Reforço da alvenaria: tecnologia e sutilezas do processo

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Dicas úteis

Actualmente, o reforço da alvenaria não é obrigatório, uma vez que o material de construção é produzido com tecnologias modernas, sendo utilizados vários componentes e aditivos que melhoram a estrutura do tijolo, garantindo uma ligação fiável entre os elementos.

A resistência do concreto também é aumentada, o que elimina a necessidade de uso de telas para o reforço das linhas de tijolos. Mas para garantir maior estabilidade para certos tipos de estruturas de acordo com SNiPs, o uso de uma malha de reforço ainda é recomendado.

Peculiaridades

Antes de determinar porque você precisa de uma malha, você precisa considerar os diferentes tipos deste produto que são usados ​​na construção de estruturas. Todos eles têm suas vantagens e desvantagens e, portanto, você precisa saber onde a malha será melhor utilizada.

O reforço é executado de forma a melhorar a resistência de toda a estrutura. Também evita que as paredes fissem quando a fundação encolhe, o que ocorre durante os primeiros três a quatro meses após a construção da estrutura. A utilização de malha de reforço permite retirar todas as cargas da alvenaria, mas é necessário utilizar apenas produtos metálicos ou basálticos.

Para fortalecer a construção e eliminar o encolhimento, várias opções de reforço podem ser selecionadas, independentemente do material de que sejam feitas. A malha de reforço ajuda a construir paredes com melhor qualidade, embora seja recomendável colocá-la a uma distância de 5-6 fiadas de tijolos.

As paredes de meio tijolo também são acabadas com reforço. Para fazer isso, coloque a rede a cada 3 carreiras. Em qualquer caso, o passo da sua colocação é determinado pela classe de resistência da estrutura, da própria malha e da base.

Na maioria das vezes, a malha VR-1 é usada para reforçar paredes de tijolos. Também pode ser utilizado para outros tipos de construção e pode ser aplicado sobre diversas argamassas, incluindo cola para ladrilhos cerâmicos. Essa malha tem um tamanho de malha variando de 50 a 100 mm e uma espessura de fio de 4-5 mm. As células podem ser quadradas ou retangulares.

O produto é durável e resistente a substâncias agressivas ou umidade. Possui maior resistência ao impacto e pode manter sua integridade na alvenaria mesmo que a base esteja parcialmente danificada, o que permite restaurá-la rapidamente. A malha não contribui para a deterioração do isolamento térmico da alvenaria e pode durar até 100 anos. A sua instalação permite reduzir o nível de vibração da estrutura, adere perfeitamente ao concreto. Vendido em rolos para facilitar o transporte.

Propriedades de malha

Dependendo do material utilizado, a malha de reforço é:

  • basalto;
  • metal;
  • fibra de vidro.

O material de fabricação é selecionado com base nas características de projeto da estrutura onde o reforço será aplicado. A última malha tem a resistência mais baixa e a desvantagem da primeira e da segunda é que podem sofrer corrosão durante a operação. A malha de arame é freqüentemente usada para reforço vertical. É bastante resistente, mas pode causar algumas dificuldades na colocação na parede, por isso é necessário trabalhar com este material com muito cuidado.

A malha de basalto é considerada a melhor opção para o reforço de tijolos., que é durável e superior em seus parâmetros aos produtos de metal.Além disso, componentes de polímero são adicionados a essa malha durante a produção, o que evita a corrosão e aumenta a resistência a fatores prejudiciais.

Vantagens e desvantagens

Todas as grades que hoje são comercializadas são produzidas de acordo com os requisitos dos SNiPs, portanto, para garantir sua durabilidade, apenas as normas para assentamento de tijolos e paredes devem ser observadas. Essa malha pode suportar uma carga de ruptura significativa, que é um fator importante para paredes de tijolo. Também é leve e cabe facilmente em paredes.

Outras vantagens incluem:

  • bom alongamento;
  • peso leve;
  • baixo custo;
  • a conveniência de uso.

A única desvantagem é que é necessário colocar as grades corretamente, determinando o seu consumo em função do tipo de parede e das características da fundação. Portanto, especialistas devem trabalhar com tais materiais para garantir o máximo efeito da construção. Se for analfabeto e incorreto a colocação do material de reforço, isso só aumentará o custo da obra, mas não trará o resultado esperado e não aumentará a resistência da parede.

Visualizações

O reforço pode ser executado nas seguintes opções.

Transversal

Este tipo de reforço de parede envolve a aplicação de elementos de reforço à superfície do tijolo de forma a aumentar a sua resistência à compressão. Neste caso, recomenda-se a escolha de tipos especiais de tela de arame com diâmetro de 2 a 3 mm. Ou, pode-se usar um reforço comum, que é cortado em hastes (6-8 mm). Se necessário, use fio de aço comum se a altura da parede não for muito alta.

A armadura transversal é normalmente realizada durante a construção de pilares ou divisórias, e todos os elementos do material de reforço são instalados à distância, dependendo do tipo de estrutura. Eles devem ser colocados através de um pequeno número de fileiras de tijolos e ao mesmo tempo reforçados com concreto na parte superior. Para que o aço não corra durante o período de uso, a espessura da solução deve ser de 1 a 1,5 cm.

haste

Para este tipo de reforço de superfície, é utilizado um reforço, que é feito de barras de metal cortadas em um comprimento de 50-100 cm. Esse reforço é colocado na parede após 3-5 carreiras. Esta opção é usada apenas com assentamento de tijolos comuns e as hastes são colocadas a uma distância de 60-120 mm umas das outras na posição vertical ou horizontal.

Neste caso, o material de reforço deve entrar na costura entre os tijolos até uma profundidade de 20 mm. O diâmetro das hastes é determinado com base na espessura dessa costura. Se for necessário reforçar a alvenaria, então, além das hastes, também podem ser utilizadas tiras de aço.

Longitudinal

Este tipo de armadura é dividido em interno e externo, sendo que os elementos no interior da alvenaria estão localizados dependendo da localização das peças de armadura. Muitas vezes, para este tipo de armadura, são utilizadas adicionalmente hastes com um diâmetro de 2-3 mm, instaladas a uma distância de 25 cm uma da outra. Você também pode usar um ângulo de aço regular.

Para proteger tais elementos da influência de fatores negativos, recomenda-se cobri-los com uma camada de argamassa de 10-12 mm de espessura. A instalação dos elementos de reforço é feita a cada 5 fiadas de tijolos ou de acordo com um esquema diferente, dependendo das características da alvenaria. Para evitar o deslocamento e a deformação das hastes, elas devem ser fixadas adicionalmente aos tijolos. Se uma carga mecânica significativa na estrutura for assumida durante sua operação, então é possível colocar os componentes de reforço a cada 2-3 carreiras.

Dicas úteis

  • Hoje em dia, para alvenaria frontal, você pode usar diferentes tipos de redes e ao mesmo tempo colocá-las em diferentes variações, o que ajudará a revestir as paredes com materiais decorativos, se necessário. Para isso, pode-se ainda deixar uma pequena quantidade de tela fora da alvenaria para a instalação do isolamento térmico.
  • É imperativo conectar os elementos individuais da malha de reforço uns aos outros na alvenaria.
  • Os especialistas observam que, ao reforçar, você pode escolher qualquer formato de malha com células quadradas, retangulares ou trapezoidais.
  • Às vezes, as malhas podem ser feitas independentemente, alterando o tamanho da malha e a seção transversal do fio.
  • Ao instalar um tal elemento de reforço, é necessário imergi-lo muito bem na solução de modo que em ambos os lados seja coberto com a composição até uma espessura de pelo menos 2 mm.
  • Normalmente o elemento de reforço é montado em 5 fiadas de tijolos, mas se for uma estrutura fora do padrão, o reforço é feito com mais frequência, dependendo da espessura da parede.
  • Todo o trabalho de reforço é executado em conjunto e o material é colocado com uma sobreposição. Em seguida, é fixado com argamassa e colocados em cima dele tijolos. Durante o trabalho, deve-se observar que o material não se move nem deforma, pois a resistência da armadura diminuirá.
  • Todos os produtos para reforço são fabricados de acordo com GOST 23279-85. Ele regula não só a qualidade desses produtos, mas também sua resistência e o conteúdo de fibras poliméricas na composição.
  • Se necessário, o reforço pode ser colocado com uma composição de cimento, mas isso reduz a condutividade térmica da própria estrutura e seu isolamento acústico.
  • Caso seja necessária a utilização de malha de reforço no assentamento de tijolos decorativos, recomenda-se a utilização de produtos de pequena espessura (até 1 cm), que podem ser afogados em uma pequena camada de argamassa. Isso proporcionará um aspecto atraente à parede e aumentará a vida útil de toda a estrutura, melhorando sua estabilidade com uma camada mínima de argamassa.

    Como pode ver, apesar de o processo de alvenaria ser bastante complicado e requerer a participação de especialistas, as paredes podem ser reforçadas por conta própria, respeitando as normas e regulamentos necessários. Na implementação das medidas, deve ter-se presente que o reforço de estruturas durante a construção de estruturas também se refere a obras de construção. Portanto, todas as ações devem ser realizadas levando em consideração os requisitos do SNiP e GOST, que contribuirão para prolongar a vida útil do edifício, apesar do aumento do custo de sua construção.

    Você pode aprender mais sobre como reforçar a alvenaria no vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário