Como processar um tijolo e como fazer?

Contente
  1. Para que serve o processamento?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Visualizações
  4. Como processar?

O tijolo é um material poroso e, portanto, quando a umidade entra em sua estrutura, ela destrói a alvenaria por dentro.

Produtos especiais para o processamento de tijolos fornecem proteção adicional contra influências externas e umidade. Esse processamento é necessário para aumentar a vida útil das estruturas que são revestidas com tijolos. Também ajudará a evitar o aparecimento de fissuras, depósitos de fungos e deterioração das características da estrutura. Os compostos penetram no tijolo e ativam reações contra o mofo e a umidade.

Para que serve o processamento?

O ponto mais fraco da alvenaria são as costuras. É através deles que a umidade penetra no interior e, durante as geadas, a água congela. Lá ele se expande e atua sobre os tijolos, fazendo com que o material desmorone. Além disso, alguns tipos de tijolos podem absorver a umidade pelos poros, que não têm tempo de secar e ficam lá dentro, resultando no aparecimento de microfissuras e lascas, o que também leva à destruição. Para proteger o tijolo da corrosão, os especialistas recomendam tratá-lo com compostos especiais e realizar a hidrofobização.

A composição protetora usual consiste em óxido de ferro, água purificada e agentes aglutinantes que podem penetrar no silicato e aumentar suas propriedades. O aglutinante nesse líquido é o silicato de potássio, que é capaz de interagir com os sais. Isso ajuda a melhorar as propriedades de proteção dos produtos cerâmicos, protege-os da exposição aos raios ultravioleta e ao mofo. Além disso, os compostos de proteção melhoram a aparência e a cor do tijolo.

As composições aumentam a resistência da parede ao gelo e eliminam a possibilidade de lascas ou fissuras. Ao mesmo tempo, a pedra não perde a permeabilidade ao vapor.

Vantagens e desvantagens

A impregnação permite proteger a base da humidade e não permite que penetre nas estruturas porosas. Ao processar o material com essa composição, é formado um filme sobre ele, o que não permite o desenvolvimento de fungos e mofo.

Os benefícios incluem:

  • preservação da capacidade do tijolo de passar o ar;
  • proteção do material contra delaminação, o que evita que perca a aparência;
  • proteção contra rachaduras;
  • aumento da resistência à corrosão;
  • segurança ambiental;
  • preservação da cor, textura e estrutura da pedra;
  • proteção contra sujeira e poeira na superfície;
  • melhoria da condutividade térmica da parede, o que afeta a redução dos custos de aquecimento.

As desvantagens incluem o fato de que tais misturas não são baratas e terão que ser aplicadas periodicamente na superfície, o que exigirá mais tempo e dinheiro.

Visualizações

Existem vários tipos de impermeabilizantes penetrantes, entre os quais se destacam:

  • acrílico de um componente;
  • silicone de dois componentes;
  • laca;
  • repelentes de água.

Existem vários tipos de impregnação biocida para alvenaria e fachadas de casas.

Impregnação de tijolo úmido

O denominado vidro líquido para impermeabilização com efeito húmido é constituído por silicone, que não só impede a entrada de água nas paredes, mas também protege contra a sujidade, pelo que a superfície é facilmente limpa de formações e torna-se mais brilhante. Após o processamento das paredes com essa composição, elas adquirem resistência à umidade e o efeito de uma pedra úmida aparece sobre elas. A parede tratada terá sempre um aspecto fresco e húmido, mas na realidade estará sempre limpa e seca.

Atualmente, essa proteção contra a penetração de água é considerada a mais popular.

Óleo Knauf

Esta composição é feita à base de óleo de uma empresa alemã. Após a aplicação, a mistura não deixa marcas, e também não prejudica a condutividade do vapor do material, com o que a umidade é naturalmente removida, o que protege contra fungos e mofo. Portanto, a composição não permite que a umidade penetre nas paredes, melhora a cor e o brilho do acabamento.

Essa impregnação é usada tanto para o porão, as paredes do banho e para a fundação.

Anti-sépticos

Eles ajudam a proteger as paredes da umidade, fortalecem-as e são usados ​​para evitar que bactérias e insetos cresçam na alvenaria. A solução é misturada com água e aplicada a objetos por pulverização. Também pode ser adicionado à construção de misturas na fase de construção de um objeto.

A vida útil da composição é de 10 anos, após os quais é necessário repetir o procedimento.

Remmers Blend

Uma mistura de um fabricante alemão melhora as propriedades repelentes de água da alvenaria, é durável e de qualidade. Também evita a formação de poeira e sujeira nas superfícies de concreto. O produto seca rapidamente e forma um filme transparente.

Belzona Blend

Torna possível proteger o objeto de todos os tipos de fatores negativos. Previne a corrosão da base de silicato, aumenta a vida útil das estruturas e previne seu rápido desgaste. Também protege contra poluição industrial e radiação ultravioleta, podendo ser aplicado em pedra, concreto, cimento e outras superfícies.

Se não for possível comprar esses produtos na loja, você mesmo pode prepará-los. Para isso, pegue o óleo vegetal e leve ao fogo, adicionando óleo secante. O processamento com esses compostos também é realizado em duas camadas, cada uma das quais deve secar por pelo menos dois dias. Se você preparar essas misturas corretamente, elas não serão inferiores em qualidade às de fábrica, mas a única desvantagem é que elas irão secar por mais tempo.

Antes de usar esses componentes, você precisa preparar a base. Por que você precisa limpá-lo da sujeira e deixá-lo secar.

É necessário começar a trabalhar em um dia quente. Se já houver danos nas paredes, elas precisam ser reparadas. Para isso, você pode usar ferramentas especiais.

Em alguns pontos, as paredes de tijolo precisarão ser protegidas das eflorescências, que aparecem após um certo tempo na superfície do tijolo. Essas manchas brancas não só prejudicam a aparência da estrutura, mas também indicam a lenta destruição da argamassa e do próprio material de alvenaria na parede. Para proteger contra as eflorescências, são utilizados vários preparados, que diferem na sua composição, mas antes da aplicação também é necessário preparar a superfície.

Quando a primeira placa aparecer na parede, ela deve ser removida rapidamente, pois futuramente poderá haver mofo nesses locais. Nesse caso, também é eficaz usar repelentes de água à base de silício. Estes compostos são frequentemente utilizados na fase de construção, adicionando-os à solução, o que aumenta a resistência da alvenaria ao gelo e melhora as suas características.

Todos esses fundos são vendidos em bancos. Um litro da composição é suficiente para 150 metros quadrados de base. Para isso, basta diluir a composição em água de acordo com as instruções e aplicar sobre uma cavidade seca.

As paredes podem ser pré-desengorduradas e tratadas com anti-sépticos. Você pode fazer o trabalho sozinho, pois não causa dificuldades. A impregnação é aplicada em uma camada fina sobre a superfície e deixada secar por 10-15 minutos. Repita o procedimento se necessário. Essa proteção pode durar até 10 anos.

O vento também pode se tornar um fator na destruição da alvenaria, que irá explodir a argamassa e destruir os tijolos. Essa destruição não ocorre imediatamente, mas pode durar décadas. Prédios altos geralmente sofrem com o vento, onde há correntes de ar que variam de temperatura.

São as mudanças de temperatura que podem causar a destruição rápida da alvenaria e, portanto, é necessário processar a superfície. Para isso também são utilizados repelentes de água, que melhoram as características da parede e evitam que ela entre em colapso. Para realizar o tratamento de superfície usando os meios acima você precisa estocar materiais e ferramentas, incluindo:

  • mangueiras;
  • formulações para misturas;
  • rolos;
  • agentes anti-sépticos;
  • escada.

Quanto melhor for feita a proteção da alvenaria contra fatores negativos externos, mais tempo durará a própria estrutura. Todos os fatores que afetam a parede a afetam negativamente e, portanto, não vale a pena atrasar o processo de processamento. É necessário realizar tais procedimentos imediatamente após a construção da casa.... Após atingir a superfície, as soluções de reforço penetram no material a uma profundidade de 2 cm e formam uma fina camada protetora. Impede que partes da alvenaria se partam e evita que a água penetre no seu interior, formando uma crosta.

A camada protetora pode resistir ao nitrogênio, nitratos e outros componentes, e também evita a formação de sujeira ou poeira na superfície. O produto funciona de forma eficaz em temperaturas de -60 a mais 200 graus... A solução não deixa um odor desagradável e é segura para a natureza ou para os humanos. Essas misturas são removidas da superfície por processamento áspero.

Outra maneira de se proteger contra a destruição é selar as costuras. Isso dá à parede não apenas uma aparência finalizada após a colocação do tijolo, mas também evita que a umidade e outros componentes negativos entrem nas costuras.

Após o rejuntamento, recomenda-se que esses locais também sejam tratados adicionalmente com misturas hidrorrepelentes, que podem ser adquiridas em loja ou com selante comum para esses fins.

Como processar?

    Para cobrir uma parede de tijolos com quaisquer compostos de proteção contra umidade, é necessário preparar. Cada tijolo pode ser impregnado, mas se não houver tempo para isso, podem ser usados ​​pulverizadores. Todo o trabalho é realizado em uma sequência específica:

    1. limpar as paredes da sujeira;
    2. tratamento biocida contra mofo e bolor;
    3. revestimento primário das bases com a composição;
    4. revestimento secundário;
    5. Revestimento repelente à água.

    A superfície do tijolo sílico-calcário deve ser tratada duas vezes e uma pequena quantidade da composição deve ser aplicada para evitar manchas. Todo o trabalho é realizado em equipamentos de proteção no exterior dos edifícios. Se as formulações entrarem em contato com a pele, devem ser enxaguadas com água.

    Veja o vídeo a seguir para aplicar um repelente de água em um tijolo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário