Um tijolo e meio: o que é, tipos, dimensões e como é diferente de um único tijolo?
Um tijolo e meio está ganhando popularidade rapidamente na construção de instalações residenciais e industriais e no revestimento de fachadas de edifícios. Ele permite que você economize significativamente o tempo e o esforço despendidos na execução do trabalho necessário.
O que é e para que serve?
Em termos simples, um tijolo e meio é um bloco de tijolo regular, mas ligeiramente aumentado em altura. A necessidade desse material surgiu na era do desenvolvimento total, quando a indústria da construção precisava construir casas rapidamente e com custo mínimo. Foi então que os fabricantes aumentaram ligeiramente os parâmetros iniciais do tijolo em comprimento, altura e largura e propuseram uma tecnologia para a fabricação de um material moderno e muito mais eficiente.
À primeira vista, pode parecer que um tijolo e meio não é muito mais do que o normal e as economias, se houver, não são particularmente perceptíveis. Este é um equívoco comum. Por um lado, um único tijolo não difere muito de outro, porém, na escala geral da construção, a economia torna-se muito tangível. Imagine: três caminhões têm a mesma espessura de quatro blocos padrão, o que reduz significativamente o tempo de instalação e a quantidade de argamassa necessária.
Há também um certo momento estético: o uso de blocos um e meio reduz o número de costuras. Neste caso, apenas os próprios blocos grandes são notáveis, os quais têm uma textura muito interessante. A propósito, a indústria de construção moderna oferece tijolos lisos e ásperos, opções com textura semelhante à de madeira são populares e a escolha de tonalidades é bastante ampla.
O tijolo de um ano e meio encontrou ampla aplicação na construção de edifícios de vários andares, casas de campo, bem como na construção de anexos e cercas. Muitas vezes o material é utilizado para fachadas de fachada, mas não é recomendado levá-lo para a instalação de fundações e rodapés, aqui é melhor dar preferência a outras opções.
Classificação
Devido às dimensões, que são 1,35-1,4 vezes maiores do que o padrão, o uso de um tijolo e meio permite obter economias significativas. Hoje, os fabricantes oferecem várias opções para esse bloco de construção: comum, frontal, rasgado, oco, corpulento e muitos outros.
Por propriedades e finalidade funcional
Dependendo da finalidade funcional e das características técnicas e físicas, vários tipos de tijolos e meio são distinguidos.
A cerâmica é um bloco feito de argila purificada sem impurezas (como marga e sulfato), com a adição de componentes que dão ao material os parâmetros exigidos. Esse tijolo é classificado como um material natural e ecológico, não acumula substâncias tóxicas e não emite radiação.
É feito por dois métodos principais:
- Plástico. Argila comum com alto teor de umidade (até 25-30%) entra no forno a partir de uma prensa de cinta, seca e queimada em temperaturas elevadas (cerca de 1000 ° C).É extremamente importante que o tempo de queima seja mantido com a maior precisão possível, uma vez que tanto o bloco não queimado quanto o queimado são caracterizados por uma deterioração em suas características operacionais, o que leva à diminuição do nível de qualidade do invólucro que está sendo construído, e o a aparência geral de tais materiais deixa muito a desejar. Com queima insuficiente, o bloco tem uma coloração vermelha bastante clara, é caracterizado por baixa resistência à água e não pode suportar geadas prolongadas, e se a queima, ao contrário, foi excessiva, então a superfície de tais tijolos é coberta por numerosas rachaduras e assume uma forma curva. Idealmente, se a queima foi realizada de acordo com os padrões de produção atuais, a superfície do bloco de cerâmica deve ficar ligeiramente opaca e um som sonoro específico deve ser ouvido sob ação mecânica.
- Método de semi-prensagem. Neste caso, o tijolo é moldado a partir de argila com parâmetros de baixa umidade (não mais de 10%) sob a influência de forte prensagem. Os produtos obtidos desta forma não são recomendados para a construção de instalações que funcionarão sem aquecimento e com elevado nível de humidade do ar.
As vantagens dos tijolos cerâmicos são óbvias:
- aumento do isolamento acústico;
- amigo do ambiente dos produtos - o material é feito de argila, totalmente seguro para a vida e a saúde tanto na fase de construção como na fase de utilização;
- versatilidade - pode ser utilizado tanto para a instalação de instalações industriais quanto para a construção de edifícios residenciais; o material é utilizado tanto para revestimento externo quanto para instalação de divisórias internas;
- resistência a oscilações em altas e baixas temperaturas e geadas extremas;
- duração da operação;
- força e força;
- excelente isolamento térmico e de vapor;
- resistência à água.
Vale ressaltar que o mercado moderno oferece uma ampla seleção de tijolos cerâmicos em várias cores, isso é conseguido pela mistura de diversos tipos de argila. A paleta de cores dos produtos acabados é muito rica: tons de vermelho, marrom escuro, arenoso, pêssego e até bege. Graças a uma seleção tão grande, os blocos de cerâmica de um ano e meio são muito usados em vários trabalhos de restauração e na construção de novos edifícios.
Tijolo e meio de silicato pertence à categoria de materiais de construção artificiais que não são feitos de naturais, mas de componentes sintéticos. A mistura que é utilizada na produção é chamada de silicato, inclui cal e areia de quartzo na proporção de 1 para 9. Para que a matéria-prima tome a forma desejada, vários aditivos plásticos são introduzidos nela, na maioria das vezes pigmentos quimicamente resistentes , graças ao qual é possível obter materiais de diferentes cores e texturas.
O tijolo de silicato tem muitas vantagens, entre elas:
- baixa condutividade térmica - devido a isso, na estação fria, o ar quente fica retido no interior da residência;
- segurança ambiental;
- alta absorção de ruído;
- longo período de serviço;
- força e força;
- resistência a baixas temperaturas e outros fatores atmosféricos adversos;
- preço acessível - os tijolos de silicato são cerca de 30% mais baratos do que os tijolos de cerâmica vermelha;
- geometria clara;
- ampla gama de tons e texturas.
Dentre as desvantagens dos tijolos de silicato, destaca-se a baixa resistência à umidade, não devendo ser adquiridos para equipar plintos, construir poços de esgoto e lançar fundações, ou seja, todas as estruturas de ciclo zero onde há maior probabilidade de inundação ou contato regular com as águas subterrâneas.
Importante: em edifícios residenciais, os blocos de silicato são frequentemente adquiridos para a instalação de chaminés e fogões devido ao seu baixo custo. Este é um erro comum, tal material tem uma baixa resistência ao calor, portanto, sob a influência de altas temperaturas, a alvenaria começa a desmoronar rapidamente.
Tijolo de clínquer - este material é muito parecido com a cerâmica, pois, da mesma forma que é feito de uma mistura de argila, porém, neste caso, apenas alguns tipos de argila são adequados. O próprio processo consiste no fato de que as matérias-primas preparadas e moldadas são cozidas em temperaturas extremamente altas até que estejam completamente cozidas. Como regra, o aquecimento é realizado a 1200 graus. Graças a essa tecnologia, o material adquire características especiais de resistência e durabilidade.
Hiperprensado - uma tecnologia de fabricação exclusiva é considerada uma característica da composição. Essa pedra não é formada em fornos a altas temperaturas, mas pela prensagem da massa de argila sob alta pressão, que geralmente varia de 23 a 35 MPa. A matéria-prima é o calcário, ao qual são adicionados cimento e água.
Por design
Os fabricantes modernos produzem blocos padrão brancos sem pintura e coloridos. Os coloridos, via de regra, destinam-se à decoração exterior de edifícios e à criação de elementos decorativos inusitados. Esse tijolo pode ser não apenas vermelho, mas também ter os esquemas de cores mais incomuns: verde, marfim, azul, entulho, marrom, bege, chocolate, café, etc.
O material pode diferir muito na textura: tanto blocos ásperos quanto, ao contrário, lisos são apresentados nas lojas de ferragens, que, por sua vez, são foscos ou brilhantes. Esses parâmetros são determinados pelas características da tecnologia de processamento de tijolos. Os materiais de revestimento podem ter uma textura brilhante, isto é conseguido aplicando um esmalte especial à argila cozida, que é uma composição à base de vidro de ponto de fusão bastante baixo. Graças a esta camada, o tijolo recebe maior resistência à umidade e às oscilações de temperatura.
Uma ampla paleta de cores é possível devido à imposição de uma composição de cor especial sobre uma matéria-prima levemente seca, após a qual os produtos preparados são submetidos à queima final. Esse revestimento é feito de argila pela adição de corantes naturais ou químicos. Se a temperatura de processamento for selecionada corretamente, essa camada de cor torna-se opaca, mas ao mesmo tempo extremamente bonita.
A propósito, os tijolos coloridos não são tão fortes quanto os simples brilhantes. Para ser mais preciso, apenas o revestimento não é suficientemente forte, o que lhes confere uma cor característica, com isso, o revestimento acaba por perder a sua decoração e estética. Tudo isso resultou em baixa demanda por blocos coloridos.
O tamanho de um tijolo e meio - quantos centímetros tem?
As dimensões de um tijolo e meio são:
- comprimento - 25 cm;
- largura - 12 cm;
- altura - 8,8 cm.
Os blocos são subdivididos em vazios e encorpados. Em corpos sólidos, o número máximo de vazios não excede 15%; em corpos vazios, o nível permitido de furos passantes e cegos é de 30%. Nos blocos de silicato, os vazios geralmente estão localizados mais próximos do centro, enquanto nos blocos de cerâmica eles estão uniformemente distribuídos por toda a cavidade interna e diferem em uma forma irregular.
A presença de tais câmaras permite reduzir o consumo de matéria-prima para a fabricação de blocos de construção, o que significa que tanto o tempo despendido na construção quanto o custo final por metro quadrado do objeto de construção são reduzidos. O baixo peso cria uma carga reduzida nos suportes estruturais. Portanto, a massa de tijolos cerâmicos de um e meio com vazios é de aproximadamente 3-3,3 kg, e a massa dos tijolos de corpo inteiro é de 4-4,3 kg. A diferença para produtos de revestimento também é óbvia - 5 kg para sólidos contra 3,9 kg para tijolos com vazios.
Qual é a diferença entre single e "lorry"?
A diferença entre o monobloco tradicional e um camião e meio está na sua eficiência económica. Os cálculos mostram que para 1 m3 de alvenaria, o consumo de material é de exatamente 394 blocos - quando se usa produtos individuais e 302 blocos - quando se usa um tijolo e meio. Com isso, é possível reduzir significativamente os custos de construção.
Assim, ao formar uma estrutura de suporte no assentamento com um único tijolo, são feitas 3 fileiras de unidades padrão e 1 fileira de fachadas. Com um tijolo e meio, o consumo é menor - apenas 3 fiadas de oco e 1 fiada de acabamento. Assim, o consumo da solução e do próprio material é significativamente economizado.
Um tijolo e meio é considerado uma opção ideal para um empreendimento lucrativo, que é executado em um cronograma apertado. A altura de um camião excede o tamanho correspondente a um único por apenas 23 mm, mas mesmo esta diferença permite que todo o trabalho de assentamento seja executado 30% mais rápido.
Como fazer alvenaria com um tijolo e meio de silicato, você aprenderá no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.