Como colocar corretamente um tijolo sob a junta?

Contente
  1. Características do trabalho
  2. Como se preparar adequadamente e fazer o trabalho?
  3. Ferramentas adicionais necessárias
  4. Mais sobre o método de trabalho

Uma parede de tijolos bem colocada parece ótima. A frase-chave aqui é “bem definida”. Mesmo o material mais incrível não dará um resultado sólido se a tecnologia for violada.

Características do trabalho

O assentamento dos tijolos para a junta é feito por meio de uma variedade de moldes que ajudam a conformar a argamassa de maneira adequada. A diferença entre os modelos está principalmente em sua forma geométrica. Colocar desta forma não parece o mesmo que colocado sem o uso de ferramentas adicionais. Para fazer todo o trabalho com suas próprias mãos, você precisará de:

  • esponja com escova de metal;
  • a solução à qual o plastificante foi adicionado;
  • espátula;
  • tijolo;
  • elementos de gabarito que definem as características da alvenaria.

Utiliza-se uma talocha para retirar a argamassa que ficou nas juntas. A composição é colocada estritamente ao nível que coincide com a linha externa da alvenaria. O procedimento é simples: primeiro, com os gabaritos em mãos, criam a configuração desejada, para só depois usar uma espátula. Se você não remover o excesso de massa de argamassa de alvenaria, poderá enfrentar sérios problemas. Com a ajuda de um dispositivo como uma junta, é possível empurrar a solução cerca de 0,3 cm.

Depois disso, a composição é cuidadosamente compactada. Esse algoritmo ajudará a melhorar a qualidade não de uma alvenaria, mas de toda a parede como um todo. É muito importante levar em consideração o tempo que leva para a junção ser concluída. Para determiná-lo, preste atenção aos pontos:

  • a consistência inicial da solução;
  • suas propriedades plásticas;
  • umidade do ar circundante;
  • temperatura (externa ou interna);
  • a velocidade de trabalho à disposição dos mestres.

Como se preparar adequadamente e fazer o trabalho?

De forma razoável, colocar tijolos sob a junta não é difícil, mas também não é fácil. O primeiro passo é sempre limpar bem a superfície. Mesmo pequenos traços de sujeira não devem permanecer nele. Além disso, é importante preparar adequadamente a mistura de alvenaria, que deve ser o mais flexível possível. Freqüentemente, é até praticado adicionar substâncias especiais que aumentam as qualidades plásticas.

Primeiro, as costuras verticais são bordadas, só então se chega ao plano horizontal. Alguns tentam fazer o trabalho sem o uso de aditivos auxiliares, no entanto, tal solução ameaça romper a composição em alguns lugares. É permitido o uso de misturas secas que adquirem plasticidade após diluição com água. A vantagem desta opção é que a configuração é salva após o término do processo de junta.

Você pode definir a parede frontal de vários desenhos, inclusive com uma barra, com tijolos de qualquer forma geométrica. A seleção dos gabaritos é feita de acordo com o perfil de alvenaria. Este requisito garantirá a mesma espessura de preenchimento. Ao escolher uma composição, é necessário saber se ela provocará um entupimento da superfície? Se isso ocorrer, a quantidade de material gasto aumenta significativamente, especialmente em superfícies com textura rasgada.

Devemos estar preparados, pois o trabalho consumirá muito tempo. Vai levar muito tempo, então você precisa planejar cuidadosamente sua programação. A menor tentativa de acelerar a união resultará em uma deterioração da aparência da superfície. Quanto à ferramenta, você pode comprá-la ou fabricá-la você mesmo.Em qualquer caso, você precisa se certificar de que o formulário permite que você conclua a tarefa.

Ferramentas adicionais necessárias

Auxiliares serão necessários se você quiser criar uma forma de costura atípica. Não funcionará fazer tal linha apenas com a ajuda de linhas de junção. O conjunto exato de ferramentas é determinado pela condição técnica da parede de tijolos, mas o conjunto mais massivo consistirá nos seguintes ajudantes:

  • martelo;
  • misturador de concreto;
  • formão;
  • furadeira elétrica;
  • espátula triangular;
  • pincel com cerdas macias (ou rolo);
  • escovado;
  • escova com cerdas de aço duro.

Um cinzel, que é martelado suavemente com um martelo, ajudará a remover a argamassa velha das juntas. Se essa ferramenta não existir, você pode substituí-la por uma broca de martelo. Fazer a argamassa geralmente requer uma broca e um cabeçote de mistura. Este componente facilita a agitação da solução.

Um misturador de concreto não é particularmente necessário se a escala do trabalho for pequena. A espátula auxilia tanto na retirada do excesso de massa quanto na aplicação. A limpeza das paredes é realizada quando a própria junta e rejuntamento já estiver concluída. Um pincel de flauta é freqüentemente usado para molhar as listras. Uma ripa de madeira com 1 metro de comprimento serve de suporte para a ferramenta. O tanque onde a argamassa é preparada deve ser mais profundo do que largo, caso contrário, a argamassa endurece muito rapidamente.

Importante! A ponta do cinzel deve ser bem afiada.

Mais sobre o método de trabalho

É possível simplificar ao máximo a limpeza das juntas soprando-as com compressores. Essa técnica torna mais fácil remover até mesmo a menor sujeira. Quando o excesso de solução é removido, as costuras em uma pequena área são umedecidas. É necessário umedecer apenas a parte que será processada nos próximos 60 minutos. A vida útil da solução varia de 1,5 a 2 horas, por isso é preparada em pequeno volume.

Dicas para colocar tijolos para união são apresentadas no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário