Cipreste de Lawson: descrição, variedades populares e regras de cuidado
As plantações de coníferas têm sido ativamente usadas no projeto paisagístico há muito tempo. Eles também decoram jardins de inverno e estufas. Uma das plantas ornamentais populares são os ciprestes baixos de Lawson.
Descrição
Este tipo de cipreste cresce cerca de 3,5 metros. O diâmetro da copa cônica compacta é de até 120 cm. As agulhas verdes da árvore adquirem uma tonalidade azulada. O crescimento dos ramos planos é direcionado para cima.
A árvore não cresce mais do que 5 cm por ano. A cultura difere do cipreste em seu menor crescimento, mas maior resistência à geada. E também há diferenças externas: pequenos cones crescem em um cipreste, cada escama contendo duas sementes.
A origem da cultura de coníferas é a América do Norte. Entre os ciprestes, a árvore é considerada a mais decorativa. Casca marrom-escura escamosa e agulhas com a mesma textura. Os ramos são formados na parte inferior do tronco.
A planta está florescendo. Nas pontas dos rebentos, as flores desenvolvem-se simultaneamente: macho vermelho e fêmea esverdeada.
A floração ocorre na primavera. Em seguida, vem a fase de formação do botão. No início, os frutos jovens arredondados são verdes e, mais perto do outono, amadurecem e adquirem uma tonalidade marrom. Os botões se abrem, liberando muitas sementes aladas.
Variedades populares
Esta espécie conífera possui a maior variedade de variedades.
- Columnaris. Uma árvore ornamental que cresce até 10 m. Um espécime de dez anos cresce até 3 m. Em um ano, uma cultura de coníferas pode crescer cerca de 20 cm. Coroa estreita em forma de coroa, agulhas escamosas de cor cinza-azulada. Esta variedade é resistente a baixas temperaturas e adora estar na luz.
- Mancha branca. Uma pequena árvore para decoração de exteriores e interiores. A altura de um espécime de dez anos da variedade White Spot é de quase 2 m e é caracterizada por um crescimento lento. Acrescenta 15 cm anualmente Os ramos finos são cobertos por agulhas verdes com uma tonalidade azulada. Eles são distinguidos por fortes ramificações. Os cones são esféricos com uma tonalidade avermelhada.
- Pelts Blue. Espetacular variedade de arbusto com agulhas azuis, que atinge os 3 m de maturidade, sendo bastante resistente à geada, preferindo espaços abertos. Adequado para plantações individuais e paisagem.
- "Cream Glow". Uma variedade de cipreste muito atraente. Não cresce acima de 2 m. A coroa piramidal tem até um metro de diâmetro. Uma árvore com agulhas de um tom verde-dourado parece espetacular em plantações mistas, contra o fundo de colheitas de folha caduca verde-escuras. "Cream Glow" adora o sol, mas tolera geadas de forma constante.
- "Alumigold". Uma variedade compacta para plantações decorativas. A altura não ultrapassa os 3 m. A copa é formada por galhos finos que crescem densamente e, muitas vezes, em forma de cone. As agulhas de uma árvore desta variedade são verde-amareladas. Crescimento ativo, até 25 cm por ano. O "Alumigold" é considerado resistente à geada, mas nos meses de inverno rigoroso e com pouca neve congela, o que afeta a "ferrugem" das agulhas.
- Maravilha dourada... Árvore baixa e delgada. Um espécime de dez anos não cresce mais do que dois metros. Ramos densos formam uma copa compacta, semelhante a um cone. As agulhas são da tradicional cor amarelo dourado, que não se perde no inverno. Golden Wonder é adequado para plantio em massa e para decorar cercas vivas.
- "Surpresa Azul"... Um cipreste espetacular de 3 metros de altura com uma densa copa piramidal.E também a variedade se distingue por agulhas escamosas de um rico tom de azul com um rolo prateado. Difere em resistência a baixas temperaturas.
- Branca de Neve... Variedade anã decorativa (1,20 cm), pode ser usada tanto para paisagismo interno quanto externo. O diâmetro da coroa oval é de apenas 60 cm. As agulhas são azul-esverdeadas, cintilantes de prata. Em espécimes jovens, é verde brilhante.
- “Globoza”. Variedade anã (até 1,5 m). A coroa esférica atinge até 60 cm de diâmetro.As agulhas de um cipreste desta variedade são verdes claras, escamosas. É preferível cultivar a variedade em locais onde haja luz solar suficiente. A planta é adequada para criar bordaduras, decorar jardins de pedras e jardins de pedras.
- Ivone. Uma variedade interessante com uma coroa de ouro. A altura de uma árvore crescida não é superior a 3 m. Cones em pequenos brotos de tons rosa ou amarelos. A casca do tronco é vermelho-acastanhada. A variedade adora a luz solar e tolera bem a geada. Pode congelar ligeiramente quando está frio e com pouca neve, reagindo com uma mudança na cor das agulhas para um tom alaranjado.
- "Poeira estelar". Cultura de coníferas, crescendo até um máximo de 10 m.A copa piramidal é solta, densa, de até 4 m de diâmetro.As agulhas são amarelo-esverdeadas, com escamas suaves. Na sombra, ele se transforma em um verde brilhante com um tom dourado. A variedade é amplamente utilizada em paisagismo: como componente de plantações em grupo e individuais de composições decorativas de tipo misto, sebes.
- Vissely. Árvore alta, crescendo até 5-10 m, forma de coroa em forma de "skittle", verde escuro com uma flor cinza. A variedade é resistente ao gelo e fácil de cuidar. O cipreste "Visseli" vai decorar o jardim com eficácia.
- Elwoody. Uma pequena árvore (1,5 m) com copa arredondada. A cor das agulhas difere na sazonalidade: no verão é azul esverdeado e no inverno é cinza-azulado. Ellwoodii passa mal e precisa de proteção contra o vento.
Aterrissagem
As variedades de ciprestes mais populares não têm requisitos especiais para as condições de cultivo. Isso influenciou a popularidade dessas plantações de coníferas em nossas latitudes. Eles podem crescer em qualquer solo e tolerar bem um clima temperado de inverno. No inverno, eles se adaptam rapidamente às condições do ambiente. A planta é capaz de crescer em temperaturas não inferiores a 25 ° C. Ao mesmo tempo, a umidade do ar é considerada alta.
Os ciprestes com agulhas verdes são melhores em áreas ligeiramente sombreadas. Essas variedades são sensíveis ao sol, a exposição direta aos raios pode deixar queimaduras nos brotos.
Plantas com copa cinza, amarela e azul percebem o sol sem perder a cor das agulhas.
Os ciprestes são sensíveis ao fluxo de ar frio. É aconselhável plantar árvores em locais que não sejam soprados pelos ventos do norte. A cultura cresce bem e se desenvolve em substrato fértil, fertilizado com uma quantidade significativa de turfa com areia e húmus.
O solo é necessário permeável, porque a umidade estagnada acarreta a formação de podridão nas raízes. Para coníferas, solo arenoso moderadamente ácido ou ligeiramente ácido é preferível. (pH até 6). Ela cresce fracamente em solo de argila e calcário e costuma adoecer. A seca também é difícil para a planta.
Cuidado
Para um crescimento ativo e uma aparência bonita, você precisa cuidar bem do cipreste. Em geral, é despretensioso, mas exigente nas peculiaridades do seu local de crescimento. A cultura de coníferas se desenvolverá ativamente se este local atender às seguintes características:
- proteção contra ventos;
- voltado para o sul;
- a presença de drenagem de alta qualidade.
Tendo decidido o local de plantio, se possível, você precisa medir o nível de pH do solo. Isso é feito com um dispositivo especial. Para um substrato arenoso, o pH mínimo é quatro.
Se for menor, as cinzas devem ser adicionadas ao solo. O valor do pH não deve exceder 5,5. Se o nível for mais alto, a turfa é misturada ao solo ou agulhas são introduzidas.
Cuidar de um cipreste conífero depende da estação.
- Verão. Em climas quentes, a planta precisa de alimentação mineral uma vez por mês, bem como cobertura morta e soltura da camada superficial do solo perto do círculo do tronco. Além disso, é necessária rega abundante e constante (10 baldes por arbusto). É melhor para uma planta jovem ficar na sombra. É aconselhável borrifar com água morna decantada.
- Na primavera. Na primavera, a planta se livra de todos os ramos secos e danificados, fornece-lhe alimentação mineral e forma uma coroa conforme necessário.
- Outono Inverno. É importante proteger os rebentos jovens da geada cobrindo-os durante o inverno. Embora os ciprestes sejam em sua maioria resistentes à geada, no inverno é melhor para eles fornecerem um seguro na forma de uma barreira contra o vento e o frio. De repente, o inverno será com pouca neve e a planta vai congelar na rua. A hipotermia pode levar não apenas a uma mudança na cor das agulhas, mas também à morte do cipreste de Lawson.
Algumas variedades são cultivadas com sucesso em casa, aderindo às regras de cuidados básicos.
Uma planta perene em vaso precisa de uma fase de descanso durante a estação fria. Em casa, um cipreste é confortável quando a temperatura do ar é de + 5 ° C a + 10 ° C. Esses são indicadores ideais para o bem-estar da planta.
O nível de umidade é mantido em pelo menos 70%... Se o ar estiver mais seco, a planta deve ser irrigada adicionalmente com um borrifador.
Em termos de volume, um vaso com uma árvore deve ser selecionado de acordo com o diâmetro da raiz. A planta perene cultivada precisa substituir o recipiente de plantio. O novo contêiner deve ser mais por 2 cm. O transplante é realizado pelo método de transbordo, evitando a violação da integridade do sistema radicular.
O cipreste precisa de luz natural. Uma vez por mês, eles mudam a posição da planta girando-a. Regue uma árvore conífera de acordo com as regras gerais para o cuidado de ciprestes coníferos.
Métodos de reprodução
Um aumento no número de ciprestes é possível por diferentes métodos. Cada jardineiro escolhe a opção apropriada. Você pode propagar uma planta perene usando:
- estacas;
- sementes;
- supercrescimento;
- camadas.
A maioria dos jardineiros está inclinada a enxertar. Na primavera, mudas jovens com cerca de 35 cm de comprimento são cortadas de um cipreste e colocadas em um ambiente úmido, onde turfa, substrato de coco ou esfagno são introduzidos.
Um filme com pequenos orifícios para ventilação é esticado sobre os vasos com estacas. A "estufa" é colocada à sombra.
As estacas jovens distinguem-se pela grande vitalidade, as raízes surgem muito rapidamente - e as mudas podem ser plantadas num local de crescimento constante.
Para o plantio, é feita uma cova com um metro de profundidade e cerca de 70 cm de largura. No fundo da cova, é equipada uma camada de drenagem de 20 cm. A cova é preenchida com uma mistura de areia, húmus, turfa e solo folhoso ao longo do profundidade do rizoma da estaca germinada. Em seguida, a planta é colocada no centro da cova e coberta com terra. A etapa final é regar. Polvilhe todo o sistema radicular com solo.
Compactando suavemente o solo ao redor da muda, ela é regada novamente e, em seguida, o círculo próximo ao tronco é borrifado com uma porção seca de terra. Recomenda-se cobrir temporariamente uma árvore jovem com um filme com ventilação.
O método de propagação de sementes para esta cultura de coníferas é bastante trabalhoso. As sementes são colhidas no outono, quando os botões se abrem. São plantadas na primavera, previamente preparadas de uma determinada forma.
Primeiro, as sementes são embebidas em água ou solução de Epin por um período de 2 a 6 horas. Em seguida, por 2 meses é colocado em um substrato arenoso umedecido. Lá, eles devem estar em t de + 5 ° C a + 7 ° C.
A estratificação começa em fevereiro-março, e a época de plantio é abril ou maio. Os brotos aparecem no meio do verão. Depois disso, os brotos jovens são plantados em local permanente, proporcionando-lhes uma leve sombra da luz solar direta.
Alguns jardineiros praticam a estratificação de inverno sob a neve. Para isso, as sementes preparadas no outono são semeadas em vasilhames com substrato, depois são colocadas para o inverno na rua.Na primavera, os potes são colocados em local aquecido até que surjam.
Obter mudas é um método de propagação simplificado. Um entalhe é feito no tiro lateral. Um chip é colocado neste slot. Em seguida, o galho é dobrado e enterrado na área do entalhe. Para que as raízes eclodam neste local, o solo deve ser constantemente umedecido.
Doenças e pragas
A planta é resistente a pragas e doenças de insetos. Mas ele não consegue evitar todos os infortúnios.
- Escudos. Um inseto incrivelmente tenaz graças à sua casca durável. Mas os inseticidas podem muito bem derrotar esse inimigo. O meio "Aktara", diluído de acordo com as instruções, salvará a árvore dos insetos cochonilhas.
- Ácaros da aranha. Eles povoam o fundo das agulhas, sugando seus sucos e trançando-as com uma teia fina. Lidar com eles não é fácil. Mas os mesmos inseticidas, como, por exemplo, "Aktara" ou "Karbofos", enfrentarão o inimigo em questão de dias.
A podridão radicular é a mais comum entre as doenças dos ciprestes. Tendo aparecido nas raízes, após um certo período infecta a planta, aproximando sua morte.
A estagnação de água nas raízes contribui para o desenvolvimento da doença. Portanto, você precisa se certificar de que o solo não está alagado. A doença é tratada inicialmente com fungicidas de raiz. Você precisará transplantar a árvore para um novo substrato.
Os ciprestes são as perenes coníferas mais atraentes. Parece ótimo sozinho ou em um grupo com outras plantas. Frequentemente encontrados como componentes de sebes, pois toleram bem a poda. Muitas vezes são decorados com escorregadores alpinos, plantação de árvores espetaculares no solo ou vasos volumosos.
Os locais de festas públicas também são decorados com ciprestes: becos, parques e praças. As plantas apresentam boas características de resistência, uma agradável e variada gama de cores de agulhas, várias formas. Tudo isso favorece o fato de o cipreste de Lawson ser tão popular entre os jardineiros.
Para obter mais informações sobre ciprestes, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.