Tijolo rasgado: características, variedades e aplicações
O aspecto estético das fachadas das casas e cercas feitas com tijolos rasgados é verdadeiramente impressionante. Este material de revestimento fica ótimo em interiores residenciais, zoneando uma seção da parede ou decorando uma lareira, arco, colunas. Imita a textura da pedra natural: arenito, calcário, granito. Qualquer objeto de construção confrontado com tijolos rasgados adquire um aspecto expressivo e um espírito de romance.
O que é?
O tijolo de face é denominado rasgado porque um de seus lados é deliberadamente destruído, dando a aparência de um material natural. Uma ampla variedade de estruturas, formas, tamanhos e tonalidades ajuda a estar na demanda para uma variedade de tarefas.
Uma característica dos tijolos rasgados é seu alto peso e densidade. (150-250 kg por metro quadrado). Um edifício com tal face requer uma fundação sólida e, se se pretende reconstruir um edifício antigo, é necessário primeiro reforçar a sua fundação. Para tornar a tarefa mais fácil para os construtores, eles criaram um tijolo oco, que é muito mais leve do que um tijolo maciço e pode ser usado em design de interiores.
Às vezes, os modelos vazados são feitos na forma de um divisor, com um tamanho maior - 39x19 cm, o que permite projetar cercas e colunas com muito mais rapidez.
Manufatura
Para a produção de tijolos rasgados, não se utiliza argila e areia, como acontece nos casos tradicionais. Calcário, rocha de concha, quebra de tijolo e vidro, lascas de mármore e granito, telas de escória de alto-forno e argila expandida são utilizadas como matérias-primas. O filler é misturado com água (não mais que 10%), cimento, modificadores e corantes.
Os tijolos rasgados não são feitos por queima, mas pela prensagem mais forte com uma redução máxima no teor de umidade das matérias-primas. Em seguida, o produto passa por uma longa secagem. Como resultado, são obtidos tijolos com uma resistência próxima à da pedra natural.
O produto é trazido para o visual "rasgado" usual de duas maneiras: simples e complexo.
- Um método simples corta a pedra usando uma máquina semelhante a uma guilhotina. Cada tijolo desmorona de maneiras diferentes, graças ao qual a alvenaria acabada parece tão natural quanto possível.
- O segundo método envolve a clivagem mecanizada usando equipamentos sofisticados. Como resultado, cada tijolo tem a mesma superfície "irregular". Os anexos permitem que você altere a base estrutural que imita a variedade de pedras naturais.
Visualizações
O tijolo rasgado é classificado não apenas por sua aparência, mas também por sua estrutura, forma, cor e localização do corte texturizado. Para a fabricação do produto, utiliza-se moldagem manual e mecânica. O uso de modificadores e plastificantes possibilita a obtenção de propriedades adicionais, como resistência a diversos fatores climáticos ou ambientes agressivos.
Estrutura
O material de revestimento é maciço e oco, tem peso e área de aplicação diferenciados.
- O primeiro tipo é mais durável e pesado. É usado onde uma alta carga de suporte é esperada: para revestir a fundação e o piso do porão, uma cerca de concreto sólido e uma alvenaria de lareira.
- Tijolo oco é inferior em resistência, mas é mais leve, tem boas propriedades de isolamento térmico. Para revestir uma superfície com esse material, não há necessidade de reforçar as paredes ou fundações.Os tijolos ocos são usados para decoração de interiores, decoração exterior de edifícios, cercas que não estão sujeitas a esforços especiais.
A forma
A forma retangular padrão é usada para revestir superfícies planas. Mas também há colunas, arcos, escadas, parapeitos, cornijas, portas, onde é necessária uma pedra, chanfrada em ângulo, em forma de cunha, retorcida ou com pontas lisas. Toda esta variedade permite aproveitar ao máximo os tijolos rasgados nas fachadas.
Corte texturizado
Os cortes nas bordas coladas dos tijolos têm se mostrado bons para enfrentar aberturas e cantos de edifícios. Bordas de colher chanfradas são usadas para o design principal. Cortes de canto (45 graus) são localizados simultaneamente em ambos os lados adjacentes, esse produto é usado para colunas de frente, peitoris de janelas, portas.
Cor
A cor desempenha um grande papel na imitação do material natural. Com sua ajuda, pode-se adivinhar imediatamente o que é a pedra condicional - arenito, calcário ou granito. O pigmento adicionado não apenas colore o produto nos tons usuais de marrom, cinza, tijolo, branco ou amarelo, mas também pode torná-lo completamente inesperado - roxo, cáqui ou verde fresco.
As superfícies de pedra lisa podem ser opacas ou brilhantes. Os tipos de tijolos vitrificados têm uma boa aparência.
Características positivas e negativas
Os tijolos rasgados são amplamente utilizados em projetos de construção de interiores e exteriores. Muitas vezes é preferível a outros materiais de revestimento, porque quase não tem desvantagens, mas tem uma lista impressionante de propriedades positivas:
- tem uma aparência maravilhosa;
- graças à prensagem aprimorada, adquire qualidades superfortes, especialmente para pedras maciças;
- durável;
- o tijolo é resistente a extremos de temperatura, desbotamento ao sol, estresse mecânico;
- ambientalmente amigável;
- não permite a passagem de umidade;
- resistente ao fogo;
- Não requer cuidados especiais;
- facilmente colocado;
- formas ocas ajudam a manter o edifício aquecido;
- a imitação de pedra natural supera o original;
- uma grande variedade de tipos torna o trabalho dos designers mais fácil.
A desvantagem da pedra rasgada é sua permeabilidade ao vapor - uma propriedade que impede a entrada de ar nas paredes. As lacunas à esquerda entre os tijolos ajudam a resolver o problema. Às vezes, um material de revestimento mais leve é preferido, como ladrilhos de cerâmica.
Âmbito de aplicação
Tijolos rasgados são usados para revestimento externo e interno. Com uma grande variedade de tipos, é difícil imaginar onde ele encontrou seu aplicativo. Vamos tentar resumir a ideia já compilada de seu uso abrangente:
- na maioria das vezes, tijolos rasgados são usados em fachadas de frente para dar a um edifício uma bela aparência expressiva;
- as paredes das casas não precisam de ser totalmente montadas com pedra, podendo ser parcialmente decoradas, criando uma moldura figurada para a cave ou fundação;
- a indústria produz certos tipos de tijolos para decorar pilares, alpendres, arcos;
- as aberturas de portas e janelas decoradas com pedras rasgadas parecem perfeitas;
- o tijolo é usado em paisagismo para decorar bancos, canteiros de flores, gazebos, pátios, churrasqueiras;
- é freqüentemente usado no projeto de cercas, dando-lhes uma aparência cara e apresentável;
- dentro da sala, eles decoram uma parede ou um fragmento dela, decoram lareiras, colunas e instalam divisórias internas de tijolos sólidos.
Obras de enfrentamento
O processo de decoração de superfícies com tijolos rasgados é bastante simples e consiste em duas etapas.
- Preparação. Em primeiro lugar, é calculada a capacidade da parede de suportar a poderosa carga do revestimento. Se necessário, reforce a fundação ou a própria parede. Em seguida, uma superfície plana é criada para o trabalho posterior com o material: as fissuras são fechadas, o plano é rebocado.A parede acabada deve ser tratada com um agente antifúngico.
- Diretamente voltado. O adesivo é aplicado na superfície com primer. Deve-se lembrar do peso impressionante do revestimento e não poupar a solução, mas ao mesmo tempo não deve sair das costuras, manchando os elementos decorativos. Então tudo é simples: aplica-se um tijolo, batida levemente com um macete de madeira e os restos de cola são retirados imediatamente.
O processo de revestimento com tijolos rasgados não é nada complicado, e a bela aparência da fachada irá deliciar por muitos anos.
Para saber como os artesãos fazem tijolos rasgados, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.