Densidade de blocos: padrões e conselhos para determinar
Se for necessário comprar um tijolo, ao escolhê-lo deve-se prestar atenção a certos pontos, incluindo tamanhos, tipos, finalidade, qualidade e assim por diante. Também é importante escolher um tijolo para a construção de determinados edifícios, dependendo da sua finalidade. Neste caso, estamos falando sobre estruturas de suporte de carga e partições. Neste caso, é importante atentar para a densidade do tijolo. Não é o mesmo para diferentes tipos de pedras.
O que isso significa?
Este valor determina o desempenho que a estrutura terá. A resistência da futura estrutura é determinada pela densidade da pedra de construção. Além disso, a durabilidade da estrutura e seu isolamento térmico dependem disso. Quanto mais peso o tijolo tem, pior protege a estrutura do frio.
Os especialistas distinguem entre dois tipos de densidade de pedra - média e verdadeira.
É possível determinar a densidade real usando várias fórmulas, mas o consumidor médio não está interessado neste método. É importante para ele saber a densidade média dos tijolos de um determinado lote, que é determinada pela fórmula p = m / v.
Visualizações
Hoje em dia, existem muitos tipos diferentes de tijolos que são usados na construção. Cada um deles possui um indicador de densidade padrão.
Silicato
Os principais componentes com os quais este tijolo é feito são areia, água limpa e cal apagada. Essa massa é formada por processamento em autoclaves sob a influência de vapor úmido. O processo é realizado sob pressão. Graças a isso, a resistência, a resistência a baixas temperaturas e o isolamento acústico da pedra estão no mais alto nível. Também raramente apresenta eflorescência na superfície.
A desvantagem pode ser considerada alta condutividade térmica, peso, instabilidade a altas temperaturas e umidade. O tijolo de silicato pode ser utilizado para a construção de divisórias ou paredes, bem como outras estruturas onde não sejam afetadas por altas temperaturas. Está excluída a possibilidade de utilização de chaminés, fundações, poços, esgotos e outras estruturas para o assentamento.
Cerâmica
O principal componente de sua produção é a argila. A tecnologia de fabricação é simples e representa a moldagem de produtos a partir de matérias-primas de argila e sua posterior queima em altas temperaturas. Essas pedras se distinguem por um bom isolamento acústico, alta resistência, absorvem pouca água, toleram bem a geada e têm alta densidade. Estas são as principais vantagens de tal material de construção.
As desvantagens incluem alto custo, alto peso e o aparecimento de eflorescências na alvenaria quando usado em condições úmidas. Este tijolo é usado em quase todos os lugares. Ele pode ser usado para construir fundações e divisórias de suporte de carga. Muitas vezes é usado para a construção de fundações ou esgotos.
Hiperprimido
Este tijolo é baseado em calcário, que é processado em pequenas frações. Cimento e pigmentação também são adicionados. Tudo isso é formado em uma massa da qual um tijolo é feito sob pressão. Essa pedra se distingue por sua alta densidade, resistência a diferentes temperaturas, bela aparência e geometria clara. As desvantagens incluem aumento de peso e baixa condutividade térmica. Esses produtos são usados para a construção de cercas decorativas e revestimento.
Estrutura
Além disso, o tijolo é dividido em vários tipos, dependendo da densidade e da estrutura.
- Oco. Possui vazios no corpo, que ocupam cerca de 50% de sua massa total.Como resultado, a pedra distingue-se pelas características de isolamento térmico melhoradas, bem como pelo baixo peso. É utilizado para divisórias, revestimento de fachadas ou construção de alicerces de edifícios que não sejam afetados por grandes cargas. Os buracos são diferentes. A densidade é de 1300-1450 kg / m3.
- Corpulento. Este tijolo contém cerca de 13% do vazio de sua massa total. Eles o usam para apoiar estruturas, colunas e muito mais. A alta condutividade térmica limita o alcance da pedra e, portanto, nem sempre é possível construir as paredes externas dos edifícios a partir dela, que serão caracterizadas por alta condutividade térmica. Densidade - 1900-2100 kg / m3.
- Porized. Este tipo de material possui uma estrutura porosa, o que proporciona um bom isolamento acústico e térmico. Além disso, esta pedra pesa um pouco. É usado nas mesmas áreas que os tijolos ocos. Densidade - 700-900 kg / m3.
É possível observar separadamente o tipo de argila refratária, que é utilizado nos locais onde ficará exposto a altas temperaturas. Normalmente, esse tijolo é usado para fogões e objetos semelhantes. A pedra pode suportar temperaturas de até 1800 graus e sua densidade é de 1700-1900 kg / cu. m.
Marcando
Após a produção, cada lote de pedra para construção é marcado com números e letras. Não é difícil decifrar tais valores, por exemplo:
- R - privado;
- L - frente.
Além disso, pode haver outras designações para o tamanho e tipo de tijolo, que são decifradas como "Po" (corpulento) e "Pu" (oco). Todos esses parâmetros são regulados pelo GOST 530-2007. Outras designações também podem ser indicadas, por exemplo, força, tamanho, resistência ao gelo e outros. A densidade média da pedra de construção pode ser de 0,8 a 2,0. Portanto, ao fazer uma compra, é importante prestar atenção a esses parâmetros e à classe do produto.
O tipo de edificação, também denominado comum, é utilizado para a colocação de paredes, sobre as quais serão posteriormente aplicados materiais de acabamento. Além disso, colunas, pedestais, dutos de ventilação e muito mais são erguidos a partir dele. Comum pode ser tijolo de silicato e cerâmica. A escolha da marca em cada caso específico depende de quais parâmetros devem ser alcançados a partir da estrutura futura.
O tijolo de revestimento é tomado por fachadas e sua diferença é que possui duas superfícies planas que se distinguem por uma bela aparência. O material de revestimento também pode ser oco ou sólido. Alguns tipos de tijolos para estruturas de revestimento podem ter elementos decorativos adicionais, bem como superfícies vitrificadas ou processadas de outra forma.
Envio
A possibilidade e o meio de transporte também dependem do tipo de tijolo. Os produtos cerâmicos podem ser transportados em qualquer tipo de transporte em paletes. Esses pacotes são formados diretamente após a produção do tijolo. Nos paletes existe um certo número de pedras do mesmo lote, que não diferem na cor e outras características.
Para a construção de estruturas, recomenda-se a escolha de tijolos do mesmo lote, que não diferirão em parâmetros e demais indicadores. É necessário armazenar esse tijolo em prateleiras protegidas. As pilhas não devem ter mais de 4 níveis de altura.
Se se trata de um material sólido, de alta densidade, os mesmos requisitos são impostos durante o transporte e armazenamento, mas ao mesmo tempo este tijolo pode suportar cargas pesadas e não se danifica durante o transporte.
Na hora de comprar uma pedra de construção, é recomendável ficar atento a todos esses pontos, e também vale a pena dar preferência a fabricantes de confiança que indiquem nos documentos os parâmetros exatos do lote de seus produtos. Embora este requisito seja regulamentado por lei e pelo fornecimento de informações imprecisas, o fabricante pode ser responsabilizado se, devido à marcação aplicada incorretamente, ocorrerem danos ao desenvolvedor no futuro.
No vídeo, você pode aprender sobre a densidade dos tijolos sólidos de cerâmica.
O comentário foi enviado com sucesso.