Características e tecnologia de enfrentar uma casa com tijolos

Características e tecnologia de enfrentar uma casa com tijolos
  1. Características do material
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Tipos de alvenaria
  4. Ferramentas necessárias
  5. Estágio preparatório
  6. Tecnologia de revestimento DIY
  7. Belos exemplos

Casas de alvenaria são encontradas com regularidade invejável. Essas estruturas não se distinguem apenas por sua aparência estética, mas também por sua confiabilidade e durabilidade. Muitos proprietários enfeitam suas casas de forma independente com tijolos de alta qualidade e duráveis, economizando dinheiro com os serviços de profissionais. Claro, você pode realmente fazer isso sozinho, mas é importante levar em consideração as características do material de construção especificado e ler as instruções.

Características do material

O tijolo é legitimamente reconhecido como o material de construção mais popular, o que é muito comum. Casas e prédios de tijolos podem ser encontrados em todas as ruas. Muitos consumidores optam por este produto específico. As características distintivas dos tijolos de fachada modernos podem ser atribuídas com segurança à sua aparência atraente, juntamente com a resistência ao desgaste.

Além disso, esta matéria-prima não tem medo de influências externas negativas, más condições climáticas e danos mecânicos. Não é tão fácil quebrar ou quebrar um tijolo de alta qualidade, portanto, é simplesmente insubstituível no revestimento de casas particulares e chalés de verão.

De acordo com especialistas e artesãos domésticos, os tijolos de revestimento de hoje podem ser um pouco inferiores a outros materiais de revestimento em termos de suas características externas. Recentemente, no entanto, essa tendência deixou de ser relevante. Em diferentes pontos de venda, as pessoas podem encontrar diferentes tipos de tijolos. Pode ser não apenas elementos vermelhos e lisos. Existe a oportunidade de escolher opções de texturas para outras cores que parecem muito interessantes.

Usando um tijolo de revestimento confiável, é possível formar uma camada protetora adicional para as paredes. Assim, será possível proteger essas bases da penetração de umidade e umidade destrutivas. Além disso, a perda de calor da alvenaria é geralmente reduzida significativamente, conforme observado por muitos proprietários.

Na maioria das situações, no desejo de decorar uma casa com alvenaria, as pessoas confiam na sua "lista de desejos". Ao mesmo tempo, faltam muitos pontos importantes que têm um impacto direto no próprio tijolo e na fachada dele. Especialistas afirmam que o material para decorar a fachada da casa deve ser pensado ainda na fase de projeto. Deixar esse negócio "para depois" não vale a pena.

Se você não prestar atenção a esta regra, depois de fazer a caixa, muitos problemas podem aparecer. Pode acontecer que a largura da base da fundação não seja suficiente para suportar o tijolo de revestimento, porque durante a construção, o proprietário decidiu isolar adicionalmente as estruturas das paredes.

Assim, uma fachada de tijolos à vista tem uma capacidade de carga mais significativa, podendo ultrapassar esses indicadores da fundação, o que, consequentemente, levará à fissuração da alvenaria. É perfeitamente possível revestir a casa de alvenaria com as próprias mãos. Claro, esse processo não pode ser chamado de muito simples e fácil. Na verdade, este é um trabalho trabalhoso, mas é possível lidar com isso. O principal é observar todas as nuances do revestimento e atuar em etapas, observando a tecnologia.

Vantagens e desvantagens

Hoje, muitos usuários escolhem o tijolo como material de revestimento. Por esta razão, as fachadas dele são mais freqüentemente encontradas.Esta popularidade da alvenaria deve-se às muitas qualidades positivas que lhe são inerentes.

Vamos conhecer sua lista.

  • Em primeiro lugar, deve-se prestar atenção ao aspecto atraente do revestimento de tijolo. Graças a este projeto, a casa pode se tornar muito mais agradável esteticamente.
  • A alvenaria é capaz de fornecer boa proteção ao material da parede principal (por exemplo, de um bloco de espuma ou uma barra). Por estar atrás dos tijolos, a base não estará sujeita aos efeitos destrutivos da precipitação e outros fatores externos que podem causar sérios danos.
  • Existem muitos materiais diferentes com os quais é possível projetar com eficácia um edifício residencial, no entanto, a alvenaria é reconhecida como uma das soluções mais confiáveis ​​e duráveis. Por exemplo, o mesmo estuque de fachada é mais suscetível a danos mecânicos.
  • O tijolo não tem medo da exposição aos agressivos raios ultravioleta. Ao entrar em contato com elas, a alvenaria não perde sua cor e apresentação, o que não se pode dizer do popular revestimento de vinil ou da chapa perfilada pintada hoje.
  • Decorar a fachada de uma casa com alvenaria permite isolar adicionalmente um edifício residencial, como dizem muitos especialistas. Obviamente, as propriedades de isolamento térmico dos tijolos não são altamente eficazes, mas a combinação de material de construção oco e isolamento permite que um bom efeito seja alcançado.
  • Outra vantagem significativa do revestimento de tijolos é que torna a casa ainda mais à prova de fogo. O tijolo em si é um material de construção não inflamável e não suporta combustão em si. Se houver uma base de madeira por baixo, basta fechar, pois pode disparar.
  • Fachadas revestidas a tijolo apresentam durabilidade e resistência ao desgaste. Eles não têm medo de influências externas ou condições climáticas adversas.
  • O tijolo é caracterizado pela mínima absorção de umidade, portanto, com o passar dos anos não trinca e não perde suas qualidades positivas, mesmo que esteja localizado em uma região com chuvas frequentes.
  • Uma fachada de alvenaria não requer uma manutenção complexa e regular, ao contrário da mesma de madeira.

Não precisa ser tratada com compostos anti-sépticos e outros agentes protetores. A alvenaria é a própria proteção.

  • Esse material de construção é famoso por sua segurança ambiental. Não prejudica a saúde humana nem o meio ambiente. Além disso, o tijolo tem a capacidade de destruir substâncias nocivas - elas são simplesmente removidas da base. Este revestimento é autolimpante durante as chuvas.
  • O tijolo pode ser utilizado tanto para a decoração exterior como interior de edifícios.
  • O tijolo de revestimento é famoso pela sua resistência ao gelo. Você pode se referir a ele com segurança, mesmo se você viver em um clima do norte. Além disso, esses materiais não temem quedas de temperatura - sob sua influência, a alvenaria não se danifica e não perde suas qualidades positivas.
  • Não é necessário confiar em profissionais para trabalhar com tijolos de fachada. É perfeitamente possível decorar a casa você mesmo - basta seguir o guia e usar matérias-primas de alta qualidade.
  • A alvenaria tem um bom efeito de isolamento acústico. Uma casa com essa fachada estará sempre protegida do incômodo barulho da rua.
  • Os tijolos de revestimento modernos são apresentados em uma ampla variedade. No varejo, existem produtos de diferentes texturas e cores, para que todos possam escolher o modelo ideal.

Como você pode ver, existem muitas vantagens na alvenaria. É por isso que é tão comum. Muitos consumidores nem mesmo têm dúvidas sobre como decorar a fachada da casa - adquirem imediatamente um lote adequado de tijolos de revestimento. Mas não devemos esquecer que, como qualquer outro material de construção, ele tem suas próprias fragilidades, com as quais você também precisa se familiarizar.

  • O tijolo é propenso à formação de uma flor branca perceptível chamada eflorescência. Devido a essas formações, a aparência do edifício revestido pode ser seriamente afetada.
  • Deve-se ter em mente que o revestimento de tijolos não é barato, principalmente quando comparado com outras opções. Por exemplo, usar a mesma prancha Don custará várias vezes menos.
  • Há muitos materiais de construção de baixa qualidade nas lojas que não duram tanto quanto gostaríamos e, durante a operação, esses produtos trazem muitos problemas. É por isso que os profissionais argumentam que apenas os tijolos europeus devem ser usados ​​- praticamente nenhum casamento ocorre neles. Mas essas opções não são tão comuns e nem sempre é possível verificar sua autenticidade.
  • Ao escolher um tijolo de face, você precisa se certificar de que todos os materiais de construção são selecionados do mesmo lote. Se as sombras não combinarem, simplesmente não será possível corrigir a situação, e isso será muito perceptível.
  • Apesar de a alvenaria poder ser construída de forma independente, ainda é difícil chamá-la de simples e fácil. Cobrir uma casa com tijolos é trabalhoso e às vezes muito caro.
  • A alvenaria cria uma carga séria na fundação. É por isso que os especialistas recomendam fortemente que esta questão seja resolvida mesmo na fase de preparação de um projeto e um esquema para construção futura.
  • Deve-se ter em mente que o uso de tijolos à vista pode levar a uma diminuição notável na ventilação. Por causa disso, a umidade pode se acumular em materiais isolantes, o que afetará negativamente suas propriedades.
  • Com este acabamento, o encolhimento das bases das paredes será diferente, portanto, não será possível amarrar com firmeza e rigidez a base ao revestimento.
  • Nas lojas, muitas vezes são encontrados tijolos que não diferem na geometria ideal. Esses produtos podem ser difíceis de trabalhar.
  • Esses materiais de revestimento podem estar sujeitos a derramamento se você tiver escolhido uma marca de produtos inadequada (que não seja forte o suficiente).
  • O tijolo é um material de construção que muitas vezes se danifica durante o transporte. Freqüentemente, ele está lascado - as bordas caem. É impossível trabalhar mais com esses elementos.
  • Um tijolo é capaz de desmoronar se matérias-primas de baixa qualidade forem utilizadas em sua fabricação. O calcário processado incorretamente, que está sempre presente na argila, muitas vezes permanece na massa dos produtos. Por causa disso, "caras" perceptíveis aparecem nos tijolos. Nesses locais, os produtos absorvem a umidade de maneira especialmente forte e, em seguida, desmoronam completamente.

Você pode ver que os tijolos de frente também têm muitas desvantagens. No entanto, você nunca encontrará muitos deles se inicialmente comprar produtos de alta qualidade fabricados de acordo com todas as normas e regras.

Existem vários tipos de tijolos de revestimento. Vamos considerá-los em mais detalhes.

  • Ceramic. Esse tipo é o mais comum. Esses produtos são feitos de argila e aditivos minerais especiais, dos quais se obtém uma mistura especial. É passado pelas fieiras, e na saída é obtido um bloco formado, que é enviado ao forno para cozimento. Nessas condições, o material de construção torna-se muito prático e serve por muito tempo. É robusto, com baixa absorção de umidade, robusto e resistente ao desgaste / fratura.
  • Clinker. Este tipo de tijolo é distinguido em uma categoria separada, embora seja uma das variedades de produtos cerâmicos. Modelos de clínquer também são feitos e as matérias-primas são as mesmas. A única diferença é o modo de disparo mais difícil. Após esta fase, o tijolo torna-se quase monolítico - adquire características de maior resistência. Esses produtos funcionam por muito tempo e é extremamente difícil danificá-los. No entanto, deve-se ter em mente que o clínquer não é o isolante de som mais eficaz.
  • Hyper-pressionado. Esse material de construção é feito sem o uso de argila. Uma mistura de cal-cimento com uma série de aditivos especializados é usada para obter um maior nível de resistência e cores diferentes. Durante o processo de fabricação, o material de construção hiperprimido não é queimado. Esses produtos também se distinguem por seu peso impressionante. Eles podem ter uma bela textura de pedra.
  • Silicato. O tijolo de revestimento de silicato é produzido a partir de areia de silicato, água e cal. Esses materiais de construção são caracterizados por altas taxas de absorção de umidade, portanto, não são resistentes ao gelo. A vida útil também sofre com esse recurso. Por esse motivo, raramente são comprados tijolos de silicato nos últimos anos.

Tipos de alvenaria

Existem vários tipos de alvenaria. Vamos conhecê-los melhor.

  • Molho tipo colher. Esta é a alvenaria mais simples. Com ela, as pedras são deslocadas em um quarto ou metade de seu comprimento. Na construção de casas, tais opções raramente são utilizadas, mas em obras de frente esta é uma decisão frequente.
  • Ligadura de cadeia. Ao construir estruturas de parede em um tijolo, tal ligadura será o mais confiável possível. Nessas obras, uma linha é cortada e a segunda é uma colher com assentamento paralelo de dois elementos de pedra com uma lacuna nas costuras.
  • Molho multi-fileiras. No processo de execução da obra, em casos extremamente raros, todas as duas carreiras são feitas com remate, e não há necessidade disso, pois com isso, o nível de resistência das estruturas das paredes sofrerá minimamente. Por esta razão, na maioria dos casos, de 2 a 5 (às vezes 6) colheradas são combinadas com uma fileira de bunda.
  • Leve. Quanto às alvenarias leves, via de regra, recorrem a ela em edifícios baixos. Este método é caracterizado pela presença de grandes vazios na estrutura da parede. Na maioria das vezes, eles são preenchidos com isolamento.

As paredes, construídas com tecnologia leve, são duas paredes conectadas entre si por meio de bandagens de tijolo ou laços especiais de metal.

  • Reforçado. Este tipo de alvenaria é usado se for necessário construir estruturas de tijolo de alta resistência e resistência. A alvenaria reforçada é relevante se for necessário amarrar o revestimento à parede de suporte, tome cuidado com a resistência adicional das estruturas.
  • Decorativo. Graças a este método de alvenaria, é possível criar uma bela imagem arquitetônica da fachada da casa. Se nos voltarmos para esta opção, então o edifício pode ser muito eficaz, vai se destacar entre outras construções.
  • Bávaro. Esta tecnologia de alvenaria é considerada alemã, mas este tipo de projeto tem muitos edifícios diferentes localizados em muitos países europeus e até mesmo na Rússia. Com esta técnica, tijolos de cores diferentes são misturados - eles não se alternam uniformemente.
  • Facial. Com este método, são utilizados apenas materiais de construção facial, que podem ser encontrados em lojas de varejo modernas com vários tipos de efeitos decorativos. Existem simplesmente inúmeras variedades de tal alvenaria. Porém, na maioria das situações, no acabamento de fachadas, utiliza-se a técnica clássica - meia alvenaria (em meio tijolo).
  • Openwork. Com esta opção de alvenaria, obtêm-se espetaculares estruturas perfuradas. Eles são erguidos usando o método de colher, colocando em meio tijolo, apenas entre as juntas dos tijolos lado a lado, pequenas lacunas são especialmente deixadas e as costuras são meticulosamente fechadas.

Ferramentas necessárias

Como mencionado acima, é perfeitamente possível fazer o trabalho de revestimento tanto por dentro quanto por fora com suas próprias mãos. Mas antes disso, é extremamente importante estocar todas as ferramentas e dispositivos necessários.

Vamos conhecer sua lista.

  • espátula (este é outro nome para um dispositivo como uma espátula);
  • martelo picareta;
  • moedor (com a sua ajuda será possível cortar tijolos com a maior precisão e exatidão possível);
  • nível e linha de prumo;
  • regra;
  • encomenda;
  • junção;
  • rendas de construção especial;
  • quadrado.

Observe que o número de ferramentas usadas depende muito das qualificações do mestre que executa o trabalho de faceamento. Assim, pedreiros mais experientes e com muito conhecimento podem usar muito poucas ferramentas. Se o funcionário for menos treinado, ele pode precisar de um conjunto muito mais amplo de ferramentas.

Estágio preparatório

Se decidir decorar a sua casa por conta própria com alvenaria, deve primeiro realizar alguns trabalhos preparatórios. Você não deve negligenciá-los se quiser alcançar um resultado bom e sustentável. Certifique-se de que a fundação da casa, assim como sua estrutura em geral, seja projetada para instalação de alvenaria. A fundação deve ser construída em conformidade com todos os códigos de construção. Deve necessariamente suportar cargas significativas. Bases simples e baratas não funcionarão neste caso.

Você também deve se certificar de que a base da casa é feita de matéria-prima, como concreto monolítico (blocos de concreto também são aceitáveis). A própria fundação deve ter largura suficiente. Este requisito é especialmente importante, porque o tijolo de revestimento será baseado na estrutura de fundação. Em algumas situações, os tijolos são colocados em cantos de aço especial, que são fixados à base por meio de chumbadores.

Além disso, é permitido organizar uma fundação adicional se a qualidade da principal deixar muito a desejar. Outra base deve ser lançada ao longo do perímetro da estrutura, recuando cerca de 30 cm da primeira fundação.

A estrutura adicional deverá ser coberta com um material impermeabilizante. Para isso, o material de cobertura colocado em duas camadas é ideal. Você pode prendê-lo à base anterior usando parafusos de ancoragem.

Em seguida, você deve prestar atenção à estrutura do telhado. É muito importante olhar mais de perto o telhado. Na maioria dos casos, em casas antigas, a parte da cornija não se projeta além do perímetro da estrutura em mais de 25 cm. Com tal estrutura, os tijolos ficarão infinitamente úmidos e podem até ser destruídos. Após cerca de 5 anos de uso, a alvenaria ficará inutilizável. Esse problema pode ser resolvido de uma maneira correta - você precisará revestir as paredes da casa com um composto hidrofugante especial todos os anos, mas lembre-se que esses fundos são muito caros.

Se você planeja fechar as paredes principais de madeira com alvenaria, antes de iniciar o trabalho, será necessário revestir as bases de madeira com compostos anti-sépticos. Se você está decorando paredes externas, então precisa comprar o produto adequado para elas. Para trabalho externo, você não deve comprar fecundações internas - haverá pouco sentido nelas. Além disso, será necessário fixar a barreira de vapor às paredes de madeira usando um grampeador de construção. Esses revestimentos devem ser colocados sobrepostos (mínimo - 10 cm).

Você também precisará de:

  • examine cuidadosamente a superfície das paredes da casa, remova todos os detalhes desnecessários, como lanternas, sarjetas e outros objetos semelhantes;
  • a velha camada de tinta e verniz, elementos esfoliados, derramamento devem ser removidos;
  • todos os defeitos detectados devem ser cobertos com uma camada de massa;
  • se o dano às paredes for muito sério, você terá que rebocá-las completamente;
  • para a montagem da camada isolante é necessário colocar uma camada de primer, que será responsável por uma melhor aderência da parede e do adesivo.

Além disso, será necessário preparar adequadamente a solução. Uma mistura simples de cimento dificilmente é adequada aqui, porque o tijolo de revestimento é resistente à absorção de água.Este problema é especialmente agudo quando se trata da instalação de tijolos de clínquer, que simplesmente precisam de aditivos especializados para garantir uma adesão mais eficaz.

A solução correta consiste nos seguintes ingredientes:

  • grau de cimento M500 - 1 parte;
  • areia - 4 peças;
  • agua.

A argamassa de alvenaria acabada deve ter uma consistência na qual os tijolos não "se movam". Melhor não recorrer à adição de uma variedade de aditivos. As únicas exceções são os pigmentos, que conferem às costuras e juntas um tom contrastante que cria um efeito decorativo interessante.

Alguns artesãos adicionam um pouco de argila à solução para obter maior plasticidade da composição. No entanto, aqui as opiniões dos diferentes pedreiros divergem - alguém vê isso apenas como um dano devido à lavagem do componente de argila da composição e reduzindo sua resistência, enquanto alguém, ao contrário, acredita que a argila torna as costuras da alvenaria mais duráveis . Nesse sentido, cada usuário conta com sua própria opinião e experiência.

Tecnologia de revestimento DIY

Consideremos passo a passo como cobrir as fachadas das casas com tijolos.

  • Não comece esse trabalho na chuva ou neve. Espere por um tempo seco e quente o suficiente.
  • Primeiro, a linha de partida é disposta ao longo do perímetro da construção. A camada inferior de tijolo deve ser colocada com especial cuidado e cuidado - deve ser perfeita.
  • Em áreas com janelas, o tijolo deve ser colocado sem quebrar a linha.
  • Aplique a argamassa nos tijolos usando uma ferramenta especial chamada modelo.
  • Além disso, em ambas as bordas de uma fileira de tijolos, você precisa dispor de 4 a 5 níveis de pedra - eles farão o papel de faróis. Puxe a linha entre eles e monte o resto das linhas. Certifique-se de verificar sua horizontalidade.
  • Alinhando as fileiras de tijolos com a baliza superior, você deve repetir a disposição das balizas a seguir. Portanto, você precisa agir até que toda a parede esteja voltada.
  • Mexa a argamassa com freqüência antes de colocar os tijolos na parede para que a areia da composição não assente.
  • Se você deseja assentar os tijolos corretamente, deve estar atento às costuras entre eles. Esses elementos devem ser tão suaves e organizados quanto possível. A espessura das costuras não deve ultrapassar 12 mm.
  • Deixe espaços de ventilação finos entre as paredes estruturais internas e as superfícies externas de tijolo.
  • Na segunda linha inferior do revestimento, você precisará fazer um pequeno orifício e fechá-lo com uma grelha especial. Isso será necessário para garantir a circulação natural do ar.

Belos exemplos

  • As casas revestidas de tijolos parecem mais atraentes e frescas. Além disso, pode ser não apenas um material de construção vermelho padrão com geometria ideal, mas também um tijolo moldado à mão original, que tem uma tonalidade marrom-bordô. Este revestimento será combinado com um telhado alto de duas águas azul-acinzentado e caixilhos de janela brancos como a neve.
  • A fachada, forrada com pequenos tijolos vermelhos, combinada com um rico telhado de telhas vermelhas, ficará ótima quando complementada por portas duplas brancas e janelas com moldura branca. Caminhos decorados com lajes de pavimentação cinza devem ser colocados ao redor da casa.
  • Para o revestimento, você pode usar tijolos de cores diferentes. Por exemplo, uma combinação de materiais de construção amarelos e marrons parece elegante e atraente. Contra o pano de fundo deste tandem moderno, armações de janelas escuras e os mesmos materiais de telhado escuros parecem harmoniosamente.

No próximo vídeo, você encontrará as principais e importantes nuances diante de um edifício acabado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário