Tijolo de argila: características, variedades e sutilezas de uso

Tijolo de argila: características, variedades e sutilezas de uso
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Area de aplicação
  4. Visualizações
  5. Selos
  6. Como escolher?
  7. Como consertar?

Na construção de um fogão ou lareira em uma casa, a necessidade de utilizar materiais resistentes ao fogo vem à tona. É por isso que a maioria dos compradores opta pelos tijolos refratários. Este material de construção pode suportar temperaturas extremamente altas e exposição direta prolongada às chamas. Vale ressaltar que a chamotte não deforma e não se desintegra mesmo com aquecimento prolongado.

O que é isso?

O tijolo Fireclay é caracterizado por uma composição muito simples, à base de pó de argila refratária seco e triturado, cuja concentração é de 65-70%. Esta substância é feita de argila branca simples, que é purificada e queimada por muito tempo, apresentando características refratárias pronunciadas. Além disso, o coque, bem como cargas de grafite e grãos de quartzo grosso são introduzidos nas matérias-primas. Os componentes iniciais são completamente misturados, então moldados e enviados para teste de queima e pressão.

São as características de queima que determinam os parâmetros operacionais básicos do material. A duração da cozedura do material é de grande importância. Portanto, se a matéria-prima for superexposta em um forno térmico, uma película vítrea aparecerá em sua superfície. É bastante forte e confere ao material uma resistência especial aos danos mecânicos, mas ao mesmo tempo diminui a resistência ao fogo.

Se, ao contrário, a queima for insuficiente, tal material absorverá e reterá perfeitamente a umidade em seu interior e, portanto, sua resistência será muito duvidosa. Os melhores tijolos para fogões e lareiras podem ser obtidos somente se você aderir ao "meio-termo".

A produção de tijolos fireclay é regulamentada pelos padrões atuais, embora suas dimensões e peso possam variar significativamente: de 2,5 a 6 kg, e os parâmetros são 230x111x65 mm, bem como 300x150x65 e 250x123x65 mm. Além disso, os produtos diferem em termos de densidade e porosidade da estrutura.

Especificações

Material de construção Fireclay feito de acordo com a tecnologia existente, há uma série de recursos operacionais:

  • a cor do produto deve ser amarelo claro, preferencialmente palha com uma mistura de manchas marrons;
  • a estrutura do tijolo é apenas granular;
  • ao atingir um tijolo, ouve-se um zumbido semelhante ao de metal;
  • o material é caracterizado por um maior grau de resistência, portanto, com um leve dano, a estrutura da chamota permanece inalterada.

Construtores e finalizadores profissionais destacam as vantagens e desvantagens de tal tijolo.

As vantagens incluem os seguintes parâmetros.

  • A geometria estrita das peças é extremamente importante ao usar materiais com bisel em forma de cunha.
  • Resistência ao calor. A estrutura interna do tijolo não é afetada de forma alguma pela exposição prolongada a temperaturas elevadas; esse material pode resistir ao aquecimento de até 1.500 graus ou mais. Deve-se notar que, em princípio, o aquecimento de mais de 1000 graus de todos os tipos de tijolos pode suportar apenas argila refratária.
  • Baixa condutividade térmica. Esta característica, bem como a baixa densidade de determinados tipos de materiais, fazem deste tijolo a melhor opção para a instalação de chaminés e de canalizações diversas.
  • Fortaleza. Os materiais Fireclay têm a capacidade de resistir a tensões mecânicas bastante fortes.
  • Resistência química.Os produtos Fireclay toleram perfeitamente os efeitos de várias soluções de ácido-base e resistem a muitos outros reagentes químicos.

    No entanto, nada de ideal ainda foi inventado, e os tijolos de argila não são exceção. Existem também aspectos negativos associados ao seu uso.

    • Se a tecnologia de queima não for seguida corretamente, as dimensões dos produtos e seu nível de qualidade mudam significativamente.
    • Os materiais de argila refratária não são de forma alguma baratos, por isso não podem ser considerados acessíveis para a maioria de nossos compatriotas.
    • Nem todas as soluções são adequadas para alvenaria. Normalmente usa-se um composto especial denominado “argamassa”, que deve ser aplicado com muito cuidado, para que a camada fique muito fina.
    • O aumento da resistência limita significativamente a capacidade de cortar o material. Só pode ser cortado com uma lâmina de diamante especial para pedra.

    Ressalta-se que os aspectos negativos existentes não reduzem de forma alguma a popularidade do material e não limitam seu uso na disposição de lareiras e fogões domésticos.

    Area de aplicação

    Os tijolos fireclay são amplamente usados ​​na indústria e também são frequentemente usados ​​para a construção de vários tipos de câmaras de combustível e caldeiras de processo. É neles que o carvão é queimado.

    O material também é comum no dia a dia, aqui encontrou aplicação na construção de inserções de lareiras, lareiras de cozinha e fogões a lenha. Para chaminés, os especialistas também recomendam usar blocos de chamotte precisamente resistentes ao fogo, eles podem suportar não apenas o ar quente, mas também tipos adversos de influências atmosféricas.

    Existem muitos rumores e mitos em torno das características do material. Acredita-se que, ao ser aquecido, comece a emitir componentes nocivos e até mesmo radiação. Os especialistas refutam completamente todas essas teorias. Além disso, se a última afirmação ainda é, em princípio, possível em teoria (se o tijolo é feito de argila extraída de uma área exposta à contaminação por radiação), então a primeira é impossível de acreditar. Provavelmente, o motivo do surgimento de tais rumores é o seguinte: alguns tipos de materiais resistentes ao fogo, de fato, quando expostos ao ar quente, passam a emitir substâncias tóxicas. No entanto, isso não se aplica ao bloco de argila, uma vez que foi originalmente criado como um material para uso doméstico.

    Visualizações

    Os tijolos Chamotte diferem por uma série de razões:

    • por moldagem;
    • pelo tipo de produto já acabado;
    • por porosidade.

    Dependendo da variante de formação das matérias-primas, existem vários tipos de tijolos refratários:

    • moldado semi-seco;
    • fundido;
    • termoplástico extrudado;
    • elenco;
    • prensado a quente.

    Por tipo de tijolo, existem os tipos formados, figurados, em cunha, bem como os arqueados e os trapezoidais. O mais popular é considerado a chamotte em forma de retângulo, mas ao instalar estruturas em arco, é melhor usar material de cunha. Dependendo do nível de porosidade, existem:

    • tijolo de alta densidade - com tamanho de grão não superior a 3%;
    • alta densidade - neste caso, a granulação é diferenciada de 3 a 10%;
    • denso - com um parâmetro de porosidade de 10 a 16%;
    • refratário compactado - com um parâmetro de porosidade de cerca de 16-20%;
    • médio-denso - difere no tamanho do grão ao nível de 20-30%;
    • altamente poroso - neste caso, o tamanho do grão corresponde a 30-45%;
    • leve - com tamanho de grão aumentado de 45-85%;
    • ultraleve - neste caso, a granulação ultrapassa 85%.

    Separadamente, é necessário enfatizar essa variante de tijolos de argila como produtos leves bastante populares. Esses tijolos são geralmente usados ​​em vez de isolamento. Eles consistem em argila oleosa especial, bem como turfa, aparas ou serragem e alguns outros componentes orgânicos. Durante o tratamento térmico, eles queimam completamente, deixando poros de vários tamanhos em seus lugares.Como resultado dessa tecnologia, obtém-se um material poroso com alta eficiência energética.

    Os tijolos leves são feitos inteiramente de substâncias orgânicas, portanto, são considerados ecologicamente corretos, não emitem substâncias nocivas e tóxicas e, portanto, são adequados para uso em instalações residenciais. A propósito, a estrutura especial não afeta a resistência ao calor do material de forma alguma: tijolos leves podem suportar até impactos extremamente altos de até 1800 ° C.

    Quanto à forma, esses tijolos são em forma de cunha ou retangulares. Para que o material retenha totalmente todas as suas características operacionais originais, ele deve ter uma geometria rigorosa com cantos e arestas uniformes.

    Os tijolos leves são geralmente usados ​​para formar uma camada de isolamento térmico ao equipar fornos elétricos, bem como evaporadores e aquecedores. Muitas vezes, é comprado para revestir caldeiras de troca de calor e dutos de vapor. Ao mesmo tempo, essa proteção pode reduzir significativamente as perdas de calor (em 25-75%) e, assim, reduzir as dimensões dos dispositivos de aquecimento. Os especialistas observam que, se você pegar materiais de argila refratária para fornos de revestimento, o período de aquecimento e resfriamento diminuirá 5 vezes, enquanto todos os custos de aquecimento serão reduzidos em 10-15% em fornos de funcionamento contínuo e em 45% naqueles que funcionam a partir do tempo para o tempo ...

    Selos

    Todos os produtos de argila refratária na Rússia estão sujeitos à marcação obrigatória, que é aplicada em um lado do tijolo. Normalmente os fabricantes são compostos por várias letras e números, enquanto o número total de caracteres varia de 5 a 47. Os caracteres na marcação indicam as características químicas e físicas do material. Normalmente, você pode ver os seguintes símbolos.

    • SHA / SHB / SHAK - sob esta designação são tijolos de uso geral, que possuem parâmetros de resistência extremamente elevados e são capazes de suportar aquecimento até 1700 ° C. Essas marcas são muito populares entre os desenvolvedores porque têm uma ótima relação preço / qualidade.
    • ШВ / ШУС - marcação para argila refratária industrial. É caracterizado por uma alta capacidade calorífica, portanto, é ideal para arranjar passagens de gás de geradores de calor, bem como para revestir os invólucros de eixos de convecção.
    • ShK - tais materiais são utilizados na construção de equipamentos tecnológicos industriais para a produção de coque.
    • SHL é um tijolo que se caracteriza por um alto grau de porosidade. É mais frequentemente usado para o revestimento de fornos industriais e pode manter suas propriedades operacionais sob exposição prolongada a altas temperaturas (até 1300 ° C).
    • ШЦУ - é um bloco de extremidade resistente ao fogo, amplamente utilizado na fabricação de peças rotativas de fornos industriais.
    • PB - representa a chamotte usual, muito utilizada no dia a dia.
    • PV - inclui produtos que encontraram a sua aplicação na instalação de chaminés e no interior de lareiras residenciais.

    Os números indicam as dimensões do tijolo em estrita conformidade com os regulamentos e normas em vigor. Por exemplo, sob a marcação ШБ-8 há um tijolo com dimensões de 250х124х65 mm e ША-5 é um produto com parâmetros 230х114х65 mm.

    Como escolher?

    O tijolo Fireclay é muito caro, então você precisa levá-lo a sério. Se você comprar material de baixa qualidade, corre o risco de simplesmente perder todo o seu dinheiro. Se você se encontrar em uma loja de ferragens com boa reputação, isso não garante de forma alguma que lhe seja oferecido um produto ideal sem defeitos externos, portanto, ao escolher, preste atenção a todos os detalhes importantes.

    • O indicador básico da qualidade do produto é a sua cor, certamente deve ser amarelo palha. Se você tiver blocos mais leves, quase brancos, à sua frente, provavelmente verá à sua frente um tijolo que não foi queimado no forno, que absorve bem a umidade e está sujeito a destruição por dentro.E o calor se acumula nele muito pior, o que significa que a funcionalidade será uma grande questão.
    • O tijolo deve ter uma superfície razoavelmente uniforme e uma forma perfeita. Muitos acreditam que esses requisitos são ditados pelo componente estético do projeto, mas isso está longe de ser o caso. O facto é que ao dispor uma lareira ou recuperador de calor, a superfície interior deve ser lisa, qualquer relevo obtido em resultado da preservação dos restos da solução ou do inchaço do tijolo conduz à criação de barreiras ao escoamento do aquecimento gás. Se o defeito não for eliminado, então começa uma distribuição desigual de calor, como resultado, o nível de tração será insuficiente e a transferência de calor cairá drasticamente.
    • A alvenaria do forno distingue-se por uma união muito forte de tijolos refratários, um pequeno número de costuras e um encaixe justo. Se o material usado apresentar rachaduras, lascas e outros defeitos, é impossível garantir uma adesão confiável. Nesse sentido, ao comprar tijolos, certifique-se de escolhê-los do mesmo lote. Caso contrário, você corre o risco de obter um material completamente heterogêneo, o que pode ter um efeito muito deplorável nas características operacionais de seu futuro elemento térmico.

    Como consertar?

    A tecnologia de construção de fogões e lareiras com tijolos refratários em casa consiste em 2 fases:

    • trabalho preparatório;
    • diretamente alvenaria.

    Na fase de preparação para a obra são marcados todos os cantos e paredes futuras, bem como a confecção da argamassa colante necessária e da alvenaria seca preliminar. Para a colocação definitiva de tijolos, utiliza-se uma composição especial, você pode comprá-la pronta na loja, ou pode cozinhá-la você mesmo. Você precisará de argila em pó refratária, areia chamotte de alta qualidade e água industrial.

    Primeiro você precisa moer a argila, depois peneirar toda a areia e adicionar água à mistura de argila-areia resultante com agitação constante. A composição finalizada é deixada por dois a três dias, mexendo de vez em quando. Argila e areia são obtidas na proporção de 1: 2, alguns construtores recomendam adicionar sal ou 3% de vidro líquido à composição na proporção de 100 g por 10 litros de água.

    Os tijolos resistentes ao fogo são primeiro cortados e depois fixados de modo que cada linha seguinte se sobreponha completamente às costuras entre todos os blocos da linha anterior. Essa tecnologia determina a resistência de toda a estrutura e também contribui para a redistribuição normal da carga.

    Ao colocar com as próprias mãos, preste atenção especial às juntas. Se for feito de forma incorreta, ou seja, a costura é muito profunda ou não totalmente vedada, começam a entrar gotas de chuva e neve (vale para as ruas), e quando chega o frio, a alvenaria racha. Uma lareira com fissuras nas costuras não consegue desempenhar todas as suas funções e a sua capacidade de aquecimento é significativamente reduzida.

    Para obter informações sobre como colocar tijolos fireclay corretamente com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário