Descrição e dimensões de tijolos brancos sílico-calcários
Em uma grande variedade de vários materiais de construção, o tijolo tem sido o mais popular e relevante por muitos anos. Não só edifícios residenciais são construídos a partir dele, mas também edifícios públicos ou industriais, bem como todos os tipos de anexos. Você pode usar tijolos de silicato com segurança se planeja erguer uma estrutura de alta resistência. Este material de construção é escolhido por muitos usuários. Hoje, veremos mais de perto quais são as dimensões e características desse tijolo.
O que é isso?
O tijolo de silicato é um material de construção produzido artificialmente com uma forma regular de paralelepípedo (os espécimes não padronizados podem ter outras formas). É feito de areia de quartzo e cal. Possui excelentes características de resistência e garante uma forma geométrica perfeita. Deve-se ter em mente que este fator é importante não só para a estética da fachada, mas também para a qualidade de união de seus componentes individuais.
Quanto menores forem as costuras entre os tijolos, menos perceptíveis serão as pontes de frio neles.
Características, vantagens e desvantagens
Atualmente, a gama de materiais de construção agrada pela diversidade. Você pode encontrar os produtos perfeitos para qualquer trabalho de construção. Podemos falar tanto de um pequeno anexo, como um galinheiro, quanto de uma construção mais séria, por exemplo, uma grande cabana. Em muitos casos, as pessoas escolhem o tijolo sílico-calcário como principal matéria-prima.
Este material de construção começou a ser utilizado em obras relevantes há relativamente pouco tempo. A tecnologia foi proposta apenas em 1880, mas esse período foi suficiente para entender que edifícios feitos de tijolos de silicato têm o direito de se orgulhar de maior resistência, durabilidade e confiabilidade. Esta matéria-prima, hoje popular, possui muitas características positivas que a tornam muito procurada pelos consumidores.
Vamos conhecê-los.
- Em primeiro lugar, você deve prestar atenção à resistência dos tijolos de silicato. Estão disponíveis variantes com a marcação M-300, que são capazes de suportar pressões de até 30 MPa sem problemas (este valor é significativo). Deve-se ter em mente que os silicatos também são adaptados a cargas de flexão severas (até 4 MPa).
- O tijolo sílico-calcário é resistente ao encolhimento. Os edifícios feitos com ele não são propensos a rachar. Além disso, eles não têm medo de mudanças nas fundações.
- Por si só, o tijolo sílico-calcário branco é bastante atraente e estético. Edifícios muito limpos são obtidos a partir de tais produtos.
- O tijolo de silicato é muito conveniente na construção. Quase qualquer mistura de alvenaria é adequada para este material de construção.
Pode ser tanto cimento-cal quanto argamassa colante de polímero. Você não precisa procurar trens especiais.
- Esse material de construção não exige manutenção. É despretensioso e durável.
- Estruturas de tijolos brancos bem feitas são caracterizadas por uma longa vida útil. Geralmente tem cerca de 50-100 anos.
- O tijolo de silicato é um material que apresenta boas características de isolamento acústico. Nos edifícios feitos com esta matéria-prima, não se ouvem ruídos irritantes da rua, o que atrai muita gente.
- Uma vez que um componente de cal está presente em um tijolo de silicato, ele não precisa de tratamento anti-séptico adicional. É extremamente raro que apareçam mofo ou bolor nas paredes construídas com este produto.
- Os edifícios com tijolos de silicato são bons porque não colocam muita pressão na fundação e são suficientemente leves.
- Outra vantagem significativa do tijolo sílico-calcário é sua geometria transparente. Devido a esta qualidade, as pontes frias estão quase ausentes em edifícios feitos deste material de construção, sendo muito mais conveniente colocar essas peças.
- Não há eflorescências nas paredes de tijolos de silicato.
- O tijolo areia-limão é amigo do ambiente. Não é capaz de prejudicar a saúde humana durante as obras ou após sua conclusão. Este material também é absolutamente seguro para o meio ambiente.
- Muitos usuários preferem o tijolo sílico-calcário porque não é combustível. E ele não suporta combustão em si. No entanto, deve-se ter em mente que o tijolo de silicato realmente não gosta de indicadores de alta temperatura - o limite é 500 graus Celsius. Se o aquecimento ultrapassar os limites especificados, o tijolo, é claro, permanecerá intacto e não se quebrará, mas seu nível de resistência diminuirá significativamente.
- Esse material de construção tem um preço acessível e é encontrado em muitos pontos de venda, portanto não é difícil encontrá-lo.
Se decidir optar pelo tijolo sílico-calcário, deve saber não apenas sobre as suas vantagens, mas também sobre as suas desvantagens.
- A principal desvantagem deste material de construção é sua alta absorção de água. Por causa disso, esse tijolo é suscetível à destruição em baixas temperaturas (a água congelada simplesmente expande a pedra). É por isso que as fundações não são feitas de tijolos de silicato, porque é improvável que sejam de alta qualidade e confiáveis.
- O tijolo de silicato não tem propriedades de alta resistência à geada. É aconselhável usá-lo apenas nas regiões sul ou médio. Para regiões frias, esse material de construção é pouco adequado, o que é uma grande desvantagem para a Rússia.
- No tijolo de silicato, via de regra, não há componentes decorativos, além de belas formas fluidas. Esses materiais são vendidos apenas na versão padrão.
- Este material de construção possui uma alta condutividade térmica. Os edifícios feitos com este tijolo devem ser isolados.
Se você decidir abandonar o isolamento adicional e, em vez disso, construir paredes muito grossas, saiba que no final não será muito lucrativo.
- Apesar de uma estrutura leve poder ser construída com tijolos de silicato, esse material em si é mais pesado do que suas contrapartes, o que cria algumas dificuldades no seu transporte.
- Existem muitos produtos de baixa qualidade no mercado moderno que são considerados confiáveis e duráveis. Edifícios feitos de tijolos de baixa qualidade não duram muito e começam a desabar rapidamente.
- A paleta de cores desses tijolos é bastante escassa - existem apenas materiais brancos e vermelhos. Em sua produção, são usados exclusivamente pigmentos resistentes a álcalis, e são muito poucos. É verdade que com a absorção de umidade significativa, a cor do tijolo começa a mudar - torna-se cinza. Por causa disso, o edifício torna-se menos estético.
Como você pode ver, as desvantagens do tijolo de silicato são muito menores do que as vantagens. Claro, muito depende do lote específico do qual você comprou os materiais. É por isso que os especialistas recomendam comprar esses produtos em estabelecimentos comprovados e com boa reputação em sua cidade.
Principais características e composição
Os tijolos de silicato de alta qualidade devem ter uma série de características operacionais, por isso podem ser usados em várias obras de construção.Existe uma categoria separada para este material de construção. Inclui produtos com formato não padronizado (longe do paralelepípedo) e com as mesmas dimensões. Com o uso de tais elementos, várias estruturas arquitetônicas interessantes são criadas.
Por exemplo, podem ser arcos espetaculares e ricos, cantos bem arredondados ou abóbadas - há muitas opções para o uso de tijolos fora do padrão. As dimensões dessas peças são determinadas pela TU e pelos anexos dos GOSTs. As seguintes características dos tijolos de silicato estão sob o controle dos pontos GOST.
- Nível de força. Produza materiais marcados como M75-M300. Para a preparação das paredes interiores, costuma-se utilizar tijolos com uma densidade adequada. Quanto ao trabalho de revestimento, apenas um tijolo com uma marca de pelo menos M125 ou uma pedra (tijolo duplo) de um grau de pelo menos M100 é adequado.
- Nível de resistência ao gelo. Eles criam tijolos de silicato dos seguintes graus - F25-F50. Isso significa que os materiais de construção de diferentes classes podem resistir a 25 a 50 ciclos de congelamento e descongelamento sem perder suas qualidades úteis.
- Condutividade térmica. Isso significa uma certa quantidade de calor que esse tijolo pode deixar passar por si mesmo por unidade de tempo. Para tijolos de silicato, o indicador não é o mais alto.
- Segurança contra incêndios. Este parâmetro depende da composição direta do tijolo. Não deve conter componentes inflamáveis.
- Radioatividade. Este parâmetro no tijolo de silicato não ultrapassa a marca de 370 Bq / kg.
Quanto à composição de tais produtos, é igual para todos os tipos de tijolos. Geralmente inclui os seguintes componentes:
- areia de quartzo (80-90%);
- cal apagada (10-15%);
- areia filtrada.
Mas a estrutura de tais matérias-primas pode ser diferente, o que afeta suas qualidades características. Existem tijolos de silicato com os seguintes tipos de estruturas.
- Corpulento. É um produto de silicato monolítico sem vazios. Nesse caso, a própria matéria-prima pode ter um certo número de poros, o que afeta sua densidade. As opções de tijolos sólidos são mais densas e resistentes. Além disso, eles se distinguem por uma vida útil bastante longa e um grau mínimo de absorção de água. No entanto, deve-se levar em consideração que os tijolos maciços são caracterizados pelo maior coeficiente de condutividade térmica, bem como pelo peso máximo.
- Oco. Existem vazios (orifícios de tamanhos diferentes) na estrutura de tais materiais. Esses modelos são mais leves. Eles também têm boas qualidades de isolamento acústico e de isolamento térmico. Mas esses tijolos absorvem mais umidade em sua estrutura, mantendo-a por mais tempo.
Deve-se também ter em mente que diferentes requisitos são impostos aos tijolos de silicato comuns e frontais - o mais alto deles diz respeito às segundas opções. É imprescindível que essas peças tenham dimensões idealmente corretas, cores uniformes e um nível adequado de durabilidade. Esse tijolo deve ter duas superfícies frontais (perfeitamente lisas) - uma colher e uma bituca. Alguns fabricantes produzem produtos nos quais apenas uma superfície especificada está presente.
O tipo de tijolo de face pode ser oco ou sólido. Pode variar de cor e ser, por exemplo, amarelo ou preto. Sua textura também pode ser muito interessante - com imitação de ouro, pedra envelhecida e outros objetos semelhantes.
Tijolo comum é usado para a construção de fundações de paredes internas. Aqui, os requisitos mínimos são impostos aos produtos. Bordas e bases arredondadas podem ocorrer. A presença de lascas ou descascamento também não é proibida. No entanto, não deve haver muitos defeitos e eles não devem afetar a resistência / confiabilidade dos materiais. O tijolo de uma subespécie comum também é encorpado ou oco. Não é produzido em cores ou texturas por razões bastante óbvias.
Tecnologia de produção
Tecnologia de fabricação de tijolos brancos duráveis e de alta qualidade é considerado bastante simples e consiste em várias etapas importantes.
- Primeiro, prepare e misture as matérias-primas necessárias - 9 partes de areia de quartzo e 1 parte de cal do ar. Normalmente, 2 métodos principais são usados para isso - silagem ou tambor. O método de silagem é considerado mais eficaz, mas ocupa muito mais tempo livre.
- Depois disso, as matérias-primas preparadas com competência são transferidas para moldes especiais. É extremamente importante lembrar sobre o nível de umidade permitido - ele não deve ser superior a 6%, para que o material seja bastante denso e durável. A pressão de trabalho neste estágio deve ser 150-200 kg / sq. cm.
- Em seguida, os elementos preparados são transferidos para uma autoclave. Além disso, essas peças passam por um tratamento especial com vapor quente, cuja temperatura deve atingir 170-190 graus Celsius. Quanto à pressão, não deve ser superior a 1,2 MPa. Para que o carregamento e o aquecimento sejam ótimos, a mudança nos valores de temperatura e pressão ocorre muito lentamente. Todo o processo de processamento normalmente leva cerca de 7 horas. Atingir o regime e reduzir a temperatura leva cerca de 4 horas.
Aplicativo
Considerando todas as vantagens e desvantagens do tijolo de silicato popular hoje, ele é usado nas seguintes áreas.
- Na construção de paredes estruturais, autoportantes ou internas em edifícios de 1 a 10 pavimentos.
- Ao preparar vários tipos de anexos. As únicas exceções são aquelas estruturas onde haverá um alto nível de umidade. Assim, para o fabrico de um banho, por exemplo, o tijolo de silicato não é de todo adequado.
- Várias cercas são construídas com as matérias-primas especificadas.
- O tijolo de silicato pode ser usado na fabricação de instalações industriais importantes.
- Quanto às estruturas subterrâneas, o tijolo sílico-calcário é aqui utilizado apenas em casos excepcionais e apenas sob condição de impermeabilização de alta qualidade. Caso contrário, o edifício não durará muito nas condições especificadas.
Antes de ir à loja para comprar essa matéria-prima, deve-se levar em consideração que ela não é utilizada para a fabricação de poços ou estruturas subterrâneas, bem como fundações. É por isso que, antes de comprar um tijolo de silicato, você precisa determinar claramente para que finalidade precisa dele.
Dimensões (editar)
Os tijolos de alta qualidade devem necessariamente obedecer aos parâmetros dimensionais especificados nos GOSTs. Isso é especialmente verdadeiro para bens usados na fabricação de grandes projetos de construção. Em nenhum caso os parâmetros de tais produtos devem ir além dos limites permitidos - tais elementos geralmente não têm permissão para funcionar.
Os tijolos de silicato atuais são produzidos com os seguintes parâmetros dimensionais (padrões):
- as variedades simples comuns - semelhantes têm 250 mm de comprimento, 120 mm de largura e 65 mm de espessura. (o peso direto desses produtos depende de sua estrutura - encorpados ou ocos);
- um e meio (engrossado) - têm os mesmos parâmetros de comprimento e largura acima, mas sua espessura chega a 88 centímetros;
- duplo (pedras de silicato) - o parâmetro de espessura deste tipo de tijolo é de 138 mm.
Como escolher o caminho certo?
Para que qualquer construção de tijolos de silicato seja o mais forte e confiável possível, não seja danificada por muito tempo, mesmo na hora de escolher os próprios materiais de construção, você precisa ter muito cuidado. Os especialistas aconselham prestar atenção especial aos seguintes pontos importantes.
- Se você bater levemente em um tijolo de silicato com um objeto de metal, o som deve ser bem sonoro. Se você ouvir um eco abafado, isso pode indicar uma secagem de baixa qualidade do material.
- Não devemos esquecer que as condições de armazenamento de tal material de construção certamente afetarão sua qualidade e durabilidade.Se os tijolos forem colocados ao ar livre, suas qualidades positivas serão significativamente reduzidas, então você não deve comprar tal produto, mesmo que tenha um preço tentador.
- A qualidade da embalagem, assim como a entrega dos tijolos, desempenha um papel importante. Os especialistas recomendam a compra de produtos vendidos em paletes especiais de altura segura. Isso se deve ao fato de que, em tal recipiente, os tijolos são muito mais difíceis de danificar ou destruir.
- Preste atenção à integridade dos tijolos de silicato. Eles não devem ter grandes danos ou chips grandes. Se for notado, é melhor recusar a compra e procurar produtos de melhor qualidade. Caso contrário, um edifício com essa matéria-prima pode não ser o mais confiável e de alta qualidade, embora barato.
- Ao fazer uma compra, certifique-se de verificar se o que você planeja comprar corresponde ao que está sendo enviado para você.
A vigilância nesta fase não deve ser adormecida, caso contrário, resultará em gastos adicionais.
- Por si só, este material é barato, portanto, você não deve perseguir um custo recorde de baixo custo. Um produto que tem um preço chocantemente baixo pode muito bem ser de baixa qualidade. Construir com essas matérias-primas não vai durar muito, você terá que refazer a obra, mas com tijolos novos, e isso é uma despesa extra.
- Se você está procurando um material de revestimento adequado, então você deve selecionar apenas execuções perfeitas de alta qualidade - elas não devem ter o menor defeito ou dano. É aconselhável dar preferência a corpos de prova com belas texturas. Além disso, esses produtos podem não ter apenas uma cor branca.
- Tente comprar esses materiais de construção em lojas de varejo conhecidas na cidade de sua residência.
No próximo vídeo, você encontrará os prós e os contras dos tijolos de cal.
O comentário foi enviado com sucesso.