Como calcular o consumo de tijolos?

Contente
  1. De que depende?
  2. Princípios de cálculo
  3. Como calcular?
  4. Adendo

O tijolo tem sido um dos materiais mais comuns, senão o mais usado para a construção de vários edifícios, desde residenciais a utilitários e industriais. De referir que a utilização deste material está associada a algumas dificuldades para os projectistas de edifícios.

Uma delas é o cálculo correto do consumo do tijolo, pois se o uso do tijolo for calculado incorretamente, pode ocorrer que a construção seja iniciada e a quantidade de tijolo seja insuficiente, razão pela qual a construção pode ser interrompida.

De que depende?

Se falarmos sobre de que depende o número de tijolos na alvenaria, então devemos dizer que haverá muitos fatores em geral. Comecemos com o fato de que o cálculo inicial é realizado em função da espessura da parede de tijolos. Ela geralmente acontece:

  • em meio tijolo;
  • em um tijolo;
  • um tijolo e meio;
  • em dois tijolos.

Este é o primeiro fator. Outro fator é o volume e as dimensões físicas do material como tal. Mas, para falar sobre eles, primeiro é preciso dizer que um tijolo tem três lados. O primeiro deles é chamado de cama e é o maior, o segundo é chamado de colheres e é o lado. E o fim do tijolo é chamado de cutucada. Se falamos de padrões domésticos, geralmente esse material tem dimensões de 25x12x6,5 centímetros. Apenas a altura do puxão mudará. Para uma solução única, é, como já mencionado, 6,5 centímetros, para um e meio - 8,8 centímetros, e para uma dupla - 13,8 centímetros.

Princípios de cálculo

Agora vamos falar sobre os princípios de cálculo do consumo de materiais. Hoje, existem duas abordagens para resolver esse problema:

  • consumo médio por metro cúbico de alvenaria;
  • o consumo médio desse material por metro quadrado de alvenaria.

A primeira técnica será aplicada quando a espessura da parede for uniforme por meio de ancoragem. Isso é possível se apenas o mesmo tipo de tijolo for usado para criá-lo. A segunda técnica de uso será exclusivamente nos casos em que a parede também seja uniforme em sua espessura. Aqui, podemos dar um exemplo de que se uma parede de um e meio ou dois tijolos e meio for projetada não apenas de tijolos simples, mas também de tijolos duplos com jumpers, então a quantidade média de material em um metro cúbico de alvenaria será não pode ser usado para calcular a quantidade necessária.

Além disso, deve ser incluído no princípio de cálculo que, em termos da sua componente de produção, esses materiais podem pertencer à categoria de corpulentos e ocos. Além disso, dependendo do material de que o tijolo é feito e de sua finalidade, ele pode ser:

  • silicato;
  • clínquer;
  • argila refratária;
  • voltado para;
  • hiper-pressionado;
  • adobe.

Naturalmente, sua espessura e volume serão diferentes, o que também deve ser levado em consideração. É melhor se você tiver uma mesa feita em casa, onde esses parâmetros serão refletidos. Para realizar cálculos corretos, é necessário levar em consideração a espessura das costuras. Normalmente, a taxa será algo em torno de 10 milímetros (1 cm). Esse valor simplesmente precisa ser adicionado à altura da própria unidade de material. Aliás, o descaso com as costuras da argamassa é o erro mais comum na hora de fazer os cálculos. A razão para isso é bastante simples - muitos acreditam que as costuras mencionadas são tão insignificantes em sua espessura que podem ser desprezadas.

Para calcular o número de tijolos, você pode aplicar um método baseado no cálculo da área das paredes. Este indicador é encontrado multiplicando-se pela quantidade de material necessária para formar uma parede de 1 por 1 metro. Aqui deve ser levado em consideração que a espessura da parede pode variar. Aí o cálculo ficará correto, onde será necessário encontrar não a área, mas o volume.

Isso pode ser feito usando a fórmula - V = a * b * c, onde:

  • a - altura;
  • b - largura da alvenaria;
  • c - sua espessura.

No caso da utilização desta técnica, deve-se lembrar que, ao efetuar os cálculos, deve-se levar em consideração a presença de aberturas para janelas e portas. Eles devem ser retirados, porque não serão incluídos na fórmula.

Como calcular?

Vamos direto aos cálculos. A espessura da alvenaria é determinada não apenas na medição métrica, mas também pelos elementos de quarto do material de construção em questão. Esses cálculos podem ser feitos usando uma calculadora - como calcular quanto é necessário para a base, conhecendo os parâmetros, mas você mesmo pode fazer os cálculos. Dependem da espessura da alvenaria e podem ser utilizados dois métodos - encontre o volume total da parede e divida-o pelo volume do tijolo, tendo recebido uma determinada quantia, ou calcule a área exacta e divida pela área do bloco, eventualmente obtendo o resultado final.

Agora vamos falar sobre a execução de cálculos para vários tipos de alvenaria sem o uso de malha de alvenaria. Se estamos falando de embutir na pedra, então pode ser diferente em casos individuais e ter uma encadernação diferente. Mas sua largura com certeza será de vinte e cinco centímetros - o comprimento da cama do material. Suponha que precisemos elevar o nível do porão em meio metro com um comprimento de sete metros, e faremos o cálculo por área. Vamos ver quantas linhas existem. Divida 500 por 65 para obter um valor de aproximadamente 7,69. Ou seja, você pode elevar a base sete ou oito linhas.

Mas é preciso entender que o cálculo é feito a partir do material deitado na cama com um puxão para dentro, e o outro para fora do prédio. Com base nisso, a quantidade de material em uma linha de comprimento deve ser calculada. Se a parede tem sete metros de comprimento, então 7000 precisa ser dividido por 120. Obtemos um valor de cerca de 58. Neste caso, ainda temos juntas de topo, precisamos multiplicar 7 pelo valor obtido, ou seja, por 58 .Ficamos com 407 peças.

Outro método pode ser usado para verificar esse valor - por volume. Temos os seguintes parâmetros do site: 7x0,5x0,25 metros. Se multiplicarmos esses valores, obtemos 0,875 metros cúbicos. E uma unidade terá os seguintes dados - 0,25x0,12x0,065, o que no total nos dará 0,00195 metros cúbicos. Agora multiplicamos os valores obtidos e obtemos a figura de 448,7 tijolos.

Como você pode ver, ainda existe uma diferença, mas não é muito significativa. E o primeiro método será mais preciso, porque o baseamos no número de cópias em uma linha.

Considere a opção de calcular meia pedra. Este método de assentamento na parede é geralmente utilizado na execução de trabalhos de acabamento com a utilização de material frontal. Nesse caso, é interessante saber o valor necessário para um determinado local ou pilares. Nesse caso, o tamanho da base não mudará e deixaremos a quantidade ao lado dela, pois a altura do bloco será a mesma do caso anterior - 6,5 centímetros.

Agora vamos descobrir quantas unidades precisamos para criar uma série. Para fazer isso, você precisa multiplicar 7 por 0,25, obtemos 28 peças. Agora multiplicamos esse valor por 7 e obtemos o número 196. Como você pode ver, menos material é necessário, o que significa que você pode economizar dinheiro, mas aqui não devemos esquecer que a alvenaria em uma meia pedra pode representar uma parede inteira, e não apenas uma solução de enfrentamento.

Outra opção de alvenaria, que merece destaque, tem o nome de um quarto de pedra. Neste caso, o assentamento do tijolo é feito sobre uma colher, que ficará voltada para dentro, e para fora ficará com o lado da cama. Este método geralmente é usado também como um revestimento, mas haverá menos linhas.Haverá cerca de 4 deles com a expectativa de que haverá mais costuras. Também precisaremos de 28 tijolos de comprimento, e a quantidade total será de 112 peças.

Ou seja, como você pode ver pelo exemplo dos três métodos principais de cálculo do material para o embasamento e a parede, não há nada difícil na realização dos cálculos. Neste caso, pode ocorrer uma situação em que você tenha que colocar as próprias mãos em alvenaria mais espessa. Mas seja o que for, nada mudará muito. Deve ser dividido pela largura da unidade (25 centímetros) e, tendo contado cada um separadamente, é necessário somar e obter o total.

Adendo

Se falamos de conselhos, então a primeira coisa que quero dizer é que se algo não der certo nos cálculos, então é melhor recorrer a construtores profissionais que podem ajudar rapidamente e fazer o cálculo correto da quantidade necessária de material . Outra dica que vale a pena dizer é que é melhor usar um tipo de tijolo na construção. Afinal, tipos diferentes têm parâmetros diferentes, por isso os cálculos para eles serão diferentes. E até mesmo um profissional às vezes pode se confundir com essas sutilezas.

Outro ponto - usar uma calculadora online pode acelerar significativamente o processo de cálculo do consumo de tijolos para quase todos os edifícios, independentemente de sua finalidade.

Para informações sobre como calcular o consumo de tijolos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário