Tijolo de revestimento: tipos, design e dicas para escolher

Tijolo de revestimento: tipos, design e dicas para escolher
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dimensões (editar)
  4. Paleta de cores
  5. Formas e textura
  6. Como escolher?
  7. Fabricantes
  8. Lindos exemplos de aplicativos

Os tijolos de revestimento têm excelentes propriedades decorativas e são amplamente utilizados para a decoração de fachadas de edifícios e espaços interiores. O material está disponível em uma ampla gama, nas mais variadas cores e texturas, o que simplifica muito a escolha da opção desejada e a torna ainda mais popular.

Peculiaridades

O tijolo de revestimento é um material de acabamento versátil que permite esconder imperfeições na alvenaria de paredes estruturais, além de isolar a fachada e conferir ao edifício um aspecto espetacular e nobre. A casa, revestida com tijolos decorativos, torna-se o centro das atenções e parece muito apresentável. A principal diferença entre a pedra de revestimento e o silicato comum ou produtos cerâmicos é a textura da superfície, a escala de cores e a composição.

Calcário, cimento e argila vermelha atuam como matéria-prima para a produção de modelos de fachadas, e aditivos, plastificantes, pigmentos e tinturas são utilizados como componentes adicionais. A presença de determinados componentes, bem como a sua percentagem, é determinada pelo tipo de pedra facial e pela tecnologia de fabrico.

A alta demanda do consumidor por material de revestimento deve-se a uma série de suas vantagens indiscutíveis. Entre eles, pode-se distinguir altas propriedades decorativas dos tijolos, o que se explica por uma ampla paleta de cores e uma grande variedade de formas, texturas e desenhos. Além disso, a superfície forrada reduz significativamente a perda de calor das instalações e não permite que ruídos externos da rua penetrem no interior.

As vantagens incluem a alta estabilidade térmica da maioria dos modelos, bem como sua capacidade de resistir a mudanças bruscas de temperatura. A fachada revestida de tijolos tolera condições de alta umidade e não tem medo de precipitações freqüentes e prolongadas. Devido à elevada resistência da pedra de fachada às agressivas condições ambientais, o material pode ser utilizado em qualquer zona climática, incluindo áreas de clima acentuadamente continental e territórios setentrionais.

No entanto, junto com inúmeras vantagens, o material tem uma série de desvantagens. As desvantagens incluem o risco de carga excessiva na fundação, o alto custo de alguns tipos e a necessidade de usar misturas adesivas caras para o revestimento. O âmbito de utilização dos tijolos de fachada é bastante extenso. Para além do revestimento da cave e da fachada, o material é activamente utilizado na construção de vedações e colunas, bem como no acabamento de pequenas formas arquitectónicas: arcos, gazebos e vedações de jardins e parques.

Todas as pedras de revestimento estão disponíveis em 2 versões: maciça e oca. Os modelos ocos pesam 30% menos do que suas contrapartes sólidas e se distinguem por características de isolamento térmico superiores e baixo preço. O uso de tijolos ocos aumenta as propriedades de economia de calor do revestimento em 15% em comparação com o uso de produtos sólidos. Portanto, ao utilizar modelos encorpados como acabamento, devem ser tomadas as medidas necessárias para o isolamento adicional da fachada.

Visualizações

A classificação dos tijolos de revestimento é feita de acordo com a tecnologia de sua fabricação.No total, quatro variedades são distinguidas, cada uma das quais tem apenas suas características operacionais e propriedades decorativas inerentes.

Tijolo cerâmico

A matéria-prima para a produção desse material é a argila vermelha. A essência do método de fabricação é reduzida à formação de blocos de argila por meio de uma prensa especial com sua posterior secagem e queima em fornos especiais. Além da argila, a composição do material inclui aditivos minerais e plastificantes, que servem para melhorar as qualidades de trabalho do tijolo acabado. Pó de carvão, escória, cinza e areia de quartzo são usados ​​como tais aditivos. A principal diferença entre a tecnologia de produção de pedra de revestimento é o processamento cuidadoso de todos os componentes antes da mistura. O produto acabado deve estar livre de inclusões estranhas e defeitos visíveis.

A superfície dos produtos de revestimento cerâmico varia. Além de um acabamento fosco e brilhante com textura lisa, o método de produção em forno permite obter modelos em relevo com uma imitação de pedra natural. A paleta de cores dos produtos cerâmicos também é variada. Componentes minerais como óxido de cromo, minério de ferro ou manganês finamente moído e todos os tipos de pigmentos são usados ​​como corantes.

A ausência de componentes tóxicos e venenosos, bem como a origem natural das principais matérias-primas, tornam a pedra cerâmica totalmente segura e amiga do ambiente e permitem a sua utilização não só para trabalhos externos, mas também de acabamento interno. Além disso, a cerâmica não absorve umidade e permite que o ar passe bem, garantindo a capacidade do material de "respirar" e eliminando o risco de mofo e bolor.

As vantagens do revestimento cerâmico incluem segurança absoluta contra incêndio, altas qualidades de isolamento acústico, resistência às oscilações de temperatura, facilidade de instalação e a disponibilidade de uma vasta gama de cerâmicas no mercado para todos os bolsos e gostos. As desvantagens incluem um custo bastante alto e a probabilidade de compra de produtos de baixa qualidade. Este último é causado por uma violação da tecnologia de amassar e queimar argila, e como resultado a pedra se torna bastante frágil e feia.

Para se proteger contra a compra de material com defeito, você precisa usar os serviços de fornecedores confiáveis ​​que compram produtos de fabricantes confiáveis.

Tijolo de clínquer

O tijolo de clínquer é um tipo de cerâmica e também é feito de argila. Sua principal diferença em relação aos tijolos cerâmicos comuns é a qualidade das matérias-primas e a temperatura de queima. A base dos produtos de clínquer é a argila refratária, e o tratamento térmico ocorre em temperaturas muito altas, chegando a 1200 graus. O tijolo feito desta forma é caracterizado pela alta densidade e mínima absorção de água. Isso permite o uso de material de clínquer não apenas para o projeto do revestimento do subsolo e fachada, mas também para pavimentação de calçadas, caminhos e pontes.

O tijolo de clínquer lida bem com influências ambientais agressivas e é capaz de resistir a até 100 ciclos de congelamento e descongelamento, o que o torna um dos materiais de revestimento mais duráveis. As vantagens indiscutíveis dos produtos de clínquer incluem baixa higroscopicidade, resistência ao desbotamento ao sol, excelentes propriedades de isolamento térmico e alta capacidade decorativa. As desvantagens incluem um peso bastante grande de produtos, o que aumenta significativamente a carga na fundação, e alta condutividade térmica. Além disso, as propriedades adesivas do clínquer não são muito elevadas. Isso se deve à baixa absorção do material, o que torna muito difícil a aplicação de adesivos e compostos de massa.

Pedra hiperprensada

A pedra hiperprensada é produzida por prensagem sem queima. Uma mistura de peneiramento de granito, rocha de concha, cimento e água é utilizada como matéria-prima para sua fabricação.Em termos de estrutura e composição, o material é concreto de resistência especial, feito em forma de tijolo. Devido à sua maior resistência e excelente resistência às intempéries, a pedra hiperprensada é uma opção ideal para design de exteriores e não é de forma alguma inferior aos produtos de clínquer em termos de propriedades de desempenho.

Externamente, o tijolo hiperprensado é muito semelhante à pedra natural e tem uma aparência espetacular em alvenaria. Durante o processo de fabricação, a solução de concreto é facilmente misturada com uma variedade de tintas e está disponível no mercado de materiais de acabamento em uma ampla paleta de cores.

No entanto, junto com as vantagens óbvias, o concreto ainda tem desvantagens. As desvantagens incluem a probabilidade de rachaduras, que é causada pela expansão térmica do material, bem como uma perda de cor cada vez mais perceptível ao longo do tempo. Além disso, a pedra de concreto tem um peso suficientemente grande, o que causa tensões adicionais na fundação e nas estruturas de suporte.

A baixa permeabilidade ao vapor também é considerada uma desvantagem, exigindo medidas adicionais para garantir a ventilação da fachada.

Tijolo de silicato

Os tijolos de areia e cal eram especialmente populares no final do século passado. Antigos prédios de madeira foram alinhados com eles, dando-lhes uma aparência irreconhecível e prolongando sua vida. O material era notável pela ampla disponibilidade para o consumidor e baixo preço. Hoje, o tijolo de silicato deu lugar à palma de materiais de revestimento mais modernos e é cada vez menos utilizado como material de acabamento. Isto deve-se, em primeiro lugar, às qualidades decorativas não muito expressivas dos produtos e ao peso bastante elevado.

As principais matérias-primas para a produção de silicato são a cal apagada e a areia de quartzo. A tecnologia de fabricação do material consiste na formação de blanks com sua posterior colocação em autoclaves especiais, onde a composição endurece sob a influência de altas temperaturas e pressões. A vantagem de revestir tijolos de silicato é um alto índice de resistência ao gelo, o que permite que o material suporte facilmente mais de 75 ciclos de congelamento e descongelamento sem perder sua integridade e qualidades de trabalho.

Além disso, o tijolo é absolutamente inofensivo à saúde humana, o que se deve à ausência de aditivos tóxicos e corantes sintéticos em sua composição. Há também uma alta resistência biológica do material a mofo e bolor. Além disso, o silicato não é interessante para roedores e insetos, isola perfeitamente o ambiente e é compatível com qualquer tipo de solução. As vantagens também incluem baixo custo, facilidade de instalação, formas geométricas claras e dimensões padrão.

As desvantagens dos modelos de silicato incluem alta permeabilidade à água, chegando a 8%, aumento da condutividade térmica e excesso de peso. Os modelos encorpados pesam quase 30% mais do que os de cerâmica e requerem uma base capital e paredes fortes.

Dimensões (editar)

As dimensões de cada tipo de tijolo à vista são estritamente estipuladas pelas normas da norma estadual e estão sempre especificadas na documentação que o acompanha. Isso facilita muito o cálculo e a aquisição da quantidade necessária de material. As normas de um padrão único foram determinadas na primeira metade do século passado, nomeadamente em 1927, e não sofreram alterações desde então. O padrão se aplica tanto à construção comum quanto aos modelos frontais e tem os seguintes significados: as dimensões de uma pedra única de silicato e cerâmica são 250x120x65 mm, duplas - 250x120x138, espessadas ou um e meio - 250x120x88 mm.

No entanto, o GOST também fornece opções não padronizadas, as mais populares das quais são os produtos de marcação 0.7NF estreitos, cujo tamanho é 250x85x65 mm. A versão de um e meio de tais espécimes tem dimensões de 250x85x88 mm.Esses produtos são utilizados na restauração de edifícios antigos, permitindo reduzir significativamente a carga sobre suas fundações. As dimensões dos tijolos de clínquer são um pouco diferentes do tamanho do silicato e da cerâmica e, além do padrão 250x120x65, eles têm as opções 250x90x65 e 250x60x65 mm. Como você pode ver, apenas a altura do produto muda, enquanto o comprimento e a largura permanecem os mesmos. Uma exceção é o modelo alongado com dimensões de 528x108x37 mm, que é mais do que o dobro das versões básicas.

Os tijolos hiperprensados ​​não queimados também estão disponíveis em quatro tamanhos padrão: 250x120x65, 250x90x65, 250x60x65 e 250x120x88 mm. Além do GOST russo, o padrão europeu está amplamente representado no mercado, no qual existem 2 categorias: NF e DF. O índice NF denota produtos do formato tradicional medindo 240x115x71 mm, enquanto o DF inclui modelos finos correspondentes aos clássicos arquitetônicos com dimensões de 240x115x52 mm. Para evitar problemas de enfaixamento das costuras frente à fachada, recomenda-se adquirir produtos de apenas um dos padrões.

A padronização das dimensões permite calcular a quantidade necessária de material para enfrentar uma determinada áreae também calcular o peso do revestimento. Assim, para finalizar um quadrado da superfície, serão necessários 61 tijolos simples (25x12x6,5 cm), 45 tijolos e meio (25x12x8,8 cm) e 30 tijolos duplos com o tamanho de 25x12x13,8 cm. , esses cálculos são dados sem levar em consideração as costuras. Levando-os em consideração, o número necessário de produtos será de 51, 39 e 26 peças, respectivamente.

O peso do revestimento é calculado individualmente, levando em consideração o tipo de material e sua espessura. O peso dos modelos individuais começa em 1,7 kg, enquanto os produtos de silicato de corpo duplo podem chegar a 6 kg.

Paleta de cores

O mercado moderno de materiais de revestimento apresenta um grande número de cores de tijolos. Os modelos cerâmicos são apresentados principalmente em tons de vermelho e marrom, mas a variedade de tons é tão grande que não será difícil escolher um material para todos os gostos. Mas apesar da grande variedade de soluções de cores, muitos consumidores preferem a cor natural, sem o uso de corantes e pigmentos, a cor de argila.

Porém, ao escolher produtos em cores naturais, é preciso ter muito cuidado. Os tijolos de diferentes lotes geralmente diferem uns dos outros, o que é muito perceptível na fachada e prejudica sua aparência. A diferença de cor se deve à qualidade e proporção dos aditivos utilizados na amassadura das argilas, além de violação da tecnologia de queima.

Os tijolos hiper-pressionados talvez tenham a paleta de cores mais ampla. O material é pintado nas cores desejadas com adição de corantes e pigmentos. Esta tecnologia permite obter a mesma cor uniforme em todo o volume do tijolo e, sujeita às proporções necessárias dos componentes da coloração, torna os produtos dos diferentes lotes absolutamente indistinguíveis na cor.

Produtos de concreto pêssego e bege, bem como modelos de palha, marfim e chocolate claro são os mais procurados. Tijolos preto e branco também ficam bem na fachada, e os amantes de soluções personalizadas irão apreciar os tons de bordô, terracota e verde.

O tijolo sílico-calcário é pintado de acordo com o mesmo princípio do concreto. Pigmento ou corante é adicionado usando um dispensador especial durante o amassamento. No entanto, deve-se notar que o tijolo colorido é um tanto inferior em resistência ao silicato não pintado. Isso se deve à expressiva participação da tinta no volume total das matérias-primas, e para evitar uma queda no desempenho do material, muitos fabricantes pintam apenas uma de suas faces. As cores mais populares dos tijolos sílico-calcários são o branco, o amarelo e o rosa.

Formas e textura

A superfície do tijolo de frente também afeta a aparência geral da fachada.E se os modelos de silicato têm uma superfície quase toda plana, os produtos de cerâmica e clínquer são apresentados em uma ampla variedade de texturas e relevos. O desenho do desenho figurado é realizado na fase de conformação dos blanks, após o que os mesmos são enviados ao forno. No total, são cinco tecnologias para decoração de tijolos.

  • A técnica de projeção consiste na aplicação de lascas decorativas aos modelos de clínquer bruto. Em seguida, os blanks são enviados para a queima, e os cavacos minerais são sinterizados com as bordas do tijolo e formam uma textura interessante.
  • A técnica de engobing consiste em aplicar uma massa cerâmica líquida sobre a superfície dos tijolos secos antes da cozedura. Em seguida, o produto é enviado ao forno e na saída recebe uma fina camada de cerâmica que lembra uma película vítrea.

Às vezes, as misturas de cerâmica são aplicadas não à peça inteira, mas apenas às suas áreas individuais, resultando em transições de cores suaves que chamam a atenção por sua singularidade.

  • O método de envidraçamento consiste em aplicar uma composição especial à superfície não queimada de um tijolo, com base na qual é o pó de vidro. Em seguida, a peça vai para a queima e, como resultado, uma película vítrea mais espessa e forte é formada em sua superfície do que no caso anterior.

Modelos envidraçados não são usados ​​apenas para fachadas. O material tem ampla aplicação no revestimento de fogões, colunas e decoração de interiores.

  • A técnica de aplicação de texturas consiste na formação do padrão ou padrão desejado sobre os blanks úmidos com sua posterior queima. Este método é usado para decorar a superfície de uma pedra semi-antiga e para criar uma imitação de várias texturas.
  • Os tijolos lascados ou rusticados são obtidos por meio de um tratamento mecânico de superfície que imita uma pedra natural lascada. Os produtos parecem muito naturais e visualmente indistinguíveis do protótipo à distância. As cores populares de padrões lascados são tons de cinza e marrom.

Junto com os modelos tradicionais de tijolos de fachada, moldados, ou, como também é chamado, pedra figurada, é muito procurada. O material vem em uma grande variedade de formas e cores e é usado para revestir elementos arquitetônicos complexos, como colunas, fogões a lenha, arcos e gazebos. Os produtos Curly são capazes de combinar superfícies diferentes e são indispensáveis ​​para enfrentar lareiras e portas.

Como escolher?

O principal critério para escolher um tijolo de face é a capacidade da fundação de suportar uma carga de peso adicional. Normalmente, levando-se em consideração o peso das estruturas de suporte, coberturas e revestimentos é calculado na fase de projeto, mas se uma estrutura já acabada for facetada é necessário levantar a documentação e ver as características operacionais e admissíveis carga na fundação.

Se a base da casa são blocos de concreto armado, você pode comprar um tijolo com base nas preferências pessoais. Mas quando se trata de casas antigas com alicerces em faixa, é preferível optar por modelos simples de cerâmica vazada.

O próximo critério para escolher um material é seu custo. Portanto, o preço de uma pedra de cerâmica leve é ​​de 12-20 rublos, enquanto para um modelo oco de um e meio você terá que pagar de 20 a 28 rublos.

O custo dos produtos de clínquer é um pouco mais alto. Um produto com superfície lisa medindo 250x85x65 mm custará pelo menos 29 rublos, e um modelo do mesmo tamanho, mas com relevo ondulado, custará 35 rublos. Pedras de concreto hiperprensadas custam quase o mesmo. Modelos lisos podem ser adquiridos por 23-25 ​​rublos, enquanto o preço das cópias texturizadas varia de 25 a 30 rublos por tijolo.

Se os fundos alocados para o revestimento da casa não forem muitos, você pode parar nos modelos de silicato coloridos. Seu custo com um design suave é de apenas 15 rublos.Os tijolos texturizados de cal e areia custarão um pouco mais. Seu custo está na faixa de 24-26 rublos. Os mais caros são os produtos de fabricantes estrangeiros, para os quais o preço de um tijolo pode ir até 130 rublos.

Fabricantes

Até à data, muitas empresas estão envolvidas na produção de tijolos de fachada na Rússia, no entanto, os produtos de apenas algumas delas têm o maior número de críticas positivas.

  • "Fábrica de tijolos Belebeyevsky" há 23 anos produz material de revestimento. A empresa possui seu próprio poço de argila e é especializada na produção de modelos ocos de cerâmica. A fábrica produz 60 milhões de tijolos por ano e é líder no mercado nacional.
  • "Fábrica de Cerâmica Golitsyn" produz uma ampla gama de tijolos de revestimento. Junto com a produção em massa, a empresa lançou a produção de modelos premium de dois tons exclusivos, bem como itens semi-antigos em relevo.
  • "Fábrica de tijolos Zheleznogorsk" também bem conhecido na Rússia e países vizinhos. A empresa existe desde 1994, e desde o seu início conseguiu conquistar o reconhecimento dos consumidores. A capacidade de produção da fábrica é de 40 milhões de peças por ano, e a gama é representada por várias dezenas de modelos com imitação de padrões de veludo, pedra e grão de madeira. Além disso, a empresa produz uma grande quantidade de tijolos maciços moldados, bem como tijolos vazados convexos e moldados.
  • "Fábrica de tijolos Kirovsky" produz até 100 milhões de peças de tijolos de revestimento de silicato de diferentes tons. A empresa estabeleceu a produção de produtos ocos e sólidos com uma superfície em relevo e o efeito de tijolos lascados.
  • "Fábrica de tijolos Markinsky" também possui pedreira própria e se dedica à produção de tijolos de revestimento ecologicamente corretos. Os graus únicos de argila permitem fabricar produtos sem a utilização de pigmentos e corantes, obtendo-se modelos com uma cor uniforme e profunda. A empresa utiliza equipamentos estrangeiros de alta tecnologia e um sistema de controle eletrônico para cada lote.

Os produtos manufaturados têm uma superfície lisa e em relevo feito em forma de recife, junco ou textura de rocha. A capacidade de produção da planta é de 65 milhões de unidades por ano.

Lindos exemplos de aplicativos

O mercado moderno de materiais de revestimento oferece uma grande variedade de tijolos de revestimento. Uma grande variedade de cores e texturas facilita muito a escolha e permite que você execute as decisões de design mais ousadas.

  • Os tijolos de clínquer na fachada parecem elegantes e nobres.
  • Acabamento barato, mas estético, de tijolo sílico-calcário.
  • A ampla paleta de cores dos produtos hiperprensados ​​é fascinante.
  • A pedra cerâmica no revestimento da fachada tem um aspecto elegante e moderno.
  • Os tijolos frontais com efeito vidrado são muito harmoniosos na decoração exterior dos edifícios públicos.

Para obter informações sobre como assentar tijolos de fachada de maneira adequada, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário