Cipreste de Ano Novo: descrição, plantio e cuidados
Até recentemente, era difícil imaginar que fosse possível cultivar uma árvore conífera em casa. Vários tipos de plantas anãs já foram cultivadas, idealmente adaptadas para isso. A cultura decorativa de coníferas de cipreste de ano novo é considerada uma verdadeira decoração de interiores. Além disso, o cheiro de agulhas de pinheiro em casa remove bactérias e germes nocivos do ar.
Descrição
No ambiente natural, o cipreste de ano novo chega a atingir 70 cm. Se você cultivar em casa, a altura da planta não ultrapassará os 40 cm. Esta árvore conífera tem um formato cônico interessante. O tronco é padrão para todos os representantes da espécie - uma casca escamosa de cor marrom ou marrom.
Uma variedade de cipreste anão tolera o tempo frio e cresce confortavelmente no calor. Portanto, pode crescer tanto em casa quanto na rua.
Ele pode suportar até geadas de cerca de -20, mas para o período de inverno nas latitudes do norte é necessário cobri-lo com camadas de ramos de abetos e borrifá-lo com neve.
Como outras coníferas, o cipreste se desenvolve em um ritmo lento. Durante o ano, os caules crescem apenas alguns cm. Nas plantas jovens surgem agulhas macias e finas que, durante o crescimento da planta, tornam-se pontiagudas nas pontas com folhas verdes pálidas que parecem escamas. Para manter o tamanho compacto do cipreste, recomenda-se podar as raízes na primavera.
Aterrissagem
Em uma panela, o cipreste de Ano Novo pode não ter terra suficiente. Ele também reage mal ao ar seco. Com o início do calor, uma planta conífera que conseguiu passar o inverno dentro de casa começa a amarelar e até mesmo a secar. Pode ser plantada em campo aberto, aguardando o degelo do solo.
Qualquer cultura de planta se desenvolve com mais sucesso no solo ao ar livre, e não no parapeito de uma janela interna.
Floristas com experiência em cultivo sabem disso, transplantando a cultura do vaso para o jardim, junto com um caroço de barro para um período quente, e levando-o de volta para o quarto no outono.
O cipreste de rua deve ser plantado no outono. Ele não precisa ser levado de volta para casa, porque pode hibernar sob uma camada de neve. Para plantar, você precisará de uma pá e uma pequena quantidade de fertilizante.
Preparação
Você pode plantar uma árvore em qualquer lugar que tenha acúmulo de neve suficiente durante os meses de inverno. Este pode ser o norte, o sul e qualquer outro lado, ou um local no canteiro onde uma grande plantação de flores perenes, por exemplo, peônias, cresce. Como você sabe, eles são capazes de segurar neve sobre si mesmos.
O cipreste anão não é totalmente caprichoso com a composição do solo. Devido às suas pequenas raízes, não será danificado pelas águas subterrâneas próximas.
Aterrissagem
Transplantar um cipreste de Ano Novo de um vaso de flores para o solo de um jardim é uma tarefa completamente simples. A árvore é regada, retirada do vaso, movida para um pequeno buraco no solo, no fundo do qual é despejada 1 colher de sopa. colher de fertilizantes universais. Antes de colocá-lo no orifício, o curativo de cobertura deve primeiro ser misturado com uma pequena quantidade de terra.
É muito importante manter uma bola de terra ao redor da planta. Os ciprestes em miniatura não respondem bem a lesões nas raízes. Portanto, os ciprestes são transferidos para um novo buraco, e não transplantados. Depois que a planta não é densamente polvilhada com solo de jardim.
A árvore transplantada deve permanecer em seu nível normal em relação à superfície da terra.Ao final do plantio, resta despejar água no círculo do tronco.
Nas lojas, os ciprestes são vendidos em solo turfoso com maior permeabilidade à umidade. Não tem os nutrientes necessários e seca rapidamente. Em tal substrato, um cipreste de “Ano Novo” é capaz de crescer sem murchar apenas até a primavera. Depois, terá de ser transplantado para um solo mais denso, saturado de micronutrientes. Esse processo é assim:
- remova cuidadosamente a flor do vaso;
- remova cuidadosamente as raízes de um pouco do solo;
- reorganize o cipreste em um novo recipiente, cobrindo o espaço livre com argila.
Você deve cuidar da flor da mesma forma que as demais plantas de interior. Na primavera, você precisa alimentá-lo ou transplantá-lo para um novo solo, regá-lo o ano todo, sem esperar que o substrato de envasamento seque. O cipreste interior é transplantado a cada dois anos.
Você pode cultivar um cipreste de Ano Novo sozinho. A reprodução deste representante de coníferas é possível de várias maneiras.
- Sementes. Este é o caminho mais duradouro. As sementes são extraídas dos cones. Normalmente existem duas sementes em um cone. Eles precisam ser semeados no outono, aprofundando ligeiramente a semente no solo previamente preparado. Deve ser projetado especificamente para o plantio de coníferas. Em seguida, o recipiente é deixado em local frio, aguardando a estratificação para um melhor resultado do processo de germinação das sementes. Na primavera, a planta é transferida para uma sala quente e regada conforme necessário.
- Estacas. Uma boa época para propagação por estacas é na primavera. As estacas são os topos cortados da planta a partir dos rebentos laterais. Eles são imediatamente plantados em solo fértil, derramado com água. Depois de efectuada a rega à medida que o suporte seca, o principal é não o inundar.
- Camadas. Na primavera, os rebentos inferiores são ligeiramente incisos e dobrados ao solo, formando camadas. Um pequeno seixo é colocado no local da incisão e, para que a estratificação não endireite, é fixada com um braquete. As raízes aparecem no outono, e é hora de separar as camadas do broto da mãe e plantá-las em vasos.
Como cuidar?
O cipreste de rua tem uma característica atraente - o cuidado com a árvore é minimizado. Na faixa do meio, a planta da rua não precisa ser regada - chuvas moderadas farão isso por você. Fertilizantes também não são necessários.
A efedra anã não caprichosa é ideal para residentes de verão preguiçosos e amantes de plantas de interior. Devido ao seu desenvolvimento lento, ele se contenta com nutrição, hidratação e atenção mínimas. Ele está totalmente satisfeito com a umidade e os fertilizantes que são trazidos para as plantas vizinhas que crescem no jardim.
Mas em casa, um cipreste anão deve receber alguns cuidados.
Se você cuidar de um espécime envasado, observando algumas regras, ele ficará encantado com sua beleza e decoratividade por muito tempo.
Iluminação e layout interno
O cipreste de ano novo é uma cultura do sul, portanto, precisa de iluminação natural total. Se você deixar o vaso à sombra ou criar sombra parcial ao redor, a éfedra interromperá o crescimento e o desenvolvimento.
A melhor opção seria colocá-lo sob luz difusa, mas não no parapeito da janela do lado sul. Os raios diretos podem queimar as agulhas. O local mais favorável para a localização da planta será o lado leste ou oeste da casa. Também deve proteger o minicipreste doméstico de correntes de ar frio.
No inverno, o vaso de flores pode ser movido quase perto do vidro, e para que o arbusto não fique torto, é recomendável girá-lo 45 graus de vez em quando.
Temperatura
No inverno, uma mini-cópia conífera de um cipreste é colocada em um local fresco da casa. A temperatura ambiente não deve exceder +15 graus. Idealmente - + 5-8 graus. No verão, é aconselhável manter a árvore em temperatura amena. É preferível que não exceda +20 grauss.
Se a planta estiver quente na sala e suas agulhas ficarem amarelas, é necessário irrigá-la três vezes ao dia com água fria e sedimentada.
Também não é recomendado colocar a éfedra perto de dispositivos de aquecimento - a influência do ar quente é prejudicial para os ciprestes.
Rega
No país, regar as plantas pode ser atribuído às chuvas. Você precisa regar a cópia interna regularmente, mas com moderação e, no inverno, reduza o número de regas. A estagnação da água em um vaso com uma planta é inaceitável em qualquer caso. O excesso de umidade é prejudicial à planta. Mas ainda pior para ele é o ressecamento do solo. Coníferas é regado exclusivamente com água de longa data.
Como evitar doenças e pragas?
A espécie de cipreste do ano novo é resistente a doenças e pequenas pragas. Mas se a árvore começar a amarelar, é um sinal de que o solo está secando. Nesse caso, a planta precisa ser regada com urgência ou verificar se incide muita luz do sol.
Às vezes, uma bainha e os irritantes ácaros da aranha instalam-se nos ciprestes e às vezes apodrecem nas raízes. De se estabelecerem com os ácaros, as agulhas ficam amarelas e até caem. Este sinal é um sinal seguro para uma ação imediata para curar a planta.
Para se livrar de pragas, você precisará de tratamento com um agente acaricida várias vezes, com intervalos por semana. Droga adequada "Neoron", "Nissoran" ou "Apollo".
As bainhas sugam a seiva vitalizadora da árvore conífera, que a seca e desprende as agulhas. A planta também pode ser auxiliada pelo tratamento com Nuprid em vários estágios de pulverização.
Em casos raros, se o processo de infecção estiver muito avançado, é melhor sacrificar a árvore, desenterrá-la e queimá-la. Na verdade, por causa disso, todas as plantas da vizinhança podem ser infectadas com pragas.
A estagnação da água pode levar ao aparecimento de fungos e ao apodrecimento das raízes.
Uma excelente prevenção desta doença será a criação de uma drenagem elevada na cova, que se forma no momento do plantio da planta.
Se a doença não for detectada a tempo, você pode perder a árvore. Recomenda-se desenterrar cuidadosamente um cipreste afetado por um fungo, limpar suas raízes da terra úmida e cortar áreas podres. Os rizomas devem ser tratados com um agente fungicida na forma de pulverização, e a árvore deve ser plantada em outro local adequado para todas as exigências agrotécnicas. Se todo o sistema radicular for danificado, o cipreste terá que dizer adeus.
Aplicação em paisagismo
As árvores coníferas começaram a aparecer cada vez com mais frequência nas parcelas domésticas. O visual decorativo espetacular do cipreste de ano novo vai bem com outras plantas.
Com a ajuda de variedades em miniatura dessa cultura de coníferas, os slides alpinos são decorados com estilo. Em composições únicas, as variedades de ciprestes de tamanho médio parecem originais.
Além disso, uma sebe é formada por uma planta.
As agulhas macias e fofas da conífera anã perene não podem ser picadas. Mas você pode aproveitar a planta ao máximo e incorporar as soluções mais inusitadas em paisagismo com sua ajuda no site.
Os ciprestes anões são plantados em jardins de pedras e combinados com safras semelhantes em mixborders. Graças aos pequenos arbustos universais, qualquer composição com ciprestes ficará vantajosa na paisagem.
Dicas de cuidados com o Cypress no vídeo abaixo.
Obrigado pelo artigo! Ainda hoje comprei um pequeno cipreste para o Ano Novo, vou tentar plantá-lo.
Obrigado.
Obrigado pelo artigo! Todas as perguntas foram respondidas.
Olá, comprei um cipreste de ano novo, pode dizer-me se é possível deixá-lo num vaso de armazém até à primavera e plantá-lo ao ar livre na primavera? Agradeço antecipadamente.
Svetlana, ele pode passar o inverno neste vaso, mas na primavera deve ser transplantado para o solo ou um vaso grande. Se for em terreno aberto, para o inverno é imperativo cobri-lo com ramos de abeto, apesar de ser considerado resistente ao gelo, caso contrário irá congelar e morrer.
O comentário foi enviado com sucesso.