Tamanhos de tijolo de face um e meio
Independentemente do fato de que o mercado de construção moderno é representado por uma grande variedade de materiais, o tijolo, como antes, é amplamente popular entre construtores amadores e profissionais. Este material robusto, durável e versátil está disponível em vários tamanhos padrão.
Ao mesmo tempo, as dimensões de um tijolo e meio são mais procuradas na construção e decoração de edifícios, o que representa uma economia significativa na sua utilização.
Dimensões como padrão
O ponto principal na padronização dos tamanhos dos tijolos são as seguintes proporções 1: 1/2: 1/4. Esta relação de aspecto é ideal para alvenaria com uma rotação da colocação transversal e longitudinal. Na construção individual, há demanda por tijolo simples, seu consumo por 1 m³ de alvenaria é de 513 peças.
De acordo com os regulamentos estaduais disponíveis no território da Federação Russa, o tamanho de um único produto padrão é igual a:
- 25 centímetros de comprimento;
- 12 centímetros de largura;
- 6,5 centímetros de altura.
Além de tijolos individuais, o mercado de materiais de construção oferece outros tipos de tamanhos padrão:
- um e meio;
- Duplo.
Durante a industrialização do país, começou a ser produzido um material e meio de construção para acelerar o ritmo da construção. O consumo padrão de tijolos é de 318 peças por 1 m³. Um indicador característico de um produto um e meio é a altura adicionada; GOST define os seguintes parâmetros de produto padrão:
- 25 centímetros de comprimento;
- 12 centímetros de largura;
- 8,8 centímetros de altura.
Tijolo duplo, tendo os mesmos 25 centímetros de comprimento e 12 centímetros de largura, tem uma altura de 13,8 centímetros... Com base no tamanho considerável, para reduzir o peso do produto, os tijolos duplos são normalmente ocos. É amplamente praticado em vários campos da construção. Produtos com adição de altura são praticados na construção de instalações civis e industriais.
Dimensões "camião" em 1 metro cúbico. m
Como já sabemos, um tijolo e meio destaca-se pela sua maior altura. Esta categoria inclui produtos de silicato (brancos), que são usados quando são necessários para acelerar significativamente o tempo de construção de uma estrutura. As paredes feitas deste material não são particularmente atraentes porque são acabadas.
Dimensões típicas do tijolo branco - 250x120x88 mm. O volume deste produto é igual a 2.640 centímetros cúbicos, resultando daí 379 peças em 1 m³.
Se o trabalho de construção precisar ser concluído o mais rápido possível, o tijolo duplo é usado.
Suas dimensões são 250x120x138 e o volume de um tijolo é 4140 centímetros cúbicos. 1 m³ contém 255 produtos deste tipo.
Como escolher o material para fachada?
Todas as amostras de produtos de revestimento diferem no método de fabricação e nos componentes incluídos na estrutura. Na verdade, isso afeta o resultado inicial, determinando as características do material e sua aparência.
Variedades de tijolos de acabamento
Existem os seguintes tipos de tijolos no mercado de materiais de construção:
- branco (silicato);
- cerâmica;
- clínquer;
- tijolo de prensagem dura.
Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.
Silicato
Esses produtos costumam ser usados para decoração de exteriores, pois o custo do material é um dos mais acessíveis. A técnica de fabricação consiste no fato de uma solução de cal, areia de quartzo e componentes especiais ser prensada a seco com aumento gradativo da temperatura.
A cor padrão para esta opção é o branco, mas quando a tinta é adicionada, um componente decorativo mais diverso é obtido.
As vantagens dos tijolos de silicato são as seguintes.
- Resistência à geada... O tijolo é capaz de resistir a um grande número de ciclos de congelamento e descongelamento.
- Segurança... A estrutura, métodos, técnicas e sequência de fabricação não afetam o respeito ao meio ambiente, pelo que os produtos não têm impacto negativo na saúde.
- Disponibilidade... É o material mais barato disponível.
- Força ótima... A superfície resultante é capaz de resistir a todos os tipos de influências climáticas, desde que a alvenaria esteja correta.
Mencionemos também as desvantagens.
- Peso decente... Com isso, a carga sobre a fundação aumenta, de modo que, para recobrir a superfície com tijolos de silicato, a estrutura deve ser totalmente reforçada.
- Pouco apelo visual... O material não tem textura, e mesmo o corante não dá o resultado desejado.
- Condutividade térmica... Esta característica deste produto é elevada, pelo que, em condições naturais e climáticas difíceis, é necessário um isolamento adicional.
Cerâmica
Este produto é o principal concorrente do anterior, portanto, muitas vezes surge a questão de qual dos tijolos é melhor: cerâmico ou branco (silicato). Claro que fazer cerâmica é mais difícil, a dificuldade está em escolher as matérias-primas certas. Apenas argila de alta qualidade com pequenas impurezas de outros componentes é usada para a fabricação.... Visto que a cor do material geralmente é vermelha, o produto final acaba sendo exatamente essa cor, mas outras variedades também aparecem.
Se necessário, a matéria-prima pode ser colorida. A técnica de produção é que a massa é primeiro moldada e depois enviada para um forno altamente aquecido. Na verdade, o nível de qualidade do produto depende do correto preparo da mistura e de sua queima.
O tijolo deve ter uma cor vermelha profunda com uma tonalidade acastanhada e, com um impacto fraco sobre ele, um toque específico deve ser ouvido. Deve-se ter em mente que mesmo pequenas violações da tecnologia dão origem ao casamento. Essas falhas podem ser identificadas visualmente.
Se o produto tiver zonas queimadas, então ele foi superexposto a altas temperaturas, o tijolo ficará quebradiço. Com temperatura insuficiente e falta de tempo de queima, o produto sai desbotado, tem alta absorção de umidade, não há zumbido ao impacto.
As vantagens são as seguintes.
- Aparência externa... Os tijolos cerâmicos podem variar em cor, tamanho e configuração. Isso contribui para a implementação de várias tarefas de design.
- Tempo de vida... A durabilidade da superfície realizada a partir desses produtos é calculada para mais de uma década.
- Isolamento acústico e térmico... O produto retém perfeitamente o calor, protege contra a penetração de ruídos estranhos e frio.
O único aspecto negativo é a violação do método de fabricação. Portanto, ao comprar produtos, você precisa prestar atenção especial diretamente a essa circunstância.
Pressão forte (hiper-pressionada)
Esse produto decorativo tem uma superfície mais próxima da pedra natural. Uma fração de materiais naturais, cimento, rocha de concha e pigmentos minerais são usados para a fabricação.... A mistura é prensada e exposta a altas temperaturas.
Tijolos de revestimento de prensagem rígida têm muitas vantagens: resistência e longa vida útil, o revestimento tolera perfeitamente um grande número de ciclos de temperatura. Mas devido à massa considerável e ao alto custo, o produto não é muito procurado.
Clinker
É um pouco semelhante à cerâmica, mas um tipo de argila mais refratário é usado para sua fabricação, e a queima é realizada em temperaturas extremamente altas. Graças a isso, o produto adquire excelentes propriedades protetoras e decorativas. Mas isso também afeta o preço final: aumenta muito.
A decoração de exteriores é frequentemente realizada com ladrilhos semelhantes a tijolos, que são muito mais baratos e mais fáceis de dar acabamento na superfície.
O que é melhor?
Na hora de escolher um revestimento de fachada, deve-se lembrar que os principais concorrentes são do tipo cerâmica e silicato. Ambas as variedades são bastante populares, mas a primeira se destaca especialmente.
Isso pode ser explicado por suas características positivas.
- Especificações... O material é altamente durável e tem uma baixa taxa de absorção de umidade. Suporta perfeitamente mais de 130 ciclos de congelamento e degelo, o edifício revestido recebe uma longa vida útil.
- Propriedades de isolamento térmico... A cerâmica não apenas mantém o frio do lado de fora e aquece, mas também contribui para a formação de um microclima favorável no interior do edifício.
- Carga de base mínima... Se você encontrar a melhor opção, isso reduzirá a carga na estrutura.
- Decoratividade... Um grande número de tipos são produzidos, diferindo em cor, configuração e textura.
Ao escolher entre silicato e cerâmica, uma boa cerâmica é a melhor opção.
O silicato tem apenas uma vantagem sobre a cerâmica - custo mais baixo. Naturalmente, com um orçamento limitado, esta será a melhor solução. E o resultado visual desejado pode ser alcançado pintando a superfície, por exemplo, creme, damasco, pêssego, amarelo claro, etc.
No próximo vídeo, você encontrará algumas dicas para a escolha de um tijolo para revestimento.
O comentário foi enviado com sucesso.