Características dos tijolos de silicato de gás

Contente
  1. O que é isso?
  2. Características e composição
  3. Peso e dimensões
  4. Áreas de uso

O tijolo de silicato apareceu no mercado de materiais de construção há relativamente pouco tempo, mas já ganhou imensa popularidade entre nossos compatriotas. As suas características técnicas permitem a construção de edifícios e estruturas que cumprem todos os modernos critérios de qualidade. E se considerarmos o material do ponto de vista de preço / qualidade, então os produtos de silicato de gás certamente ocuparão um dos lugares principais.

O que é isso?

Simplificando, o tijolo de silicato de gás é uma das variedades de concreto poroso. Na saída, o material mostra-se bastante poroso, mas ao mesmo tempo suas características de resistência correspondem plenamente aos parâmetros do concreto. A principal diferença é o peso. Os blocos de silicato de gás são menos pesados ​​- uma diminuição no parâmetro é obtida devido aos vazios dentro dos poros.

No século 18, os construtores costumavam adicionar o sangue de um touro ou de um porco ao concreto e obter uma espécie de protótipo de concreto aerado moderno: ao misturar os componentes, a proteína do sangue entrava em uma reação química com outras substâncias, e como resultado , surgiu a espuma que, ao solidificar, se transformou em um material de construção durável.

Um dos engenheiros mais famosos da União Soviética, MNBryushkov, ainda na década de 30 do século passado, notou que quando uma planta chamada "raiz de sabão", que crescia nas repúblicas da Ásia Central, era adicionada ao cimento, a mistura imediatamente começou a espumar fortemente e aumentar de tamanho. Durante a solidificação, a porosidade foi retida e a resistência aumentou significativamente. No entanto, o papel mais significativo na criação de silicato de gás foi desempenhado pelo tecnólogo sueco Albert Erickson, que criou uma tecnologia única para a produção do material adicionando componentes químicos formadores de gás ao cimento.

Hoje, os tijolos de silicato de gás são feitos de cimento com adição de areia e cal apagada. Em seguida, a mistura passa por autoclaves e é submetida à formação de espuma com adição de pó especial de magnésio e pó de alumínio.

A substância acabada é despejada em moldes, submetida a secagem e endurecimento, que é realizada de duas maneiras principais:

  • na Vivo;
  • em uma autoclave sob alta temperatura e forte pressão.

Blocos de qualidade superior são obtidos por autoclavagem. Nesse caso, eles se tornam mais duráveis ​​e resistentes às condições adversas externas.

Assim, pode ser visto que o bloco de silicato de gás é uma composição bastante descomplicada de componentes baratos e amplamente vendidos, portanto, o material é bastante lucrativo para construção residencial.

Características e composição

O material de silicato de gás contém os seguintes componentes.

  • Cimento Portland da mais alta qualidade, que é produzido de acordo com a atual GOST. É composto por silicato de cálcio (sua participação é de pelo menos 50%), bem como alumínio tricálcico (6%).
  • Areia em conformidade com os requisitos regulamentares. Esta marca é caracterizada por uma quantidade mínima de lodo e todo tipo de inclusões de argila, cujo teor não deve ser superior a 2%. Também está incluído o quartzo, aproximadamente 7-8%.
  • Água processada.
  • A cal de cálcio, que é chamada de "panela de ebulição", para criar concreto poroso requer uma composição de, pelo menos, a categoria de 3 ° grau. A taxa de extinção de tal componente é de 10-15 minutos, enquanto a proporção de queima não excede 2%.A panela fervente também contém óxidos de cálcio e magnésio, cuja participação total chega a 65-75% e mais.
  • Pó de alumínio - adicionado para aumentar a gaseificação, materiais como PAP-1 e PAP-2 são usados.
  • Sulfonol C é um componente surfactante.

A composição e as características da tecnologia determinam as propriedades do material, entre as quais se destacam as positivas e negativas.

As vantagens dos tijolos de silicato de gás incluem as seguintes características.

  • Condutividade térmica reduzida. Durante a produção do material, a mistura inicial é saturada com grande número de bolhas devido ao teor de pó de alumínio que, quando solidificadas, transformam-se em poros, o que afeta significativamente a condutividade térmica. Ou seja, quanto mais poros, melhor o material retém o calor.

Vamos explicar com exemplos simples. Se você mora em regiões do norte com invernos rigorosos, uma parede de 50 cm de espessura é o suficiente para manter o calor dentro da sala. Mais é possível, mas, como regra, uma barreira de meio metro é suficiente. Em locais com clima mais quente, a espessura pode ser de 35-40 cm, neste caso, mesmo em noites frescas, um microclima favorável e um ambiente aconchegante permanecerão nos quartos.

  • Uma característica igualmente importante do concreto aerado é a boa permeabilidade ao vapor. Se o nível de umidade na sala for mais alto do que fora de casa, as paredes começam a absorver o excesso de umidade do ar e enviá-lo para fora. Se a situação for oposta, então tudo acontece exatamente ao contrário: os tijolos de silicato de gás absorvem a umidade de fora e a transferem para a sala, especialmente quando o aquecimento é ligado, quando o ar da sala aquecida fica muito seco .
  • Para edifícios residenciais, a resistência ao fogo do material é de fundamental importância. As paredes de silicato a gás suportam o contato com a chama por cerca de 3 horas, via de regra, esse tempo é suficiente para extinguir o fogo, portanto, em caso de incêndio, as chances de salvar a casa são bastante elevadas.
  • O baixo peso dos tijolos também é uma das vantagens indiscutíveis do material. É fácil de transportar, elevar a uma altura, além disso, a estrutura não cria uma grande carga na fundação, e isso aumenta significativamente a vida útil da casa.
  • Os blocos de silicato de gás são feitos de componentes naturais, portanto, o material é ecologicamente correto. É perfeitamente possível utilizá-lo na construção de instituições pré-escolares e educacionais, clínicas, áreas residenciais e outros edifícios, onde a ausência de emissões tóxicas é de fundamental importância.
  • Bem, um excelente isolamento acústico, que é possível devido à mesma porosidade do silicato de gás, será uma adição agradável.

Para obter o quadro mais completo das propriedades e características do material, não será supérfluo mencionar suas deficiências.

  • O material tem uma resistência bastante baixa a baixas temperaturas. Sem tratamento de superfície adicional, a composição não pode resistir a mais de 5 ciclos de congelamento e descongelamento, após os quais começa a perder sua resistência rapidamente.
  • O silicato a gás complica o trabalho de reparo, por exemplo, é impossível aparafusar uma bucha nesse material, ele começa a cair ali mesmo e, conseqüentemente, até pendurar uma prateleira em uma casa com paredes de silicato a gás torna-se uma tarefa difícil.
  • Além disso, o silicato de gás não adere ao gesso de areia-cimento, portanto, não é realista decorar a parede com esse material, pois ele cairá em muito pouco tempo.
  • Os poros absorvem a umidade com bastante intensidade e a retêm dentro de si. Isso leva à destruição gradual do material por dentro e também cria um ambiente favorável ao crescimento de fungos, mofo e outras bactérias nocivas à saúde.

No entanto, com o processamento adequado do material, muitas desvantagens podem ser eliminadas, de forma que o silicato de gás não perca sua popularidade entre os russos.E o preço baixo continua a ser um fator decisivo na escolha de um material de construção em nossos tempos difíceis.

Peso e dimensões

Uma das principais vantagens dos materiais de construção de concreto aerado é seu tamanho, que é muito maior do que o de todos os outros tipos de tijolos. Devido a tais dimensões, a construção de edifícios é muito mais rápida. Segundo algumas estimativas, o chumbo pode chegar a 4 vezes, enquanto o número de juntas e ligações é mínimo, o que, por sua vez, reduz significativamente todos os custos de mão-de-obra de construção e o consumo de argamassa de ancoragem.

O tamanho padrão de um tijolo de silicato de gás é 600x200x300 mm. Além disso, os construtores distinguem um meio-bloco de parede com parâmetros 600x100x300 mm.

Você pode encontrar produtos com diferentes parâmetros de diferentes fabricantes:

  • 500x200x300 mm;
  • 600x250x250 mm;
  • 600x250x75 mm, etc.

Em lojas de ferragens, quase sempre você pode encontrar produtos do tamanho exato que você precisa.

Quanto ao peso, aqui a relação é óbvia: quanto maior o tamanho do tijolo, maior a sua massa. Assim, um bloco padrão pesa 21-29 kg, as diferenças podem ser determinadas pelo indicador de densidade de um bloco de espuma particular. O peso é uma das vantagens básicas do material. Portanto, o peso de 1 m3 de silicato de gás é cerca de 580 kg, e 1 m3 de tijolo vermelho comum é 2048 kg. A diferença é óbvia.

Áreas de uso

Dependendo dos parâmetros técnicos do tijolo de silicato de gás, o escopo de seu uso também é amplamente determinado.

  • Blocos com densidade de até 300 kg / m3 são usados ​​com mais frequência para isolamento em casas de madeira como camada superior.
  • Os blocos com densidade até 400 kg / m3 destinam-se à instalação de paredes e divisórias de suporte em construção térrea. Podem ser edifícios residenciais e anexos.
  • Blocos de gás com densidade de 500 kg / m3 serão ideais para edifícios e estruturas de 3 andares.
  • Para a construção de vários andares, são retirados blocos com indicador de 700 kg / m3, sendo necessário um reforço sólido de toda a estrutura.

O uso de blocos de silicato de gás permite reduzir o nível geral de custos, enquanto as estruturas são bastante despretensiosas na manutenção e operação. No entanto, é importante que toda a tecnologia seja totalmente seguida. Quaisquer desvios estão preocupados com o colapso do edifício, por isso a falta de reforço ou o uso indevido de materiais de acabamento pode levar a uma grande tragédia.

Levando em consideração o fato de que o concreto aerado tem um preço bastante acessível, e sua instalação requer um mínimo de tempo, você pode até construir uma casa com as próprias mãos sem envolver a mão de obra de caros profissionais contratados. Portanto, o material é frequentemente utilizado para a construção de chalés de verão, pequenas casas e banhos. Vamos explicar com um exemplo: uma casa de blocos é construída pelo menos 4 vezes mais rápido do que uma casa de tijolos. Além disso, quando se trabalha com tijolos, é necessária a presença de auxiliares que vão misturar a argamassa e trazer os tijolos, que, aliás, são muito mais que blocos (um bloco tem 16 tijolos).

Assim, uma conclusão bastante óbvia se sugere - o uso de blocos de silicato de gás é lucrativo e economicamente justificado, razão pela qual nos últimos anos muitos desenvolvedores optaram por este material. No entanto, os profissionais recomendam seguir algumas recomendações ao usar concreto aerado.

  • Ao comprar, você deve verificar pessoalmente todos os blocos comprados. Vários fabricantes permitem desvios dos GOSTs, portanto, lascas, rachaduras e irregularidades no revestimento são freqüentemente encontrados em tijolos baratos.
  • Ao erguer 2 ou mais pisos, é necessário instalar colunas de suporte de reforço.
  • Tetos e paredes de concreto aerado não podem ser deixados abertos, requerem revestimento obrigatório, caso contrário, o desempenho do material é significativamente reduzido a cada ano.
  • É estritamente proibido erguer estruturas de concreto aerado em solos com fraca capacidade de carga. Durante a construção, é imperativo equipar uma fundação de faixa, é ideal para trabalhar com esses materiais. Lembramos que o silicato gasoso é um material bastante frágil, portanto, com qualquer deslocamento do solo, ele começa a trincar, portanto, na hora de construir uma casa, é importante calcular corretamente todos os parâmetros da fundação e selecionar os mais resistentes grau de concreto.
  • Ao formar a primeira fila de alvenaria, é imperativo fazer uma impermeabilização de alta qualidade do porão, a fim de impedir completamente a entrada de umidade nas paredes.
  • O tamanho necessário dos blocos de silicato de gás deve ser calculado com antecedência, não sendo permitida a sobreposição das costuras, pois isso pode levar a um enfraquecimento significativo da alvenaria.
  • Blocos com baixa densidade podem colapsar em alta pressão, isso sugere que antes de iniciar a construção, é importante calcular a carga sobre o material e traçar um plano de projeto detalhado.

Para obter informações sobre como o bloco de silicato de gás é usado na construção, consulte o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário