Tijolos de fogo
A queima do tijolo é a etapa final de sua produção.
Queimar tijolos em casa é bem possível, embora pareça difícil. E muitas pessoas já provaram que não apenas as grandes fábricas de tijolos, mas também as pessoas comuns podem fazer isso. O processo de confecção de tijolos com as próprias mãos é aconselhável apenas para um grande canteiro de obras planejado ou para a venda de produtos.
Em princípio, tijolos sólidos para construção e tabuleiro de xadrez podem ser produzidos em casa.
Estágios
Para criar um tijolo, você precisará passar por vários estágios:
- preparação do material,
- moldar tijolos,
- secagem
- queimando.
A última etapa é a mais demorada, cara e responsável. Nesta fase, é muito importante aderir à tecnologia de produção para que não ocorra um casamento.
É necessário um forno para acender. Sua construção não demorará muito. Os fornos são retangulares e redondos. O formato do forno não interfere na qualidade do produto, ele é escolhido exclusivamente de acordo com o gosto.
A queima de tijolos na fábrica é mostrada na foto a seguir.
Outro forno de fábrica se parece com este:
Ao escolher um local para instalar o fogão, é preciso lembrar sobre a segurança contra incêndio. Instale o fogão longe de edifícios e materiais combustíveis. Também é aconselhável ter à mão uma fonte de água ou outro meio de extinção.
Etapas de construção:
- Primeiro você precisa criar a base para o futuro forno. A profundidade é de cerca de 50cm, e outras dimensões dependem do formato do forno. Mas a base deve se projetar de 5 a 10 cm além dos limites do forno.
- As paredes são construídas na fundação, a parede deve ter 50cm de espessura. Após a construção de 2/3 da altura das paredes, a espessura diminui para 25 cm e um estreitamento começa a formar uma chaminé. Deve haver uma abertura na parede para carregar os blanks.
- Depois que a estrutura está pronta, uma camada de cascalho fino de 10 cm de espessura é despejada no fundo do forno. Na verdade, tudo está pronto.
- Agora você precisa carregar os espaços em branco corretamente no forno pronto. Eles são posicionados de forma que haja algum espaço entre as peças de trabalho para que o calor entre lá. As peças de trabalho são colocadas a uma taxa de aproximadamente 220-240 peças por metro cúbico. Acima, você pode colocar 300 peças para o mesmo volume.
- Carvão ou madeira são os mais adequados para a fornalha. Melhor, é claro, carvão. Às vezes, os queimadores são usados para criar a temperatura desejada.
Um diagrama de um forno a gás para queima de tijolos é mostrado na figura.
Para começar, as peças de trabalho devem ser secas por 2-3 dias a uma temperatura de 160-200 ° C. Em seguida, a temperatura é aumentada para 900-1000 ° C. E assim manter 3-4 dias.
O resfriamento deve ser feito lentamente. Para isso, a abertura da fornalha deve ser fechada com tijolos e coberta com argila para que o ar não entre.
Após o resfriamento, é necessário verificar a qualidade do tijolo acabado. Para fazer isso, ele é levemente batido com um martelo. Se o tijolo for de boa qualidade, não deve haver danos e o som deve ser claro. Os tijolos que não funcionaram podem ser enviados para nova queima ou usados para construir paredes internas.
O comentário foi enviado com sucesso.