Características e fabricação de tijolos de imitação para decoração de interiores

Características e fabricação de tijolos de imitação para decoração de interiores
  1. Peculiaridades
  2. Materiais (editar)
  3. Aplicação no interior
  4. Ferramentas necessárias
  5. Como fazer isso sozinho?
  6. Lindos exemplos no interior

O tijolo é um material de acabamento bastante popular e é harmoniosamente combinado com muitos interiores. No entanto, o uso de uma pedra real nem sempre é possível por uma série de razões técnicas e materiais.

A este respeito, a imitação de paredes de tijolo encontrou ampla aplicação e é ativamente utilizada na decoração de corredores, cozinhas, salas de lareira e salas de estar.

Peculiaridades

A alvenaria de imitação tem vantagens óbvias sobre o tijolo natural. Em primeiro lugar, é uma economia significativa de tempo e dinheiro. Tijolos cerâmicos e de clínquer são materiais bastante caros e a decoração de parede feita com a ajuda deles será muito cara. Além disso, na conformação da alvenaria é necessária a utilização de argamassa de cimento, o que aumenta significativamente o custo das reparações e conduz à formação de grande quantidade de sujidade e pó.

Uma vantagem igualmente importante da imitação de "tijolo" é a ausência de carga na fundação. Para a decoração de superfícies de "tijolo", via de regra, utilizam-se materiais leves e finos, cuja presença não afeta de forma alguma a parede de suporte e não torna a estrutura mais pesada.

O uso de revestimentos decorativos, ao contrário dos tijolos naturais, não cria um efeito de estufa e não requer a aprovação do BTI. Além disso, o acabamento leva muito pouco tempo e pode ser feito por conta própria.

Materiais (editar)

A imitação da alvenaria é realizada por diferentes métodos com materiais modernos. Muitas opções de revestimento decorativo não requerem habilidades de construção e podem ser feitas à mão, enquanto o trabalho com tijolo real só deve ser feito por profissionais. A opção de acabamento mais simples e acessível são os revestimentos prontos com um padrão de tijolo já aplicado em sua superfície. Eles só precisam ser cortados no tamanho certo e colados. Esses materiais incluem papel de parede e painéis de parede.

O papel de parede em tijolo tem uma textura convexa que repete completamente o relevo da alvenaria. Esta opção é a maneira mais rápida e econômica de transformar uma sala. O papel de parede "Brick" fica bem em cozinhas, corredores, corredores e corredores. As elevadas propriedades decorativas do material devem-se ao uso de tecnologias modernas, graças às quais se tornou possível imitar com muita precisão a rugosidade e as imperfeições dos tijolos reais. O papel de parede é a solução ideal para o acabamento de ambientes pequenos: apesar do relevo, eles continuam sendo o material de acabamento mais fino e não reduzem o espaço em um centímetro.

Para dar à alvenaria volumétrica um aspecto mais natural, os designers são aconselhados a combinar o papel de parede com tijolos de gesso. Normalmente, os cantos e as portas são recortados com gesso, o que, em combinação com os tijolos do papel de parede, parece muito harmonioso. As vantagens de tal acabamento incluem uma boa ventilação do papel de parede, graças ao qual a parede tem a capacidade de respirar. Observa-se a quantidade mínima de poeira e detritos durante a instalação, bem como a compatibilidade ambiental do material. As desvantagens incluem baixa resistência à água e tendência a acumular poeira entre os "tijolos".Isso impõe certas restrições ao uso de papel de parede e não permite seu uso em banheiros e cozinhas.

Os painéis de construção de parede em forma de tijolo são um material de acabamento de folha com uma textura em relevo aplicada a ele. Os painéis estão disponíveis em duas versões. O primeiro tipo é apresentado por modelos plásticos feitos de PVC, podendo suportar condições de alta umidade e altas temperaturas. As segundas são chapas de MDF, para a produção das quais são utilizadas aparas de madeira prensadas a alta pressão.

No entanto, apesar da base de serragem, os produtos são altamente resistentes à umidade e ao calor. Isso se deve à presença de camadas decorativas e protetoras, que possibilitam a utilização de modelos de MDF na decoração de paredes de cozinhas e varandas.

Os painéis de folhas são produzidos nas dimensões padrão de 244x122x0,6 e 320x244x0,6 cm e, se necessário, são cortados no tamanho necessário. Além disso, eles são leves e criam uma carga mínima de peso nas estruturas de suporte. A fixação das placas nas paredes é feita com pregos, parafusos e parafusos auto-roscantes, e a instalação é feita de duas maneiras. No primeiro caso, os modelos são montados diretamente na parede, e no segundo requerem a disposição do ripado.

As vantagens dos painéis incluem aparência impecável e longa vida útil. A imitação de tijolos em sua superfície é tão natural que à distância é considerada uma alvenaria de verdade. A vantagem indiscutível de usar material em folha são suas excelentes propriedades de isolamento acústico. Isso permite que você reduza ligeiramente a audibilidade dos cômodos vizinhos, o que é especialmente importante para os proprietários de casas de painéis.

Além disso, as vantagens dos painéis de construção incluem resistência a ácidos e álcalis, nenhum risco de mofo e bolor e facilidade de manutenção. Os painéis são suficientemente sustentáveis, o que facilita a substituição de um elemento danificado sem desmontar todo o revestimento. Além disso, o material tem baixo custo e está disponível em uma ampla gama de cores, desenhos e texturas.

No entanto, junto com as vantagens óbvias, o material também tem desvantagens. As desvantagens incluem a necessidade de formar uma caixa, o que acarreta custos adicionais, bem como a diminuição associada da área útil da sala, que é especialmente perceptível em corredores estreitos e pequenos corredores.

O próximo grupo de materiais se distingue por altas qualidades decorativas e, em contraste com o papel de parede e os painéis de construção, tem uma forte semelhança com a alvenaria. Esses materiais incluem azulejos, gesso decorativo e gesso.

Ladrilhos que imitam tijolos decorativos são um material prático e barato. Os produtos são leves e não carregam significativamente a fundação. Os materiais para a fabricação de ladrilhos em forma de tijolo são gesso, argila refratária e pedra artificial ou natural. Modelos de gesso e clínquer são mais usados ​​para decoração de interiores, enquanto os produtos de pedra são amplamente utilizados em revestimentos externos.

As telhas de clínquer são o material de acabamento mais popular e se distinguem por sua alta resistência e total identidade com os tijolos cerâmicos. Isso se explica pelo fato de que, em termos de composição e tecnologia de produção, a telha de clínquer é um verdadeiro tijolo de clínquer, com a única diferença de que a largura de um tijolo padrão é de 12 cm e a largura da telha de 10 mm. A par dos modelos tradicionais, encontram-se os produtos dos chamados "moldados à mão", que apresentam uma superfície rugosa com buracos e permitem formar alvenarias "antigas".As bordas de tal ladrilho são desiguais e ligeiramente lascadas, o que dá aos produtos uma grande semelhança com o material de um século atrás.

Os modelos de clínquer são ideais para a maioria dos estilos modernos, como loft, techno, metálico e hi-tech. O material é resistente a influências agressivas de fatores externos, portanto pode ser utilizado em ambientes úmidos e quentes. Além disso, o clínquer tolera bem a ação de quaisquer detergentes, por isso é muito utilizado em cozinhas.

Ladrilhos de gesso são as opções de acabamento mais econômicas e ecologicamente corretas. O gesso é caracterizado pelo baixo peso, ampla disponibilidade para o consumidor e facilidade de instalação. Graças ao processo de fabricação simples, os ladrilhos podem ser feitos por conta própria usando estuque e um molde especial de silicone. O material é adequado para montagem localizada quando é necessário decorar a parede de uma lareira ou uma área próxima a uma porta.

Nesses casos, as paredes são decoradas com tijolos individuais ou combinações de várias peças. Os ladrilhos de pedra natural ou artificial são mais frequentemente utilizados para a decoração exterior de fachadas, no entanto, no interior de zonas de lareira e corredores de espaços públicos, o material parece bastante bom.

As vantagens das telhas de revestimento em tijolo são consideradas excelentes propriedades de isolamento térmico, o que se explica pela elevada porosidade e baixa condutividade térmica dos produtos. Além disso, o material imita naturalmente um tijolo real e, no caso de modelos de clínquer, geralmente é indistinguível do protótipo. As vantagens incluem um amplo sortimento, representado por uma grande variedade de texturas e tonalidades, bem como as excelentes características de desempenho do ladrilho e sua longa vida útil.

Entre as desvantagens, nota-se o aumento da absorção de água do material, o que se explica pela elevada porosidade e impõe uma série de restrições ao seu uso. Por exemplo, os modelos não vidrados não são recomendados para uso em cozinhas e banheiros: os ladrilhos absorvem a umidade muito rapidamente e começam a cair.

As lâminas de tijolo são um tipo de ladrilho de revestimento e são representadas por elementos individuais feitos de plástico, madeira, couro, vidro e poliestireno expandido. Estes "tijolos" são vendidos individualmente e são ideais para a decoração pontual de pequenas áreas interiores ou secções individuais da parede. Os "tijolos" são muito leves, por isso podem ser fixados diretamente na parede com cola. Para dar à alvenaria um efeito “antigo”, os elementos recebem um desgaste natural e recortado.

O gesso decorativo é um material de revestimento eficaz e é amplamente utilizado para imitar a alvenaria na decoração de paredes interiores. As vantagens deste tipo de revestimento são uma grande variedade de texturas e tonalidades, fácil instalação, longa vida útil e altas propriedades de isolamento acústico e térmico do revestimento.

A ampla disponibilidade para o consumidor e a facilidade de uso do material permitem que você mesmo crie alvenaria. O gesso é absolutamente seguro para a saúde de terceiros e pode ser usado com segurança em instalações residenciais.

No entanto, como qualquer outro material, o gesso tem seus pontos fracos. Isso inclui a tendência da camada decorativa de acumular poeira e a exatidão da superfície de trabalho durante a instalação. Durante o trabalho preparatório, as paredes devem ser niveladas e massajadas, caso contrário, mesmo pequenos defeitos serão claramente visíveis no revestimento, e a aparência da parede será danificada.

Tijolo de imitação de gesso é a maneira mais acessível de decorar. O trabalho com gesso dispensa qualificação profissional e a utilização de equipamentos especiais.Para criar uma imitação de alvenaria, basta aplicar uma argamassa de gesso na parede e traçar com o dedo linhas que definem os limites dos “tijolos”. Em seguida, os recessos devem ser limpos com argamassa de cimento, e os próprios "tijolos" devem ser pintados na cor desejada.

As vantagens do método são o baixo custo dos insumos e a possibilidade de implementação de soluções em cores ousadas. As desvantagens incluem a necessidade de um trabalho muito longo e meticuloso, que consiste em untar bem as costuras e pintar cada "tijolo".

Os três métodos de revestimento de parede a seguir envolvem a produção independente de tijolos e permitem decorar um ambiente de maneira econômica e elegante. A maneira mais fácil de terminar é pintar a parede "como um tijolo". Para isso, basta ter uma superfície nivelada, um rolo, um pincel e tintas. A melhor opção para pintar paredes é a tinta elastomérica, devido à sua capacidade de preencher todas as pequenas fissuras e proteger a superfície da umidade.

Porém, na sua ausência, é permitido o uso de esmalte acrílico, e em casos extremos - esmalte à base de água. A cor da alvenaria é escolhida de acordo com o estilo geral da divisão, mas é preferível dar preferência às cores naturais do tijolo - vermelho, castanho e amarelo. No entanto, cores brilhantes e excêntricas são mais adequadas para um interior em estilo loft, enquanto cores pastéis calmas são mais adequadas para o interior.

As vantagens deste método incluem facilidade de instalação, baixo custo e ampla disponibilidade de materiais para o consumidor. Além disso, a superfície lisa das paredes pintadas não é propensa ao acúmulo de poeira e é fácil de limpar. Entre os pontos fracos, nota-se o aspecto algo rústico do acabamento, o risco de desbotamento da pintura e a perda gradativa da atratividade do revestimento de parede.

O segundo método de imitação de alvenaria envolve a produção independente de tijolos de revestimento de espuma de plástico. Esta opção será ideal ao exibir um quadro irregular. Os tijolos de espuma praticamente não têm peso e podem ser facilmente montados em divisórias finas e paredes não capitais. Assim, para o revestimento de divisórias de gesso cartonado, a espuma de poliestireno será uma dádiva de Deus. Além da função decorativa, o material atuará como isolante de calor e som e protegerá de forma confiável a sala contra perda de calor e ruídos externos.

Fazer tijolos é um processo muito simples e não leva muito tempo. Para fazer isso, você só precisa desenhar retângulos idênticos em uma folha de espuma plástica e recortá-los com uma faca de escritório. Em seguida, as peças de trabalho precisam ser coladas na parede, depois pintadas com tinta acrílica e untadas com "costuras". Se a espuma não estiver disponível, você pode usar as placas de teto de espuma. Esses "tijolos" não se desintegram durante o corte e parecem muito mais limpos.

Da mesma forma, você pode fazer drywall ou tijolos de madeira. Esses modelos ficarão bem na decoração de interiores de casas de campo quando decorarem portas e espaços entre janelas. As vantagens dos tijolos de espuma incluem custos de caixa mínimos e facilidade de fabricação. A desvantagem é o fato de que a alvenaria de espuma não imita muito bem o tijolo real e parece bastante primitiva.

O terceiro método de decoração de paredes "como um tijolo" é representado por um acabamento em cartão canelado e é a opção mais barata de todas as mencionadas. O papelão ondulado é o material utilizado na fabricação de caixas para alimentos e eletrodomésticos. Normalmente é armazenado nos quintais das redes de varejo e lojas, o que permite que você receba essa caixa de forma totalmente gratuita e minimiza os custos de reparo.

Para fazer tijolos, você precisa desmontar a caixa, desenhá-la em retângulos e recortar os espaços em branco.Em seguida, os fragmentos precisam ser colados, formando "tijolos" de certa espessura. O papelão, é claro, não terá uma semelhança absoluta com a alvenaria, e muito provavelmente não será possível desenhar um avental de cozinha a partir dele, mas é perfeitamente possível implementar soluções inusitadas e diversificar a decoração do ambiente.

Aplicação no interior

Apesar de a alvenaria ser um tipo de decoração bastante popular, não é adequada para todas as divisões. O uso de tijolos e sua imitação ficam bem apenas em quatro estilos: loft, country, hi-tech e estilo inglês. Assim, para apartamentos tipo loft, os ladrilhos cerâmicos de clínquer em tons de vermelho são mais adequados.

A fim de suavizar um pouco da agressividade inerente a essa direção, é recomendável colocar móveis de madeira natural na sala, colocar tapetes claros e colocar plantas floridas de interior. Porém, com a escolha deste último, é preciso ter extremo cuidado e não usar hera e cipó. Isso se deve ao fato de que as trepadeiras adicionam uma sensação de abandono ao ambiente e levam a pensamentos sombrios.

A próxima direção interior em que o uso de alvenaria é apropriado é o país. Os quartos decorados neste estilo não parecem mais tão sombrios quanto o loft, e é por isso que ele é freqüentemente usado para decorar quartos e salas de estar. Além disso, os quartos em estilo campestre costumam ser equipados com lareiras a lenha, contra as quais tijolos texturizados parecerão muito dignos. O uso de tijolos também é apropriado no estilo high-tech, que assume as formas e proporções geométricas corretas.

Para a concepção de tais espaços, a alvenaria leve, feita nas zonas dos cantos, perto de portas e janelas, é bastante adequada. Neste caso, o tijolo confere à divisão um estilo algo empresarial, graças ao qual pode ser utilizada em escritórios e salas de estudos.

Além disso, a alvenaria é frequentemente usada em quartos decorados no estilo inglês. Nessas salas, a ênfase do "tijolo" é colocada nos cantos, no backsplash e na área da lareira. O tijolo fica bem na decoração de sótãos e sótãos residenciais, onde, quando combinado com um revestimento como o papelão ondulado, pode ser usado para estilos techno e metal. Além disso, alvenaria de imitação pode ser usada para decorar pilares e elementos de piso em espaços do sótão.

Em qualquer direção que a sala seja decorada, é muito importante que a alvenaria seja combinada com itens de interior e móveis... O tijolo deve estar em harmonia com gesso, papel de parede e luminárias. Caso contrário, o material parecerá algo estranho e o novo acabamento não dará nenhum prazer.

Ferramentas necessárias

A escolha da ferramenta de acabamento depende inteiramente do método de revestimento, bem como da utilização de um determinado material. Em um conjunto universal de ferramentas e ferramentas de construção, é necessário garantir a presença de pregos líquidos, cola PVA, régua, mistura de primer, hidrocor, álcool e esponja. Para a colocação de ladrilhos de clínquer, será necessária uma talocha e argamassa de cimento e, para decorar paredes com tinta, será necessário estocar rolo e estêncil.

Para a autoprodução de "tijolos", você precisará de uma faca de construção afiada, uma pequena serra para metal ou uma serra de vaivém e um conjunto de lixa necessário para criar abrasões. Se você pretende colar papel de parede de "tijolo", precisa de um pincel largo e um recipiente fundo para diluir a cola.

Como fazer isso sozinho?

Antes de decorar as paredes você mesmo, deve preparar cuidadosamente a sua superfície. Para fazer isso, libere completamente a parede de elementos salientes e remova o revestimento antigo. Se houver buracos e cavacos na base, eles devem ser cuidadosamente cobertos com argamassa de cimento e esfregados.Depois que a parede for nivelada, ela deve ser tratada com um anti-séptico e preparada. O uso de formulações antibacterianas ajuda a prevenir fungos, bolor e bactérias causadoras de doenças.

Na hora de escolher uma mistura para o primer, deve-se ter em mente que é aconselhável utilizar um primer diferente para cada tipo de superfície. Assim, no processamento de paredes de concreto e cimento, uma mistura acrílica é adequada, para aplicação em superfícies de madeira é melhor usar uma composição alquídica, e os agentes glifáticos e perclorovinil serão ideais para bases de metal e tijolo.

Os compostos acrílicos são uma boa base para espuma caseira, madeira e tijolos de drywall. Na ausência de primers profissionais, pode-se usar uma solução de água e cola PVA. A preparação das paredes é uma etapa muito importante do revestimento, pelo que este procedimento não pode ser descurado. Caso contrário, as propriedades adesivas da superfície serão reduzidas e a adesão confiável das paredes ao material não pode ser alcançada.

Depois que a superfície estiver nivelada e preparada, você pode começar a instalar o revestimento decorativo. E se normalmente não há problemas com a colagem de papel de parede e instalação de painéis, então, ao instalar elementos individuais, sejam ladrilhos de clínquer ou tijolos de espuma artesanais, deve-se ter cuidado e precisão. A imitação da alvenaria deve ser realizada sobre uma superfície pré-marcada, e as dimensões dos tijolos de papelão ou gesso devem corresponder aos tamanhos padrão.

Assim, o comprimento tradicional dos modelos de clínquer é de 25 cm e a altura é de 6,5 cm. A observação das dimensões do tijolo, bem como a probabilidade de execução das juntas, ajudará a obter a máxima semelhança com a alvenaria real. Na utilização de ladrilhos de clínquer, muitas vezes é utilizada uma malha de reforço, que proporciona uma melhor aderência da argamassa à parede e evita o colapso da alvenaria.

Porém, além de colar e pintar tijolos caseiros, existe uma forma simples e acessível de decorar, que consiste na utilização da técnica de desenho sobre gesso cru. Para completá-lo, é necessário aplicar uma camada de qualquer mistura de gesso ou massa de até 5 mm de espessura na parede. Em seguida, você precisa pegar um estêncil de plástico ou borracha e pressioná-lo contra a superfície.

Para que o estêncil descole bem do gesso, deve-se umedecê-lo com água antes de cada aplicação. Ao realizar esta tecnologia, o mais importante é observar rigorosamente a coincidência das linhas horizontais e tentar não levar a "alvenaria" para cima ou para baixo. Após a formação da "parede de tijolos", a solução é deixada secar, após o que a superfície é preparada e coberta com cera. A etapa final será pintar as costuras e os próprios tijolos, o que é melhor feito com tintas acrílicas.

Lindos exemplos no interior

A imitação de tijolos parece muito impressionante em muitas áreas do design de interiores. A escolha correta do material e a instalação competente podem reavivar qualquer espaço, mesmo o mais enfadonho, acrescentando variedade ao interior.

  • Os "tijolos" de espuma no corredor são elegantes e baratos.
  • Imitação de tijolo de gesso decorativo no interior da sala.
  • Decoração da área de TV com alvenaria de gesso cartonado.
  • O papel de parede fotográfico na cozinha é um exemplo de solução prática e moderna de design de interiores.
  • A superfície de um ladrilho de clínquer é virtualmente indistinguível de uma parede de tijolo real.
  • Os tijolos desenhados parecem muito bonitos e interessantes.

Veja abaixo os detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário