Tijolo vermelho sólido: características, tipos e tamanhos
O tijolo vermelho sólido é considerado um dos materiais de construção mais populares. É amplamente utilizado na construção de paredes e fundações de suporte, para a construção de fogões e lareiras, bem como para pavimentação de calçadas e pontes.
Especificações
O tijolo maciço vermelho é um tipo de tijolo cerâmico e tem propriedades de alto desempenho. O material é utilizado na construção de objetos, cujas paredes estarão sujeitas a pesos regulares ou periódicos, choques e cargas mecânicas. Produtos sólidos são freqüentemente usados para erguer colunas, estruturas arqueadas e pilares. A capacidade do material de suportar cargas pesadas se deve à alta resistência da composição de argila da qual é feito.
A cada um dos tipos de tijolos maciços é atribuído um determinado índice de resistência, o que facilita muito a seleção do material necessário. O índice é composto por dois caracteres, o primeiro dos quais é denotado pela letra M, e o segundo tem uma expressão numérica e mostra o grau de resistência do material.
Assim, o tijolo da marca M-300 tem a melhor resistência, é ele que serve para pavimentação de estradas e calçadas, bem como para a construção de pilares e fundações de suporte, enquanto o tijolo com M-100 e M-125 índices é bastante adequado para a construção de partições.
A resistência de um material é muito influenciada por sua densidade, que indica quanta massa de uma substância está contida em um metro cúbico. A densidade é inversamente proporcional à porosidade e é considerada a principal característica da condutividade térmica de um material. A densidade média do tijolo vermelho sólido é de 1600-1900 kg / m3, enquanto sua porosidade varia em valores de 6-8%.
A porosidade também é um importante indicador de desempenho e afeta a condutividade térmica e a resistência ao gelo. É medido como uma porcentagem e caracteriza o nível de preenchimento do corpo do tijolo com poros. O número de poros depende inteiramente da finalidade do material e da tecnologia de sua fabricação. Assim, para aumentar a porosidade, adiciona-se à argila palha, turfa ou serragem triturada, enfim, todos aqueles materiais que, ao serem queimados na fornalha, deixam em seu lugar pequenas cavidades cheias de ar.
Quanto à condutividade térmica, seus valores para os modelos encorpados são bastante elevados. Isso impõe certas restrições à construção de edifícios residenciais com materiais sólidos e requer a adoção de medidas adicionais para isolar as fachadas. Assim, o índice de condutividade térmica dos produtos sólidos é de apenas 0,7, o que se explica pela baixa porosidade do material e pela ausência de entreferro no interior do tijolo.
Isto contribui para a eliminação desimpedida de calor da divisão, pelo que é necessária uma quantia significativa de fundos para o seu aquecimento. Portanto, ao erguer as paredes de apoio de seus tijolos maciços vermelhos, esse momento deve ser levado em consideração.
Cerâmicas sólidas são amplamente utilizadas no arranjo de estruturas, que estão sujeitas a requisitos de segurança contra incêndio aumentados. Isso se deve à alta resistência ao fogo do material e à capacidade de algumas de suas modificações de suportar temperaturas de até 1600 graus.Neste caso, estamos a falar de modelos de argila refratária, para cuja fabricação é utilizada uma argila refratária especial com uma temperatura de queima mais elevada durante a produção.
Um indicador igualmente importante é a resistência ao gelo do material., que também é indicado na marcação e denotado pelo símbolo F (n), onde n é o número de ciclos de congelamento-descongelamento que o produto pode suportar. O tijolo maciço possui índice F75, o que lhe permite durar até 75 anos, mantendo as suas características básicas de desempenho e não sofrendo deformação. Devido à sua longa vida útil, o material é frequentemente utilizado para a construção de cercas, gazebos abertos e escadas externas.
A absorção de água também tem um grande efeito no desempenho de um material e se refere à sua capacidade de absorver e reter umidade. A higroscopicidade de um tijolo é determinada empiricamente no processo de testes seletivos, nos quais um tijolo seco é primeiro pesado e depois colocado em água por 38 horas. Em seguida, o produto é retirado do recipiente e pesado novamente.
A diferença de peso entre o tijolo seco e o úmido será a quantidade de umidade que ele absorveu. Além disso, esses gramas são convertidos em uma porcentagem em relação ao peso total do produto e o coeficiente de absorção de água é obtido. De acordo com as normas da norma estadual, a proporção de umidade em relação ao peso total dos tijolos sólidos secos não deve ultrapassar 8%.
Vantagens e desvantagens
Alta demanda e uso generalizado de tijolos sólidos vermelhos são explicados por uma série de vantagens importantes deste material de construção.
- Graças ao design monolítico, o tijolo tem alta resistência à compressão e flexão e pode ser usado nas áreas mais críticas da construção.
- A alta resistência ao gelo deve-se ao pequeno número de poros e, consequentemente, à baixa higroscopicidade do material. Esta propriedade permite que o material seja utilizado na construção de estruturas viárias e pequenas formas arquitetônicas.
- O desenho ondulado de alguns modelos permite a utilização de tijolos como revestimento de pré-acabamento: a superfície nervurada proporciona alta aderência às misturas de gesso e não requer a instalação de dispositivos adicionais, como trilho ou rede de malha.
- A elevada resistência ao calor e ao fogo tornou a pedra cerâmica o principal material para a colocação de fogões, lareiras a lenha e chaminés.
- O tijolo vermelho é absolutamente seguro para a saúde humana, o que se deve à origem natural das matérias-primas utilizadas para a sua fabricação.
- A longa vida útil permite a utilização de produtos sólidos para a construção de paredes e fundações de edifícios residenciais e edifícios públicos.
- Devido à sua forma geométrica universal, o tijolo vermelho não causa dificuldades durante o armazenamento e transporte, sendo também bastante leve na colocação.
Como qualquer material de construção, o tijolo vermelho sólido tem várias desvantagens. Entre as desvantagens, nota-se um custo mais elevado em comparação com os modelos vazados, o que se explica pela necessidade de utilizar mais argila para a produção de um corpo de prova convencional, bem como pelas baixas propriedades de economia de calor do material.
Além disso, as amostras de diferentes lotes podem ter uma cor ligeiramente diferente, portanto, ao comprar vários paletes de uma só vez, é melhor comprar o material da mesma série e em um só lugar. As desvantagens também incluem o grande peso dos produtos. Isso requer uma abordagem mais cuidadosa na escolha do transporte ao transportar o material, além de levar em consideração as condições de armazenamento e a capacidade de elevação do guindaste.
Variedades
A classificação dos tijolos sólidos vermelhos ocorre de acordo com uma série de signos, sendo o principal deles a finalidade do material. De acordo com este critério, os modelos cerâmicos são divididos em vários tipos.
Tijolo comum
É o tipo mais popular e procurado e é utilizado para a construção de fundações, paredes estruturais e divisórias interiores. A matéria-prima do tijolo é argila vermelha comum e é feito de duas maneiras.
- O primeiro é denominado método de prensagem semisseca e consiste na formação de peças de argila com baixo teor de umidade. A prensagem ocorre sob altíssima pressão, de forma que a matéria-prima queimada endurece com rapidez suficiente e um material denso e duro é obtido na saída.
- O segundo método é denominado método de formação do plástico e consiste no dimensionamento da matéria-prima por meio de uma prensa de correia com posterior secagem e queima dos blanks. É assim que a maioria das modificações do tijolo vermelho são feitas.
Tijolo Fireclay
Tem o nome de refratário e é feito de argila refratária. Sua participação na massa total do produto chega a 70%, o que torna o material praticamente invulnerável ao fogo aberto e permite que a alvenaria resista ao impacto por cinco horas. Para efeito de comparação, deve-se notar que as estruturas de concreto armado são capazes de suportar uma chama por duas horas, e as estruturas metálicas - de 30 minutos a uma hora.
Tijolo de frente
Possui superfície lisa ou ondulada e é amplamente utilizada para acabamento de fachadas de edifícios e interiores.
Tijolos moldados ou moldados
É produzido em formas não padronizadas e é utilizado na construção e decoração de pequenas formas arquitetônicas, incluindo arcos, colunas e pilares.
Tijolo de clínquer
É o tipo mais durável e amplamente utilizado para pavimentação de calçadas e estradas. O clínquer tem uma longa vida útil, alta resistência atingindo o índice M1000 e maior resistência ao gelo, o que permite que o material resista a até 100 ciclos de congelamento.
Além de sua finalidade funcional, os modelos encorpados de cerâmica também diferem em tamanho. De acordo com os padrões aceitos de GOSTs, os tijolos são produzidos em espessuras nas versões simples, um e meio e duplo. Os tamanhos mais comuns são simples (250x120x65 mm) e um e meio (250x120x88 mm). As dimensões dos tijolos duplos atingem 250x120x140 mm.
No entanto, além de produtos com tamanhos padrão, muitas vezes existem opções com dimensões não convencionais. Estes incluem eurobricks com dimensões de 250x85x65 mm, corpos de prova modulares com dimensões de 288x138x65 mm, bem como modelos incompletos com comprimentos de 60, 120 e 180 mm e altura de até 65 mm. Os tijolos de fabricantes estrangeiros têm dimensões ligeiramente diferentes, das quais as mais populares são 240x115x71 e 200x100x65 mm.
O tijolo sólido vermelho não é o material de construção mais barato, portanto, sua escolha e compra devem ser feitas com muito cuidado e de forma razoável.
No próximo vídeo, você encontrará um filme sobre o processo tecnológico de produção de tijolos de barro.
O comentário foi enviado com sucesso.