Como colocar tijolos decorativos corretamente?

Como colocar tijolos decorativos corretamente?
  1. Características do material
  2. Tipos de alvenaria
  3. Ferramentas necessárias
  4. Preparação da superfície
  5. Como colocar um tijolo com as próprias mãos?

Para organizar o projeto de um apartamento ou da sua própria casa, o mundo da construção está pronto para oferecer uma grande variedade de materiais. Do papel de parede simples e banal ao gesso decorativo. Nesta lista encontram-se muitos acabamentos especiais, um deles é o tijolo decorativo.

Características do material

Apesar de ser incomum, os tijolos decorativos começaram a ser procurados apenas recentemente. Ao escolher o revestimento decorativo, cada vez mais as pessoas tendem a este tipo de decoração de parede, percebendo que a alvenaria combina de forma ideal com qualquer interior. Para entender quais qualidades e características são inerentes aos tijolos decorativos, você deve ler este material com mais atenção. Hoje, o mercado da construção oferece aos clientes diversas opções de alvenaria para acabamentos decorativos, que são realizados em diversos materiais.

Clinker

A parte principal da composição deste tipo de tijolo decorativo é a argila. Durante a produção, passa por um processo especial de prensagem e posterior queima. Graças a esses procedimentos, as decorações de clínquer podem resistir facilmente às mudanças de temperatura e condições climáticas. Daqui decorre que este tipo de tijolo pode ser utilizado não só para decoração de interiores, mas também para revestimento de exteriores.

O clínquer se distingue por seu maior nível de resistência. É claro que é possível danificá-lo, mas para isso você terá que fazer todos os esforços e equipamentos de construção. Além de sua força, o clínquer tolera facilmente a exposição aos raios ultravioleta e também não tem medo de elementos químicos. Um ambiente úmido para tijolos decorativos de clínquer não é terrível. Claro, ele absorve um pouco de umidade de influências externas, mas isso não afeta sua aparência de forma alguma. Característica importante e do agrado dos moradores de regiões com invernos rigorosos, os tijolos de clínquer são imunes às baixas temperaturas.

Durante o processo de produção, um pigmento corante é adicionado à composição principal, fazendo com que o produto acabado adquira várias tonalidades, a partir das quais você deverá escolher aquela adequada ao estilo geral do interior. Além de uma série de vantagens, o clínquer tem uma desvantagem importante, que é o preço. Esta opção de revestimento não é barata, mas depois de pagar uma vez, você pode se contentar com a beleza da decoração de tijolos por muitas décadas. Principalmente quando se trata do exterior da casa.

Gesso

O gesso é amplamente conhecido por suas características na indústria da construção e é utilizado em quase todos os tipos de trabalhos de reparo. É muito fácil e conveniente trabalhar com ele. A instalação de tijolos de gesso é muito simples, qualquer pessoa pode realizar esta tarefa. Os amantes do faça-você-mesmo ficarão maravilhados ao saber que os tijolos decorativos à base de gesso podem ser feitos com as próprias mãos, bastando estocar mistura de gesso e diversas formas.

Pelas suas características, o gesso é um material muito flexível. Ele se presta ao processamento sem hesitação, devido ao qual possui uma enorme variedade de paletas de cores. Além disso, o gesso é seguro, o que também é uma qualidade positiva para a decoração de interiores. Os tijolos decorativos à base de gesso têm isolamento térmico e acústico.Mas, apesar das inúmeras vantagens, esse material só pode ser utilizado em ambientes fechados e quentes, já que o gesso não tolera ambientes úmidos e com baixas temperaturas.

Poliuretano

O poliuretano é considerado a opção mais acessível. Mas para o acabamento de quartos internos ou de frente para a fachada de uma casa não é adequado. Principalmente tijolos decorativos de poliuretano são usados ​​para decoração de locais públicos. Sua aparência se assemelha ao contorno de tijolos, mas ao olhar mais de perto, os adereços tornam-se visíveis. As principais desvantagens desta versão de tijolos decorativos são a intolerância à luz solar. Sob a influência da luz ultravioleta, a tinta desbota e depois desbota completamente.

isopor

O isopor é um material quebradiço. Os tijolos decorativos de isopor têm várias qualidades. Claro, o custo desse material ficará invisível para o orçamento familiar. Mas as crianças, estudando os arredores, podem tropeçar, cair e bater com a cabeça na parede, mas o forro de espuma não vai prejudicar, apenas suavizar o golpe.

Além das características padrão dos tijolos decorativos, atenção especial deve ser dada às composições que são adequadas para a colocação de materiais de revestimento.

  • Para a instalação de tijolos de gesso e clínquer, a cola de cimento será a mais adequada. Adere sem dificuldade ao concreto e ao gesso. Não tem medo do contato com a umidade. Tolera facilmente flutuações de temperatura.
  • A massa à base de gesso só é adequada para a decoração de interiores. Sua composição será capaz de suportar variedades de tijolos decorativos de clínquer, gesso e espuma.
  • A massa de silicone é adequada para trabalhar com todos os tipos de tijolos decorativos. Além disso, o silicone é um material indispensável para a montagem de decorações em ambientes com alta umidade.

Tipos de alvenaria

Hoje, os artesãos modernos estão prontos para oferecer seus serviços para colocar tijolos decorativos em uma variedade de formas. Os mais comuns são blocos, formas góticas e cruzadas. Das opções apresentadas, o método de bloco possui a técnica de assentamento mais simples. Isso não requer desenho. Os tijolos são colocados em linha reta, considerando as diferenças na faixa inferior. Em termos simples, deve haver uma cópia inteira acima da costura entre os dois tijolos assentados. As costuras não devem se sobrepor.

Para o método de estilo gótico, certas regras devem ser seguidas. Primeiro, um tijolo maciço é colado, após o qual um pequeno elemento de alvenaria. A próxima linha já precisa ser feita com um ligeiro deslocamento para a direita. Neste caso, as costuras não devem ficar distantes uma da outra. No final do trabalho, a parede de tijolos parecerá extremamente incomum. A presença de vários tamanhos de revestimento decorativo dá a impressão de uma alvenaria caótica, mas ainda assim a presença de algum padrão é visível.

A instalação de tipo cruzado é caracterizada por uma maior complexidade de instalação. Os tijolos devem ser colocados em lados diferentes em uma sequência alternada. Observando as regras de instalação, verá que a costura da nova fileira começou a se mover ligeiramente em relação à faixa inferior.

Ferramentas necessárias

Antes de prosseguir com o trabalho de instalação, é necessário preparar as ferramentas que não pode ser dispensado com:

  • fita métrica;
  • régua;
  • lápis para papelaria;
  • escovar;
  • espátula;
  • nível;
  • corda;
  • Cola;
  • Serra.

Preparação da superfície

Além da beleza e originalidade, o revestimento com tijolos decorativos permite esconder falhas nas paredes. Portanto, não há necessidade de nivelar o substrato antes do assentamento. Para o resto, a preparação da superfície deve ser realizada com uma tecnologia especial.

  • As paredes são cuidadosamente limpas, o papel de parede velho e a tinta descascada são removidos.
  • Em seguida, você precisa se livrar da gordura restante. Use água para verificar a presença de depósitos oleosos.
  • Se o tijolo decorativo for colado a uma base de madeira ou metal, a superfície deverá ser tratada com um material isolante. Em alguns casos, uma argamassa leve à base de cimento pode ser usada.
  • Para aumentar a força de adesão, arranhões frequentes são necessários em toda a superfície do substrato.

    Depois de preparar a base, você pode prosseguir com a instalação de tijolos decorativos. Para que o resultado supere todas as expectativas, é necessário lembrar várias regras importantes.

    • Para a uniformidade da costura entre os tijolos, deve-se usar cruzes especiais. As unhas podem servir como um análogo das cruzes.
    • No final da obra de assentamento, deve-se limpar as costuras entre os tijolos. A composição ideal será uma mistura especial para rejuntamento ou gesso.
    • Para preservar a aparência da superfície decorativa acabada, use verniz para madeira.
    • No apartamento, você pode equipar qualquer ambiente com decoração de tijolos. Por exemplo, no corredor, pinte a superfície com verniz e nos quartos com tinta que combine com o interior.

    Como colocar um tijolo com as próprias mãos?

    A instalação de ladrilhos decorativos em forma de tijolo começa com a verificação do nível do revestimento do piso. Se houver falhas, você precisa recortar uma linha reta e contorná-la com um lápis. É necessário colocar tijolos na direção de baixo para cima. É muito importante observar que as juntas não devem se sobrepor. O revestimento é organizado em um padrão xadrez.

    É extremamente difícil fazer uma composição integral com antecedência, tudo é feito já no local de trabalho. Portanto, os tijolos são selecionados de diferentes formas e tamanhos. Se houver uma correspondência, você pode cortar ligeiramente o elemento decorativo e lixar as bordas para criar um efeito realista. A massa adesiva pode ser aplicada tanto na superfície como nos ladrilhos. Durante o assentamento, é muito importante pressionar com mais força o tijolo. Devido a esta ação, as lacunas nas juntas e possíveis espaços vazios na parede serão preenchidos. Se houver muito excedente, ele deve ser removido.

    É fácil colar os ladrilhos na base, o principal é não se perder, pois faltam apenas cinco minutos para corrigir o erro. Ao processar portas e inclinações, um desenho aproximado com a localização dos tijolos deve ser feito com antecedência. Esta ação facilitará o processo de assentamento da superfície decorativa. Ao trabalhar com juntas de canto, você precisará mostrar concentração máxima e fazer cortes em um ângulo de quarenta e cinco graus usando mosto. Ao mesmo tempo, coloque os ladrilhos de modo que o ângulo seja de noventa graus.

    Uma atenção especial é necessária para se concentrar nas costuras entre os tijolos decorativos. A aparência do revestimento depende muito de sua espessura. Você pode empilhar elementos decorativos uns sobre os outros, mas a essência do design será perdida. Assim, torna-se claro que qualquer pessoa pode dispor um tijolo decorativo. Inicialmente, são feitas as marcações, após as quais os tijolos podem ser colados na parede. Com a ajuda de cruzes, a uniformidade das costuras é mantida.

    Após a conclusão do trabalho principal, é necessário iniciar o processamento decorativo da superfície do tijolo. Este procedimento será a etapa final de acabamento. Em locais onde existam defeitos na forma de cavacos, cortes, bem como próximos a interruptores e tomadas, é necessário preencher os vazios com massa de gesso. Uma pequena espátula é adequada para este trabalho. Se houver mais solução no ladrilho do que o necessário, o excesso deve ser removido com uma esponja úmida. O mesmo vale para as costuras. Os vazios devem ser preenchidos com o material básico.

    Após a secagem, as costuras devem ser limpas. A lixa é adequada para este procedimento. O trabalho vai demorar um pouco mais, mas os riscos não serão visíveis na base das costuras. Depois que toda a superfície secou, ​​manchas cinzas podem aparecer nos próprios tijolos. Uma escova dura ajudará a eliminá-los. Em seguida, a pedido dos proprietários, a superfície do tijolo decorativo é revestida com verniz ou tinta.

    Você aprenderá como colocar tijolos decorativos com o vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário