Fumador de tijolos faça você mesmo
Muitos de nós simplesmente adoramos todos os tipos de produtos defumados - carne, peixe e até vegetais. No entanto, às vezes não são apenas os preços nas lojas que assustam, mas também a qualidade. Está há muito provado que muitas vezes nas lojas não se vendem carnes defumadas, mas imitações de tais produtos. Misturas especiais permitem agregar aroma e sabor de defumado ao mesmo peixe. Infelizmente, a qualidade é ruim.
Então, por que não fazer seu próprio fumeiro? Encontrar produtos defumados realmente bons não é difícil, e o processo de cozimento em si não é difícil. Mas você terá a certeza de que sua carne defumada ou sua cavala preferida para cerveja serão naturais e seguras. Mas o mais importante é incrivelmente saboroso.
Mas primeiro você deve construir este mesmo fumeiro. É sobre isso que vamos falar hoje com vocês.
Coisas a considerar antes de construir
Considere os seguintes pontos:
- Localização. É necessário encontrar o local ideal para colocar o seu fumeiro. Não deve causar desconforto para você ou seus vizinhos. O cheiro da carne defumada é, claro, agradável, mas nem todo mundo quer senti-lo 24 horas por dia.
- Material. Hoje em dia, um fumeiro pode ser feito de qualquer coisa, até uma geladeira velha. No entanto, a melhor opção é o tijolo. Considere apenas, o tijolo é extremamente refratário.
- Tipo de fumo. Existem dois deles - frio e quente. O design do próprio dispositivo depende do tipo escolhido. Portanto, pense com antecedência no que exatamente você deseja obter como resultado.
- Produtos. Você provavelmente já pensou que ia fumar. Diferentes produtos têm seus próprios requisitos a esse respeito. A construção de um fumeiro depende muito disso. O dispositivo precisa ser adaptado para alguns produtos. Considere isto.
Tipos de fumo
Fumar é uma forma muito antiga de cozinhar. Ele permite que você use efetivamente os recursos da árvore. Quando uma determinada temperatura é atingida, a madeira arde lentamente, emite a fumaça necessária, devido à qual ocorre a combustão lenta.
O fumo em si é de dois tipos:
- quente;
- frio.
O frio é considerado um método mais caro, mas o próprio prato preparado é armazenado por mais tempo.
A fumagem a quente não permite que o prato seja armazenado por muito tempo após o cozimento, no entanto, os produtos são mais aromáticos e saborosos.
A principal diferença entre os dois é o design. Portanto, se os fumódromos quentes têm um centro de ignição diretamente sob a câmara, um frio significa colocar a lareira de lado e um dispositivo especial é levado à câmara onde ocorre a fumaça - um suprimento de fumaça.
Seleção de assento
O fumeiro de tijolos está parado. Portanto, não será possível movê-lo de um lugar para outro. Isso sugere que o local deve ser escolhido com muito cuidado.
Para começar, escolhemos um local conveniente localizado a uma certa distância da própria casa. Você estará lidando com muita fumaça e não deve cair na área de estar. Além disso, essa fumaça pode prejudicar as árvores, suas plantações. Portanto, encontrar um local adequado não será tão fácil.
Tudo depende de cada casa individualmente. Mas você já conhece os principais pontos para escolher um local.
Projeto
Como já observamos, em nosso tempo os fumódromos são feitos de quase tudo o que está à mão. Mas os dispositivos de tijolo podem ter esquemas diferentes, dependendo do tamanho, tipo de fumaça e assim por diante.
De uma forma ou de outra, os principais elementos estruturais permanecem inalterados:
- Lareira;
- Grato;
- Firebox;
- Malha ou suportes (em quais produtos são fumados);
- Tampa;
- Tijolos.
Se falamos de fumagem a frio, um suprimento de fumaça é necessariamente adicionado ao design, e a fornalha em si não fica sob as grades, mas na lateral, para evitar a influência direta da madeira em brasa sobre os produtos localizados em principal.
Estágios de construção
Tendo decidido fazer seu próprio fumeiro, é necessário distribuir claramente os trabalhos planejados, dividindo-os em etapas na sequência correta. É melhor se preparar completamente, em vez de agir instintivamente passo a passo. Assim, você pode perder pontos importantes e cometer erros graves.
A construção de um fumeiro pode ser dividida em várias etapas principais:
- Atividades preparatórias.
- Seleção de ferramentas e materiais.
- Estabelecendo a base para a estrutura futura.
- Alvenaria.
- Organização de um abastecimento de fumo (se se trata de um fumeiro frio).
- Colocando o aparelho em operação.
Trabalho preparatório
Sem medidas preparatórias, fazer um fumeiro realmente de alta qualidade e eficiente é bastante problemático.
A preparação consiste principalmente na escolha do tipo de dispositivo. O que quer que se diga, o fumo a quente difere do fumo a frio não apenas no resultado do cozimento, mas também nas características de design do próprio dispositivo.
Depois de decidir sobre o tipo de fumo, é necessário considerar cuidadosamente o local onde colocar a estrutura. Já falamos sobre as regras de seleção, então não deve haver problemas.
Não se esqueça da importância dos materiais de qualidade. Quanto melhor o tijolo e os elementos relacionados, mais longo e mais confiável seu dispositivo milagroso lhe servirá.
Ao preparar os desenhos, bem como fazer anotações passo a passo para futuras construções, você tornará tudo mais fácil para si mesmo. Assim, você pode agir estritamente de acordo com o plano, não se desviar de seus planos. Como resultado, há menos erros e o resultado é melhor.
Como exemplo, oferecemos um dos desenhos de um fumeiro quando combinado com um forno e fogão para cozinhar - a opção mais popular.
Desenho de fumeiro com churrasqueira.
Ferramentas necessárias
Claro, não faz sentido começar sem as ferramentas e materiais adequados. E para a fabricação de um fumeiro, você deve ter:
- Tijolo (cerâmico ou refratário especial, mas não silicato);
- Argila (pode ser substituída por misturas secas prontas);
- Pá;
- Recipiente de solução;
- Portas de madeira para fumeiro;
- Uma treliça ou hastes de metal sobre as quais os produtos serão colocados;
- telhado de metal (se um pequeno dispositivo estiver sendo feito);
- Martelo;
- Nível de construção;
- Espátula e espátula;
- Um conjunto de componentes para a fundação.
Fundação
É imperativo falar sobre a fundação separadamente. Para organizá-lo, você pode usar uma malha de metal com concreto, brita e areia ou uma laje de concreto.
Se você decidir fazer um bloco de concreto, a sequência de suas ações será a seguinte:
- Primeiro, é cavado um buraco com a profundidade necessária.
- Depois disso, a areia com a pedra britada é despejada no fundo do poço resultante. Tente compactar esta camada com força, torná-la uniforme.
- Em seguida, uma malha de metal é colocada no poço e o concreto é derramado.
Isso é tudo, resta esperar que o concreto endureça e a própria construção possa começar.
Se for possível usar uma laje de concreto armado em vez de vazar, certifique-se de usá-la. É muito mais fácil e rápido, sem necessidade de trabalho adicional.
Alvenaria
Pastéis, colheres e um toque de tijolo são indicados na figura a seguir.
Após a conclusão da fundação, começa a colocação dos tijolos.
- Para começar, aplique a argamassa na base com uma talocha. Deve ser um pouco maior do que a área pastel. Depois disso, o próprio tijolo é aplicado. Ele não deve alcançar a articulação.
- Agora, um puxão é aplicado para preencher as costuras verticais. A pedra precisa ser pressionada para baixo, o que "esmagará" a solução que está sob ela. Mova-o para a junta.
- Se, por pressão, a solução sair da costura, o excesso é retirado com espátula. Para garantir o correto posicionamento do tijolo, basta bater levemente com um martelo de borracha. Tente monitorar regularmente o ângulo da alvenaria usando um nível de construção. Isso pode ser feito ao colocar cada linha. Lembre-se de medir a parede com um fio de prumo ou nível.
- As costuras verticais e horizontais devem ter cerca de 12 milímetros de espessura. Esse é o ideal.
- Um ponto importante é a sobreposição das costuras verticais da fileira inferior com tijolos no assentamento dos cantos. Devido a isso, um curativo é criado. Lembre-se de que é melhor começar a colocar a partir de um canto, para que mais tarde não haja problemas.
- A etapa final da alvenaria será o rejuntamento. Isso dará à estrutura uma aparência mais atraente.
Entrada de fumaça
Se o seu fumeiro for fumado a frio, significa que o fornecimento de fumo se tornará um elemento obrigatório dele.
Para construir essa chaminé, você precisa fazer uma trincheira especial. Sua largura é de aproximadamente 0,5 metros, a profundidade é de 0,3 metros e seu comprimento é de cerca de 2 metros.
Os tijolos são colocados nas nervuras da parede da trincheira. A solução para esta área é selecionada na proporção de argila para areia de 3 para 1. A estrutura resultante é coberta na parte superior com um elemento de metal, ou preenchida com amianto.
Comissionamento
Testamos o fumeiro:
- O produto correspondente é colocado no compartimento de serragem. O melhor é escolher serragem de cereja ou damasco.
- Acenda a fornalha.
- Coloque a comida de sua escolha dentro do fumante. É melhor experimentar o dispositivo em carne ou peixe.
- O tubo de saída é fechado na tampa e aguarda-se o tempo até que o aparelho aqueça, o espaço interior se encha de fumaça. Você pode instalar um termômetro para acompanhar o que está acontecendo lá dentro.
- Quando o termômetro atingir 600 graus, abra a tomada. Ele está localizado no telhado.
- A próxima etapa é aguardar 30 minutos. O dispositivo deve funcionar.
- Agora abra a porta e pegue suas compras. A cor deve sair dourada, a própria carne ou peixe deve estar quente.
Durante o teste, é bem possível perceber como a fumaça sai do aparelho. Isso significa que algumas das rachaduras não foram bem cobertas. Os testes permitem encontrar erros, eliminá-los rapidamente e iniciar a operação completa do fumeiro.
Características da construção de um pequeno fumeiro
Fazer um pequeno dispositivo para fumar não é difícil, mesmo por conta própria. Basta seguir as recomendações e proceder passo a passo.
- Primeiro, encontre um local para instalar a chaminé no solo. A seção intracanal deve ter um tamanho de cerca de 30 centímetros ou um pouco menos, sua largura é de 0,35 m e sua altura é de 0,25 m. O material ideal é o tijolo de argila.
- A câmara de combustão está localizada na parte extrema do canal criado. Observe que a altura da câmara não deve ser superior a 1,5 m. Os tijolos devem ser colocados nas bordas.
- É necessária uma trincheira para colocar o canal. Sua profundidade é de cerca de 0,35 me sua largura é de 0,55 M. Não coloque a fornalha mais alta do que a câmara. Se você colocar o dispositivo em uma colina, nenhuma medida adicional precisará ser tomada. Caso contrário, é melhor fazer a chaminé com uma inclinação de cerca de oito graus. Pressione o fundo e, em seguida, faça a alvenaria.
- Uma nova etapa é a colocação das paredes da conduta da chaminé. A parede é montada sobre uma base de tijolos. Os elementos também são colocados nas bordas. Certifique-se de que o curativo é o mesmo em todos os lugares. A parede resultante deve conter várias fileiras de tijolos, ou seja, sua altura é de cerca de 0,25 m.
- Depois disso, você precisa bloquear a parte superior do canal com um tijolo. A sobreposição deve ser feita com uma casa, já que um projeto plano não funcionará.
- No final do canal resultante da chaminé criada, são instaladas câmaras onde ocorrerá a defumação. Monte-o de forma que a profundidade do canal não ultrapasse 0,3 m.
- A etapa final é a aspersão da camada de solo até o nível da câmara. Observe que a altura desta camada deve ser de aproximadamente 0,15 m.
Características da construção de um grande fumeiro
Se você deseja fazer um grande fumeiro, ele é construído como uma pequena casa.
Durante o processo de construção, certifique-se de colocar os elementos sobre os quais, de fato, ocorrerá a defumação dos produtos que você escolheu. Uma chaminé é montada no topo, complementada por uma válvula. Este amortecedor ajudará a regular a temperatura, bem como a velocidade da passagem do fluxo de fumaça.
Um recipiente adicional pode ser incluído no projeto do próprio fumeiro, onde você armazenará a lenha. Eles devem estar sempre à mão em grandes fumantes.
Além disso, não se esqueça da frigideira, para onde escorrerá toda a gordura formada durante o cozimento. E a porta deve ser revestida com argila, como outros elementos estruturais de madeira. Isso evitará incêndios repentinos.
O comentário foi enviado com sucesso.