Quanto pesa um tijolo de silicato?
Os primeiros tijolos de silicato surgiram no final do século XIX. A Alemanha é considerada o berço do material de construção, embora experimentos na produção de tijolos semelhantes tenham sido realizados em muitos outros países.
Nosso artigo é dedicado às variedades de tijolo sílico-calcário e sua massa.
Variedades e seus parâmetros
O material de construção barato e de alta qualidade consiste principalmente em areia de quartzo (cerca de 90%), cal (um pouco menos de 10%) e uma pequena quantidade de aditivos. Método de fabricação - autoclave. Os componentes originais são misturados, prensados e submetidos a tratamento com vapor de água a uma temperatura de 200 graus.
Existem vários tipos de tijolos sílico-calcários. Por recursos de design, eles são divididos em:
- encorpado;
- oco, os vazios são passantes e não passantes (o vazio pode ser de até 45%).
Por destino:
- privado (usado para a construção de alvenaria);
- revestimento (é um material de construção de acabamento).
Na aparencia:
- sem pintura;
- cor.
Por dimensões:
- Duplo;
- um e meio;
- solteiro.
O comprimento e a largura de todos os tijolos são iguais. Os parâmetros são estritamente observados, uma vez que são estabelecidos por um regulamento estadual especial (GOST 530-2012). O primeiro parâmetro (comprimento) corresponde a 250 mm, o segundo (largura) é 120 mm. Apenas a altura do silicato está sujeita a alterações.
Por tamanho, você pode determinar o tipo de tijolos. Assim, único tem parâmetros 250x120x65 mm, um e meio - 250x120x88 mm e duplo - 250x120x138 mm.
A cor dos tijolos é obtida pela adição de pigmentos durante o processo de produção. Com o tempo, a cor praticamente não muda, já que os corantes são resistentes às influências ambientais. Os tijolos coloridos (podem ser rosa, amarelo, vermelho ou azul) são usados para fachadas.
Diferença entre gravidade específica e volumétrica
Faça a distinção entre a densidade volumétrica e a densidade específica dos tijolos. O peso volumétrico depende das características do projeto do material de construção. De grande importância para esse valor são os vazios no corpo da pedra, bem como sua densidade. Para determinar o peso volumétrico, a massa do tijolo em quilogramas deve ser dividida pelo seu volume em metros cúbicos.
Produtos de revestimento com vazios têm o menor peso volumétrico. O valor considerado para tais tijolos é de apenas 1200 kg para um duplo e 1400 kg para um produto e meio por metro cúbico. De 1300 a 1640 kg por cubo são contabilizados por blocos de trabalho com vazios.
Os tijolos sólidos simples têm o maior peso volumétrico. Um cubo de material de construção pesa 1900 kg. Um cubo de tijolos sólidos de um ano e meio pesa 1.700 kg. O peso volumétrico está envolvido no cálculo da carga da alvenaria na fundação. O valor é obtido multiplicando o peso específico pelo volume da alvenaria.
A gravidade específica é influenciada pela qualidade das matérias-primas e porosidade. Para determinar este valor, o volume de todos os vazios é subtraído do volume total do tijolo. Em seguida, a massa da pedra deve ser dividida pelo volume "limpo". A gravidade específica normal está na faixa de 2.000 a 2.400 quilogramas por metro cúbico. Uma diminuição no indicador indicará uma baixa qualidade do material.
Métodos de cálculo de peso e suas características
Os tijolos de silicato são frequentemente usados na construção de edifícios residenciais e estruturas técnicas. A estrutura de capital não durará muito se os requisitos técnicos não forem cumpridos.A principal condição para a durabilidade de qualquer edifício é a proporção correta da base selecionada (fundação) e a carga sobre ela. Portanto, mesmo na fase de projeto, o peso do tijolo de silicato deve ser determinado.
Devido à variedade de tipos de tijolos de silicato, deve-se decidir sobre o tipo de alvenaria desejado, a presença ou ausência de uma camada de revestimento. As paredes geralmente são feitas de tijolos brancos e meio. Ao contrário do single, um e meio, acelera significativamente o processo de construção. A massa de um corpo de prova padrão e meio sem orifícios corresponde em média a 4,9-5 kg. Com o aumento da umidade, o peso aumenta.
Ao realizar os cálculos de uma estrutura de edifício, não basta saber quanto pesa 1 peça. tijolos simples, duplos ou um e meio. Como regra, outro indicador é usado - cubo. É importante determinar o peso da alvenaria em metros cúbicos.
Ao calcular o valor necessário, não se esqueça de trazer os resultados para uma unidade de medida. Assim, as dimensões de um tijolo padrão são dadas em milímetros, e o volume, via de regra, é calculado em metros cúbicos. Para realizar cálculos, o comprimento, largura e altura de um bloco devem ser convertidos em metros.
A entrega dos materiais de construção ao cliente é efetuada em embalagens instaladas em palete. O número de tijolos em uma pequena palete de madeira é sempre o mesmo. Por exemplo, existem 280 blocos únicos em um pacote. Considerando que o peso de 1 peça. é 3,7 kg, verifica-se que em um pacote 1.036 kg.
Por cálculos simples, você pode determinar o número de diferentes tipos de tijolos em um cubo, bem como seu peso.
Com base nos resultados obtidos, você pode encontrar o número de pacotes necessários.
Exemplo de contagem
O peso de um tijolo pode ser obtido multiplicando seu volume por seu peso específico. A gravidade específica é um valor de referência estabelecido pela norma. É verdade que esta regra se aplica apenas a espécimes de corpo inteiro. Superfícies vazadas e ranhuradas reduzem o peso dos tijolos. Quanto mais vazios, menos pesa o material de construção.
Considere um exemplo de cálculo do peso de um tijolo de silicato sólido padrão para cada um de seus tipos. Os dados iniciais são dimensões gerais e densidade. O segundo indicador permanece inalterado para todas as opções. Varia entre 1,8-1,95 g / cm3. Para os cálculos, usaremos a densidade mínima de 1,8 g por centímetro cúbico.
Os cálculos requerem a determinação do volume de uma peça de tijolo. Neste caso, as dimensões gerais devem ser levadas em consideração em centímetros:
- 25x12x6,5 = 1950 cm3 (para simples);
- 25x12x8,8 = 2640 cm3 (para um e meio);
- 25x12x13,8 = 4140 cm3 (para duplo).
O peso é obtido multiplicando os volumes obtidos pela densidade e convertendo o resultado em quilogramas, dividindo por 1000:
- 1950 x 1,8 / 1000 = 3,510 kg;
- 2640 x 1,8 / 1000 = 4,751 kg;
- 4140 x 1,8 / 1000 = 7,453 kg.
Para tijolos vazados, os volumes vazios devem ser levados em consideração. A maneira mais fácil de determinar os parâmetros de vazios cilíndricos. Devido ao fato de que as fendas são feitas estritamente perpendiculares ao maior plano dos tijolos, o comprimento do cilindro é conhecido. É igual à altura do bloco:
- 6,5 cm para um único;
- 8,8 cm para um e meio;
- 13,8 cm para o duplo.
A partir do currículo escolar, a fórmula para a área de um círculo é conhecida: πr2. Número π = 3,14. Resta medir o diâmetro do furo.
Suponha que o diâmetro do orifício de passagem seja de 40 mm, então o raio é a metade - 20 mm. Aceitamos o número de furos igual a 3 peças. Nesse caso, o volume do tijolo diminuirá pela soma dos volumes dos vazios. O volume de cada um dos vazios é 6,5 (comprimento do cilindro) x 3,14 (constante adimensional π) x (2x2) (raio do furo ao quadrado) = 81,64 cm3. O resultado é triplicado pelo número de furos. 81,64 x 3 = 244,92 cm3.
O volume de uma única pedra em centímetros cúbicos: 25 x 12 x 6,5 = 1950 cm3. Após retirar o volume dos vazios, obtém-se o volume inicial do tijolo para a determinação do peso: 1950 - 244,92 = 1705,08 cm3. A densidade específica dos blocos ocos está na faixa de 1,1-1,5 g / cm3. Multiplicar a densidade pelo volume "líquido" dará o peso do tijolo.Por exemplo, quando pegamos a densidade máxima, obtemos o peso: 1,5 x 1705,08 = 2557,62 g ou 2,55 kg.
Conhecendo o princípio dos cálculos, você pode determinar de forma independente o peso de qualquer tijolo de silicato.
Tudo o que você precisa saber sobre o tijolo de silicato está no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.