Sutilezas de desmontar estruturas de tijolos
A desmontagem é a demolição total ou parcial de qualquer parte da estrutura. Esse trabalho apresenta um certo perigo e, se executado incorretamente, pode levar ao colapso de toda a estrutura. Portanto, é necessário primeiro avaliar o estado da estrutura e desenvolver um projeto, bem como realizar todos os trabalhos de acordo com as normas de segurança e utilizando uma determinada tecnologia.
Preparação
Antes de prosseguir com a operação, é necessário preparar os documentos que aprovam a desmontagem. Durante o replanejamento, podem ser usados planos de estoque, bem como os resultados de um levantamento de estruturas. Com base neles, é elaborado um novo projecto de disposição das salas, o qual é aprovado pela comissão. Este documento também descreve os métodos e tecnologias de trabalho, esquemas e outros pontos. Também é importante preparar as ferramentas e dispositivos necessários para a condução segura de eventos.
Todo o processo é dividido nas seguintes etapas.
- Separação mecânica das partes de base das estruturas de suporte. Nesse caso, todos os fechos são removidos das paredes, se houver, e as estruturas de tijolo ou pedra são afrouxadas.
- Coleta de lixo e resíduos. Além disso, os materiais são removidos para o aterro.
- Preparação do local para construção de novas estruturas.
Para evitar o surgimento de muita poeira no ambiente, é necessário inicialmente umedecer as paredes com água e também remover as estruturas de portas e janelas, se houver, para que a poeira possa ser removida do ambiente. Além disso, antes de desmontar uma parede de tijolos, é necessário remover a massa ou gesso para que não saia pó. Na execução dos trabalhos, deve-se lembrar que durante a destruição das paredes, alguns tijolos podem cair, o que pode causar ferimentos. Portanto, você precisa cuidar da segurança. Se as comunicações elétricas passarem pela parede, também devem ser desconectadas da rede.
Ao desmontar paredes de tijolos de forma independente, você pode economizar dinheiro, mas para isso é necessário ter o treinamento e as ferramentas necessárias. Além disso, ao realizar esse tipo de trabalho, não se esqueça da sua segurança, por isso é necessário prever a presença de óculos de proteção e máscara.
Inicialmente, o trabalho começa removendo alguns elementos da parede. Normalmente, as partes superior e inferior, que estão localizadas próximo ao teto ou piso, são removidas. Isso enfraquece a resistência da estrutura e pode ser facilmente destruído. Além disso, ao trabalhar, você precisa tentar separar os elementos que são pequenos em volume, para que seja mais conveniente removê-los no futuro.
Normalmente, a desmontagem das paredes começa pelo topo. Neste caso, deve-se ter cuidado para que grandes elementos estruturais não caiam no chão, pois podem danificá-lo. Ao realizar o trabalho manual, use:
- formão;
- martelo;
- marreta;
- ferramenta de poder.
Às vezes, o evento envolve o uso de um grande alicate, que imediatamente captura uma parte impressionante da parede. Mas esses dispositivos são normalmente usados quando a base tem mais de 40 cm de espessura e os tijolos são colocados sobre uma argamassa forte.
Formas de trabalho
Dependendo do processo tecnológico, o trabalho pode ser realizado de forma automatizada ou manual. Caso não seja esperada a participação de especialistas com os equipamentos necessários, a análise geralmente é feita manualmente. Mas, ao mesmo tempo, deve-se lembrar que a parede pode ser facilmente desmontada se os tijolos forem colocados sobre uma mistura de cimento ou cal de concentração não muito forte.Neste caso, você pode desmontar a estrutura com uma picareta ou martelo. Será um processo silencioso e silencioso que pode ser realizado mesmo em um prédio de vários andares.
A vantagem desse tipo de obra é que após a desmontagem, é possível obter um tijolo, que será reaproveitado no futuro. Para fazer isso, ele só precisará ser limpo da solução. No entanto, se os tijolos forem colocados sobre uma argamassa forte, é necessário muito esforço para realizar o trabalho. Nesses casos, você precisará de uma ferramenta elétrica, como uma furadeira.
Processo de desmontagem
Se for necessário desmontar a chaminé da sala da caldeira, demolir o peitoril da janela da casa ou a vedação, para tal será necessário preparar com antecedência. Em alguns casos, essas atividades podem liberar mais espaço na sala e melhorar o layout.
De acordo com a legislação, chaminés ou saídas para sacadas e galerias devem ser desmontadas por especialistas após cálculos preliminares da capacidade de carga da estrutura. Recomenda-se também a convocação de especialistas para a elaboração do projeto. Depois disso, toda a documentação é acordada com as concessionárias e o processo de requalificação é determinado.
Para a demolição de tais estruturas, geralmente é utilizado o método de impacto.que só pode ser fornecido com ferramentas elétricas. É importante pré-fixar a área e determinar a espessura das paredes ou chaminé. A escolha do equipamento e sua potência depende disso. Se a parede for em alvenaria de concreto, é necessário usar uma ferramenta de diamante com a qual você possa obter precisão de corte. Este equipamento também é usado quando é necessário desmontar cuidadosamente e garantir um corte preciso.
A necessidade de desmontagem da chaminé da sala das caldeiras pode surgir nos casos em que a própria estrutura se encontre em estado de emergência ou seja necessária a reformulação do perfil do empreendimento em que se encontra esta chaminé. Portanto, mesmo aquelas chaminés que estão em boas condições técnicas e podem servir por várias décadas, muitas vezes estão sujeitas a demolições.
Todo o trabalho é realizado com o auxílio de escaladores industriais, o que permite obter as seguintes vantagens:
- baixo nível de ruído;
- sem poeira.
Se o tubo estiver em más condições, o método de explosão direcional ou rolo é o preferido. Mas o montanhismo industrial é a maneira mais barata e prática de demolir essas estruturas.
Características do método:
- a desmontagem dos tijolos é feita um a um, e o material é despejado dentro do tubo, o que permite não aproveitar o espaço próximo a ele pelo lado de fora;
- o período de desmontagem pode ser atrasado por várias semanas, dependendo do tamanho da estrutura;
- técnicas e ferramentas especiais são usadas.
Na realização desta obra, é necessário lembrar que tais eventos representam uma ameaça ao ser humano, assim como a outras edificações que se localizem nas proximidades da tubulação, portanto, a desmontagem é realizada somente de acordo com um plano previamente elaborado e acordado com a participação de profissionais.
Removendo divisórias e paredes
Dependendo da finalidade das estruturas, os métodos de desmontagem são determinados. Se for uma divisão entre salas, todo o trabalho pode ser feito de forma independente usando um soco ou martelo convencional. Se a base for resistente, isso envolve o uso de escoras que não permitirão o colapso da estrutura. Você precisa começar a desmontar pela porta, batendo gradativamente sobre o tijolo com um martelo. Durante a execução dos trabalhos, é necessário remover os detritos periodicamente.
Adendo
Ao realizar todos os trabalhos acima é necessário seguir os regulamentos de segurança:
- instalar placas de advertência no local de trabalho;
- a remoção simultânea de várias paredes ao mesmo tempo não é permitida;
- é proibido ignorar estruturas que podem entrar em colapso por conta própria.
Como você pode ver, desmontar divisórias ou paredes em qualquer edifício é um processo bastante complicado que requer certa experiência e ferramentas. Além disso, você deve primeiro estudar o processo tecnológico e acordar todos os detalhes das medidas com as autoridades regulatórias (ZhEKs). Só então você pode começar a trabalhar, garantindo a sua segurança e a de quem está ao seu redor. Se o trabalho for feito incorretamente ou não for coordenado com as autoridades, você pode obter uma multa por isso. Em alguns casos, podem ocorrer consequências que serão muito difíceis de eliminar.
Veja abaixo os detalhes.
O comentário foi enviado com sucesso.