As sutilezas do processo de limpeza de tijolos

As sutilezas do processo de limpeza de tijolos
  1. Métodos de limpeza
  2. Fundos
  3. Como limpar diferentes tipos de sujeira com as próprias mãos?
  4. Dicas úteis

A limpeza é importante não apenas para a limpeza diária, mas também para a manutenção de estruturas de edifícios. Mesmo o tijolo mais resistente durará mais tempo e fará as delícias das pessoas se for limpo corretamente. E em muitos casos, colocar em ordem elementar só permite reutilizar blocos de cerâmica.

Métodos de limpeza

Várias opções para a limpeza de tijolos foram desenvolvidas, cada uma com seu próprio campo de aplicação. Às vezes, se a poluição for muito forte, é necessário combinar dois ou mais métodos. O jato de água pressurizada remove com eficácia crostas de sal e outras manchas. Os sistemas existentes podem fornecer água a uma pressão de 15-220 bar. Embora essa pressão seja grande, a tecnologia foi desenvolvida de tal forma que o material não sofre danos, além de ser ecologicamente correto.

Em vez de água, também podem ser usados ​​jatos de areia. Os dispositivos que o alimentam podem garantir a liberação do tijolo dos seguintes contaminantes:

  • tintas velhas;
  • betume;
  • óleo combustível e outros produtos de petróleo;
  • manchas de mofo;
  • respingos e crostas de cimento;
  • vestígios de corrosão.

A areia fornecida sob pressão significativa também exerce maior pressão na superfície. Isso ajuda a remover todas as inclusões que prejudicam a aparência de uma parede ou outra estrutura. Junto com as duas opções nomeadas, a técnica mecânica é amplamente utilizada. Ajuda a remover todas as substâncias endurecidas, incluindo gotas de misturas de construção, tintas e vernizes. Para o trabalho, são utilizadas várias ferramentas manuais que permitem lascar argamassas de cimento e outros bloqueios.

Mas a sujeira muito pequena com um cinzel, cinzel e assim por diante é inconveniente de remover. Além disso, eles podem danificar a superfície. Portanto, o processamento final é realizado com lixa de grão grosso. Para garantir um resultado positivo, é necessário enxaguar o tijolo com jato de mangueira após o processamento abrasivo. Isso removerá quaisquer partículas de poeira. Mas todas as influências mecânicas, mesmo as mais suaves, podem danificar uma parede de tijolos. Portanto, os produtos químicos também são amplamente utilizados. Ajude a dissolver bloqueios:

  • fosfórico;
  • sulfúrico;
  • ácido clorídrico.

Eles são usados ​​apenas no processamento de tijolos cerâmicos. Mas os blocos de silicato não podem ser limpos desta forma. Ele será inevitavelmente danificado. O cimento adere fortemente à base de silicato. É muito difícil remover vestígios da solução e seu excesso de massa com ferramentas manuais, sendo necessário o uso de máquinas elétricas.

Fundos

Quando uma ou outra opção para limpar um tijolo é escolhida, você precisa preparar ferramentas especiais.

Se você planeja usar um método mecânico para limpar a superfície da camada de alvenaria, é necessário preparar:

  • escova para processamento de metal;
  • espátula (às vezes substituída por uma espátula);
  • uma barra coberta com esmeril;
  • formão;
  • formão;
  • martelo de tamanho médio.

Além dos limpadores mecânicos, você deve manter um recipiente com água à mão. Reduz a durabilidade das manchas secas. Dentro da casa, a parede é umedecida com rolos, escovas ou esponjas. Se o trabalho for feito ao ar livre e a poluição for muito grande, é mais prático usar mangueira. Nesse caso, a umidade excessiva deve ser evitada, pois o tijolo colapsa ao entrar em contato com o líquido.

Mas, como qualquer ferramenta manual e elétrica cria poeira durante a operação e expele partículas abrasivas, você precisa cuidar dos dispositivos para proteger sua saúde.Você pode trabalhar com tal ferramenta apenas em um respirador e óculos especiais. Importante: luvas devem ser usadas. Ao limpar tijolos, as roupas devem ser duráveis, que não deixam marcas; se ficar sujo, não deve ser pena. Se você planeja usar produtos químicos especiais, com certeza precisará dos mesmos respiradores, óculos e luvas de borracha.

Para remover a sujeira de tijolos de silicato mecanicamente, use:

  • escovas de aço;
  • furadeiras elétricas e acessórios para eles;
  • esmeril.

Em qualquer caso, é necessário umedecer manchas e depósitos no material de silicato. Isso simplificará muito o trabalho. Os solventes são comprados prontos ou preparados de forma independente - isso depende das capacidades e habilidades dos materiais. Na maioria dos casos, os ácidos sulfúrico e clorídrico ajudam a limpar a superfície. Importante: é impossível utilizá-los na forma pura e em soluções concentradas, é necessária diluição de até 10%.

A limpeza química é concluída enxaguando a superfície com água corrente. Isso removerá as substâncias corrosivas junto com as partículas não dissolvidas. As preparações especiais são aplicadas nas áreas contaminadas do tijolo com escovas, rolos ou escovas. Recomenda-se combinar limpeza química e mecânica. Os bloqueios amenizados por produtos químicos são removidos com espátulas e cinzéis (se as manchas forem grandes), ou com escovas de aço (quando for necessário remover pequenas marcas e pontos, manchas).

Como limpar diferentes tipos de sujeira com as próprias mãos?

A escolha do método de limpeza é determinada não apenas pelo tipo de tijolo (cerâmica ou silicato), e não apenas pela gravidade da contaminação. Você também precisa prestar atenção em quanta área o bloqueio cobre, com que rapidez você deve se livrar dele. A limpeza de emergência dos tijolos é realizada com preparações especiais. Se não houver necessidade de pressa, métodos mais ecológicos são preferidos. Já entre eles, uma abordagem é escolhida, focando no tipo de cobertura.

Imediatamente após o assentamento, as paredes devem ser limpas de cimento. Em primeiro lugar, a lama é amolecida molhando-a com água. Isso tornará a pedra mais quebradiça e ajudará a separá-la do material de base. A rega continua enquanto a água continuar a ser absorvida. Se ainda estiver sendo absorvido, a margem de segurança da mancha ainda não foi esgotada.

Em seguida, a solução é removida mecanicamente. Se as manchas de concreto forem planas, geralmente são removidas com espátulas, espátulas ou escovas de maior rigidez. Se houver fragmentos de pedra na superfície, eles são ligeiramente removidos com uma espátula. O que resta é removido com uma escova. Mas as inclusões grandes serão removidas apenas por um cinzel e um martelo; outras ferramentas são impraticáveis. Ao trabalhar, é necessário golpear com precisão e sem força excessiva. Golpes em ângulos retos são estritamente inaceitáveis. A pressão nas áreas sujas deve ser para cima ou para baixo contra a parede. Quando a cobertura desnecessária tiver sido totalmente removida, a parede de tijolos precisará ser lixada. Mas o trabalho não termina aí - você ainda precisa lavar a superfície, eliminando assim as partículas microscópicas.

Se a parede ficou em pé por muito tempo, muitas vezes é necessário se livrar do sal. A abordagem das invasões pode variar significativamente, dependendo de sua natureza. Algumas das manchas de sal são simplesmente removidas com água na fachada ou nos tijolos individuais com uma mangueira. Às vezes você nem precisa criar uma pressão forte, basta molhar. Mas, em outros casos, são necessários meios mais fortes - preparações especiais e uma escova dura.

Importante: os reagentes vendidos nas lojas só podem lidar com tipos de sais minerais estritamente definidos.

Para retornar a aparência do tijolo antigo ao normal, você terá que agir por tentativa e erro ou ser guiado pelas recomendações dos vendedores. Eles precisam descrever em detalhes o tipo de manchas, camadas (ou melhor - mostrar fotos). Diluindo qualquer droga, é inaceitável desviar-se das proporções de água e mistura de trabalho prescritas nas instruções; o tempo de processamento recomendado também não pode ser excedido.

Dos produtos químicos disponíveis para combater os bloqueios de sal, uma solução de ácido clorídrico é usada. Só pode ser umedecido com substrato bem umedecido. Após 10 minutos, a parede é lavada com uma mangueira. Assim que a superfície estiver 100% seca, deve ser tratada com uma substância hidrofóbica. Se tudo for feito corretamente, nenhuma nova mancha de sal aparecerá na superfície nos próximos 10 anos.

As paredes externas de tijolos são frequentemente cobertas com argila seca. Este tipo de sujeira é considerado fácil de limpar. Mesmo que a argila cubra uma parte significativa da superfície, você pode se livrar dela simplesmente molhando as áreas contaminadas. Após 5 a 7 minutos, você pode remover a sujeira com um jato de mangueira. Grandes fragmentos de argila localizados em locais de fácil acesso são removidos com uma escova, após o que a área problemática é lavada. Mas um tijolo pode ser obstruído não apenas com argila - muitas vezes, tipos diferentes de tinta podem ser entupidos nele. Quaisquer tintas de construção, bem como resina e betume, ajudam a lidar com:

  • querosene;
  • Espírito branco;
  • terebintina.

As áreas problemáticas são limpas com um pano desnecessário embebido no produto escolhido. As mesmas três substâncias ajudam a eliminar manchas de gordura. Importante: ao usar terebintina e querosene, deve-se lembrar de sua inflamabilidade, e o white spirit também é tóxico. Além de substâncias gordurosas e tintas e vernizes, as paredes de tijolo freqüentemente precisam ser removidas do gesso. Um método envolve umedecer uniformemente o material com um borrifador.

Após 3-5 minutos, o revestimento decorativo é facilmente removido com uma espátula ou espátula. Mas depois de imersão abundante em água, você pode derrubar o gesso com um jato d'água de uma mangueira. Pequenos resíduos e manchas individuais são removidos com uma escova de aço. Uma forma mais produtiva é usar uma furadeira elétrica. Você só precisa colocar acessórios de moagem especiais. A alvenaria do fogão e da lareira deve ser limpa regularmente de fuligem e fuligem. Em ambos os casos, aplique o removedor de gordura com pincel. Atenção: se a mancha já estiver velha, é aconselhável tomar formulações com solventes orgânicos. Eles são muito mais ativos do que os produtos de limpeza comuns. Portanto, menos tempo e esforço são gastos.

Dicas úteis

Em qualquer caso, seja qual for a poluição que apareça na parede de tijolos, é aconselhável enxaguar e secar após a limpeza. Em seguida, repelentes de água são usados ​​para melhorar as características da estrutura. Use um cinzel para remover a sujeira como último recurso. Não se destina a remover cimento (concreto) e pode rapidamente tornar-se opaco. Ao contrário das recomendações de "profissionais" individuais, é impossível arrancar cimento de tijolos com pregos - eles certamente deixarão vestígios que estragam a aparência.

Para obter informações sobre como limpar um tijolo com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

4 comentários

Diga-me como você pode limpar ou renovar puramente externamente a fachada de tijolos vermelhos escurecidos? O tijolo tem quase 100 anos, não é feito na fábrica, os próprios construtores o fizeram e queimaram no quintal. É improvável que o jato de areia funcione. Ouvi dizer que depois da lavagem a seco surge um poro de tijolo, que fica sujo mais rápido, não é? Também pensei em “lavar” a fachada com uma argamassa de cal transparente para clarear um pouco e depois cobrir com algum tipo de proteção, mas essa ideia é puramente feminina, não sei se fazem isso? O que você aconselha?

Andrey ↩ Irina 04.09.2020 18:46
0

Irina, a sujeira é removida dos tijolos vermelhos com a utilização de agentes ácidos especiais como: "Cleaner Facade Cleaner BK" ou "Universal Cleaner (500 ml) Karcher 6.295-385", à base de ácidos como sulfúrico, fosfórico e clorídrico. Bleach também é usado. Você vai precisar de: limpador, escova, escova de metal e equipamentos de proteção: respiradores, óculos e luvas de borracha.O solvente preparado é aplicado com pincel nas áreas a serem limpas. Depois disso, você precisa esperar um pouco (cerca de 30 minutos). Em seguida, limpe com uma escova de aço.

Boa noite. Pode dizer-me: é possível retirar o gesso velho do fogão (em casa há cerca de 5 anos) e só deixar o tijolo? Tão cansado de manchar e clarear? Obrigado.

Andrey ↩ Irina 24.03.2021 10:02
0

Irina voce pode, porque Basicamente, o fogão é rebocado devido ao aspecto estético. Mas lembre-se: se o recuperador for velho e houver perigo de fissuração da argamassa de alvenaria nas costuras, o monóxido de carbono pode penetrar na divisão. Além disso, com o tempo, vários insetos podem criar raízes nas costuras entre as fileiras de tijolos, especialmente se a alvenaria foi feita com materiais naturais. O processamento e o reboco oportunos ajudam a prevenir o seu aparecimento.

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário