Tijolo de clínquer: características, tipos e uso

Tijolo de clínquer: características, tipos e uso
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Visualizações
  5. Projeto
  6. Âmbito de aplicação
  7. Estilo
  8. Fabricantes
  9. Lindos exemplos no interior

O tijolo de clínquer é um dos materiais mais confiáveis ​​e duráveis. Devido à sua alta resistência, supera significativamente os blocos de cerâmica a que estamos acostumados. Parâmetros técnicos, mecânicos, personalizados e decorativos aumentados tornam este material ideal para fachadas.

O que é isso?

Os blocos de clínquer são um tipo moderno de tijolos cerâmicos, que se caracterizam pelo aumento da densidade devido a uma tecnologia especial. Este material recebeu este nome devido à sua habilidade característica de produzir um som bastante sonoro quando tocado levemente por qualquer objeto de metal - traduzido do alemão "lâmina" significa "toque puro".

Devido ao seu apelo estético, textura única e paleta de cores variada, os produtos são utilizados para revestimento de fachadas e trabalhos de acabamento de interiores. A matéria-prima para a produção do clínquer é uma argila especial com propriedades físicas e técnicas únicas, que é queimada em temperatura superior a 1000 graus até a sinterização máxima. Durante este tratamento, uma massa vítrea se forma na superfície, o que torna o tijolo muito atraente.

A história diz que os blocos de clínquer foram produzidos pela primeira vez em meados do século 18 na Holanda. Naquela época, a Europa estava mergulhada em um boom da construção, que gerou escassez de materiais de construção, fazendo com que engenheiros e tecnólogos da época fossem obrigados a buscar novas opções para a produção de blocos e tijolos. Pela primeira vez, o produto foi utilizado para pavimentação de estradas, nas características externas e físicas parecia mais um paralelepípedo, mas ao mesmo tempo era muito mais fácil de instalar e muito mais barato. Tudo isso levou à alta popularidade do produto na construção de vias urbanas.

O início do século 19 foi marcado por um forte crescimento do crescimento das maiores cidades europeias. As pedreiras existentes não conseguiam acompanhar o ritmo de construção e não podiam fornecer às cidades a quantidade necessária de materiais para a construção de novos edifícios. Daí a necessidade de se procurar um novo material que, nos seus parâmetros operacionais, fosse muito semelhante à pedra natural natural, mas ao mesmo tempo pudesse ser produzido de forma rápida, fácil e em qualquer volume. Isso levou os cientistas à ideia de usar o clínquer não só para estradas, mas também para a construção de casas.

Nesse período, começaram a surgir pequenos artels, que dominaram a produção desse material - com o tempo, a maioria deles se tornou as maiores corporações que receberam um nome mundial. Muitos deles ainda são considerados líderes no segmento de produção de materiais de construção. Então, vamos descobrir o que é um tijolo de clínquer.

É um bloco de construção com maior resistência, baixa absorção de água e efeito decorativo excepcional. Um conjunto de tais qualidades o torna adequado para uso em ambientes externos agressivos para decoração de interiores e fachadas. O tijolo de clínquer é caracterizado por uma forma regular e assemelha-se a um paralelepípedo com uma superfície rugosa.A gama de cores é bastante ampla - de tons de palha a chocolate rico.

Pelo fato de na fase de fabricação o material ser exposto a temperaturas de até 1400 graus, o tijolo adquire uma densidade aumentada, que é de 1 tonelada por centímetro quadrado. Este tijolo é resistente a fungos, podridão, mofo e outros microorganismos que podem destruir o próprio material e representar uma ameaça à vida e à saúde humana. A produção de tijolos de clínquer está em conformidade com os regulamentos atuais e padrões de construção estabelecidos em GOST 32311.

Especificações

As características técnicas dos tijolos de clínquer se devem às peculiaridades de sua produção. Para começar, você deve saber que para a fabricação desses produtos apenas se utiliza um tipo especial de argila, que se chama "skinny". Para isso, são utilizados materiais minerais de origem magmática. A mistura é queimada em fornos em temperaturas de 1000 a 1400 graus até o estágio da fase vítrea - esta é a diferença entre o bloco de clínquer do usual, que é queimado a 600-800 graus.

A tecnologia de produção exclusiva permite atingir um alto grau de resistência, resistência a severos danos mecânicos e abrasão prolongada em um grau que excede o parâmetro correspondente até mesmo do concreto da mais alta qualidade. Em decorrência da exposição a altas temperaturas, o produto adquire higroscopicidade especial, de modo que o coeficiente de absorção de água é de apenas 8%. Para efeito de comparação, para tijolos cerâmicos vermelhos comuns, este parâmetro está na faixa de 20-25%.

Detenhamo-nos um pouco mais sobre as características do ciclo de produção para a fabricação de tijolos de clínquer. Para a formação desses blocos, utilizam-se argilas com teor superestimado de óxido de alumínio, cuja proporção é de 20-25%. A presença desses componentes reduz muito a viscosidade da matéria-prima, evitando a deformação do produto acabado durante a queima da argila. Se na produção forem utilizadas matérias-primas com baixo teor de óxidos, elas são preliminarmente enriquecidas com caulim.

A argila contém também óxido de ferro, cuja proporção chega a até 8%, pelo que o tijolo adquire uma cor bastante característica. Ao mesmo tempo, a quantidade dessas substâncias não deve ultrapassar as normas estabelecidas, caso contrário aparecerá uma camada sólida na superfície do bloco, que interferirá na liberação de gás carbônico de seu interior, o que leva à formação de irregularidades , inchaços e deformações.

A matéria-prima também não deve conter mais de 8% de cálcio. Se a concentração desse componente for superestimada, o tempo de sinterização diminuirá, o que, por sua vez, levará a graves deformações do produto acabado. Além disso, aumenta a probabilidade de aparecimento de poros de cavidades internas, o que aumenta a taxa de absorção de água e reduz a vida útil do tijolo. A concentração de óxido de magnésio na argila deve permanecer no nível de 3-5%, se a proporção da substância for maior, isso pode encolher a argila e distorcer os blocos acabados.

    Os produtos de clínquer são feitos por dois métodos principais: extrusão ou prensagem. No primeiro caso, todas as matérias-primas preparadas são misturadas até a obtenção de uma massa homogênea e, em seguida, encaminhadas diretamente para um recipiente especial, denominado extrusora. Aqui, o material é submetido a pressão, enquanto através de um orifício de moldagem especial, a argila é comprimida sobre o transportador na forma de uma tira retangular com parâmetros geométricos pronunciados.

    Esta faixa volumétrica, movendo-se ao longo da correia, é formada em blocos separados - assim são criados os chamados tijolos brutos, encaminhados para secagem, onde a umidade cai para 2-3%, e depois queimados. A principal vantagem desta tecnologia é a produção de tijolos de alta qualidade com linhas geométricas e dimensões pronunciadas.Ao mesmo tempo, tal ciclo de produção requer altos custos de energia, o que geralmente aumenta o custo de produção.

    A prensagem permite obter produtos mais baratos, pois reduz significativamente os custos de energia. A essência do método é que a massa de argila é seca, esmagada até um estado pulverulento, derramada em formas especiais e submetida a alta pressão e uma prensa. Os blocos acabados vão então para câmaras especiais para a secagem final, onde são mantidos por cerca de dois dias a 85 graus. Só então os tijolos são enviados aos fornos para cozimento.

      Como resultado desta tecnologia, a argila é quase totalmente sinterizada, o que resulta na formação de um bloco de clínquer bastante forte com as propriedades decorativas necessárias. Os recursos de tecnologia tornam o produto mais durável. As principais propriedades físicas e técnicas dos tijolos de clínquer são:

      • resistência mecânica - 25 MPa;
      • o grau de absorção de água é inferior a 6%;
      • densidade do material - varia de 1600 a 2100 kg / sq. m;
      • resistência ao gelo - F 300;
      • condutividade térmica - cerca de 1,17 W / mS;
      • resistência à compressão - de 250 a 350 kg / sq. cm;
      • condutividade térmica - 1,15 V / Mk;
      • vida útil - até 150 anos.

      É claro que, para um consumidor comum, esses parâmetros pouco dirão, mas para um profissional eles são muito importantes.

      Vantagens e desvantagens

      Maior resistência ao gelo prolongado e menor absorção de água - tudo isso determina a principal vantagem dos tijolos de clínquer, que é a duração do uso. Vamos nos alongar sobre essas e outras vantagens do material com um pouco mais de detalhes.

      Força

      Ao contrário da cerâmica tradicional, o bloco de clínquer tem uma resistência à flexão muito maior, bem como à compressão e à abrasão. O grau de resistência do material corresponde ao M300, devido ao qual os produtos mantêm sua aparência original por muitas décadas.

      Baixo coeficiente de absorção de água

      Entrando em qualquer material de construção, a umidade tem o efeito mais adverso sobre ele, destruindo a estrutura por dentro. Obviamente, quanto menos água entrar na estrutura, mais durável e confiável será o material. Dentre todos os tipos de tijolos, é o clínquer que possui uma absorção mínima de água, que em média é de 3 a 6%, portanto, mesmo o contato prolongado com um meio aquoso não levará à destruição e deformação dos blocos.

      Resistência à geada

      O clínquer pode suportar até 200 ciclos de congelamento e descongelamento, o material não se deteriora mesmo a temperaturas extremamente baixas, por isso pode ser utilizado nas regiões mais setentrionais do nosso país.

      Resistência ao desgaste

      Os blocos de clínquer não perdem suas propriedades físicas e técnicas quando expostos a sais, álcalis e ácidos. Eles também permanecem inalterados sob a radiação ultravioleta.

      Paleta de cores

      Os tijolos de clínquer estão disponíveis em uma ampla gama de cores para atender até os proprietários mais exigentes. No decorrer da produção, as matérias-primas passam pelas etapas de concreto projetado e rusticação, onde recebem texturas exclusivas.

      Amizade ambiental

      Os produtos de clínquer são feitos apenas de materiais naturais, até mesmo tons exclusivos são obtidos pela mistura de diferentes tipos de argila. Portanto, os produtos acabados atendem a todos os requisitos de segurança ambiental, não emitem substâncias tóxicas e não contêm radiação.

      Vamos ver quais outros problemas o uso de tijolos de clínquer pode resolver durante a construção. Certamente muitos notaram que até mesmo as fachadas de edifícios novos são frequentemente cobertas por uma flor branca feia (eflorescência). Esse fenômeno se deve ao fato de que os sais e sulfatos presentes na argila começam a sair com o tempo. Tal comportamento é completamente incomum para o Klinker, embora o material de origem, como qualquer outro, contenha todos esses componentes.No entanto, durante o processamento, eles simplesmente não permanecem: sulfatos e sais, sob a influência de temperaturas de 1400 graus, são totalmente sinterizados e passam a participar da fusão.

      Outro problema dos blocos de revestimento são os "tiros", eles estão associados à presença de sais de cálcio e magnésio na estrutura das matérias-primas argilosas. Essas substâncias, muito antes de todos os outros componentes das matérias-primas, passam para o estado derretido e começam a funcionar como solventes para todos os outros componentes. Existe apenas um pequeno "mas" - talvez seja apenas quando aquecido a mais de 1000 graus, e essas são as condições em que os tijolos de clínquer são queimados.

      Na produção de produtos convencionais, utiliza-se um regime de temperatura mais baixa, portanto, os óxidos permanecem completamente nos blocos, ao entrarem em contato com a água, começam a aumentar de volume, levando ao aparecimento de defeitos superficiais. As pessoas também os chamam de dutik ou tiros. Tudo ficaria bem se esses fenômenos apenas piorassem o aspecto, mas levam à formação de fissuras - e isso reduz significativamente a vida útil da estrutura como um todo.

      Essas qualidades excepcionais levaram ao custo bastante elevado dos tijolos de clínquer, o que pode ser considerado a principal desvantagem dos blocos. Nem todo russo pode comprar clínquer. Além disso, o clínquer requer o uso de compostos de ligação especiais; o cimento tradicional e as misturas de cal são inadequadas aqui. Pois bem, outra desvantagem é que a tonalidade pode diferir em lotes diferentes, por isso, na hora de comprar materiais de construção, tente comprar tudo de uma edição, para isso você precisa saber com antecedência de quantos tijolos você precisa.

      Visualizações

      As opções de material de clínquer apresentadas hoje explicam as características de uso de todos os tipos de tais produtos.

      • Ladrilhos de fachada É uma subespécie separada de material de revestimento de pequenas peças, que é usado como material de revestimento para várias obras de interiores em todos os tipos de quartos.
      • Clínquer técnico encontraram ampla aplicação para o desenho de caminhos de jardins, bem como calçadas, áreas tanto externas como internas. Um tipo separado desse material é o clínquer de pavimentação - ele tem a mesma direção de uso, mas difere pelo custo mais alto.
      • Clínquer impermeável - este produto é comumente adquirido para a construção de estruturas hidráulicas que funcionam em condições de alta umidade.

      O clínquer especializado possibilita a produção de superfícies internas e externas com diversas formas. Os produtos, via de regra, pertencem à categoria de peças pequenas, portanto, podem formar vários elementos de canto de superfícies decorativas.

      Ressalta-se que a fabricação de todos os tipos de clínquer (além da fachada) não é padronizada de forma alguma por lei, portanto, é realizada de acordo com as especificações técnicas de um determinado fabricante. Os blocos de clínquer são produzidos em uma variedade de formatos - do clássico ao não tradicional, esse recurso permite que você implemente qualquer ideia de projeto.

      Os tamanhos padrão são:

      • tijolo de base - 24x11,5x7,1cm;
      • único - 25x12x6,5 cm;
      • euro - 25x8,5x6,5 cm;
      • metade - 25x6,2x6,5 cm.

      Para formulários não padronizados, desvios dos indicadores indicados são permitidos. O peso dos tijolos varia de 1,6 a 3,3 kg. Os blocos de clínquer podem ser ocos e encorpados, e dependendo da tecnologia de produção, distinguem-se os tijolos, obtidos pelo método de moldagem manual e tijolos transportadores.

      Projeto

      Ao escolher os materiais de revestimento, a escala de cores e a textura do tijolo são muito importantes. Um edifício, especialmente se for um edifício residencial, não deve ser apenas forte e durável, mas também atraente.É por isso que os proprietários de chalés e casas particulares adquirem com frequência blocos de clínquer, que permitem escolher as cores e tonalidades necessárias para que a casa seja verdadeiramente exclusiva.

      É possível listar todos os tons em que esses produtos são produzidos há muito tempo, a paleta de cores tem várias dezenas de tons, incluindo branco, palha, amarelo, marrom, cinza, chocolate, vermelho, marrom, terracota, roxo, azul , preto e muitos outros. Os tijolos podem ser combinados entre si, criando uma mistura interessante de diferentes cores e tonalidades, e alguns fabricantes chegam a produzir tijolos com transições suaves, por exemplo, do vermelho para o roxo.

      As texturas também podem ser muito diversas - lisas, lascadas, ranhuradas, salpicadas, "como uma pedra" e assim por diante. Muito populares são os tijolos feitos "antigos" - isto é, envelhecidos artificialmente. Vale ressaltar que para conseguir tais efeitos, a superfície do bloco não é recoberta com nada. Todas as tonalidades são obtidas pela combinação de vários tipos de argilas e exposição a diferentes condições de temperatura durante a queima.

      Âmbito de aplicação

      Os tijolos de clínquer são amplamente usados ​​para revestir fachadas de edifícios e estruturas para vários fins - de grandes lojas e complexos de escritórios a pequenas casas particulares. Nos últimos anos, cercas e cercas têm sido amplamente erguidas a partir desses blocos no setor privado, além disso, o material é adequado para arranjar caves e caves, sendo indispensável para a decoração de interiores. Vamos examinar mais de perto as aplicações de clínquer mais populares.

      Fachada

      As tecnologias de construção modernas envolvem cada vez mais a construção de paredes de três camadas, que consistem em um tijolo básico, uma camada de isolamento e revestimento de clínquer. Esse projeto atende totalmente a todos os requisitos para a construção de edifícios residenciais, enquanto tal edifício parece muito impressionante e elegante. Essa fachada é resistente a vários danos mecânicos e influências naturais adversas, e a absorção reduzida de água protege as paredes da destruição, do crescimento de fungos e mofo, que são perigosos para a saúde. Vale ressaltar que o revestimento feito de tal material pode ser facilmente desmontado, portanto, se necessário, você pode facilmente e simplesmente substituir o revestimento isolante térmico.

      Paredes

      Os blocos de clínquer são frequentemente recomendados para construção de paredes, portanto, a estrutura se torna mais sólida, forte e muito durável. Neste caso, os tectos são constituídos por duas camadas - a alvenaria de tijolos comuns de cerâmica ou silicato e a alvenaria de clínquer da fachada. Neste caso, ambas as paredes são fixadas entre si com âncoras de aço inoxidável ou aço galvanizado.

      Outros casos de uso

      Além de fachadas de revestimento e construção de paredes, o produto de clínquer pode ser usado para implementar uma ampla variedade de idéias arquitetônicas e de design. O clínquer é utilizado para a construção de churrasqueiras ao ar livre, churrasqueiras, bem como fornos, colunas e cercas. Particularmente popular foi o material para a disposição de calçadas, caminhos e meios-fios. Graças ao seu rico esquema de cores, ele se encaixa perfeitamente no projeto paisagístico e cria toques bastante elegantes no arranjo de territórios adjacentes, parques da cidade e praças.

      Estilo

      A instalação dos blocos de clínquer deve ser realizada em conformidade com os requisitos tecnológicos. A primeira camada é geralmente disposta sem o uso de uma solução especial. Isso é necessário para obter uma marcação uniforme e clara das costuras verticais. Via de regra, sua largura é de cerca de 1 cm. Após todas as marcações serem totalmente aplicadas à fachada, a primeira costura horizontal também se tornará perceptível, cuja largura é de cerca de 1,5-2,5 cm. O tijolo é disposto em camadas inteiras , levando em consideração suas alturas médias.

      Ao formar orifícios de ventilação na parede, é necessário criar condições para a livre circulação do ar na parte inferior dessa alvenaria. Para fazer isso, deixe uma costura vertical sem preenchimento a cada quatro linhas. Ao criar cada camada subsequente de argamassa, deve-se atentar para que ela não preencha o espaço livre de ar, para isso é pressionada com uma colher de pedreiro contra os blocos com força. Todas as camadas subsequentes devem ser dispostas no meio de cada camada. Terminado o assentamento, é necessário raspar a argamassa das costuras até formar uma depressão de cerca de 1,5-2 cm, para isso costuma-se usar uma espátula.

      Fabricantes

      Os tijolos de clínquer são fornecidos ao nosso país pela China, Alemanha, Holanda, Polónia e Espanha, embora recentemente alguns fabricantes russos tenham dominado a produção desses blocos. Via de regra, produtos exclusivos só podem ser adquiridos sob encomenda, mas opções de orçamento estão disponíveis em qualquer loja de ferragens em todas as cidades da Rússia.

      • CRH É uma das líderes mundiais no segmento de produção de tijolos. A marca está no mercado há mais de 40 anos e reúne sob sua proteção um grande número de empresas manufatureiras localizadas em diversos países.
      • ADW Klinker - esta empresa comercializa os seus produtos no território do nosso país há cerca de 10 anos e durante todo este tempo tem vindo a expandir incansavelmente o seu portfólio de sortimento. Uma característica distintiva dos produtos desta marca é um esquema de cores ousado, que se consegue devido às características das matérias-primas utilizadas. O fato é que apenas argila branca e aditivos minerais multicomponentes são usados ​​na produção, graças aos quais quase qualquer tonalidade desejada pode ser obtida.
      • ADW Klinker - esta marca tem ganhado popularidade rapidamente nos últimos anos devido à sua qualidade verdadeiramente alemã. Os produtos deste fabricante podem ser utilizados em áreas com invernos mais rigorosos, mantendo todas as características operacionais em sua plenitude.
      • Daas Baksteen É uma empresa holandesa com mais de um século de história. O tijolo deste delírio é caracterizado pelo brilho de tons e cores pitorescas. Os produtos são concebidos como faixas de tinta ou pinceladas.
      • Empresa Rauf É, talvez, o único fabricante nacional de tijolos de clínquer bem conhecido. Infelizmente, a nossa produção deste tipo de materiais de construção ainda não está tão desenvolvida como na Europa, mas os fabricantes russos também têm algo a oferecer ao consumidor. Os tijolos nacionais desta marca cumprem todas as normas europeias, no entanto, o seu preço é muito mais baixo e acessível, uma vez que o custo não inclui taxas alfandegárias, custos de transporte e outros itens de custos significativos.
      • De acordo com as análises dos nossos compatriotas, a empresa russa LSR também se provou muito bem.

      Lindos exemplos no interior

      Há quem pense que o tijolo não tem lugar na decoração interior do interior, por acreditar que se trata de um material bastante “incómodo” - como se estivéssemos na rua e não em casa. Ao mesmo tempo, muitos argumentarão que essa é a principal vantagem do clínquer. Porque o contato de pedra fria, carpete aconchegante e aconchegante com móveis suaves e cortinas fluidas cria um verdadeiro estilo alto.

      O que é tijolo de clínquer, você aprenderá no vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário