Tijolo cerâmico: propriedades e variedades

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Visualizações
  4. Principais fabricantes
  5. Como escolher?

O tijolo cerâmico é um dos materiais de construção mais comuns e é amplamente utilizado para a construção de fundações, revestimento de edifícios, alvenaria de muros de capitéis, divisórias interiores e fogões. Devido à sua forma universal e elevadas características operacionais, as estruturas erguidas a partir dele são particularmente duráveis ​​e de longa vida útil.

O que é isso?

O tijolo cerâmico é um material de construção feito de argila vermelha por moldagem e cozimento. O tijolo foi inventado há muito tempo, mas sua tecnologia de produção e composição não sofreram alterações significativas. Anteriormente, o processo de fabricação de tijolos cerâmicos era complexo e demorado. A argila era bem amassada, então as peças em branco com a forma desejada eram formadas manualmente, eram expostas para secar ao sol e somente depois que o tijolo havia endurecido era enviado para queima em um forno temporário. A produção dos tijolos era realizada principalmente no período de verão, pois era quase impossível secar as peças nas condições de baixas temperaturas e alta umidade, características dos períodos de inverno e outono. Isso continuou até a segunda metade do século 19, até que os primeiros fornos e secadores foram inventados na Europa.

Hoje, o processo de produção do tijolo cerâmico é totalmente automatizado. e é realizado durante todo o ano em várias empresas. Existem duas maneiras de fazer o material. A primeira é chamada de prensagem semisseca e consiste na formação de argila crua a partir de baixo teor de umidade. O processo ocorre sob uma pressão suficientemente elevada, o que permite garantir uma presa rápida da matéria-prima e obter um material de alta densidade e dureza na saída. As vantagens desta tecnologia são consideradas a produção rápida e a simplicidade dos mecanismos de produção. A principal desvantagem do método é a impossibilidade de utilização do material para a construção de estruturas que ficarão expostas à alta umidade. É por causa de seu baixo desempenho que tal tijolo é pouco usado e o volume de sua produção é bastante baixo.

O segundo método é chamado de moldagem de plástico. e consiste na extrusão da argila de uma prensa de correia, seguida de secagem e cozimento dos blanks a uma temperatura de 1000 graus. Ao mesmo tempo, o teor de umidade da argila chega a 35%, enquanto na prensagem semisseca esse valor mal chega a 10%. Este método é usado para fabricar a maior parte dos tijolos cerâmicos usados ​​em todas as áreas de construção. As vantagens do método incluem a possibilidade de produzir tijolos de diversos formatos e tamanhos, o que permite a formação de seções vazadas nos blanks, alterando as características operacionais do material. As desvantagens são o alto custo do equipamento e, em comparação com o primeiro método, um tempo ligeiramente aumentado para a produção dos tijolos.

Após a produção, cada lote de tijolos cerâmicos é testado. Para fazer isso, tire várias cópias e verifique a absorção de água, compressão e resistência ao impacto. A verificação é realizada em equipamentos especializados por meio de uma prensa de várias toneladas.De acordo com os resultados do teste, os produtos são certificados de acordo com os requisitos estritos da GOST com a atribuição das classes de resistência ao gelo (F) e força (M) apropriadas. No entanto, além do símbolo da letra, as marcações de tijolo também incluem números. Portanto, a figura localizada atrás do ícone F indica quantos ciclos de congelamento e descongelamento um tijolo pode suportar sem perder suas características operacionais básicas.

O indicador numérico seguindo o "M" indica qual pode ser a carga máxima em 1 cm2 da área do tijolo. Devido ao fato de que todos os testes são realizados de acordo com um único padrão, os tijolos certificados de diferentes lotes podem diferir apenas ligeiramente uns dos outros. Isso permite classificar os itens de acordo com a forma de execução e tamanho, considerando os produtos pertencentes a uma determinada categoria, condicionalmente a mesma. O âmbito de aplicação dos tijolos cerâmicos é bastante amplo. Para além da construção, o material é utilizado com sucesso na construção de lareiras, vedações, colunas e escadas, bem como no restauro de fachadas e interiores.

Especificações

A produção de tijolos cerâmicos é realizada de acordo com o atual GOST 530 2012, o que garante elevadas características operacionais do material e permite a sua utilização como principal material de construção na construção de edifícios de vários pisos e estruturas industriais. De acordo com o padrão especificado, os tijolos cerâmicos comuns têm uma cor marrom-avermelhada padrão, enquanto a gama de cores dos modelos de revestimento inclui todas as tonalidades e depende da qualidade da argila, da presença de vários aditivos, aditivos, corantes especiais e da adição de esmalte.

As principais características técnicas dos tijolos cerâmicos são densidade, porosidade, resistência ao gelo, resistência, absorção de água e condutividade térmica.

A absorção de água é a capacidade de um material de absorver e reter umidade. Para determinação desse indicador, o tijolo seco é pesado, colocado em um recipiente com água e deixado por 38 horas, após o que é retirado e pesado novamente. Gramas "extras" denotam a umidade absorvida pelo material. Em seguida, o valor resultante é convertido em uma porcentagem da massa total dos tijolos secos e o índice de absorção de umidade é obtido. De acordo com os requisitos do GOST, a proporção fracionária de umidade para peso seco não deve exceder 8% para tijolos sólidos e 6% para tijolos ocos.

A condutividade térmica dos tijolos cerâmicos é a capacidade de um material de conduzir uma certa quantidade de calor por meio de um metro quadrado por unidade de tempo. Quanto mais baixo for este indicador, melhor será o calor retido na divisão no inverno e menos ar quente penetra nele nos meses de verão.

A resistência de um material cerâmico indica sua capacidade de suportar cargas mecânicas e de choque e é determinada pelo limite de tensão interna durante os testes de compressão, flexão e tração do material. As marcas mais duráveis ​​de tijolos cerâmicos são as modificações M200, M250 e M300.

A densidade de um tijolo é a massa do material em um metro cúbico. Este valor é inversamente proporcional aos valores de porosidade e é considerada uma das características mais importantes da condutividade térmica de um tijolo. A densidade não é um indicador constante para todos os tipos de pedras cerâmicas e varia de 1000 kg / m3 para modelos ocos a 2100 kg / m3 para os de clínquer.

A porosidade mostra o grau de preenchimento da estrutura de um tijolo com poros em porcentagem e tem um efeito direto na resistência, condutividade térmica e resistência ao gelo do material. Para aumentar a formação de poros, a composição da argila é misturada com serragem, turfa, carvão e palha triturada - ou seja, materiais que queimam completamente durante a queima e deixam vários pequenos vazios em seus lugares.A porosidade, assim como a densidade, não é um valor constante para diferentes tipos de tijolos, e em produtos de clínquer pode atingir seu valor mínimo de 5%, enquanto em corpos de prova de revestimento é de 14%.

A resistência ao gelo é denotada pelo símbolo F e mostra quantos ciclos de congelamento-descongelamento o material é capaz de transferir antes do início da degradação. Assim, o índice dos modelos de clínquer varia de F50 a F100, o que significa a capacidade desse tipo de tijolo cerâmico durar 50 ou 100 anos. Para modelos de faceamento, este indicador varia de 25 a 75, e para corpos de prova encorpados e ocos em alvenaria é limitado a valores de 15-50 anos.

    O peso

    A massa de um tijolo é um indicador importante e é levada em consideração no cálculo da carga sobre a fundação, na determinação da capacidade de carga dos veículos que se destinam ao seu transporte, bem como na escolha da marca do guindaste e das condições de armazenamento. A massa dos tijolos cerâmicos depende inteiramente de sua porosidade, densidade, tamanho e presença de cavidades. Assim, um único tijolo cerâmico pesará de 3,3 a 3,6 kg / peça na versão sólida e de 2,3 a 2,5 kg na oca. Os modelos um e meio pesam um pouco mais: a massa de um oco é de 3-3,3 kg, e de um encorpado - de 4 a 4,3 kg.

    Para simplificar os cálculos da diferença no peso de espécies sólidas e ocas, você pode usar indicadores de peso médio e condicionalmente assumir que o peso de um tijolo maciço com uma vacuidade de até 13% é de 4 kg, enquanto o peso condicional de um tijolo oco com um vazio superior a 15% é 2,5 kg. No entanto, esses cálculos são válidos para um dos tamanhos de pedra mais comuns - 250x120x65 mm.

    Conhecer a massa de um tijolo permite calcular o peso de uma palete ou metro cúbico de alvenaria com uma precisão de kg. Então, 1 metro cúbico. m de alvenaria, composta por 500 tijolos maciços, pesará de 1690 a 1847 kg. Além disso, ao calcular o número de pedras em um metro cúbico, você precisa saber que ele acomoda sete fileiras de tijolos duplos (200-240 peças), dez fileiras de um e meio engrossado (380 peças) e 13 fileiras de um único.

    E, por exemplo, tijolos vazados medindo 250x85x65 mm já pesam 1,7 kg, enquanto uma cópia total de 250x120x88 mm puxa 3,1 kg.

    O tamanho

    De acordo com os padrões atuais da GOST, as fábricas de tijolos produzem três tamanhos padrão de tijolos de cerâmica: simples, um e meio e duplo. Cada instância tem uma forma geométrica regular, bordas retas e uma superfície plana de faces. O mais comum é uma pedra única (NF) com dimensões de 250x120x65 mm. As dimensões de um produto um e meio (1.4NF) são 250x120x88 mm, e um produto duplo (2.1NF) atinge 250x120x140 mm. Além dos running, também existem tamanhos raros, como os dos eurobricks (0.7NF) e das cópias modulares (1.3NF). As dimensões do primeiro são apenas 250x85x65 mm, enquanto o último é representado por modelos longos medindo 288x138x65 mm.

    GOST russo permite a produção de modelos incompletos com comprimento de 180, 120 e até 60 mm, bem como a produção de produtos modelados, diferenciando-se em formatos não padronizados. No entanto, essas normas são usadas apenas em fábricas de tijolos russas e são regulamentadas por padrões domésticos. As contrapartes estrangeiras são fabricadas de acordo com requisitos ligeiramente diferentes e têm dimensões de 240x115x71 e 200x100x65 mm. Portanto, ao comprar material, você deve levar este ponto em consideração e estar atento ao país de origem deste produto.

    Vantagens e desvantagens

    Alta demanda do consumidor e grande a popularidade dos tijolos cerâmicos deve-se a uma série de vantagens importantes desse material.

    • Altos indicadores de resistência e resistência ao gelo tornam possível usar os tijolos como principal material de construção na construção de edifícios em qualquer zona climática.
    • As excelentes propriedades de isolamento acústico tornam o tijolo um material insubstituível para a construção de paredes divisórias na construção de edifícios de apartamentos.
    • A baixa absorção de água, não superior a 14%, evita que a estrutura absorva o excesso de umidade e permite que seque rapidamente após a chuva.
    • A total segurança ambiental do material, devido à origem natural da argila, permite a utilização de tijolos na construção de lareiras e nos acabamentos interiores.
    • A elevada estabilidade térmica dos produtos permite que sejam utilizados na construção de fornos e na disposição de chaminés.
    • Excelentes qualidades decorativas oferecem amplas oportunidades para o uso de tijolos cerâmicos na implementação de projetos de design arrojado.

    As desvantagens do material incluem o alto custo, que acarreta um aumento perceptível no custo das moradias construídas, bem como a probabilidade da formação de manchas brancas - eflorescências.

    Visualizações

    A classificação dos tijolos cerâmicos ocorre de acordo com vários critérios, sendo o mais fundamental deles a finalidade funcional do material. Com base nisso, quatro grandes grupos são distinguidos, cada um dos quais tem apenas suas qualidades inerentes e características operacionais.

    Privado

    Este tipo de material é o mais maciço e é utilizado na execução de um tipo simples de alvenaria na construção de edifícios e estruturas. O tijolo comum, por sua vez, é subdividido em mais dois tipos, podendo ser oco e encorpado.

    Os modelos maciços são utilizados nos casos em que a estrutura a ser erguida estará sujeita a constantes cargas mecânicas, de choque ou de peso. O material é amplamente utilizado na construção de colunas, paredes e pilares de suporte. Para tais estruturas, é melhor escolher os graus M250 e M300, que apresentam resistência e durabilidade máximas. No entanto, quando se utiliza um material sólido, deve-se ter em mente que as características de isolamento térmico da estrutura a ser construída serão significativamente reduzidas. Este ponto deve ser sempre levado em consideração e medidas adicionais devem ser tomadas para preservar o calor dentro do ambiente. A densidade média dos tijolos maciços varia de 1600 a 1900 kg / m3, a porosidade é de 8% e os valores de condutividade térmica variam de 0,6 a 0,7 unidades convencionais. O tijolo maciço é capaz de suportar até 75 ciclos de congelamento e descongelamento, podendo ser utilizado para a construção de vedações, escadas exteriores e paredes.

    Os tijolos ocos porosos destinam-se à construção de edifícios residenciais baixos, cujas paredes não suportam grandes cargas de peso. Além disso, o material oco é frequentemente usado como elemento de enchimento em edifícios de apartamentos monolíticos e na construção de divisórias internas. Neste último caso, é permitido usar um material menos durável com os índices M100 e M150. Os vazios dentro do tijolo podem ser localizados tanto verticalmente quanto horizontalmente, entretanto, deve-se ter em mente que as cavidades direcionadas horizontalmente reduzem significativamente a resistência geral da estrutura. O número de vazios em um tijolo oco pode chegar a 13% do volume total, o que torna a produção do material economicamente viável e reduz significativamente o custo dos objetos em construção. Além disso, devido às propriedades de alto isolamento térmico devido à presença de cavidades internas, as casas construídas com tijolos ocos são muito quentes.

    A densidade de tal material varia de 1000 a 1450 kg / m3, a porosidade é em média 7% e os valores de condutividade térmica variam de 0,3 a 0,5 unidades convencionais. A configuração e a profundidade das cavidades em um tijolo são diferentes. Os furos podem ter execução direta e unilateral, e a forma de sua seção transversal pode ser redonda, quadrada e retangular. Na utilização de tijolos vazados, uma condição importante para o sucesso da construção é a capacidade do pedreiro realizar a alvenaria de forma que a argamassa de cimento não entre nas cavidades e esgote todo o ar de lá. Caso contrário, o tijolo oco perderá sua função principal de preservar o entreferro no interior da alvenaria e não será capaz de fornecer o necessário isolamento térmico do ambiente.

    Voltado para

    Este tipo de tijolo é denominado frontal ou frontal. O objetivo principal do material é o revestimento externo e a restauração de edifícios.O tijolo possui alta densidade, chegando a 1450 kg / m3, porosidade de 14% e condutividade térmica de até 0,5 unidades. O material é produzido em uma ampla gama de cores e se distingue pela uniformidade de manchas, ausência de defeitos, bela superfície e formas precisas dos tijolos. Na sua maior parte, a pedra de revestimento é produzida em versão oca, o que permite, em simultâneo com o acabamento, efectuar o isolamento térmico adicional das instalações e reduz os custos de revestimento.

    Os tijolos de revestimento são produzidos em cinco versões: regular, texturizado, figurado, esmaltado e engobado.

    • Tijolo comum tem uma superfície externa lisa e está disponível em uma ampla variedade de cores e tonalidades. As vantagens desse tipo são a durabilidade do revestimento e a ausência da necessidade de reparos frequentes. As desvantagens incluem o alto custo do material, que, diante de grandes áreas, afeta significativamente o orçamento.
    • Tijolo texturizado É utilizado para a decoração interior e exterior de espaços e distingue-se pela presença de uma textura em relevo com imitação de um padrão de fibras de madeira ou pedra natural, bem como pela imagem de padrões geométricos, símbolos e desenhos. Na fabricação de tijolos texturizados, o concreto projetado é amplamente utilizado, cuja essência é a aplicação de uma camada decorativa com uma imagem já sobre ela sob alta pressão.
    • Tijolos moldados ou moldados é um material com configuração não padronizada e é utilizado no dimensionamento de curvaturas em colunas, arcos e outras formas arquitetônicas.
    • Tijolo engobado apresentado na forma de uma pedra artificial colorida de duas camadas com uma superfície lisa. A tecnologia de engobe envolve a aplicação de uma camada de argila branca sobre a matéria-prima seca, seguida de cozimento. Além disso, a argila é pré-pintada em diferentes cores com tintas e pigmentos especiais. Este material fica muito bem no interior e é muito utilizado na decoração de corredores, corredores e espaços públicos.
    • Tijolo vitrificado produzido pela aplicação de um esmalte especial consistindo de vidro de baixo ponto de fusão. Como resultado da aplicação de um revestimento à prova d'água vítreo, a resistência ao gelo e à umidade do revestimento de cerâmica aumentam significativamente. Vários corantes são adicionados ao esmalte na fase de fabricação, resultando em uma cor profunda e uma textura transparente brilhante na superfície do tijolo.

    Clinker

    A pedra de clínquer é utilizada no revestimento de caves e fachadas de edifícios, na construção de pisos em oficinas industriais, bem como na pavimentação de estradas, pontes e passeios. O tijolo é caracterizado pela alta resistência e longa vida útil, o que se deve à tecnologia de fabricação de modelos de clínquer. O fato é que para sua produção se utiliza um grau especial de argila refratária, que é queimada em temperaturas mais altas do que em produtos feitos com a tecnologia tradicional. Isso é tanto um ponto positivo quanto um negativo dos tijolos de clínquer. A vantagem é considerada a maior resistência, correspondendo aos índices M400-M1000, e excelente resistência ao gelo, que permite que as pedras resistam de 50 a 100 ciclos de gelo-degelo. As desvantagens incluem o custo muito alto do material e a alta condutividade térmica devido ao aumento da densidade das matérias-primas.

    Refratário

    O material deve suas altas propriedades refratárias à argila fireclay, que representa 70% da massa total do tijolo. Esse tipo de argila resiste facilmente a temperaturas de 1600 graus, mantendo as propriedades operacionais e a integridade das formas. Os tijolos refratários encontraram ampla aplicação na construção de lareiras e fogões, e por isso começaram a ser produzidos em formas não tradicionais destinadas ao uso em fogões.Assim, além das formas padronizadas, a linha inclui produtos nas configurações em forma de cunha, arqueada e trapezoidal, que se encaixam perfeitamente em designs de fogões e lareiras.

    Principais fabricantes

    Muitas empresas estão envolvidas na produção de tijolos cerâmicos na Rússia, mas gostaria de destacar algumas delas separadamente.

      Fábrica de cerâmica de Golitsyno é a mais poderosa empresa de fabricação de tijolos em nosso país, produz cerca de 120 milhões de unidades por ano. Os especialistas da fábrica estabeleceram um controle rigoroso da qualidade dos produtos, realizado em cada etapa da produção. Isso nos permite rastrear e remover prontamente itens com defeito e fornecer apenas materiais de alta qualidade para o mercado. A produção de produtos é realizada em equipamentos estrangeiros de última geração, utilizando os mais recentes desenvolvimentos e tecnologias modernas. A gama da empresa é representada por um grande número de pedras maciças e ocas, bem como por muitas variedades de tijolos de revestimento.

        Empresa "tijolo eslavo" possui uma poderosa base de produção e produz até 140 milhões de unidades por ano. A empresa está a funcionar há 20 anos, durante os quais acumulou uma vasta experiência na produção de materiais de construção e atingiu o nível europeu. O empreendimento foi construído de acordo com o projeto da empresa Hans Lingl da Alemanha e hoje é a mais moderna fábrica de tijolos da Rússia. Um grande número de diferentes tipos de pedra cerâmica, incluindo blocos vermelhos comuns e modelos decorativos de revestimento, sai da esteira de produção da empresa.

          Produtos de "fábrica de materiais cerâmicos para paredes de Novokubansk" também é bem conhecido em nosso país. A empresa possui uma base própria de matéria-prima e controla a qualidade de seus produtos, desde a aquisição da matéria-prima. A capacidade de produção anual da empresa é de 70 milhões de peças por ano.

            Associação "Materiais de parede" inclui várias empresas localizadas nas regiões de Moscou e Leningrado, cuja produtividade total chega a 450 milhões de peças por ano. Hoje, a empresa oferece a mais ampla gama de materiais de construção cerâmicos na Rússia e é uma das líderes na produção de pedra cerâmica no espaço pós-soviético.

              Como escolher?

              Os principais critérios para a escolha de um tijolo são as suas características técnicas e qualidade. Para determinar as propriedades do material, é necessário familiarizar-se com a rotulagem do produto e estudar a documentação que o acompanha. É muito mais difícil determinar a qualidade dos produtos e, uma vez que a resistência geral da estrutura que está sendo erguida e suas propriedades operacionais dependem desse fator, não se pode enganar aqui.

              Portanto, na hora de comprar, recomenda-se retirar alguns tijolos do palete e bater neles com o cabo da espátula. Se o produto for de alta qualidade, então o som emitido será longo, sonoro e levemente metálico, e vice-versa, se houver defeito ou tijolo de baixa qualidade, o som será curto e monótono. Se pelo menos um dos tijolos testados fez um som abafado, é melhor recusar-se a comprar este lote. Você pode verificar o tijolo de uma forma mais radical. Para fazer isso, você precisa dividi-lo com um martelo e, se o material for de alta qualidade, o tijolo se dividirá em várias partes grandes e, se a qualidade do material for baixa, ele se desfará em pó .

              Comprar um tijolo é um assunto bastante sério, por isso a sua escolha deve ser assumida com total responsabilidade.

              Dicas para instalar fogões de tijolos e lareiras no vídeo abaixo.

              sem comentários

              O comentário foi enviado com sucesso.

              Cozinha

              Quarto

              Mobiliário