Saman: características, fabricação e escopo
A durabilidade do edifício depende de todos os materiais de construção usados, sem exceção, mas o material da parede deve ser escolhido com muito cuidado, porque mesmo com um local ideal para construção, uma escolha malsucedida deste componente levará à degradação do edifício rapidamente . O material para a fabricação das paredes pode afetar muito o custo de implantação de todo o projeto, além disso, algumas características fundamentais podem depender dele - por exemplo, a condutividade térmica de uma estrutura. Se falamos de clássicos comprovados, talvez não haja material mais prático do que o adobe.
Característica
Saman é chamado de tijolo feito de argila e palha com adição de água, mas as proporções exatas, assim como um conjunto completo de componentes, não existem - a composição de uma pedra artificial pode diferir significativamente dependendo das características exigidas dela .
O ingrediente principal de qualquer adobe era e é argila, sendo dada preferência a variedades com teor médio de gordura. A viscosidade da massa pode ser diferente, portanto, se necessário, adicione uma certa quantidade de água para facilitar a mistura da composição. Tradicionalmente, um enchimento também era usado, o que aumentava a resistência da argila seca, mantendo-a unida, e de alguma forma melhorava a condutividade térmica. Historicamente, plantas fibrosas e até mesmo estrume eram usados como tal componente, mas hoje palha ou palha finamente picada é freqüentemente usada como tal componente.
Claro, os ingredientes descritos acima eram todos limitados nos velhos tempos, mas hoje, na era das tecnologias avançadas, a composição do adobe pode conter vários aditivos que melhoram significativamente certas qualidades de tal tijolo:
- migalhas de pedra triturada, areia ou argila expandida ao meio com argila permitem que o material de construção de secagem evite forte encolhimento, enquanto mantém as dimensões e a forma especificadas;
- caseína e cola de osso, bem como pasta arcaica ou vidro líquido moderno podem ser usados em vez de água para dar aos blocos de adobe não curados qualquer forma desejada sem espalhar;
- cal e cimento são conhecidos por sua capacidade de liberar umidade rapidamente para o meio ambiente, portanto, eles são adicionados à receita para que os tijolos sequem mais rápido e sejam resistentes à umidade;
- celulose fibrosa, palha picada, aparas de madeira ou o mesmo esterco permitem que o adobe também seja relativamente elástico, o que aumenta a resistência do material a temperaturas extremas e à compressão ou alongamento.
Além disso, em alguns casos, são adicionados aditivos mais complexos de origem sintética - em particular, para aumentar a proteção dos materiais de construção contra os efeitos dos organismos vivos. No entanto, mesmo em sua forma clássica, o adobe tem desfrutado de um tremendo sucesso por muitos milhares de anos.
A data exata da descoberta do adobe é desconhecida, mas os cientistas dizem que as casas foram construídas a partir dele há seis mil anos. Naquela época, esta era quase a única saída para os habitantes das zonas de estepe e desértica, onde a madeira ainda mais tradicional ou a pedra natural praticamente não existiam. Como acontece em qualquer época e em qualquer estado, construir uma casa também estava associada a custos elevados, porque a população pobre não tinha escolha a não ser construir a partir do que está debaixo dos pés e ninguém realmente precisa dela.O Egito Antigo é considerado o berço do primeiro adobe, e a partir daí esse material se espalhou por várias regiões com as condições climáticas descritas.
O tijolo de adobe moderno pode ter características diferentes, que dependem fortemente de seus componentes constituintes e de suas proporções, mas em média, você deve obter algo assim:
- densidade comparável ao tijolo comum - no nível de 1500-1900 kg por metro cúbico;
- a condutividade térmica depende, em primeiro lugar, da quantidade de palha usada (quanto mais, melhor as paredes retêm o calor), mas em geral o adobe é duas vezes melhor que um tijolo simples neste indicador - 0,1-0,4 W / ( m * deg);
- em termos de resistência à compressão, os blocos de adobe são muito semelhantes a um bloco de espuma moderno - em ambos os casos, esse indicador varia de 10-50 kg por centímetro quadrado.
Vantagens e desvantagens
Por outro lado, o adobe existe há vários milhares de anos, mas não só não perdeu sua relevância, mas também o adquiriu nas regiões onde anteriormente a madeira reinava suprema como material de construção. Por outro lado, apesar de todas as melhorias na composição e características, tal bloco não só não é considerado líder no mercado de materiais de construção, como também pode ser deliberadamente rejeitado como opção a favor de um ou de outro. Tudo isso indica que o adobe tem suas próprias vantagens e desvantagens, que vale a pena considerar antes mesmo da compra do material de construção.
Propriedades positivas.
- O Saman sempre pertenceu à categoria dos materiais de construção mais baratos e hoje, mesmo com vários aditivos, continua quase o mais acessível. Além disso, em muitos casos, o proprietário pode fazê-lo sozinho - isso não requer tanto dinheiro quanto simples conhecimento e aspiração.
- De acordo com as suas características principais, o adobe irá satisfazer a maioria dos potenciais proprietários do edifício, pois não só armazena perfeitamente o calor, mas também possui excelentes propriedades de isolamento acústico. Além disso, as paredes de adobe também absorvem o excesso de umidade, participando da normalização da atmosfera na casa.
- O adobe clássico é totalmente inofensivo - é o produto o mais natural possível. Ao mesmo tempo, previsivelmente, ele não queima em um incêndio.
Desvantagens.
- A parede de adobe requer um reboco cuidadoso para protegê-la da umidade. Por si só, esse tijolo tem uma higroscopicidade tremenda, e isso pelo menos aumenta muito o peso da estrutura e pode levar à sua deformação.
- Os blocos de adobe secam rapidamente onde foram inventados - em países quentes, mas nas nossas condições temos que esperar muito tempo até que o tijolo esteja completamente seco e forte. Durante todo esse tempo, o material de construção deve ser cuidadosamente protegido da umidade, e em geral requer um armazenamento especial até o momento em que é coberto com um acabamento protetor. Essa exatidão leva ao fato de que nem sempre é possível construir edifícios de adobe, e no inverno tal tarefa parece completamente irreal.
- O adobe clássico, por ser 100% natural, não representa nenhum perigo não só para os humanos, mas também para as pragas domésticas - de insetos a roedores. Além disso, manchas de plantas também podem atrair tais visitantes indesejados, e os vazios restantes podem ser usados por estes como abrigo. Nas condições modernas, para prevenir tais fenômenos, aditivos químicos especiais ou o acabamento correto são usados, mas então tais vantagens do material como respeito ao meio ambiente e parcialmente barato são perdidas.
- A alvenaria de adobe requer um certo tempo para que ocorra o encolhimento suficiente e a parede ganhe resistência. Por este motivo, os prazos de construção de estruturas de adobe excedem sempre os da construção de um edifício de tijolos.
Visualizações
Os ingredientes tradicionalmente incluídos nos blocos de adobe podem ser usados em diferentes proporções e sujeitos a diferentes tecnologias de alvenaria.Por esse motivo, o adobe costuma ser dividido em duas variedades principais - as chamadas leves e as pesadas.
Embora o adobe seja visto pela maioria das pessoas como um tijolo ou bloco de qualquer outra forma, a variedade clara é muito rara. O fato é que para a fabricação do adobe leve se utiliza uma quantidade muito pequena de argila - normalmente sua participação não passa de 10%, enquanto o enchimento desempenha o papel principal. A massa resultante tem fluidez significativa e baixa plasticidade, portanto requer uma base mais sólida de outro material. Normalmente, o adobe leve é uma espécie de revestimento para o ripado, que é instalado próximo à parede da moldura, ou um enchimento entre duas dessas paredes ao mesmo tempo.
Acontece que é impossível construir uma casa inteiramente de adobe claro - ele necessariamente complementa outros materiais de construção, mas você também pode encontrar vantagens nisso. Portanto, o edifício mantém todas as vantagens de suas contrapartes de adobe (exceto, provavelmente, o baixo custo), mas é erguido muito mais rápido e um pouco mais fácil. As desvantagens desta solução são que o material para a estrutura pode custar significativamente mais do que blocos de adobe de volume semelhante, e a madeira é frequentemente usada como uma caixa com todas as suas desvantagens na forma de preço, combustibilidade, exposição à umidade e pragas.
O que são blocos de adobe "comuns" para a maioria das pessoas é o chamado adobe pesado. Já examinamos a composição de tal tijolo acima, e as vantagens de seu uso são óbvias - a construção acaba sendo muito mais resistente e confiável, e você pode começar a terminar quase imediatamente após a parede ser erguida, porque o adobe requer literalmente que seja protegido da atmosfera o mais rápido possível ... Uma grande desvantagem desse tipo de material é sua suscetibilidade aos efeitos destrutivos da água - é ela o principal inimigo das construções de adobe. Embora a água seja usada na produção do adobe, é sempre necessário proteger o material acabado da umidade, desde a fase de secagem até a construção, decoração e moradia na casa acabada.
Tecnologia de manufatura
Você pode economizar muito na construção de uma casa de adobe, visto que você pode fazer esse tijolo com as próprias mãos em casa com o que literalmente está sob seus pés. O ingrediente principal necessário é argila de gordura média. Essa massa é bastante bem moldada e não permite a passagem de água, por isso costumam procurá-la perto de corpos d'água ou em áreas pantanosas. Uma camada do material necessário pode não estar localizada na superfície, mas perto dela - isso é indicado por um alto nível de água no poço ou plantas que amam a umidade (hortelã, junco) crescendo sem irrigar longe dos corpos d'água.
Se a argila for muito oleosa, pode ser ligeiramente "melhorada" com areia - em média deve ser adicionada na proporção de 1: 7. É aconselhável não usar areia de rio devido à provável presença de lodo nela, mas grandes variedades de montanha farão.
Devido ao clima exigente, é necessária a colheita do adobe na estação quente., no entanto, a argila é geralmente colhida muito mais cedo - desde o outono anterior. A matéria-prima é despejada em um grande morro (mas não mais de um metro de altura) e coberta com uma espessa camada de palha de cerca de 10 cm de espessura. Nessa forma, a argila fica molhada nas chuvas de todo outono e inverno e congela, devido a que se torna plástico. Com o início da primavera, a palha é retirada, e o barro é coberto com polietileno, pressionando as pontas com pedras - graças a isso, o monte vai descongelar mais rápido, mas não vai ceder toda a umidade para a atmosfera, portanto uma crosta não se forma nele.
Quanto à palha necessária para a produção dos blocos, ela é adequada tanto in natura quanto no ano passado. O único requisito fundamental é a qualidade das matérias-primas - não devem sofrer danos devido ao armazenamento inadequado.Em alguns casos, você pode passar totalmente sem esse ingrediente, mas então você precisa substituí-lo por qualquer grama seca com fibras fortes.
Como já entendemos, o clima seco e quente é extremamente importante para a produção de adobe e construção com seu uso, portanto a formação dos blocos deve começar com o primeiro aquecimento estável para que haja tempo de terminar a construção da casa no início de Final de Outono. Para a produção de adobe, é aconselhável escolher um local próximo à construção planejada - os blocos acabados pesam muito, portanto será problemático carregá-los para algum lugar distante. Para preservar a forma correta dos tijolos, o local deve ser plano, e para que a grama e os detritos não grudem neles, eles são removidos antecipadamente. Um dreno para a água da chuva também deve ser fornecido - é melhor se a área for ligeiramente elevada acima da vizinhança imediata. Toda a superfície é coberta com um cortador de palha. Está tudo bem, mesmo que grude nos blocos, porque ainda faz parte deles.
Antes de amassar a argila, o local é coberto adicionalmente com um pano denso à prova d'água. No centro da oficina improvisada, o barro preparado é despejado em uma pilha, monitorando sua uniformidade sem grandes grumos. Um pequeno orifício é feito no centro da pilha para a água, que é despejada tanto quanto necessário para dar a massa de plasticidade.
A maneira mais fácil de amassar argila é com os pés - esforços significativos não parecem consumir muita energia. Se for necessário adicionar areia à massa para reduzir o teor de gordura, isso é feito já na etapa de mistura da argila com água, enquanto a palha é adicionada após a mistura dos ingredientes acima. A palha é pré-embebida em água antes de ser adicionada à mistura. Suas proporções são normalmente cerca de 15 kg por metro cúbico de argila, embora, como já mencionamos, elas dependam das necessidades e capacidades do proprietário. A massa resultante deve ser amassada com os pés até ficar completamente homogênea. Esteja preparado, pois isso levará muito tempo. O resultado é aquele adobe muito leve, que é amontoado e deixado por dois a três dias.
Nesse momento, vale a pena cuidar da busca ou autoprodução de formas para blocos. Geralmente representam apenas uma caixa sem fundo, uma espécie de "contorno" para futuros tijolos. É melhor decidir sobre o tamanho de quem planejará e construirá o edifício, mas isso depende muito do clima - blocos maciços previsivelmente demoram mais para secar, e onde costuma ser frio e chuvoso mesmo no verão, eles deveriam ter o menor tamanho possível. Lembre-se de que a secagem do adobe está sujeita a encolhimento de 10-15%, e em alguns casos até mais, então faça blocos com uma certa margem de tamanho. Para maior comodidade, a forma de adobe é forrada com polietileno por dentro e as alças fixadas por fora.
A colocação dos futuros blocos é realizada em área plana aberta à luz solar. As formas são instaladas no solo, pré-niveladas, limpas e cobertas de acordo com o esquema descrito, e o adobe misturado e sedimentado é trazido de qualquer forma e despejado em caixas, batendo com diligência. Os excessos que não cabem no molde são retirados com cuidado usando uma placa colocada em lados opostos da caixa, e então o molde é simplesmente levantado, deixando o adobe em seu lugar, e o procedimento é repetido na área adjacente.
Os tijolos úmidos precisam ser perfurados no centro em dois ou três lugares com um arame de cerca de um milímetro de espessura para que o encolhimento durante a secagem não leve a uma deformação completa do bloco. Para proteção contra a precipitação, as peças moldadas de massa são revestidas com materiais impermeáveis - feltro ou lona, que também contribuem para uma secagem uniforme. Nessa forma, o adobe é seco por 1,5 dias, depois é virado de lado e dado mais um dia. Em seguida, é necessário transferi-lo para baixo de um dossel, estendendo-o em forma de poço para a secagem final, que se estenderá por mais duas semanas.Nesse estágio, é melhor colocar os tijolos em cima de pisos de madeira ou paletes para ajudar a drenar o excesso de umidade.
Depois disso, é hora de construir um prédio a partir dos blocos acabados, mas você pode verificar se tudo foi feito corretamente. Se a tecnologia for seguida, o tijolo de adobe pode resistir a uma queda de uma altura de dois metros (pelo menos até o solo) sem nenhuma deformação. Além disso, o adobe de alta qualidade é capaz de ficar em forma após ficar na água por dois dias.
Aplicativo
Embora o tijolo de adobe resista dois dias na água, tais testes são muito prejudiciais para a durabilidade da casa, pois a alvenaria é realizada sobre uma fundação de faixa de pelo menos meio metro de altura, dotada de impermeabilização de cobertura em várias camadas . A espessura da fita deve ser pelo menos 20 cm maior que a espessura planejada da alvenaria - esta margem é destinada a uma espessa camada protetora de gesso ou outro acabamento.
A espessura recomendada das paredes de adobe é de 30 cm para as divisórias internas e de 50 cm para as de suporte. Mesmo na fase de construção, o adobe continua a secar, portanto, não mais do que duas fileiras são colocadas por dia. Se necessário, o bloco pode ser cortado com um machado. O assentamento é realizado sobre uma argamassa à base de argila e areia.
Os trabalhos são realizados apenas em tempo seco e ensolarado, com os primeiros sinais de chuva, as obras são paralisadas com urgência e as paredes são totalmente revestidas de polietileno. Para o acabamento, utiliza-se qualquer gesso impermeável e permeável ao vapor, exceto o cimento, que não adere bem à argila. A camada de acabamento deve ser espessa - no mínimo 5 cm, pode chegar até 10 cm. Como jumpers sobre várias aberturas, utilizam-se placas de 5 cm de espessura, que necessariamente foram tratadas com impermeabilizantes. O telhado é, se possível, suspenso de pelo menos meio metro - o que ajuda mais uma vez a proteger as paredes de adobe da precipitação.
Para informações sobre como fazer um bloco de adobe com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.