Como fazer pilares de tijolos corretamente?

Como fazer pilares de tijolos corretamente?
  1. Tipos de estruturas
  2. Recomendações para escolher um tijolo
  3. Como calcular a quantidade de material?
  4. Construindo a base
  5. Esquema de alvenaria
  6. Dicas úteis

Os pilares de tijolo são uma parte importante de muitos edifícios. O projeto e a construção dessas peças devem ser encarados com toda a responsabilidade, uma vez que deles muitas vezes depende a qualidade e a vida útil de toda a construção como um todo. É perfeitamente possível fazer colunas de tijolos com as próprias mãos. Hoje veremos mais de perto como fazer isso corretamente para obter o resultado desejado.

Tipos de estruturas

As colunas de tijolos são estruturas arquitetônicas verticais que são necessárias para apoiar o fortalecimento articulado e adicional de fundações verticais. Além disso, esses produtos são frequentemente usados ​​para dar às estruturas uma aparência mais interessante e elegante. Colunas de tijolo "com um estrondo" lidam com o papel de componentes decorativos. Com base em seu propósito principal, os seguintes tipos dessas estruturas são distinguidos.

  • Operadoras. Esses tipos de pilares de tijolo desempenham o papel de suportes confiáveis ​​e fortes, separados para apoiar os sistemas articulados. As colunas de carga suportam toda a carga das bases indicadas. No futuro, essa carga é transferida diretamente para a fundação do edifício.
  • Cerca. Pilares desse tipo são estruturas simples nas quais todos os elementos individuais estão conectados uns aos outros, e seções permanecem entre eles. Basicamente, a única carga que essas estruturas suportam é seu próprio peso. Se algum componente adicional for instalado entre esses suportes, vários tipos de cargas horizontais (na maioria das situações são insignificantes) começam a atuar nas colunas.
  • Tipo de portão. Elementos de peso impressionante são pendurados nesses suportes feitos de tijolos, que também são móveis (ou seja, eles se movem em relação aos próprios pilares de tijolo). Essas estruturas podem suportar seu próprio peso e cargas horizontais das estruturas penduradas nelas. Vale a pena considerar que cargas horizontais nesta situação podem alterar a direção da aplicação.
  • Decorativo. Essas atraentes estruturas de tijolos são conectadas a bases de parede de suporte de carga. Mecanicamente, eles quase não estão "carregados" com nada. Esses detalhes desempenham o papel de decorações estéticas que adornam a construção.

Seja qual for a versão de pilares de tijolo que você planeja construir, em qualquer caso, você precisará levar em consideração uma característica importante - tais estruturas não devem ter longas fileiras de alvenaria. Além disso, tais produtos devem ter uma seção transversal quadrada ou retangular com sua plenitude - isso torna as estruturas o mais estáveis, fortes e confiáveis ​​possível. Freqüentemente, essas estruturas são reforçadas adicionalmente para que sejam de melhor qualidade. Com base nessas qualidades, os produtos com e sem reforço se destacam.

Recomendações para escolher um tijolo

Não importa que tipo de pilares você vai projetar - para portões, cercas ou rolamentos, em qualquer caso, você precisará comprar materiais de construção de alta qualidade com características de bom desempenho e uma longa vida útil. Somente com esses produtos as colunas se tornarão realmente estáveis, confiáveis ​​e atraentes.

Os tijolos para essas estruturas podem ser sólidos ou ocos.O principal é levar em consideração as propriedades de resistência ao gelo, absorção de umidade e resistência ao desgaste desses materiais de construção. É necessário selecionar um tijolo que não tenha medo de fatores externos desfavoráveis, por exemplo, precipitação ou mudanças de temperatura. Além disso, os especialistas recomendam enfaticamente dar preferência a apenas produtos ecologicamente corretos e seguros que não tenham um impacto negativo no meio ambiente ou na saúde humana.

Para construir colunas, você não pode comprar tijolos com peso inferior a 4,3 kg. Se você planeja decorar a superfície externa dos pilares com tijolos, deverá procurar materiais de construção com relevo ou superfície lisa, de cor uniforme.

Também é importante considerar a qualidade do tijolo. Em nenhum caso deve haver qualquer dano ou defeito em sua superfície - rachaduras, lascas, arranhões profundos ou cantos quebrados. É melhor recusar o uso desses materiais de construção - eles não duram muito tempo e não funcionam com estruturas confiáveis. A qualidade do tijolo deve ser perfeita. Somente esses produtos farão postes bons e de alta qualidade.

Como calcular a quantidade de material?

Antes de prosseguir com a fabricação independente de pilares de tijolos bonitos e de alta qualidade, é aconselhável calcular a quantidade de materiais de construção que você precisa comprar. Os especialistas dizem que, ao usar tijolos sólidos, você pode recusar cálculos adicionais. No entanto, muitas vezes é necessário identificar a menor seção, que será suficiente para uma boa resistência e estabilidade das estruturas.

    Para determinar todos os parâmetros necessários, é muito importante ter todas as informações necessárias sobre a marca dos materiais de construção adquiridos, o perímetro do suporte das travessas nos postes, a área da seção transversal e o volume do carga transferida. Deve-se ter em mente que todas as nuances da contagem de pilares de tijolos ou fundações de parede são descritas em detalhes nos SNiPs correspondentes (por exemplo, SNiP II-22-81 (1995).

    Além disso, ao calcular os produtos necessários, deve-se contar com parâmetros dimensionais pré-determinados de colunas futuras (deve-se ter em mente sua altura e seção). O cálculo é normalmente realizado com base no número de tijolos em uma fileira, levando em consideração uma costura de 10 mm. Os especialistas recomendam levar em consideração os seguintes dados iniciais:

    • se os pilares tiverem uma seção transversal de 30x30 cm, então, em uma linha, você precisará dispor 4 tijolos simples;
    • se a seção for 40x40 cm, então já haverá 6 elementos na linha;
    • com seção de 60x60 cm, o cálculo do volume dos tijolos deve ser feito para 4 colunas separadas com seção de 30x30 cm;
    • se a seção atingir 80x80 cm, preparar primeiro uma coluna de 60x60 cm e revesti-la com alvenaria.

    O número de linhas geralmente depende do parâmetro da espessura do tijolo, levando em consideração o aumento do tamanho da costura. Os tijolos padrão simples são feitos com uma largura de 65 mm (com costura de 75 mm) e um e meio - 88 mm (com costura de 98 mm). Se dividir o parâmetro da altura do pilar de tijolo pelos valores indicados, será possível identificar o número de filas necessário. E se você multiplicar pelo número de tijolos individuais em cada linha, a necessidade total de materiais de construção torna-se conhecida.

    Para obter o valor final, você precisará adicionar cerca de 10-15% para a batalha, possível casamento e lixo (neste caso, também é recomendável levar em consideração a experiência do mestre que realizará a obra )

    Construindo a base

    Para instalar colunas de tijolos, você deve primeiro construir fundações de alta qualidade. Por exemplo, as opções para uma cerca pertencente à classe Lux precisam especialmente de uma fundação confiável (consideraremos todas as etapas de trabalho usando o exemplo dessas estruturas). Você precisa projetá-lo da seguinte maneira.

    • Primeiro, eles marcam o território no qual a instalação de colunas de tijolos está planejada. Isso é feito da mesma forma que na instalação de estruturas de madeira ou metal.Deve-se ter em mente que a mesma cerca feita de pilares de tijolos deve ser colocada no local de acordo com o plano cadastral.
    • Primeiro, você precisa marcar as áreas nas quais os suportes de canto serão localizados. Para fazer isso, nos pontos certos, você precisará cravar pequenas estacas de madeira e esticar um barbante entre elas.
    • Então você precisa identificar o degrau entre os suportes. Dependerá das telas que estão planejadas para serem instaladas entre os postes individuais. Por exemplo, para uma folha perfilada, um degrau de não mais do que 2,5 m é adequado.

      Além disso, um poço de fundação é cavado sob a fundação. Se o solo na área estiver se agitando, primeiro as partes de suporte precisarão ser bem protegidas da influência da água no solo. Para isso, a parte inferior das colunas é apoiada. Após a preparação da cava para os pilares, será possível proceder diretamente ao projeto da fundação. As seguintes etapas são previstas:

      • no fundo do buraco cavado, é necessário colocar um travesseiro de cascalho e areia de 10-15 cm;
      • então o eixo da peça de suporte é fixado no centro;
      • 2-3 hastes (reforço) de 90 cm de altura são colocadas paralelas ao eixo;
      • a seguir é necessário colocar uma almofada de areia e cascalho, verificando em paralelo a verticalidade do elemento de suporte;
      • expandindo o buraco, você precisa colocar uma almofada de 5 centímetros de entulho e areia sobre toda a área;
      • você precisará verificar constantemente o eixo horizontal;
      • então será necessário despejar concreto nivelado com o nível do solo;
      • o concreto deve secar completamente em 7 a 10 dias.

      Esquema de alvenaria

      Você mesmo pode dispor as colunas de tijolos com suas próprias mãos. Ao mesmo tempo, é importante seguir um determinado esquema para que o trabalho seja compreensível e o resultado seja esperado.

        Para construir de forma independente essas estruturas, você precisará estocar as seguintes ferramentas necessárias:

        • espátula (espátula);
        • espátula;
        • martelo-picareta;
        • junção;
        • concha;
        • encanamento;
        • bolha de construção ou nível de laser;
        • quadrado;
        • régua de ferro.

        Para preparar a solução com competência, é melhor estocar um misturador de construção de alta qualidade. Quanto à instalação de peças de reforço e tijolos de corte, um dispositivo funcional como um moedor é ideal aqui.

          O nível de resistência de uma coluna de tijolo depende em grande parte da competente execução da ligadura das fiadas individuais, que prevê uma alvenaria especial. Vamos considerar as opções mais populares.

          Se o tamanho for 2x1,5 tijolos (6 peças em uma linha), a alvenaria deve ser realizada da seguinte forma:

          • 1 linha consistirá de quatro tijolos colocados entre si com colheres; e dois terão de ser colocados com colheres nas cutucadas das partes anteriores;
          • A linha 2 é disposta da mesma maneira, mas ao mesmo tempo é necessário fazer uma volta de 180 graus;
          • A 3ª linha será composta por 3 tijolos localizados em paralelo no centro com dois forros nas laterais, enquanto os cantos deverão ser preenchidos com metades separadas de tijolos;
          • A 4ª fila é realizada com a instalação de 2 alvenarias paralelas de 3 tijolos cada.

          Depois disso, é feito um curativo.

          Se o tamanho for 2x2 tijolos, ou seja, 8 blocos em uma linha, a sequência de ações será a seguinte:

          • 1 linha caberá em 4 tijolos combinados com colheres, cortados com cutucões;
          • A 2ª linha será composta por quatro tijolos paralelos localizados no centro, você precisará prender as partes restantes às suas cutículas com colheres dos 2 lados;
          • para a linha 3, a combinação anterior precisará ser girada 90 graus;
          • A 4ª linha é disposta como a linha inicial, mas com um giro de 90 graus.

          O ligamento complicado descrito, constituído por quatro fiadas de tijolos, garantirá as características de maior resistência dos pilares. Para fortalecer ainda mais essas bases, após cada ciclo de curativo será necessário fixar a tela de reforço. Se houver cargas mesmo pequenas, hastes de reforço especiais são colocadas nos pilares de apoio dos blocos no centro da alvenaria.

          Além disso, as peças de tijolo são projetadas para toras.Para o assentamento correto dessas estruturas, eles cavam pequenas covas, assentam o substrato, fazem a fôrma, amarram as peças de reforço, preparam a treliça com as células, depois instalam consoles especiais e cobrem com tijolos.

          Dicas úteis

          Se você decidir construir uma cerca confiável com pilares de tijolos, então você deve saber que quanto mais pesada ela for, mais sólidos os suportes precisarão ser feitos. Por isso é tão importante calcular corretamente a altura de todas as estruturas constituintes dos apoios e o tamanho de sua seção.

          Para a construção de pilares de tijolo, costuma-se usar um tubo de ferro. É à volta do tubo que se instala a alvenaria. Ao mesmo tempo, a metade inferior da parte metálica é cravada no solo por 1,7 m.

          Antes da instalação de pilares de tijolo, uma base de tira confiável é mais frequentemente construída. Possui excelentes características de resistência e não requer muito aprofundamento.

          Na fabricação de colunas pesadas, artesãos experientes recomendam fortemente o preenchimento do espaço que resta entre as peças, como reforço de aço e tijolos forrados.

          Deve-se ter em mente que os postes especiais para toras são uma etapa tecnológica muito importante no revestimento. Esses desenhos permitem evitar o aparecimento de fungos e bolor, bem como o afundamento da tábua de chão. Graças a isso, esses materiais poderão durar muito mais tempo.

          Pilares de tijolo, se desejado, podem ser decorados. Para isso, é permitido o uso de pedras de várias cores ou contas de vidro. As costuras podem ser escurecidas adicionando um pouco de fuligem à argamassa.

          Se há o desejo de construir belos pilares roscados, então você deve recorrer à alvenaria de 1,5 tijolos. Nesse caso, os próprios blocos precisarão ser empilhados com um pequeno deslocamento. Cada tijolo terá de ser colocado com uma saliência.

          Se você decidir fazer pilares de tijolos confiáveis ​​por conta própria, definitivamente precisará comprar apenas ferramentas e materiais de construção de alta qualidade. Não economize na compra desses componentes, pois as colunas devem ser de alta resistência. As peças de suporte fracas podem sofrer sob a influência de cargas pesadas, o que acabará por levar a consequências terríveis.

          Como fazer pilares de tijolos corretamente, você aprenderá com o vídeo.

          1 comentário
          0

          Obrigado pelo artigo. Aconselho você a prestar atenção aos painéis PICS. Eles imitam um pilar de tijolos em uma cerca. Acontece de forma bonita, rápida e econômica.

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário