Características e principais características dos tijolos porosos

Características e principais características dos tijolos porosos
  1. O que é e para que serve?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Características principais
  4. Dimensões do bloco
  5. Diferenças de um produto oco
  6. Avaliações

O tijolo aerado (poroso) é um bloco de cerâmica oco amplamente utilizado na construção privada e comercial. Este material é feito por um método térmico.

O produto acabado tem alta resistência e boas propriedades de isolamento térmico. A sua aplicação permite reduzir as cargas de potência na fundação, acelerar o ritmo de construção e reduzir o risco de encolhimento da estrutura.

O que é e para que serve?

Tijolo poroso é um material de construção feito de uma mistura de areia, argila e aditivos especializados que estão sujeitos a uma rápida queima (como serragem ou turfa).

O processo de produção inclui várias etapas principais.

  • Preparatório... Nesta fase, a massa de argila e areia é higienizada, bem como sua trituração em equipamentos especiais para um estado homogêneo. Além disso, aditivos especializados de ação rápida são adicionados às matérias-primas. A qualidade da preparação das matérias-primas determinará em grande parte as características técnicas do produto acabado.
  • Pressionando... A massa preparada é submetida a pressão em prensas de vácuo. Como resultado deste efeito, produtos com dimensões especificadas são obtidos na saída.
  • Secagem... Os materiais são encaminhados para câmaras de secagem para a retirada do excesso de umidade.
  • Queimando... Produzido em equipamentos de fornos especiais. Nos fornos, palha, aparas, serragem ou turfa (dependendo da matéria-prima usada) queimam, e espaços microscópicos de ar selados se formam em seus lugares.

Durante o tratamento térmico dos blocos, a matéria orgânica queima rapidamente, resultando na formação de pequenos poros selados nos blocos. Devido às suas boas características técnicas e desempenho, os blocos porosos são amplamente utilizados para a construção de objetos para diversos fins.

Eles são usados ​​na construção:

  • prédios residenciais;
  • edifícios públicos cuja altura não ultrapasse 24 metros.

O tijolo aerado é capaz de suportar uma carga de energia de pelo menos 150 kg por centímetro quadrado. Por conta dessa característica, o material é utilizado na construção de divisórias internas e estruturas de suporte.

Vantagens e desvantagens

O bloco cerâmico poroso oferece inúmeras vantagens que impulsionam a alta demanda por tais produtos.

As principais vantagens dos tijolos porosos incluem vários fatores.

  • Alta resistência do material.
  • Massa pequena. Devido ao peso mínimo, a carga sobre a fundação da estrutura é sensivelmente reduzida, pelo que não há necessidade de equipar uma fundação potente.
  • A capacidade de escolher o tamanho ideal para qualquer escala de construção. Os fabricantes produzem blocos de cerâmica nos seguintes tamanhos padrão: 250x120x140, 250x380x219, 510x250x219 e 380x250x219 mm.
  • Amizade ambiental. Este tipo de blocos é feito de matérias-primas naturais, de forma que não emitem substâncias tóxicas durante o funcionamento.
  • Excelente isolamento térmico e acústico.
  • Resistência a influências externas negativas. Edifícios feitos de tijolos porosos "não têm medo" da precipitação atmosférica. Além disso, eles podem suportar o mesmo número de ciclos de descongelamento e congelamento com os tijolos convencionais.
  • Bom desempenho sanitário e higiênico.Em objetos construídos com blocos porosos, não há formação de mofo e bolor.
  • A presença de sistema macho-fêmea nas partes laterais dos tijolos, garantindo sua conexão confiável sem o uso de argamassa de cimento.
  • Refratariedade. O tijolo poroso não apenas não suporta o processo de combustão, mas também é capaz de suportar os efeitos da chama por várias horas.

Apesar de os blocos porosos apresentarem muitas vantagens, alguns construtores recusam-se a utilizá-los na construção de instalações civis ou industriais. Freqüentemente, eles são repelidos pelo custo bastante alto desse material, razão pela qual os consumidores decidem comprar produtos baratos.

Características principais

O tijolo aerado tem bons parâmetros técnicos e desempenho.

Vamos considerar os principais usando o exemplo de um bloco duplo com tamanho de 510 mm:

  • densidade 800 g / m³;
  • grau de resistência M-75;
  • condutividade térmica 0,17 W / m ° С;
  • resistência à geada até 100 ciclos de congelamento e descongelamento;
  • permeabilidade ao vapor de até 0,14 mg / (mh · Pa);
  • absorção de água até 6%;
  • isolamento acústico 51 dB (atende aos requisitos SNiP 23-03-2003);
  • resistência ao fogo até 10 horas.

As características técnicas dos blocos porosos atendem integralmente a todas as normas e documentos normativos adotados na indústria da construção. Para adquirir produtos de qualidade com os parâmetros declarados, você deve pedir ao vendedor que forneça certificados para as mercadorias ou um passaporte do fabricante para este material antes de comprar.

Dimensões do bloco

Os fabricantes modernos produzem blocos cerâmicos porosos em vários tamanhos padrão. Eles são projetados para a construção de objetos com diferentes indicadores de espessura de parede.

Se você planeja construir uma estrutura de camada única, os tijolos de 410 e 510 mm são os mais escolhidos. Deve-se notar que o isolamento não é necessário para essa espessura de parede.

Para estruturas com duas e três camadas, pedras com dimensões de 380, 300 e 250 mm serão ideais. Essas paredes exigirão isolamento e revestimento externo.

Além dos tamanhos padrão dos tijolos, os fabricantes estão envolvidos na produção de pedras porosas adicionais. Eles geralmente são feitos na forma de metades de blocos.

Materiais de construção adicionais são usados ​​para colocar cantos e também podem ser usados ​​para um revestimento mais conveniente de conexões de paredes externas e internas.

Diferenças de um produto oco

Os blocos de cerâmica porosa são visualmente muito semelhantes aos tijolos ocos. No entanto, esses dois materiais têm diferenças significativas. Os materiais ocos têm cavidades ou vazios. Esses orifícios podem ter diferentes formatos: oval, redondo, quadrado ou retangular. Devido a essas formações de ar, o tijolo é menos durável do que o material poroso.

Produtos ocos são usados ​​apenas para a construção de:

  • paredes externas leves;
  • partições sem suporte;
  • para preencher os wireframes de objetos de várias finalidades.

Os tijolos porosos, em contraste com os tijolos ocos, têm vários pequenos vazios - poros. Em comparação com produtos ocos, os materiais porosos têm uma densidade mais baixa e um alto coeficiente de condutividade térmica.

Avaliações

Os construtores preferem tijolos porosos devido à sua excelente resistência, baixa condutividade térmica e respeito ao meio ambiente.

Segundo os consumidores, as estruturas feitas com esse material são duráveis ​​e resistentes. Além disso, esses blocos praticamente não conduzem calor, razão pela qual um microclima favorável para uma pessoa é criado na sala, independentemente das condições de temperatura externa.

Na construção de estruturas a partir de blocos porosos, exclui-se a ocorrência de pontes frias. Graças a esse recurso, você não precisa contratar uma equipe de construção para selar as costuras externas do objeto.De acordo com os usuários, devido ao uso de blocos cerâmicos porosos, pode-se esperar um bom isolamento acústico. Esse recurso é mais importante para prédios de apartamentos localizados em áreas movimentadas da cidade.

Os compradores incluem outras vantagens deste material de construção:

  • leveza do tijolo;
  • colocação rápida;
  • resistência ao fogo;
  • resistência ao molde.

Este material tem algumas desvantagens. Segundo os consumidores, o uso de tijolos porosos tem seus inconvenientes.

  • A necessidade de proteger as paredes externas das estruturas dos edifícios da umidade. Negligenciar esta recomendação levará a uma alta absorção de umidade dos blocos e sua destruição prematura. Enfrentar a estrutura acarretará em custos financeiros adicionais.
  • Freqüentemente, cavidades ou vazios de ar dificultam a perfuração.
  • A fragilidade do material. Uma grande quantidade de sucata é gerada por transporte descuidado de produtos ou carregamento e descarregamento descuidado.
  • Difícil corte de produtos devido à presença de cavidades no material.
  • Restrições ao número de andares. Na construção residencial, os tijolos porosos são utilizados apenas para a construção de casas de até 9 andares.
  • O alto custo dos produtos. De acordo com compradores que monitoraram os preços dos materiais de construção, os preços dos blocos porosos são 2 a 3 vezes mais altos do que os de outros tipos de tijolos.

A última desvantagem é considerada condicional. Segundo depoimentos de construtores experientes, com o uso de blocos porosos é possível agilizar o processo de construção de uma estrutura, economizando na quantidade de material utilizado (outros tipos de tijolos serão mais necessários devido ao seu tamanho menor). Além disso, não é necessário isolar edifícios, economizando dinheiro em materiais de isolamento térmico e trabalhos de isolamento.

O tijolo aerado é a melhor alternativa à pedra artificial comum ou oca, bem como aos blocos de concreto aerado.

Suas características técnicas são, em muitos aspectos, superiores às dos materiais de construção cerâmicos convencionais. Este é um produto "respirável" que o manterá fresco no calor do verão e aquecido nas geadas do inverno.

Para obter informações sobre como colocar tijolos porosos com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário