Tijolos refratários: características e variedades

Tijolos refratários: características e variedades
  1. Recursos e composição
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Especificações
  4. Visualizações
  5. Marcas populares
  6. Como escolher?
  7. Como cortar?
  8. Dicas úteis

O tijolo comum não é adequado para a construção de todas as estruturas e estruturas. Assim, para a fabricação de fogões ou lareiras, bem como para instalações industriais, costuma-se utilizar não padronizado, mas refratário especial, que não teme altas temperaturas.

Hoje examinaremos mais de perto esses materiais de construção e descobriremos quais são suas características.

Recursos e composição

O tijolo é um dos materiais de construção mais populares e comuns, com muitas qualidades positivas. Bonitas casas de tijolos são encontradas em quase todas as ruas, então a demanda por esses produtos está fora de dúvida.

É importante ter em mente que os tipos padrão de tijolos não são adequados para todos os trabalhos.

Sob condições de alta temperatura, o tijolo tradicional pode se deteriorar rapidamente e deformar / desmoronar. Aqui é costume recorrer a um material refratário mais prático e resistente ao desgaste, que em tais circunstâncias não perderá suas propriedades positivas. Felizmente, hoje em dia você pode encontrar esses produtos em muitos pontos de venda.

O tijolo resistente ao calor é uma solução ideal para o projeto de bases que isolam uma chama aberta. Além disso, esses materiais resistentes são utilizados quando é necessário fazer o acabamento de paredes internas de fogões domésticos, canais de chaminés, lareiras ou canos. O trabalho de assentamento deste tijolo (forro) é geralmente feito por artesãos experientes.

Muitas características técnicas dos tijolos refratários são muito diferentes daquelas das pedras de cerâmica ou silicato. O principal ingrediente desses materiais de construção é a argila. Os componentes restantes na composição de tais produtos são várias impurezas e aditivos especializados. No entanto, todas as adições à composição desses materiais são caracterizadas pelo fato de que retêm suas qualidades positivas, mesmo sob a ação regular de valores elevados de temperatura.

Os tijolos refratários de alta qualidade são muito usados ​​na produção industrial. Por este motivo, este material de construção deve necessariamente atender a uma série de requisitos relevantes para sua qualidade.

Ao escolher um tijolo refratário adequado, é muito importante garantir que não haja o menor defeito ou dano em sua superfície. Essas deficiências podem levar a consequências ruins, por exemplo, ao mau funcionamento de um projeto específico. Normalmente, esse fato provoca gastos desnecessários.

As principais características e propriedades desses materiais confiáveis ​​são os seguintes parâmetros.

  • Esses produtos são caracterizados pela baixa condutividade térmica. Devido a esta qualidade, o regime de temperatura exigido é sempre mantido dentro do equipamento de aquecimento.
  • Esse tijolo não tem medo de contato com altas temperaturas. Mesmo sob a influência de calor intenso, tais materiais não perdem suas qualidades positivas e não falham.
  • Além disso, esses tijolos são diferenciados pela presença de inércia térmica. Ele aquece no menor tempo possível e esfria bem lentamente.
  • Os tijolos refratários são caracterizados por uma ótima capacidade de calor, que é suficiente para o acúmulo de energia térmica e sua posterior transferência.
  • Tijolo resistente ao calor não tem medo de gás quente, metais ou escórias. Nem todo material de construção pode se orgulhar de tais propriedades.
  • Os parâmetros volumétricos de tais produtos permanecem inalterados. Eles não estão sujeitos a encolhimento ou crescimento adicional.

Materiais semelhantes são feitos de acordo com GOST e documentos regulamentares. Conforme mencionado anteriormente, a composição desses produtos é baseada em um tipo especial de argila refratária. Geralmente, ocupa cerca de 70% do volume total de tijolos.

Para a obtenção de blocos com características técnicas diferenciadas na massa de moldagem, são utilizados alguns tipos de aditivos, tais como:

  • coque fino;
  • grafite;
  • pó de quartzo grosso.

Os tijolos refratários são produzidos pelo método de prensagem semi-seca. Ao mesmo tempo, as matérias-primas necessárias são primeiro preparadas, a argila é completamente triturada e amassada. Em seguida, a cobrança é introduzida. A composição é levada a uma consistência homogênea. Nesse momento, é adicionada água (não mais do que 10%). Este componente é necessário para que a solução adquira o nível de umidade adequado.

A massa colhida é transferida para uma tremonha especial. Depois disso, a composição é enviada para o dispensador indo e voltando. Quando as peças são formadas, geralmente vão direto para o punção inferior do molde, que desce com a peça de trabalho. Depois disso, a metade superior da prensa é baixada sobre os tijolos. A pressão é aplicada ao alimento para torná-lo mais denso.

O punção inferior, no final do trabalho de produção, espreme o tijolo para fora do molde. Neste momento, o carro com o dispensador se move para disparar a uma temperatura de 1000 graus. Se os tijolos forem produzidos de acordo com essa tecnologia, não precisam ser secos, portanto demoram menos para prepará-los. Além disso, o método descrito é muito mais barato do que a moldagem de plástico.

Vantagens e desvantagens

Os tijolos refratários, como outros materiais de construção, têm lados positivos e negativos.

Primeiro, você deve se familiarizar com o que é positivo:

  • na maioria dos casos, esses produtos são leves, por isso é conveniente trabalhar com eles;
  • são altamente duráveis ​​- são muito difíceis de danificar ou quebrar;
  • capaz de suportar temperaturas muito altas;
  • diferem em capacidade de calor e inércia térmica;
  • pode ter diferentes formas e tamanhos;
  • tolerar mudanças de temperatura sem consequências;
  • não tem medo de fatores externos negativos;
  • têm uma aparência atraente e cores diferentes, por exemplo, branco ou vermelho (as opções mais populares).

    Agora, vale a pena se familiarizar com as desvantagens desses produtos:

    • são bastante difíceis de cortar e serrar, porque são caracterizados por uma maior resistência;
    • têm um custo mais alto do que os produtos padrão.

    Especificações

    O tijolo resistente ao calor moderno possui características técnicas próprias, com as quais se deve definitivamente familiarizar se se pretende trabalhar com este material de construção.

    Considere uma lista das principais características inerentes a esses tijolos.

    • Baixo nível de condutividade térmica - graças a este tipo de tijolo, será possível manter a temperatura necessária no interior das unidades de aquecimento.
    • A resistência ao calor é a principal característica técnica e distintiva deste material de construção. Os tijolos resistentes ao calor são capazes de suportar temperaturas superiores a 1500 graus.
    • Os tijolos refratários modernos não têm medo de produtos químicos agressivos.
    • Produtos semelhantes saem das fábricas com as seguintes dimensões: 23 x 6,5 x 6,5 cm, 230 x 114 x 75 mm, 230 x 114 x 40 mm, 250 x 124 x 65 mm e 345 x 150 x 75 mm. Desvios dos parâmetros dimensionais listados são permitidos, mas muito pequenos. Por exemplo, a espessura de um tijolo pode diferir em não mais do que 2 mm, comprimento - até 5 mm, largura - até 3 mm.
    • A condutividade térmica de tais materiais de construção é bastante baixa.

    Visualizações

    Não pense que o tijolo resistente ao calor não tem subespécies. Hoje, você pode encontrar vários tipos de produtos semelhantes à venda.Vamos examinar mais de perto os produtos mais populares e procurados e suas propriedades.

    As variedades básicas deste material incluem as seguintes opções.

    • Tijolo principal... Os materiais com este nome são usados ​​em conjunto com uma solução de cal-magnésia. Utilizado na produção de aço.
    • Carbonáceo... O material desse tipo geralmente atua como a base das estruturas de domínio.
    • Quartzo... Essas opções contêm componentes como quartzo e arenito. A pedra especificada não foi projetada para ser adjacente a outros materiais de construção. As exceções a esta regra são metal, fogo. Qualquer álcali tem um efeito extremamente negativo no tijolo de quartzo.
    • Alumina... Este tijolo é considerado o mais comum. Ele pode suportar temperaturas que variam de 1000 a 1300 graus. Os blocos de alumina são conhecidos por sua capacidade de resistir aos efeitos das flutuações de temperatura sem problemas. Freqüentemente, essas matérias-primas são utilizadas na fabricação de fogões (domésticos e industriais) e câmaras de combustão.
    • Klinovoy... O tijolo especificado é normalmente produzido com dimensões de 300x300x300 mm. Freqüentemente, esse material de construção é usado na fabricação de estruturas industriais. Possui a marca ShTsU.
    • Semi-ácido... O tijolo especificado é produzido com marcação PB. Sua resistência ao fogo é limitada a 1670 graus Celsius. Já a porosidade do material semi-ácido é de 24%. O conteúdo de componentes adicionais nesses produtos varia de 14 a 28%.
    • Magnesita... Os tijolos de magnesita apresentam excelentes propriedades refratárias. Durante sua produção, um componente como a magnesita é queimado em altas temperaturas (1500-1600 graus). Como resultado desse processamento, são obtidos produtos muito fortes e resistentes ao calor, que podem ser usados ​​na indústria.
    • Leve... O tijolo leve não é menos popular hoje em dia. Este material resistente ao desgaste e durável transfere facilmente os efeitos de produtos químicos agressivos e é leve. Basicamente, essas matérias-primas leves são utilizadas para a fabricação de evaporadores, saídas de vapor, caldeiras e outros dispositivos. É fácil e cómodo trabalhar com ele, pois pesa muito pouco, principalmente em comparação com os análogos.

      Além dos listados, existem outras subespécies de tijolos refratários resistentes ao desgaste, por exemplo:

      • silicioso;
      • silicato de alumínio;
      • mulita;
      • dinas;
      • corindo e outros.

      Marcas populares

      Todos os tijolos refratários são marcados de acordo com suas propriedades e composição. Assim, a primeira letra da marca designa o nome e um determinado tipo de produto. Se esta for a letra "Ш", então a pedra é chamotte, se "D" - dinas, e se "M" - mulita.

      Quanto à segunda letra na marcação de materiais de construção resistentes ao calor, ela foi projetada para demonstrar a temperatura mais alta para a qual a pedra foi projetada. Por exemplo, os mais populares são os seguintes produtos:

      • SHA, SHAK 1400;
      • SB 1350;
      • SHUS, SHV 1250;
      • PB (espécie semi-ácida) 1250;
      • PV 1250.

      Os parâmetros dimensionais dos tijolos resistentes ao calor são reconhecidos por uma designação digital que precede as duas primeiras designações de letras da marca do produto. Por exemplo, o produto SHA 5 é produzido com dimensões de 230x114x65 mm, e os produtos marcados com SHA 8 têm dimensões de 250x124x65 mm.

      Também existem produtos marcados com ШБ 22, que têm uma forma trapezoidal. Seus parâmetros dimensionais alcançam 230x114x65x55 mm. Após as designações numéricas na marcação, existem designações de letras que representam a abreviatura da fábrica que fabricou o produto.

      Como escolher?

      A escolha de tijolos refratários deve ser abordada de forma especialmente responsável, porque tarefas muito importantes são atribuídas a ele. Esse material de construção deve coexistir perfeitamente lado a lado com altas temperaturas e, às vezes, com chamas abertas.

      Ao escolher tijolos refratários, é necessário confiar nos seguintes critérios importantes.

      • Tamanho, peso... É imperativo selecionar materiais de qualidade e tamanhos adequados. É aconselhável calcular a quantidade de materiais necessários antes de comprar. É melhor adquiri-los com uma pequena margem, para não enfrentar a escassez de materiais de construção.
      • Marca... Na embalagem com tijolos, a marca a que pertencem está sempre indicada. Esta marca não pode ser ignorada, pois dela dependerá se o material é adequado para determinadas obras ou não.
      • Qualidade do tijolo... Uma das posições mais importantes é ocupada pela qualidade dos tijolos resistentes ao fogo. Em nenhum caso deve haver defeitos nele, caso contrário, a estrutura deste material de construção não será a mais confiável e resistente, o que pode levar a consequências muito tristes.
      • Número de poros... Os tijolos refratários não devem ter muitos poros na estrutura. Isso pode aumentar a higroscopicidade dos blocos, o que é indesejável para fornos. Devido à impressionante higroscopicidade, a pedra pode sofrer desintegração e deformação, e com isso toda a estrutura entrará em colapso.
      • Superfície... Observe mais de perto a superfície do tijolo resistente ao fogo. Não deve haver nenhum reflexo perceptível sobre ele. Se algum ainda estiver visível, isso indicará que as peças de trabalho superaqueceram durante o processo de fabricação.
      • Som... Nem todo consumidor sabe que a qualidade de um tijolo pode ser determinada pelo som que sai dele ao ser atingido. Para verificar o estado do material, bata levemente, por exemplo, com um objeto de ferro. O som do tijolo deve sair claro e sonoro. Se ele for surdo, é melhor recusar-se a comprar esse material de construção.
      • Cor... É importante levar em consideração o fato de que sua qualidade independe da cor do tijolo termorresistente. O material de construção pode ter quase qualquer tom, por exemplo, bege, amarelo, vermelho ou bege. Basta comprar um lote no qual todos os tijolos terão a mesma cor. Se em uma fileira, pelo menos 1 peça for de uma cor diferente, ela se destacará nitidamente contra o fundo geral.
      • Ponto de comércio... Os especialistas recomendam enfaticamente a compra de tijolos refratários apenas em lojas de varejo confiáveis ​​e de boa reputação na cidade de sua residência.

      É aconselhável solicitar ao vendedor certificados de qualidade para os produtos selecionados. Se lhe foi negada a apresentação de documentos, é melhor recusar-se a comprar um tijolo - pode acabar por ser de baixa qualidade.

      Como cortar?

      Muitos usuários estão se perguntando como é possível cortar tijolos refratários com eficácia. E essa questão é muito relevante, pois esse material é altamente durável e não é o mais flexível no corte.

      Por exemplo, tijolos comuns de argila refratária resistentes ao calor são geralmente cortados com uma máquina especializada.

      Também é permitido girar para uma retificadora com um disco de diamante segmentado instalado nela. No entanto, esta ferramenta não possui uma função de fornecimento de refrigerante.

      O problema pode ser resolvido colocando os tijolos em um tanque cheio de água com antecedência por cerca de 20 minutos. Após tal procedimento, eles serão fáceis de processar, como se uma ferramenta com um suprimento de fluido fosse usada.

      Dicas úteis

      Use apenas tijolos refratários de alta qualidade com dimensões ideais. A precisão das formas e tamanhos desses produtos é regulamentada pela GOST 8691-73. Observe que apenas desvios mínimos do padrão são permitidos.

      Lembre-se de que os tijolos de carbono resistentes ao calor e as opções de metal refratário não são comumente usados ​​em fogões domésticos convencionais, revestimentos de câmaras de combustão ou estruturas de reforço. Essas variedades são geralmente usadas apenas quando se trata de instalações industriais.

      Se você está diante de uma lareira ou recuperador de calor em casa com tijolos refratários, deve prestar atenção ao estado das antigas juntas.Se estiverem secos, eles precisarão ser finalizados, caso contrário, o acabamento poderá se afastar da base.

      Lembre-se - ao cair, os tijolos refratários de alta qualidade não devem desmoronar. Ele deve se quebrar em pedaços bastante grandes.

      Não é recomendado o uso de materiais com revestimento branco na superfície - são depósitos de calcário. Materiais com tais defeitos não devem ser usados ​​em obras.

      Não confunda argila refratária com tijolos de forno. As opções de fogão são feitas de argila vermelha. Eles não são à prova de fogo.

      Você aprenderá mais sobre tijolos refratários adequados para assentar fogões ou lareiras no vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário