Betumação de tijolos decorativos - todas as subtilezas do procedimento

Betumação de tijolos decorativos - todas as subtilezas do procedimento
  1. Características do rejunte
  2. Quantidade de composto para preencher as juntas
  3. Tecnologia de rejuntamento
  4. Recomendações de especialista

Após o acabamento da base, é necessário rejuntar as costuras de tijolos decorativos ou outro material, o que dará um aspecto acabado à alvenaria e garantirá a sua singularidade. É fácil fazer este trabalho sozinho e não requer educação ou habilidades especiais. Você pode preparar a mistura sozinho ou comprar um pronto em uma loja de ferragens. Com um trabalho correcto, o acabamento decorativo durará muitos anos na parede e não perderá o seu aspecto.

Características do rejunte

A fim de preencher as lacunas entre os materiais de construção individuais após terem sido colocados, várias formulações podem ser usadas. Ao escolher tal composição, é necessário levar em consideração a cor do produto decorativo, o espaço entre seus elementos individuais, a espessura dos tijolos e outros pontos. Você pode esfregar com misturas que diferem em tons diferentes, dependendo da cor do próprio material de acabamento. E você também pode misturar soluções de diferentes cores, alcançando a tonalidade desejada.

Ao preparar tal composição com suas próprias mãos, você precisa levar em consideração as características da alvenaria e a localização da própria parede. Se for um cômodo com muita umidade, é necessário o uso de compostos para vedação das juntas, o que evitará a possibilidade de entrada de umidade entre os tijolos. Para isso, vários aditivos para soluções podem ser usados.

A vantagem da argamassa de gesso é que o material endurece rapidamente, mas o trabalho deve ser feito com cuidado para que nenhuma argamassa fique na parte frontal do tijolo. Caso contrário, será difícil limpá-lo ou lavá-lo posteriormente.

Em alguns casos, a limpeza após a alvenaria é feita com selante de silicone, que geralmente é incolor, mas podem ser adicionados corantes. Esse rejuntamento após a conclusão do trabalho permitirá que você enfatize a cor natural do próprio material de acabamento e suavize as irregularidades das costuras, se houver.

Quantidade de composto para preencher as juntas

Todos os trabalhos de rejuntamento devem ser realizados somente após a finalização da instalação do material de acabamento. Você pode eliminar de maneira confiável e bonita a distância entre os elementos individuais se seguir as regras e regulamentos. E também é importante manter a própria alvenaria na mesma distância entre os tijolos individuais, neste caso será mais fácil preencher as juntas.

Dependendo da largura da junta e da profundidade da própria alvenaria, você pode calcular a quantidade de material necessária para preenchê-los. Para juntas sob um tijolo de até um centímetro de largura, é necessário gastar de 7 a 8 kg da mistura por metro quadrado. Mas esses parâmetros podem variar dependendo das características da alvenaria.

Tecnologia de rejuntamento

Para realizar todo o trabalho, é necessária uma ferramenta, entre as quais a principal é uma espátula e uma bolsa especial onde é colocada a composição. Mas também o trabalho de enchimento das articulações pode ser feito com uma seringa. O uso dessas ferramentas vai ajudar a processar rapidamente as costuras sem contaminar a superfície da alvenaria.

Dependendo de qual método de rejuntamento será usado, uma ferramenta adicional deve ser preparada:

  • recipiente para solução;
  • espátula;
  • nível;
  • mixer.

É importante preparar inicialmente a superfície e limpá-la do excesso de solução e poeira. A mistura é cuidadosamente colocada nas costuras e compactada, e o seu excesso é lavado imediatamente após a aplicação para que não sequem.

É necessário escolher uma mistura em função das características de uso, e diluir de acordo com as instruções da embalagem. Freqüentemente, essas formulações são vendidas secas, elas só precisam ser diluídas com água e agitadas. É melhor preparar uma quantidade de mistura que o mestre possa usar durante o período de tempo durante o qual a argamassa não endurece. Além disso, uma argamassa velha pode piorar a impermeabilização das juntas e, quando seca, formarão fissuras.

Com este momento, é necessário decidir na fase de assentamento dos tijolos, dependendo de qual será o método de assentamento propriamente dito. Cada uma das tecnologias de rejuntamento possui sua própria técnica de execução, portanto deve ser respeitada durante todo o tempo de trabalho. Normalmente o rejuntamento é feito de várias maneiras.

  • Rubor. Esta é a opção mais simples e é realizada com uma mistura semi-seca. Você pode fazer isso sozinho. A composição é aplicada entre os tijolos com espátula, e o excesso é retirado. Ao final do trabalho, é necessário passar um pano duro ou escova na superfície para retirar o excesso.
  • Dentro. Toda a solução que resta ao colocar os tijolos entre eles é calcada e, se necessário, são feitos recortes adicionais. Isso criará concavidade nas costuras e os tijolos se projetarão para fora.
  • Convexo. Para isso, é utilizada uma espátula especial, que é realizada ao longo da costura preenchida com uma solução. Graças a este método, as costuras saem. Mas o processo requer certas habilidades, nem todos podem lidar com isso.
  • Triângulo. É um processo bastante complexo e é frequentemente usado para rejuntar em interiores. Para a execução da obra, é necessário retirar uma pequena quantidade de argamassa entre os tijolos e distribuir o restante da composição em um triângulo. Esta tecnologia requer uma certa experiência do mestre.
  • Sob o bisel. Este método é simples e não requer nenhuma habilidade. É necessário deslocar a espátula ao longo da costura e retirar parte da argamassa, fazendo uma pequena depressão de até 4 mm em um determinado ângulo.

Recomendações de especialista

Para que durante a obra não haja defeitos e erros, você precisa ler as recomendações dos mestres.

  • Ao preparar uma composição de rejuntamento por conta própria, é necessário usar componentes peneirados para que não contenham grandes frações.
  • Depois de preparar a solução, deve-se deixar repousar por 10-15 minutos e depois misturar novamente para melhorar a plasticidade.
  • Ao fazer o rejuntamento, evite aplicar argamassa nos tijolos.
  • Se a solução atingir o acabamento decorativo, deve ser removida imediatamente, evitando ressecar.

SNiP indica que a espessura da costura deve ser de até 1 cm, portanto é recomendável fazer pequenas folgas entre os próprios tijolos, ajustando o valor em função das condições climáticas do local de trabalho. Não é necessário iniciar o rejuntamento em dias quentes, pois a argamassa irá endurecer rapidamente, o que pode levar à interrupção do processo tecnológico. E também vale a pena recusar-se a trabalhar com tempo chuvoso. A solução deve ser misturada em pequenas porções para produzi-la rapidamente e não permitir que se solidifique.

      Como você pode ver, o rejuntamento é uma forma responsável, mas eficaz, de melhorar a aparência de uma cerâmica ou outro revestimento após o acabamento, e também possibilitará a realização de uma obra completa. Uma argamassa produzida profissionalmente melhorará a aparência do substrato e protegerá a parede contra danos. Além disso, aumentará as propriedades de isolamento térmico da alvenaria, o que permitirá uma longa durabilidade e não necessitará de reparos anuais. Para fazer isso, você só precisa concluir todo o trabalho de acordo com as recomendações e regras.

      Você pode ver um exemplo de rejuntamento no vídeo abaixo.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário