Características e variedades de tijolos decorativos
Cada material de construção e acabamento tem suas características específicas. Isso se aplica totalmente a tijolos decorativos. No entanto, muitas pessoas não conhecem bem suas características e pontos característicos que lhes permitem fazer uma escolha competente.
Peculiaridades
A superfície de tijolo da parede inspira subconscientemente a ideia de fiabilidade e invencibilidade, da qualidade da estrutura. Dela e respira conforto. Mas o tijolo clássico é inferior aos materiais mais modernos e, em alguns casos, é necessário abandoná-lo. Existe, no entanto, uma boa maneira de sair dessa situação. Consiste em cobrir uma parede de outro material com tijolos decorativos.
Você pode aplicar um revestimento semelhante dentro e fora da sala. A escolha de uma determinada variedade depende do local onde será feito o acabamento. Os tijolos decorativos para paredes interiores são feitos de gesso e materiais à base dele. Mas se forem escolhidos materiais de acabamento para decorar paredes externas, é aconselhável dar preferência a composições de misturas de cimento. Na maioria das vezes, a pedra é imitada com gesso de moldagem da modificação GF10.
Devo admitir que este material é bastante caro. Porém, a prancha se justifica pelo fato de as estruturas serem duráveis e de uso prolongado. Além disso, em vez desta substância, pode ser usada uma mistura de massa de alabastro ou gesso. Em alguns casos, os tijolos decorativos são feitos à mão com o objetivo de economizar dinheiro e obter um produto que seja ideal para as suas necessidades.
Vantagens
Os tijolos decorativos são superiores a outros materiais de acabamento:
- sua força;
- estabilidade em várias condições climáticas;
- requisitos mínimos para atendimento;
- não há necessidade de pintar a superfície;
- resistência ao fogo e temperatura;
- segurança térmica do edifício;
- características estéticas.
desvantagens
Mas é importante entender que junto com os aspectos positivos, os tijolos decorativos têm seus pontos fracos. É muito caro e não perdoa erros de instalação. Este material, apesar de todos os esforços dos engenheiros, ainda possui uma alta densidade. É menos do que tijolos de construção, mas mais do que uma série de outros materiais de acabamento. O manuseio de tijolos decorativos requer experiência, certas habilidades e cuidado, por isso às vezes é até apropriado e lucrativo recorrer a profissionais para a instalação.
Visualizações
Muitas opções foram desenvolvidas que permitem criar uma aparência externa e interna chique da casa. O uso de tijolos envelhecidos ajuda a reduzir o custo de decoração da superfície. O efeito visual que cria, com chips únicos e uma gama de cores, vai encantar a quase todos. Mas o problema é que os tijolos de cerâmica envelhecidos de fábrica custam muito dinheiro. Portanto, em alguns casos, é obtido de forma independente.
Sim, em termos de características técnicas, esse produto é inferior às amostras de marca. No entanto, se apenas um senso externo de semelhança for necessário, essa desvantagem pode ser ignorada. Em mãos habilidosas, até os tijolos mais baratos das marcas M125, M150 ou M200 podem ser transformados em algum tipo de decoração. A geometria ruim se transforma de uma desvantagem em uma virtude. Ao mesmo tempo, as qualidades mecânicas dos produtos, se feitas corretamente, estarão no seu melhor.
Às vezes, a parte frontal dos tijolos cerâmicos é lascada para formar um relevo expressivo. Uma picareta é recomendada para este trabalho. Em seguida, uma tinta é aplicada no mesmo lado (mergulhando os próprios tijolos em um recipiente especial). Em seguida, eles são deixados para secar.
O envelhecimento em si exigirá o uso de:
- um conjunto de martelos de diferentes tamanhos;
- moedor;
- formão;
- máquina de jato de areia.
Existe também uma solução alternativa, em que se utilizam tijolos usados, e a fachada é revestida com uma composição que, além de decorativa, possui também funções de proteção. Eles começam com a compra de um tijolo de peso normal, que deve ser limpo pela parte frontal com um esmeril da solução anterior. Em seguida, cavacos especiais são aplicados com um martelo, os próprios blocos são colocados em uma argamassa de cal. A mesma solução é usada para gesso. A parede preparada é revestida com tintas de fachada, obtendo um efeito original devido à variedade de cores; em seguida, é coberto com um verniz fosco.
Com o tempo, a superfície ainda irá, é claro, desbotar e desbotar. Mas esse problema se resolve de forma simples: na hora certa, eles usam apenas uma tinta especial. Para adiar esse momento, você deve cobrir imediatamente a superfície com compostos hidrofóbicos. Eles ajudarão a alvenaria a reter sua aparência original por mais tempo. Mas antes de escolher uma opção específica, é melhor consultar especialistas. É importante compreender que um tijolo de decoração artificial "real" é fundamentalmente diferente de uma amostra de parede padrão.
Para a fabricação deste material use:
- concreto;
- agua;
- areia;
- componentes de coloração;
- aditivos de reforço.
Esta mistura é muito bem misturada e grande atenção é dada à precisão da receita selecionada. Os fabricantes de tijolos de parede coloridos, escuros e claros estão igualmente interessados em manter em segredo a composição química de seus produtos. Portanto, os consumidores podem se concentrar apenas na aparência do produto. E pode ser extremamente diversificado. Externamente, o tijolo velho, coberto com lascas graciosas, como se desgastado e irregular por fora, se espalhou.
Mas algumas pessoas preferem um bloco decorativo liso que se pareça com clínquer. Em qualquer caso, se os fabricantes estabelecerem uma meta de obter um desenho detalhado com um desenho de pequenos recursos, eles usarão uma forma mais complexa. Portanto, você tem que pagar a mais pela elegância da imagem e pela excelente aparência. É importante compreender que qualquer tijolo artificial apenas imita uma superfície "real" de tijolo, mas na verdade permanece um ladrilho cuja espessura raramente ultrapassa os 1,5 cm. Este material é mais barato que o clínquer e não causa danos quando utilizado.
Mais uma nuance deve ser claramente entendida: apesar de toda a economia do tijolo decorativo feito com as próprias mãos, raramente tem uma qualidade especial. E a principal razão é devido ao fato de que os formulários vendidos publicamente e a documentação técnica para eles são cuidadosamente guardados por grandes empresas. Afinal, todos eles não têm interesse em reduzir o número de compradores de produtos acabados. Mas a escolha de tijolos decorativos produzidos por grandes fábricas é grande o suficiente para "cobrir" todas as necessidades. Além disso, a receita e os métodos de processamento de matérias-primas, é claro, também são segredos comerciais.
Os tijolos decorativos industriais também podem ser refratários. Para fins domésticos, materiais refratários à base de sílica ou uma mistura de alumínio com silicatos são ativamente usados. Ao escolher esses blocos, você precisa prestar atenção em primeiro lugar ao nível de capacidade de aquecimento. Chamotte e magnesita são adequados para cobrir a parte externa das câmaras de combustão do forno, para revestir várias caldeiras de aquecimento. Fogões experientes definitivamente preferem tijolos de argila em vez de tijolos dinas, porque:
- o último é muito duro, não corta bem nem quebra;
- este material é pesado;
- apesar de sua dureza, também é frágil;
- os fabricantes freqüentemente se desviam dos requisitos do GOST, aplicando condições técnicas desenvolvidas individualmente.
Mesmo assim, o barro de fogo de primeira classe tem apenas um "nicho" estreito - frente para lareiras e chaminés. Materiais alternativos são necessários para decorar outras partes da sala. Os tijolos de vidro são dignos de nota entre eles. Este revestimento decorativo está se tornando cada vez mais popular e os especialistas consideram-no muito promissor. Os blocos de vidro ajudam a economizar dinheiro com aquecimento, eles são impermeáveis até mesmo à umidade forte.
Uma ampla gama de cores e texturas externas permitem sombrear interiores existentes e criar uma composição original a partir do zero. Mas mesmo os melhores tijolos de vidro não são fortes o suficiente. Isso significa que você precisa monitorar cuidadosamente seu transporte, armazenamento e estiva. Caso contrário, a superfície pode ser facilmente danificada. Se todos os requisitos técnicos forem atendidos, o "tijolo" transparente fornecerá:
- excelente isolamento acústico;
- excelentes características sanitárias e ambientais;
- resistência ao estresse mecânico diário.
Os tijolos de vidro são perfeitos para uma casa de banho. As suas propriedades permitem a utilização de blocos como principal material de construção. Os cuidados posteriores são relativamente fáceis e a limpeza não é um problema. A maioria dos designers recomenda o uso de tijolos de vidro para criar composições caóticas. Esses elementos se encaixam bem em móveis modernos.
Os tijolos de vidro também são usados para decorar ambientes porque são fáceis de substituir. Se os blocos individuais estiverem danificados, apenas eles podem ser substituídos sem tocar no resto da parede. A diferença entre as modificações dos tijolos de vidro é expressa em:
- alívio;
- força mecânica;
- composição química;
- método de fabricação.
Um tijolo de vidro é muito mais pesado do que os tijolos de vidro. Além disso, este produto custa mais e sua variedade de cores é menor - mas durante o trabalho, você pode mudar a aparência dos produtos. Sem problemas, você pode formar um padrão adequado para você. Como os tijolos de vidro são pesados, vale a pena calcular a carga gerada desde o início. Nem todas as casas têm uma fundação e estruturas de suporte que suportem, então o cálculo ajudará a evitar degraus precipitados.
Os fabricantes mudam a cor do vidro decorativo adicionando pigmentos especiais. Foram desenvolvidas tecnologias que permitem pintar separadamente tanto a superfície do material como toda a sua espessura. Uma variedade de tijolos de vidro coloridos pode ser obtida por tratamento térmico (com exposição simultânea a óxidos de metais alcalinos, areia de quartzo). A proporção de reagentes usados determina não apenas a tonalidade do produto acabado. Mostra o quão forte é o produto, se ele se torna denso ou relativamente leve.
Além do vidro, também podem ser usados tijolos decorativos de concreto. Pode ser usado por muito tempo, mantendo uma aparência elegante. A imitação de material natural geralmente é obtida com uma camada superficial irregular. A pedra pode ser usada para decorar paredes e outras superfícies, tanto em uma casa particular quanto em um apartamento na cidade. Mesmo aqueles que têm apenas habilidades elementares de pedreiro serão capazes de fazer todo o trabalho.
Estilos adequados
O tijolo decorativo, independentemente do material de que seja feito, é adequado apenas para determinados estilos de decoração. É frequentemente usado para decorar quartos em estilo loft. Isso é quase ideal neste caso: é difícil encontrar uma maneira melhor de imitar uma parede de tijolos antiquada. Se tudo for feito corretamente, parece que não há moradias modernas por aí, mas um prédio construído pelo menos na primeira metade do século XX (se não antes).É importante entender que mesmo o loft mais elaborado é visualmente agressivo e pode ser cansativo com o tempo.
Portanto, o design deve ser diluído:
- tapetes de chão em cores ricas;
- arranjos de flores;
- móveis estofados expressivos.
Não presuma que os tijolos decorativos são adequados apenas para casas em estilo loft. Onde os proprietários preferem country ou suas várias versões semi-antigas, este material também pode ser usado. Neste caso, use o tijolo mais leve possível, tentando colocá-lo da forma mais bonita possível. O que não é surpreendente, porque o conceito também é diferente - agora as instalações não se configuram como uma "velha fábrica ou armazém", mas como uma acolhedora casa de campo.
Para melhorar essa impressão, vigas de madeira natural escura sólida podem ser usadas. Mas não se recomenda a introdução de detalhes artificiais na composição, pois eles perturbarão imediatamente a integridade do interior do país. Um estilo semelhante pode ser usado para um backsplash de cozinha e para paredes em quartos individuais. O uso de tijolos decorativos também é apropriado no estilo de alta tecnologia. Mas a abordagem, é claro, deve ser diferente.
Nesse caso, os interiores com relações verificadas geometricamente são criados. Recomenda-se usar cores muito puras em vez de misturar cores diferentes. A solução ideal são retângulos nas cores cinza ou branco. Esta solução é adequada para salas feitas em estilo empresarial. Minimalismo e formas lacônicas são o que você deve se esforçar neste caso.
Tijolos decorativos também podem ser usados no estilo inglês. Aqui, material áspero e enfaticamente rural não funcionará. É necessário usar blocos cuidadosamente executados que combinem perfeitamente com a madeira natural. O quarto inglês é feito em um único esquema de cores. Esta circunstância deve ser levada em consideração mesmo na escolha de elementos decorativos para o enquadramento de uma lareira.
Como escolher?
Mesmo que o tijolo decorativo corresponda ao estilo básico, você não deve se apressar em colá-lo na parede. É preciso atentar para outras características dos produtos. A espessura e outras dimensões são determinadas individualmente, mas é preciso lembrar que elementos muito grossos acabarão sendo desnecessariamente pesados. Na hora de escolher uma decoração para um quarto, é preciso dar preferência a revestimentos com um visual discreto. Se você violar esse requisito, poderá criar um ambiente emocionalmente tenso e pretensioso.
Os tijolos decorativos destinados a um backsplash de cozinha devem ser tão resistentes à umidade, gordura e calor quanto possível. Blocos lisos, cuja superfície é resistente a detergentes, são preferidos. Quando você planeja usar tijolos para decorar áreas compactas ao redor da entrada, você precisa escolher produtos que podem ser aplicados de forma fragmentada. Caso contrário, o design torna-se desajeitado e desajeitado, parece muito desconfortável. Mas além das características de design. também é necessário levar em consideração questões puramente técnicas.
Portanto, é apropriado usar clínquer onde a umidade é alta. É utilizado na casa de banho, na cozinha, bem como no desenho de fachadas. A baixa absorção de água pelo revestimento é uma propriedade muito importante, graças à qual a vida útil dos produtos é muito longa.
Existem três formatos de superfície principais:
- vidrado;
- fosco;
- com um alívio pronunciado.
Os tijolos decorativos de gesso não são recomendados para uso em ambientes úmidos. A exceção são os produtos com uma camada protetora especial. Para aparar os cantos, são usadas partes onduladas especialmente preparadas. Independentemente da umidade da sala, pode-se usar painéis de poliuretano que reproduzem o relevo de tijolos "reais". Estes produtos são indicados para instalações sanitárias e grupos de cozinha.
Quanto às cores preferidas, os designers recomendam o uso de:
- uma combinação de tintas vermelhas e marrons;
- tons de branco e vermelho (esses são os tons mais difundidos);
- uma combinação de cores marrom e areia;
- combinando tons de branco com areia e cinza.
Os tijolos decorativos de gesso podem ser muito grandes. Às vezes, é do mesmo tamanho que um tijolo duplo de cerâmica. A vantagem desse material é seu custo acessível. O material cerâmico é frequentemente usado mesmo ao ar livre. É bastante resistente ao frio.
Exemplos no interior
O tijolo vermelho decorativo, mesmo que não seja muito saturado na cor, combina perfeitamente com uma sala "branca". Principalmente quando os móveis também são pintados nas cores mais claras possíveis. O tijolo decorativo cinza se encaixa principalmente em interiores mais austeros e lacônicos. O material decorativo preto é usado principalmente como contraste. Uma parede preta fica melhor em uma sala iluminada.
Para informações sobre como escolher um tijolo decorativo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.