juntas horizontais e verticais - 206 unidades. Quem gosta de utilizar esta opção para poupar dinheiro deve ter em consideração que, em termos de carga admissível, não é adequada para a construção de alicerces e pisos baixos, sendo também demasiado fraca para cargas pesadas. Para a fabricação de fundações, às vezes é usado um tijolo de porão protegido quimicamente, medindo 23x11,3x6,5 cm. Os resultados de cálculos semelhantes serão os seguintes: um tijolo ocupa um volume de 1.689,35 metros cúbicos. cm, então 1 metro cúbico em um palete comporta 592 peças. Levando em consideração as costuras na colocação de um cubo, serão utilizados 452 tijolos.

Cálculos baseados na espessura da parede

Ao calcular o lote total de entrega, você precisa saber qual será a capacidade cúbica exata da estrutura em detalhes, bem como de que forma ela deverá ser fornecida. A alvenaria em um tijolo dá uma espessura de parede de 25 centímetros, em dois - 51 centímetros. Os métodos de assentamento de tijolos de 0,5, 1,5 e 2,5 criam espessuras de parede de 12, 38 e 64 cm, respectivamente. É claro que a capacidade cúbica de um metro quadrado de paredes de várias espessuras será significativamente diferente. Métodos de alvenaria, tamanhos de tijolos e espessuras de parede alteram os cálculos básicos. É conveniente apresentar os dados iniciais antes de começar a trabalhar nas tabelas.

Tabela 1. O número de tijolos em um metro cúbico

Tipo de tijoloEm um pacote (peças)Em alvenaria com 2 costuras (peças)
solteiro513394
um e meio379306
Duplo242206

Consumo de material por metro quadrado de alvenaria

É mais conveniente para alguns pedreiros contar não o número de peças em um metro cúbico colocado, mas quantas unidades haverá em um metro quadrado de alvenaria. Nesse caso, é calculada a taxa por metro quadrado de superfície, levando em consideração a espessura da parede na presença de costuras de determinado tamanho. O número de quadrados é a base para avaliar as necessidades gerais. Porém, além do que foi discutido acima, o construtor precisa saber exatamente o peso do cimento por metro cúbico da estrutura. O primeiro aspecto que afeta o consumo da mistura de construção é o tipo de tijolo. Para um produto oco, é necessária mais argamassa. A quantidade de cimento na mistura de ligação é determinada pelos critérios de resistência da estrutura e do grau de cimento. É geralmente aceito que ao colocar um metro cúbico de tijolo comum (clássico), certos volumes de argamassa são usados.

Tabela 2. Taxa de consumo da solução

Tipo de alvenariaEspessura da parede (cm)Volume da solução (metros cúbicos)
0,5 tijolos120,189
1250,221
1,5380,234
2510,240
2,5640,245

Os tijolos maiores, devido à reticulação menos frequente, reduzem a necessidade de argamassa. Para calcular a quantidade total da mistura, primeiro você precisa determinar o volume da estrutura do edifício. Cada elemento do objeto de construção deve ser contado separadamente e os resultados devem ser somados. Os tipos de cimento são diferentes, quanto mais altos - mais caros, mas quanto mais caros - menos é necessário para garantir a resistência exigida. É mais fácil calcular a quantidade de material ao erguer paredes sólidas. O volume da estrutura é determinado por um simples produto das faces, então, levando em consideração o método de assentamento, determina-se a quantidade de tijolo, bem como a necessidade da mistura. O cimento por marca e quantidade deve ser adquirido dependendo da proporção em que deverá ser misturado com a areia.

Suponha que, como resultado dos cálculos, descobrimos que seriam necessários 4 metros cúbicos da mistura para a construção. Se for utilizada uma solução com baixo teor de cimento, misturada no esquema 1: 1, será necessária a quantidade de 50% da mistura seca, que será de dois metros cúbicos. Se a mistura for preparada de acordo com o princípio 1: 3, serão necessários 25%, no nosso caso - 1 metro cúbico. Se a proporção for 1: 4, o cimento será um quinto, ou seja, 0,8 metros cúbicos. Resta saber quanto aguenta um saco padrão, visto que é estimado em quilogramas.

Levamos em consideração o estoque

Os artesãos aconselham a compra de tijolos e cimento não em um cálculo exato, mas ainda adicionam outros 5-10% aos resultados calculados. Esta é a chamada regra de várias circunstâncias de construção. A experiência do empilhador ou a qualidade do produto não é o menos importante aqui. Quando se trata de uma remessa de mercadorias, deve-se lembrar que o processo de produção, carregamento e transporte pode levar a defeitos do produto. Uma consideração importante ao comprar é que o cimento não é vendido por metro cúbico. Uma sacola padrão comporta 25 ou 50 quilos. A conversão de metros cúbicos em quilogramas é possível usando o valor de densidade do endurecedor. Normalmente, este valor é considerado como 1300 kg por 1 metro cúbico.

Por exemplo, 2 metros cúbicos de cimento equivalem a 2600 kg, 2600: 25 = 104 sacos de 25 kg. Assim como na compra de tijolos, é aconselhável adicionar 5 a 10% aqui, é razoável levar no mínimo 2.730 kg para a marca de produtos que você terá que utilizar. Valores de resistência mais altos permitem menos uso. Baixa resistência significa mais volume, alto grau reduz o volume na aplicação, mas aumenta o preço de uma sacola de produtos. Na prática, você precisa saber que um balde de 10 litros pode conter 12 quilos de areia e 14 quilos de cimento. Brincando com a qualidade dos materiais e dimensões dos tijolos, o grau do cimento e o tipo de alvenaria podem reduzir significativamente a estimativa geral, além de reduzir criticamente a resistência da estrutura.

Os componentes do sucesso são medições corretas, cálculo preciso e qualificação da vibroacabadora com uma tolerância de consumo de material mais 5-10%.Aqueles que não desejam pagar a mais devem ser capazes de usar com segurança uma calculadora e operações matemáticas simples. Uma estimativa precisa é a primeira coisa. Compra e entrega competentes são a segunda condição. Um bom trabalho de instalação conclui o trabalho.

Para quantos tijolos tem um cubo e um metro quadrado de alvenaria, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário