Tipos e métodos de uso de tijolos decorativos para decoração de interiores
O design moderno das habitações é representado por acabamentos em diversos materiais, entre os quais se destacam os tijolos decorativos. A alvenaria maravilhosamente executada transforma o interior de qualquer divisão de uma forma original. Para criar o ambiente de uma casa de aldeia ou de um castelo principesco, basta escolher o esquema de cores e a textura corretos do tijolo.
O que é isso?
O tijolo de revestimento (decorativo) é um material de construção único que apareceu recentemente no mercado, mas já foi amplamente utilizado. É escolhida tanto para decoração de interiores de apartamentos como de casas de campo. Trabalhar com esse tipo de tijolo é simples, por isso muitas vezes é feito de forma independente, sem a ajuda de especialistas. Por se tratar de um revestimento de alta resistência, durabilidade e respeito ao meio ambiente, recomenda-se a sua utilização na concepção de qualquer espaço, incluindo quartos infantis. Os painéis decorativos estão disponíveis em uma variedade de cores, variando do branco delicado ao amarelo brilhante e marrom.
Quanto à textura, o material imita de forma realista a alvenaria. Portanto, é chamado de universal e é facilmente compatível com qualquer design estilístico de quartos. O acabamento decorativo pode ser feito em superfícies de cimento, tijolo, gesso cartonado e concreto aerado. Apesar de o revestimento com este material parecer desconfortável, pois cria a sensação de não estar dentro de casa, mas sim ao ar livre, muitos proprietários optam por ele em vez de decorar as paredes com madeira, gesso e papel de parede. Isso ocorre porque o tijolo permite uma transição contrastante entre superfícies, móveis e têxteis, o que é muito moderno no design moderno.
Pela sua estrutura, o tijolo decorativo assemelha-se a uma certa combinação de ladrilhos com pedra artificial. Até o momento, os fabricantes produzem esse material usando argila, cimento e gesso como componentes principais. Em contraste com a pedra artificial, o tijolo de frente é caracterizado por uma superfície em relevo. De formato retangular, também existem modelos com cantos levemente arredondados.
As principais vantagens do produto incluem:
- facilidade de instalação;
- durabilidade e confiabilidade na operação;
- alta resistência ao desgaste;
- ausência de componentes nocivos à saúde humana;
- excelente isolamento acústico;
- resistência ao fogo;
- uma ampla gama de modelos.
Quanto às deficiências, não existem, exceto pelo alto custo. Mas os fabricantes começaram recentemente a produzir versões de baixo custo do material que não são de forma alguma inferiores em qualidade e estão disponíveis para compra para famílias com uma renda financeira média. Além disso, uma grande seleção de formatos de material permite que você economize no trabalho de acabamento. Tradicionalmente, o produto tem as dimensões de um tijolo comum, mas sua altura pode ser de 6 a 15 cm, e o comprimento é de 16 a 24 cm, enquanto a espessura das telhas é igual a 2,5 cm.
A variedade de tamanhos facilita o processo de instalação e o revestimento é muito rápido.Se o desenho das paredes for planejado com um tijolo que imite uma pedra de pedra, então deve-se levar em consideração que as dimensões das lajes neste caso são diferentes - 210 × 102 × 48 mm. Eles são menos altos e mais grossos. Para colocar tal material, não só a presença de certa experiência é necessária, mas também custos de tempo.
Variedades
O mercado da construção é representado por uma vasta gama de tijolos de revestimento, sendo que cada gama de modelos difere não só no preço, no design exterior, mas também no material de fabrico. Dado o último indicador, os seguintes tipos de produtos são mais frequentemente encontrados à venda.
Gesso (cimento)
É produzido pelo método de moldagem, no qual uma mistura de gesso ou cimento é despejada em moldes especiais. Em seguida, procede-se à pintura (caso a cor não tenha sido previamente introduzida na solução) e processamento. Esta tecnologia de produção é em muitos aspectos semelhante à produção de pedras decorativas, apenas o contorno do relevo das lajes difere. Ao mesmo tempo, o material obtido a partir do cimento é caracterizado por uma maior resistência e resistência à umidade do que os feitos à base de gesso. Com esse tijolo, eles podem ser usados para decorar ambientes com alta umidade.
As principais vantagens dessas placas também incluem custo acessível e segurança ambiental. A desvantagem do produto é que sua instalação requer o uso de cola especial e rejuntes. Além disso, para o revestimento das paredes em salas onde há uma queda constante de temperatura e condensação, devem ser utilizadas placas resistentes à umidade. Para fazer isso, você deve ler atentamente o rótulo do produto.
Clinker
Este é o tipo de tijolo mais caro que possui propriedades físicas aprimoradas. O material de revestimento é produzido a partir da argila com uma tecnologia especial, por exposição a altas temperaturas. Portanto, o produto é durável e resistente a influências externas. Pode ser utilizado tanto para decoração de interiores como de exteriores. Graças à sua estrutura sólida e variedade de cores, as placas são ideais para decorar áreas de lareira, cozinhas e corredores. A largura dessas lajes varia de 160 a 190 mm, a altura é 60 mm e a espessura é 20 mm.
Os tijolos de clínquer são muito procurados devido ao seu baixo coeficiente de absorção de umidade, resistência às mudanças de temperatura e durabilidade. Além disso, o produto é inerte aos produtos químicos, o que o torna fácil de limpar e lavar. A variedade de cores, formas e tamanhos abre grandes oportunidades para a implementação de ideias de design. As paredes revestidas com ladrilhos vidrados, mate ou em relevo têm um aspecto bonito. A única coisa é que um produto tão bonito e de alta qualidade não é barato.
Acrílico (poliuretano)
Este tipo de produto apresenta boas propriedades de desempenho, uma vez que as placas são resistentes e muito leves. Os tijolos de acabamento são produzidos em esquemas de cores ricas de poliuretano e componentes acrílicos. Decorar o interior com tais pratos de forma original não requer muito tempo e dinheiro. Além disso, recentemente à venda você encontra produtos que imitam o efeito 3D no acabamento. As placas de poliuretano são ideais para revestir superfícies de casas de banho, cozinhas, varandas e alpendres, uma vez que são caracterizadas pelo elevado nível de ruído e isolamento térmico, além de não terem medo da humidade.
Cerâmica
Este tijolo decorativo é considerado clássico, visto que é utilizado na decoração de espaços há mais de uma dezena de anos. Em termos de suas características físicas e químicas, é em muitos aspectos semelhante a um ladrilho de cerâmica. Na maioria das vezes é instalado em banheiros e cozinhas. Um produto de revestimento é feito de argilas de baixo ponto de fusão, com adição de corantes, carbonatos e areia de quartzo. Graças a essa composição, o material é durável e pode adquirir diferentes tonalidades, que vão do branco neve ao preto.
Devido à rica paleta de cores, os designers recomendam comprar tijolos de cerâmica para decorar quartos no estilo dos clássicos antigos e um loft. Dado que durante a produção do material é dotado de lascas decorativas, caracteriza-se por um efeito inusitado e o acabamento parece "envelhecido". As vantagens deste produto incluem inércia ao sol e umidade, alta resistência a danos mecânicos, durabilidade, estética e respeito ao meio ambiente. O produto quase não tem desvantagens.
Grés porcelânico
Ao contrário dos tipos acima, este tijolo tem os indicadores de resistência mais altos. Isso se deve às suas tecnologias de produção especiais, em que o material não é produzido a partir de batelada de argila, mas é preparada uma solução especial, composta por cavacos de pedra natural. Além disso, as lajes são submetidas a duplo tratamento térmico, o que aumenta sua resistência ao desgaste. A desvantagem dos tijolos de grés porcelânico é o seu alto preço.
Recentemente, muitos fabricantes também começaram a fabricar tijolos decorativos de isopor e poliestireno expandido para atender às necessidades dos consumidores de baixa renda. Obviamente, este tipo de produto é inferior em qualidade, mas permite-lhe realizar o acabamento das instalações de forma rápida e económica. Essas placas não podem ser instaladas em ambientes com umidade elevada e temperaturas extremas. São fixados à superfície das paredes com pregos líquidos, após o que são pintados na cor escolhida.
Métodos de postura
Recentemente, a maioria dos proprietários prefere colocar tijolos decorativos em ambientes fechados com as próprias mãos, uma vez que o fluxo de trabalho é simples e não requer habilidades especiais. Para o acabamento superficial, neste caso, na maioria das vezes utilizam-se métodos de alvenaria como colheres (os pratos são colocados com a borda longa), ponta ou cutucada (quando o material é colocado com a borda curta). Além dos métodos clássicos de alvenaria, os seguintes também são usados.
- Gótico. A peculiaridade do revestimento decorativo é que as lajes em cada fiada se alternam, os lados curtos são substituídos por longos ou vice-versa. Neste caso, um pequeno deslocamento deve ser feito entre as linhas.
- Silesian. A colocação dos elementos neste caso se assemelha a uma alvenaria gótica, onde uma fileira é formada em 1 cutucada e 2 colheres, mas as costuras verticais em cada fileira devem combinar idealmente.
- Cruzar. É um tipo de revestimento complexo, no qual é necessário colocar primeiro a fileira de topo e depois a fileira de colher.
- Acompanhar. O acabamento deve ser feito com o lado comprido do tijolo, deslocando cada linha em 1/2 ou 1/4 bloco.
- Holandês. Este tipo de revestimento é muito procurado na Holanda. A primeira fileira é formada por colheres e cutucadas alternadas e, na segunda, apenas uma cutucada é utilizada.
- Brandenburg. As paredes são coladas, alternando dois lados longos e um lado curto da laje. Em cada linha subsequente, eles precisam ser mudados de posição.
- Bávaro. Uma opção de design interessante para a superfície, onde os lados longo e curto do tijolo são colocados de forma desigual. O resultado final é uma decoração original e um padrão de cores incomum.
Além disso, os tijolos decorativos podem ser colocados em costura ou sem costuras. Para que o revestimento fique bonito no interior da sala, os designers recomendam escolher cuidadosamente um ou outro método de assentamento das lajes. Depende do tamanho da sala e do seu estilo. Após a conclusão do trabalho de acabamento, a decoração deve ficar completa com peças de canto. Você também pode obter uma alvenaria atraente e harmoniosa utilizando materiais de embalagens diferentes. A alternância de tijolos, que diferem em textura, tamanho, tonalidades e espessura, parece interessante no interior.
Como escolher?
Antes de proceder ao revestimento decorativo das paredes com tijolos, é necessário considerar cuidadosamente o desenho geral da sala e só então selecionar o material.O principal critério na escolha de um produto é considerado não apenas sua aparência, mas também suas características de qualidade. O cômodo deve ser bonito, cheio de estilo e com o conforto de uma casa. O tijolo escuro não é recomendado para varandas e paredes em quartos pequenos, pois os torna visualmente sombrios. Isso é especialmente verdadeiro para salas estreitas, nas quais é necessário alternar a alvenaria com papel de parede ou gesso.
O tijolo branco ou cinzento, pelo contrário, conferirá ao quarto um design e frescura interessantes. A decoração parece bonita "antiga" ou em estilo loft. Se o orçamento familiar for limitado, então você pode comprar tijolos de espuma para pintar e é fácil escolher uma tonalidade para o acabamento. Para revestimentos de cozinhas e casas de banho, aconselha-se a escolha de painéis feitos à base de cimento, têm tamanhos diferentes, são leves e são produzidos com uma textura interessante. Em salas e quartos, a decoração pode ser feita com tijolos de gesso, que tem um visual expressivo e estiloso, mas tem medo da umidade.
Quanto aos indicadores de desempenho, na hora de comprar é necessário dar preferência a produtos com tais características.
- Força e durabilidade. Um produto de alta qualidade pode servir com segurança por mais de uma década. Os mais duráveis são os tijolos de grés porcelanato e os mais suscetíveis ao estresse mecânico é o gesso.
- Amizade ambiental. Apesar de na maioria dos casos apenas serem utilizados ingredientes naturais para o fabrico de tijolos decorativos, existem modelos em que são adicionadas impurezas nocivas.
- Recursos de estilo. Para placas com peso significativo, uma boa preparação de superfície e um adesivo reforçado são necessários. Os tijolos leves são fáceis de instalar, pois são facilmente colados nas paredes e possuem alta aderência.
- Preço. O mercado da construção é representado por tijolos decorativos de diversos preços. Ao mesmo tempo, o gesso é a opção econômica, e o mais caro é o clínquer.
Um grande papel na escolha do material de revestimento é desempenhado por sua textura. Por exemplo, os painéis com imitação de montanha rochosa, buta e seixos são adequados para a decoração de paredes junto a uma lareira e numa área de lazer, onde podem ser combinados com papel de parede e gesso. Para decorar um avental de cozinha, o melhor é escolher um tijolo com uma textura lisa, é fácil de instalar sem costuras e a superfície adicionalmente envernizada é fácil de limpar. Painéis vitrificados e lixados são ideais para revestimento de paredes perto de escadas e também são frequentemente usados para revestimento de aberturas de portas e janelas, colunas e arcos.
Lindos exemplos no interior
A decoração de interiores com tijolos decorativos tornou-se popular nos últimos anos. Isso se deve à rica cor do material, sua bela aparência e facilidade de instalação. Além disso, as placas de revestimento podem ser usadas para decorar não apenas superfícies planas, mas também elementos arquitetônicos não padronizados, destacando a forma das aberturas das janelas e arcos no design. Para a decoração de paredes em instalações residenciais, recomenda-se a utilização de tijolos em cores naturais e moderadas. A alvenaria fica bem em tons de creme, branco, cinza, preto e bege. Ao mesmo tempo, você pode escolher um design especial para cada quarto.
- Sala de estar. As paredes forradas a tijolo, neste caso, serão um acréscimo original ao interior e constituirão um excelente fundo para a colocação de uma TV. Além disso, os painéis podem ser usados para apresentar composições individuais na forma de um painel. Essa decoração é geralmente escolhida para salas decoradas em estilo grunge, moderno e loft. Dependendo de quais cores prevalecem na sala, você pode fazer um layout interessante das paredes com tijolos brancos como a neve e marrom escuro. O principal é que o revestimento esteja em harmonia com os tecidos, pisos e móveis.
- Cozinha ou sala de jantar. Nesta sala, a decoração deve cumprir não só uma função estética, mas também prática.A alvenaria pode ser usada para decorar um avental de cozinha ou para decorar uma das paredes. Uma excelente escolha é o tijolo para cozinhas clássicas e modernas. O revestimento branco estará em harmonia com a superfície brilhante do fone de ouvido e da tecnologia. Os acabamentos em castanho claro ou bege também ficam interessantes na cozinha, neste caso, pode-se realçar a beleza da textura com a ajuda de cortinas de luz e elementos decorativos de madeira.
- Quarto. Para decorar esta sala, na qual deve ser criada uma atmosfera de romance e solidão, você precisa escolher cores de tijolo claras. Ao mesmo tempo, objetos de vidro e madeira deverão ser colocados adicionalmente na sala. O laminado cinzento é adequado para pavimentos, para tectos - uma estrutura suspensa em tons pastel, sendo aconselhável adquirir móveis de madeira maciça natural. Uma grande adição ao interior será uma cama grande com vários pingentes de cristal ou um dossel. Além disso, uma boa iluminação deve ser fornecida no quarto, graças à forte iluminação de fundo, será possível enfatizar favoravelmente os padrões e cores da alvenaria.
Você aprenderá sobre os tipos de decoração de parede de tijolo no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.