De que e como os tijolos são feitos?
São muitas as vantagens que fazem do tijolo um dos materiais de construção mais procurados. Além dos tamanhos padronizados e formas simples, esta pedra artificial possui resistência, durabilidade e beleza, razão pela qual é usada há muito tempo e em quase todos os lugares.
Destacam-se também as tecnologias com que o tijolo é fabricado - como um conjunto de processos que permitem obter um material com todas as características que o cliente necessita.
Composição dependendo do tipo
Entre todos os tipos de tijolos, dois são os mais populares - de cerâmica e silicato, também chamados de vermelho e branco, respectivamente.
Eles diferem nos seguintes recursos.
- O principal componente dos tijolos cerâmicos cozidos é a argila. Esse material tem aparência estética, amortece ruídos e armazena perfeitamente o calor no ambiente.
- A composição dos tijolos de silicato, feita sob a influência de alta pressão e vapor, prevê a presença de areia e cal. A conformidade com a tecnologia permite que você obtenha produtos duráveis e baratos que podem resistir a mudanças de temperatura e umidade.
Também é necessário destacar os tijolos refratários feitos de chamotte com adição de coque ou grafite - componentes que aumentam significativamente sua resistência.
Outra variedade tópica é o revestimento, cuja produção envolve o uso de cimento, calcário e um ingrediente pigmentado. Esse tijolo, feito por tecnologia de prensagem, não tem apenas uma aparência estética, mas também uma vida útil impressionante.
Dada a maior importância das variedades vermelha e branca, elas devem ser consideradas com mais detalhes - o que será feito a seguir.
Cerâmica
O principal ingrediente desse tipo de tijolo é a argila comum. É uma massa mineral que:
- torna-se plástico quando é adicionada água;
- mantém a forma durante a secagem;
- endurece por queima, adquirindo uma resistência comparável à da pedra natural.
A origem da argila utilizada merece atenção especial. Dependendo da profundidade, pode ter diferentes propriedades - tanto adequadas para a produção de tijolos como não atendendo aos requisitos estabelecidos.
Se destacarmos o componente que mais frequentemente forma a base da argila, então é a caulinita - um dos silicatos de alumínio hidratado. Além disso, a composição das matérias-primas utilizadas pode incluir montmorilonita, ilita, quartzo e outros ingredientes menores.
Além da argila, os tijolos cerâmicos são compostos por outros componentes que são aditivos. Eles são usados para conferir certas propriedades aos produtos manufaturados, e os principais são os seguintes.
- Emaciado - cinza, areia, escória. Promove melhor formação de massa e menor encolhimento.
- Esgotamento - serragem, carvão em pó ou turfa. Eles aumentam a porosidade do material, o que reduz naturalmente sua densidade.
- Coloração - via de regra, óxidos metálicos. Eles dão aos produtos a cor ou tonalidade desejada.
Além disso, vale a pena mencionar os minérios ferríferos e arenitos, cuja utilização permite controlar de forma eficaz a temperatura de queima.
Além disso, podem ser usados plastificantes - aditivos que minimizam a probabilidade de rachaduras do material cerâmico.A quantidade específica de cada um dos ingredientes listados é determinada pelos requisitos do cliente e / ou política do fabricante.
Silicato
A produção de tijolo branco envolve a utilização de três componentes obrigatórios, cuja lista é a seguinte.
- Areia... Pode ser de origem natural e artificial. É desejável que os grãos usados sejam uniformes e tenham um tamanho de 0,1 a 5 mm. Não menos importantes são as características superficiais dos grãos de areia (na presença de cantos vivos, proporcionam melhor aderência). Um pré-requisito é a limpeza preliminar do material de inclusões estranhas.
A proporção recomendada de areia em tijolos de silicato é de 85 a 90%.
- Lima... Para a obtenção deste componente são utilizadas matérias-primas que se caracterizam por um elevado teor de carbonato de cálcio (90% ou mais) - em primeiro lugar, calcário e giz. Antes da queima a uma temperatura de cerca de 1150 ° C, a rocha preparada é triturada até um tamanho não superior a 10 cm. Após a conclusão dos procedimentos listados, a cal é adicionada à composição de tijolos de silicato (o valor ideal é 7%).
- Água... Este ingrediente é necessário para resolver duas tarefas principais - hidratar a cal e dar plasticidade à massa que está sendo formada. É utilizado em todas as etapas da fabricação de tijolos de silicato.
Freqüentemente, a produção dos produtos descritos envolve o uso de componentes adicionais necessários para dar ao produto as características desejadas.
- Compostos químicos... Um exemplo é o dióxido de titânio, devido ao qual os tijolos de silicato permanecem brancos pelo maior tempo possível.
- Componentes que aumentam a resistência ao gelo... Na maioria das vezes, para solucionar esse problema, são utilizados produtos de processamento industrial, que permitem reduzir a condutividade térmica do material em 10-12%.
- Tinturas... Eles são usados em situações em que o fabricante precisa dar aos produtos uma tonalidade ou tom específico.
Também merece destaque a areia argilosa expandida - um aditivo capaz de resolver dois problemas ao mesmo tempo. Além de um notável aumento na eficiência térmica dos produtos à base de silicato, confere a eles uma bela cor de café, graças à qual parecem mais sólidos.
Tecnologia de produção
Dependendo do tipo de tijolo produzido, sua produção possui características próprias. Isso se deve à especificidade dos ingredientes utilizados, o que requer a utilização de diversos processos tecnológicos.
vermelho
Existem dois métodos principais para a produção de tijolos cerâmicos - moldagem semi-seca e plástico. O último, que é mais popular, envolve a solução passo a passo das seguintes tarefas.
- Preparação do componente principal - argila. É permitido incluir aditivos na mistura - não mais do que 1/3 de sua quantidade total. Nesse caso, a fração do ingrediente principal não deve exceder 1,2 mm.
- Transferência da massa preparada para posterior moldagem.
- Divisão de uma matriz comum em tamanhos padrão.
- Secagem de tijolos cerâmicos.
- Perfuração de produtos (relevante em situações onde os produtos precisam ser ocos).
- Queimando. Este tipo de processamento permite uma mudança suave na temperatura do forno (primeiro para cima e depois vice-versa). Seguir esta regra permite evitar o aparecimento de rachaduras nos tijolos devido a mudanças bruscas de temperatura.
Já a produção de tijolos cerâmicos pelo método de moldagem semisseca, implica o seguinte procedimento:
- preparação de matérias-primas e sua trituração;
- secagem e re-esmagamento;
- leve umidificação com vapor;
- ressecamento;
- remoção dos últimos vestígios de umidade dos produtos cerâmicos.
É razoável mencionar a produção de tijolo vermelho em casa: desta forma é perfeitamente possível fazer uma variedade "bruta" encorpada deste material.
Para resolver esse problema, é necessário:
- fazer uma bola com um pedaço homogêneo de argila, previamente umedecido com água;
- inspecione cuidadosamente a amostra após 4 dias - quanto à presença de encolhimento irregular e rachaduras;
- se não houver defeitos visíveis, a bola deve ser lançada ao solo;
- se a amostra não passar no teste de resistência, sua composição deve ser reforçada com aditivos apropriados.
Após a conclusão de todos os procedimentos preparatórios, a mistura deve ser distribuída sobre as formas de madeira. Os produtos cerâmicos acabados serão deixados para secar à sombra, após o que podem ser usados para a construção de edifícios leves de um andar.
Para tornar as superfícies mais duráveis, é aconselhável cobri-las com tinta ou argamassa de cimento de alta qualidade.
Branco
Uma das principais características da fabricação de tijolos sílico-calcários é a complexidade, o que não permite resolver esse problema em casa. Em particular, isso se deve à lista impressionante de equipamentos necessários - transportadores e transportadores, trituradores e dosadores, misturadores e autoclaves, guindastes e carregadores.
Existem dois métodos de produção principais para os produtos em consideração - tambor e silo.
A tecnologia de fabricação de tijolos de silicato inclui as seguintes etapas:
- verificar e preparar os principais componentes - areia e cal (a primeira é separada das grandes inclusões e a segunda é triturada);
- mistura de componentes seguida de sedimentação no bunker;
- moer a mistura e adicionar água a ela;
- hidratação da cal, realizada em tambor ou silo (conforme o método de produção selecionado);
- remover a umidade da areia;
- moldagem com uma prensa;
- tratamento a vapor em autoclave (temperatura recomendada - 180-190 ° C, pressão - 10 atmosferas).
No estágio final, a temperatura e a pressão são reduzidas gradualmente. Após a conclusão de todos os procedimentos estipulados pela tecnologia, os tijolos sílico-calcários prontos são embalados e enviados ao cliente.
Tipos de disparo
O processo de tratamento térmico de tijolos cerâmicos, denominado queima, merece uma consideração à parte. Representa a etapa final da produção desses produtos e prevê a presença de 3 etapas - aquecimento, queima própria e resfriamento.
- Os tijolos são aquecidos a 120 ° C para remover a água restante deles.
- Para eliminar inclusões de origem orgânica e os últimos vestígios de umidade, a temperatura é elevada para 600 ° C e depois para 950 ° C, o que confere resistência adicional aos produtos.
- Após a conclusão do endurecimento, os tijolos são resfriados, baixando gradativamente a temperatura.
Seguindo a tecnologia, obtém-se um produto com estrutura uniforme e tonalidade laranja-avermelhada.
Também gostaria de mencionar dois tipos de dispositivos usados para resolver o problema descrito acima.
- Túnel... É um forno longo e selado, constituído por 3 câmaras, nas quais são colocados carris para o transporte de tijolos cerâmicos. Na primeira câmara, os produtos são secos, na segunda - queima com queimadores, e na terceira - resfriamento.
- Anular... O desenho deste forno pressupõe a presença de um grande número de seções separadas com sua própria fonte de calor e colocadas na forma de um anel. Sua peculiaridade é que os tijolos passam por todas as etapas de queima sem sair dos limites de uma das câmaras. Assim, o compartimento adjacente fornece o aquecimento inicial, a calcinação é realizada devido à sua própria fonte de calor e o resfriamento do produto ocorre sob a influência do próximo trecho.
Assim, o conhecimento da tecnologia de produção de tijolos torna possível obter um material forte, estético e resistente ao desgaste a partir de matérias-primas frágeis e flexíveis, que inicialmente não têm valor para o construtor.
Os meandros da produção moderna de tijolos são descritos em detalhes no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.