Como pintar uma superfície de tijolo?

Como pintar uma superfície de tijolo?
  1. Como escolher a tinta?
  2. Ferramentas necessárias
  3. Preparação da superfície
  4. Processo de pintura
  5. Exemplos de design

O tijolo é um material ecológico muito popular para uso interno e externo. Freqüentemente, sua aparência inicial não atende aos nossos requisitos. Então surge a pergunta sobre o acabamento decorativo deste material de construção. Como e como isso pode ser feito? Vamos analisar a seguir.

Como escolher a tinta?

Uma grande variedade de tintas é apresentada hoje no mercado de materiais de construção. Eles diferem em composição, base, escopo e preço. Escolher a tinta de qualidade certa é a chave para uma longa vida útil. É necessário abordar sua compra com muito cuidado.

Em primeiro lugar, você precisa responder à pergunta: que tipo de parede você vai pintar? Será uma decoração interior ou exterior?

Opção para uso ao ar livre

Ao escolher a tinta para pintar as paredes da sua própria casa de campo ou de qualquer outro edifício, preste atenção a alguns parâmetros.

  • Permeabilidade ao vapor... Este indicador é de importância fundamental se toda a matriz da parede for feita de tijolos. Ao pintar a fachada com tinta, você vai privar as paredes da oportunidade de "respirar". Construtores competentes fornecem aberturas de ventilação especiais para esses fins. Nesse caso, você pode escolher uma tinta que não tenha uma permeabilidade ao vapor alta ou mesmo média. A mesma regra se aplica aos edifícios cuja fachada é decorada apenas com tijolos, eles só têm fachada.
  • Você notou que muitas vezes a tinta nas costuras é destruída primeiro?... Isso se deve a uma seleção analfabeta de material. O fato é que a composição da mistura do concreto inclui álcali. Nem todas as tintas são resistentes a ela, portanto, na hora de escolher, deve-se estar atento a esse aspecto.
  • Resistência à água... Diferentes tipos de tijolos têm sua própria taxa de absorção de umidade, portanto, o material deve ser protegido. O Paint lida com isso com sucesso. Não deve vazar ou absorver água.
  • É necessário tomá-lo com alta aderência.... A tinta deve aderir bem à superfície a ser aplicada. Além disso, o tijolo é um material de construção poroso. Isso deve ser levado em consideração com certeza. Para reduzir o consumo de tinta, deve ter um alto poder de cobertura (para se sobrepor à camada anterior).

Tipos de tintas para decoração de exteriores

Existem vários tipos adequados para pintar tijolos no exterior. Cada um deles tem suas próprias vantagens e desvantagens.

  1. Acrílico... Um dos materiais mais procurados para pintura de paredes. Embora a permeabilidade ao vapor não seja alta, isso é o suficiente. A principal vantagem é a capacidade de prevenir o aparecimento de manchas de sal. Este é um dos principais problemas dos materiais de acabamento decorativos.
  2. Silicone... Uma das principais regras para a pintura de paredes de tijolo é a exposição anual após a sua colocação. A parede de tijolos é pintada apenas um ano após a construção. Este tipo de tinta permite que você faça isso depois de uma semana. A elasticidade dá a ela essa vantagem. Mesmo se a alvenaria encolher, o revestimento permanecerá inalterado. A desvantagem óbvia é o alto custo.
  3. Silicato... Este esmalte irá surpreendê-lo agradavelmente com seu preço, mas suas características deixam muito a desejar. Provavelmente, a parede precisará ser atualizada após 2 ou 3 anos.O fato é que o material da tinta e do verniz não é muito resistente às agressões ambientais.

Trabalhos internos

A alvenaria costuma ser encontrada em interiores elegantes e modernos. É bastante aceitável para estilos como loft, rústico ou industrial. A escolha da tinta é uma etapa importante. O resultado final e a estética do interior vão depender disso.

Os principais critérios que devem fundamentar a seleção são os seguintes:

  • Amizade ambiental;
  • efeito decorativo.

Todos esses requisitos são atendidos por uma forma como a tinta de dispersão em água, caso contrário, também é chamada de tinta à base de água. A base pode ser acrílica, então a tinta vai durar muito tempo. Pode haver minerais.

Se você precisa pintar uma parede de um banheiro ou outro cômodo com alta umidade, escolha uma tinta acrílica com presença de látex. Isso ajudará a evitar rachaduras e várias estrias quando em contato com a água.

Ferramentas necessárias

O primeiro material que você precisa comprar é uma cartilha. Tal como a tinta, pode ter uma base diferente. A opção ideal seria selecionar uma tinta e um primer com base idêntica.

Das ferramentas mais simples, você precisa:

  • rolo ou escova com cerdas duras;
  • lixa para rejuntar uma superfície não tratada ou criar um efeito de desgaste em um revestimento já aplicado;
  • Luvas para proteção das mãos;
  • óculos de proteção especiais (se houver);
  • frasco spray (opcional);
  • raspador de tinta.

Se você decidir pintar uma parede de tijolos sozinho, não precisará de um conjunto tão grande de ferramentas. Para os profissionais, essa escolha é muito mais ampla.

Se houver amigos ou conhecidos assim, você pode pedir para emprestá-los.

Preparação da superfície

Uma das etapas mais importantes, da qual dependem a qualidade do trabalho e a durabilidade do revestimento. Nesse caso, o esquema não será radicalmente diferente, tanto para o trabalho interno quanto para o externo. Então, listamos abaixo todas as outras etapas. Seu número pode variar, pois consideraremos a opção mais difícil.

O revestimento antigo deve ser completamente removido do tijolo. Isso não será fácil, mas necessário. Para fazer isso, use um diluente de tinta especial. Resíduos de tinta úmida devem ser facilmente removidos com um raspador.

  • Lixe toda a superfície com uma lixa grossa. Isso ajudará a pintura a ficar plana.
  • Se houver imperfeições visíveis na forma de rachaduras ou fraturas, elas são seladas com massa. Não esqueça! Depois é necessário processar essas “feridas” com gesso.
  • As costuras também requerem atenção especial. Se esta for uma nova alvenaria, então não deve haver problemas com eles. Em paredes antigas, muitas vezes requerem renovação. Uma mistura de concreto é mais adequada para isso.
  • Percorra toda a superfície com cerdas duras. Isso tornará possível remover poeira, resíduos de tinta e outros contaminantes do plano da parede.
  • Às vezes, manchas de gordura podem aparecer em uma parede de tijolos devido à operação descuidada. Você também precisa se livrar deles. Se isso não for feito, as manchas aparecerão na tinta fresca. Remova-os com detergente ou sabão. Certifique-se de enxaguar esses locais com água para que não haja estrias.
  • Deixe a parede secar completamente antes de aplicar o selante. Você também pode usar um verniz especial.
  • Já escrevemos sobre a importância de uma cartilha. Assim, a etapa de acabamento será a sua aplicação. Esta ferramenta faz com que a tinta adira bem à superfície e estenda significativamente a vida útil do revestimento de base.
  • Como o tijolo é bastante poroso, o primer deve ser aplicado várias vezes.

Processo de pintura

Pintar a parede corretamente é tão importante quanto preparar bem a superfície.

Dentro de casa

Tendo pensado em pintar a parede de um apartamento ou casa, vale a pena decidir com antecedência que efeito você deseja obter no final.A pintura de interiores é mais decorativa do que protetora.

Atenção especial deve ser dada apenas a ambientes com alta umidade. Aqui é melhor proteger a tinta com uma camada adicional de verniz especial.

  • Alvenaria nova com acabamento perfeito requer um mínimo de esforço de pintura. Não existem particularidades ou complicações. Devido à sua aparência atraente, muitas vezes é deixado em seu estado original. Nesse caso, basta revesti-lo com óleo de clínquer para protegê-lo de mofo.
  • A paleta de tons disponíveis permite que você escolha qualquer cor ou tom. Além disso, não é necessário repetir o esquema de cores do interior. Um destaque de cor brilhante na forma de uma parede de tijolos contrastantes definitivamente não será esquecido e se tornará um destaque.
  • Toda a alvenaria tem costuras. Eles podem ser completamente invisíveis ou bastante profundos. São eles que podem ser emitidos em uma cor diferente. Essa alvenaria parecerá mais texturizada.
  • Coloração em branco. Você pode fazer um preenchimento totalmente colorido ou um efeito de cal envelhecido. Isso não é muito difícil de conseguir com tinta diluída e um pincel. Este último deve ter cerdas esparsas e ser rígido. Não se esqueça de cobrir o chão e outras superfícies com uma película protetora para que depois não precise lavá-las por muito tempo.
  • Você pode aumentar o efeito de envelhecimento usando uma lixa abrasiva comum. Passeie sobre a tinta seca, mas apenas em alguns lugares. Para criar uma superfície mate e proteger a parede, cubra-a com o mesmo verniz.
  • Criatividade. A superfície da parede pode ser arbitrariamente diferente. Tudo depende da sua imaginação e desejo. Se você estiver criando um interior no estilo industrial, desenhos e grafites incomuns serão adequados. Eles podem ser feitos com latas de tinta especiais e estênceis.
  • Às vezes, você deseja obter o efeito de uma parede fumê. A tinta normal não é adequada para isso. Mas a mancha é muito boa para lidar com essa tarefa. A escolha dos tons é bastante ampla, para que todos possam encontrar o tom certo. Não pinte a superfície completamente. Deixe alguns dos tijolos não processados ​​para obter o efeito mais natural.

Fora de casa

Depois que a superfície foi preparada e o primer secou, ​​você pode começar a pintar. Se você tiver uma pistola de pintura ou a emprestou de construtores conhecidos, ela será ideal para pintar superfícies texturizadas. Trabalhar com isso requer uma certa habilidade, então primeiro pratique em uma superfície que você não se importe.

A principal condição para a pintura de alta qualidade será o clima quente e seco. A temperatura externa não deve ser inferior a 5 graus. Para algumas tintas, este indicador pode mudar para cima ou para baixo, portanto, leia atentamente as informações na embalagem.

Se a área da fachada não for muito grande, então é melhor aplique a primeira camada sem interrupção... Você evitará estrias. Claro, com as grandes dimensões do edifício, isso será difícil de fazer. Tente terminar pelo menos uma parede e, após um intervalo, comece a pintar a próxima.

É muito inconveniente limpar a escova todas as vezes. Durante intervalos curtos, embrulhe-o em plástico para evitar que resseque.

Na hora de escolher uma cor para a fachada da casa, preste atenção para o fato de que combina bem com a fundação. Eles devem parecer harmoniosos um com o outro. Se a cerca em seu site também for feita de tijolo, para a integridade da imagem, recomendamos pintá-la em um tom idêntico

Exemplos de design

Um interior em estilo loft com uma parede de tijolos, com sua simplicidade, parece muito interessante. A tarefa dos designers é criar um efeito inacabado. A estética não deve ser afetada. A parede parece velha, mas muito original.

Os tijolos multicoloridos na varanda criarão um clima alegre, mesmo em um dia nublado.Sua varanda pessoal definitivamente se destacará das paredes cinzentas e lisas de seus vizinhos.

        A alvenaria frontal, tratada com tinta cinza, confere à casa um aspecto aristocrático e austero. Este esquema de cores é prático.

        Para obter mais dicas sobre como pintar uma superfície de tijolo, veja o vídeo a seguir.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário