Como consertar corretamente uma rachadura na parede de uma casa de tijolos?

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Causas de rachaduras
  3. Recomendações para eliminar defeitos em uma parede de tijolos
  4. Métodos de fixação de fissuras
  5. Como reparar rachaduras

Um dos materiais mais populares para a construção de vários objetos é o tijolo. No entanto, esse material não é ideal, e falhas e danos podem ocorrer em edifícios feitos com ele durante sua operação.

A falha mais comum são as rachaduras na parede. Corrigir tal defeito não será difícil. Para fazer isso, você precisa descobrir a causa da rachadura e selecionar o método tecnológico necessário para eliminá-la.

    Peculiaridades

    Rachaduras nas superfícies das paredes de tijolos são um mau sinal. No entanto, com uma fundação corretamente colocada e alvenaria correta, não devem ocorrer fissuras.

    Qualquer falha visível sinaliza não conformidade com as normas de construção ou uso e precisa ser corrigida imediatamente quanto à causa de seu aparecimento. O grau de dificuldade na selagem de fissuras nas superfícies das paredes depende da sua espessura e profundidade (às vezes é necessário desmontar a área necessária da alvenaria).

    Você pode preencher a fenda com suas próprias mãos se seguir nossas recomendações. Vamos ajudá-lo a corrigir quaisquer imperfeições (por exemplo, superfície rachada de uma parede de suporte de carga).

    Causas de rachaduras

    Existem várias razões para este problema frustrante.

    • A ausência ou inadequação da ligação entre os blocos. Manifesta-se sob a forma de fissura vertical ao longo de toda a altura da parede (ocorre durante a construção de um prolongamento de um edifício existente ou se não for observada a correcção da obra). Você pode se livrar da lacuna somente se uma mesa preliminar for feita com uma correia reforçada.
    • Desvantagens ao lançar a base do edifício: despejar a fundação em uma profundidade rasa (menor que o nível de congelamento do solo), o uso de blocos granulares ou minerais, o uso de concreto com baixa resistência e resistência ao gelo. Manifestações externas: fendas nos cantos ou fissuras de crescimento rápido no topo das superfícies das paredes de tijolo.

    Isso pode ser evitado reforçando o perímetro da fundação criando uma faixa de concreto.

    • Determinação errônea da qualidade do solo, devido ao qual ocorrem erros ao levar em consideração a carga. Isso também inclui a deformação do solo devido a vibrações, fenômenos naturais (como água subterrânea ativa), bem como trabalhos realizados nas proximidades do local. Tudo isso leva ao aparecimento de grandes fissuras ao longo de toda a superfície das paredes.
    • Liquidação da estrutura durante o primeiro ano de operação. Isso se manifesta na forma de fendas pequenas e rasas, que não aumentam ainda mais de tamanho. Para eliminá-los, apenas pequenos reparos precisam ser feitos.
    • Carga pesada na alvenaria... Rachaduras ocorrem em áreas de maior estresse. Para evitar isso, é necessário distribuir uniformemente a carga e fazer uma mesa nos locais necessários.

    Recomendações para eliminar defeitos em uma parede de tijolos

    Para fechar uma rachadura na parede de uma casa de alvenaria, você deve seguir uma instrução simples:

    • inspecione cuidadosamente todo o edifício, reconheça e elimine fissuras;
    • verifique periodicamente o estado das superfícies das paredes;
    • se forem encontradas as menores rachaduras, deve-se imediatamente fazer todo o possível para evitar a propagação dos defeitos;
    • na formação de fissuras, é necessário limpar a parte interna necessária das fissuras, bem como maximizar a interação com os agentes de acabamento;
    • após verificação das paredes e processamento das fissuras, deve-se cobrir as cavidades detectadas e fazer o isolamento externo (ou decoração).

    Antes de determinar a causa da falha, é inútil fazer qualquer coisa para consertá-la.

    Além disso, é necessário verificar continuamente a taxa de crescimento de fissuras. Para isso, a folga deve ser marcada com marcações de uma massa de massa ou argamassa de concreto. Os tamanhos de tira desejáveis ​​são 100x40 mm com uma espessura de camada inferior a dez milímetros. Também existe um método mais fácil usando papel. Verifique se há intervalos todos os dias durante cinco semanas. Caso surjam problemas, é necessária uma grande reforma da base da estrutura e a ajuda de um profissional.

    Vale lembrar que uma largura de fissura de mais de vinte milímetros é crítica. Nessa situação, é necessário um reforço auxiliar das bordas das fissuras e o reforço das estruturas de tijolo. Áreas sujeitas à destruição precisam ser desmontadas.

    Se, após verificar, você notar que a rachadura não aumentou, então você pode usar um método simples para selar a lacuna na parede de tijolos.

    Métodos de fixação de fissuras

    Vale lembrar que o aparecimento de fendas verticais com largura igual ou superior a dez milímetros é um prenúncio da destruição das paredes da estrutura. Portanto, não será possível reparar esta fissura com argamassa de cimento sem uma betonilha metálica resistente. A este respeito, existem várias opções de reparo.

    • Dirigindo em âncoras especiais feito de metal em cavilhas montadas nas bordas da rachadura.
    • Instalação de suportes metálicos longitudinais com curvas nas bordas em orifícios pré-fabricados nas superfícies das paredes (depois devem ser recobertos com argamassa de cimento). Este método é o mais fácil e confiável para corrigir rachaduras externas.
    • Reforço da alvenaria pelo interior com juntas de fixação especiais. Ao montar os fixadores na superfície da parede, eles devem ser rebaixados a uma profundidade maior (mais da metade de toda a espessura da parede). É perfeitamente possível alternar os fechos. Na prática, o preenchimento de vãos em superfícies de parede de tijolo é realizado após a instalação das estruturas de fixação.
    • Usando malha de reforço é racional, se desejado, reforçar toda a área da estrutura, porque mesmo um cálculo cuidadoso da fundação não garante a ausência do risco de encolhimento. Ao escolher um método e material para eliminar rachaduras, é necessário levar em consideração o futuro acabamento externo. Todas as peças em material metálico são tratadas com compostos anticorrosivos e mascaradas por pintura ou rebocadas com gesso.

    Como reparar rachaduras

    As composições para vedar as fendas dependem da localização das falhas (do lado de dentro, de fora da casa ou mesmo sob a janela). Dentro da sala, é possível estancar a fissura com uma composição à base de gesso ou uma mistura de cal e cimento. Para instalação ao ar livre, é melhor escolher os materiais mais resistentes à umidade (caso contrário, o acabamento não durará muito).

    • Para pequenas rachaduras (menos de cinco milímetros de largura) o reparo com argamassa de cimento é adequado. Em situações em que as fissuras microscópicas de retração não excedam um milímetro, é melhor cobri-las com resina epóxi.
    • Para defeitos com comprimento de cinco a dez milímetros o enchimento pode ser feito com uma mistura de cimento e areia na proporção de 1: 2 ou 1: 3. Para obter uma consistência plástica, adicione água.
    • Para rachaduras mais problemáticas em estruturas de parede de tijolo (bem como em estruturas com camada de ar), a espuma para instalação será uma excelente solução. Tal material requer proteção obrigatória contra os raios solares, portanto, após o endurecimento, os excedentes de espuma são removidos.
    • Para defeitos de vários tipos uma composição de cimento com adição de polímeros da categoria de graus M400 é adequada. As composições passam por uma grelha fina com grãos de areia de tamanho médio ou cola para madeira à base de acetato de polivinila e água. Nesses casos, o PVA é adicionado em excesso (de um litro por balde) e adicionado à composição por último.
    • Para áreas problemáticas da parede (dentro ou fora), você pode usar um selante à base de silicone. As vantagens de tal ferramenta incluem plasticidade e uma longa vida útil do material, tolerância a mudanças de temperatura e umidade e a conveniência de vedar rachaduras com uma pistola de montagem. A desvantagem desse método são os grandes custos financeiros, por isso não é adequado para grandes áreas e volumes.
    • Se for necessário eliminar defeitos externos e na presença de uma solução desatualizada, são utilizadas misturas com adição de migalhas de tijolo.

    No final da reparação, o estado das superfícies de tijolo deve ser inspeccionado cuidadosamente no prazo de dois meses.

    Você aprenderá mais sobre como consertar adequadamente uma rachadura na parede de uma casa de tijolos no vídeo a seguir.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário