Cipreste "Elwoodi" de Lawson: descrição, plantio, cuidado e reprodução
Os ciprestes são muito populares como plantas de interior porque têm uma ótima aparência. Com igual sucesso, a planta decora o jardim e os canteiros de flores. Este arbusto perene vai adornar qualquer paisagem e interior.
Descrição
A planta do cipreste é cercada por uma rica história religiosa e mitológica. O arbusto era usado na Roma antiga para rituais fúnebres. Nos cemitérios ocidentais e muçulmanos, o cipreste é a árvore mais comum. Suas folhas são freqüentemente usadas como um símbolo de imortalidade. O cipreste "Elwoodi" de Lawson pode ser guardado em casa, embora na maioria das vezes possa ser encontrado no quintal. Esta planta resistente ao inverno, que foi trazida da América do Norte, também é considerada sua pátria no Leste Asiático.
A altura máxima do arbusto é de 3,5 metros. Um arbusto desse tamanho só pode chegar a 10 anos após o plantio em campo aberto. Se falarmos especificamente sobre uma flor de interior, então sua altura, via de regra, é de 35 centímetros. Durante um ano, o cipreste cresce apenas 5 centímetros e, em casos raros, 10 centímetros. Esta planta se destaca com uma copa em forma de cone, cujo diâmetro médio é de cerca de um metro. A planta é vendida em viveiros e lojas em pequenos vasos.
Com o tempo, ele precisa de um transplante com aumento da capacidade do recipiente.
A excelente robustez invernal desta planta tornou-a muito procurada na maioria das regiões do nosso país. Cypress se sente bem tanto no frio quanto em uma temperatura do ar razoavelmente alta.
Características de pouso
O cipreste pode ser plantado com segurança em terreno aberto, adapta-se rapidamente às novas condições. A árvore de crescimento rápido supera seu contêiner logo após a compra. É melhor que o transplante seja feito após a compra, após alguns dias. Quanto mais rápido a planta se acostumar ao novo solo e ambiente, mais rápido ela começará a crescer em largura e altura. Alguns designers usam ciprestes como sebes. É verdade que leva muito tempo para cuidar dessa estrutura, já que é preciso apará-la constantemente.
A expectativa de vida típica para esta planta é de 20-25 anos. É aconselhável escolher um local para ele onde haverá bastante luz e sombra. O solo deve permanecer sempre úmido. Os ciprestes não gostam de correntes de ar, como a maioria das plantas ornamentais. Eles também não toleram a maioria das doenças e infestações de insetos e reagem mal a uma ecologia deteriorada.
O plantio de ciprestes muito próximos ou muito próximos de outras árvores e estruturas que as sombreiem completamente pode causar crescimento retardado e pragas.
O cipreste deve ser plantado no inverno, de novembro a março, quando a planta está dormente. mas o plantio e o transplante devem ser evitados se estiver frio lá fora. As raízes são sensíveis ao frio e os danos causados pela geada podem facilmente danificá-las. Essas plantas mostram um crescimento vigoroso no início da primavera. Plantar ciprestes jovens no inverno permite que eles se aclimatem melhor e se acostumem com o novo ambiente.
Esses arbustos se desenvolvem em uma variedade de condições ambientais. Eles suportam água estagnada e até mesmo baixos níveis de nutrientes.Os especialistas dizem que nenhuma preparação adicional do local é necessária ao plantar ciprestes. Para fornecer nutrientes às plantas plantadas, recomenda-se adicionar um pouco de composto e turfa ou musgo esfagno ao solo.
A cobertura morta ao redor da base do cipreste ajudará a proteger as raízes jovens de temperaturas extremas.
Ao pousar em um contêiner, o tamanho do contêiner a ser recolhido é de particular importância. As dimensões do container dependem do tamanho da planta. Os produtores experientes aconselham o uso de um recipiente 2 centímetros maior de diâmetro do que o vaso original. Conforme a planta cresce em tamanho, ela é transplantada para um recipiente maior. O procedimento deve ser realizado até que a árvore atinja o tamanho desejado.
A poda da raiz a cada 2 a 3 anos ajuda a manter o crescimento, o que é importante para o crescimento do recipiente. Para o plantio em vasos, use solo drenado de alta qualidade e um recipiente com orifícios de drenagem. Os ciprestes não toleram o excesso de umidade nas raízes, começando a apodrecer.
Se você estiver plantando uma nova planta ou replantando-a em um vaso diferente, o outono ou inverno é a melhor época para fazê-lo. Enquanto o cipreste está dormente no inverno, a mudança de capacidade é menos estressante do que durante o crescimento vigoroso que ocorre na primavera e no verão. Atenção especial deve ser dada ao processo de transplante em campo aberto. A melhor época para isso, de acordo com a maioria dos criadores, não é o inverno, mas o final do outono.
Antes de realizar o procedimento, você precisará regar bem a planta (cerca de 4 dias).
- Escolha um novo local com sol e sombra suficientes para várias horas. É desejável que o solo seja leve, não pantanoso. Como em seu ambiente natural esta planta prefere crescer em declives, se possível, deve-se escolher um lado inclinado para o plantio.
- Certifique-se de determinar a largura da raiz medindo desde o início até a ponta do galho. Cave um buraco com o dobro da largura dos dados obtidos e cerca de 40 centímetros de profundidade.
- Cave um cipreste pela manhã em um dia nublado quando não há vento. A escavação é feita em círculo, a poucos centímetros dos ramos inferiores mais largos. Uma pá é usada para cortar as raízes da árvore. Após 40 centímetros, você precisa inclinar ligeiramente a ferramenta para aparar a raiz.
- Em uma nova cova, o cipreste é colocado verticalmente no centro. Adicione um pouco de terra ao redor da raiz e aperte levemente. Isso é feito até que a fossa esteja completamente cheia. Repita este processo para preencher completamente o buraco.
- Então você precisa regar a planta plantada. Espalhe alguns centímetros de cobertura morta no topo para diminuir a perda de umidade ao redor da árvore.
Regras de cuidado
Os ciprestes não requerem muita manutenção após o plantio e transplante. A primeira coisa a fazer é manter o solo úmido, mas não deixá-lo ficar pantanoso. O produtor deverá estabelecer um regime regular de irrigação. A principal regra pela qual ele deve ser guiado é que mais umidade é introduzida no verão, menos no inverno. Diferentes tipos de ciprestes requerem diferentes quantidades de água.
A planta prefere solo bem drenado e irrigação cerca de duas vezes por mês em clima seco, se a planta estiver crescendo ao ar livre. O volume de água em uma sala depende do tamanho do recipiente e da temperatura ambiente.
Deve-se sempre lembrar que o solo em vasos seca muito mais rápido do que se o cipreste crescesse em campo aberto. Esses arbustos são tolerantes à seca, mas o excesso de umidade sempre leva ao aparecimento de infecções fúngicas e bacterianas.
É imperativo verificar o solo antes da próxima aplicação de água. Se secou dois centímetros, só então pode ser regada. Será necessário umedecer não só o solo, mas também o ar. As instalações automáticas são adequadas para isso, mas você pode simplesmente colocar um recipiente com água e pedrinhas perto da planta.
Se o agricultor usar um borrifador, você não deve borrifar água na folhagem do cipreste, é melhor fazê-lo nas proximidades.
Para fornecer à planta os nutrientes necessários em casa, Recomenda-se adicionar composto em pequena quantidade ao solo utilizado e aplicar fertilizantes líquidos regularmente.
Precisamente porque as plantas em vasos estão em recipientes com orifícios de drenagem, nutrientes e vitaminas são rapidamente eliminados deles. Aconselha-se adicionar oligoelementos junto com rega uma vez por semana, enquanto a dose deve ser 4 vezes menor do que a indicada pelo fabricante na embalagem. No inverno não se aplica o top dress, nesse período a planta deve repousar. Não se deve fertilizar o solo após o transplante, pois isso complica muito o processo de recuperação da planta.
Os ciprestes podem crescer em vasos, desde que o recipiente seja colocado em um local ensolarado com boa circulação de ar. Plantas em vasos também adoram cobertura morta. Os ciprestes são fertilizados no início da primavera e em julho. Use qualquer fertilizante que contenha uma alta porcentagem de nitrogênio. A fórmula ideal é 19-6-9, onde o primeiro número é o nitrogênio, depois o fósforo e o potássio.
Ao usar misturas secas, antes de aplicar o revestimento de cobertura, primeiro é necessário umedecer o solo. Se isso não for feito, as raízes podem simplesmente ser queimadas.
Uma vez que a planta atinge o tamanho desejado, ela não precisa ser replantada. Agora o procedimento de saída será reduzido à poda regular do sistema radicular a cada 2-3 anos. O corte da raiz envolve a remoção de parte da raiz e, a cada vez, o cipreste deve ser removido do recipiente. A maneira mais fácil de fazer isso é ficar perto de uma árvore e, com uma faca afiada, cortar as raízes ao redor dela em até 5 centímetros. Depois disso, é aconselhável tratar os brotos com uma solução de carvão ativado para evitar a infecção por fungos.
Qualquer kit de ferramentas usado é obrigatório desinfetar.
Os ciprestes tendem a se desenvolver em áreas que recebem muita luz solar. Sem luz suficiente, os ramos internos desta planta muitas vezes morrem, como resultado, a flor fica feia, por isso é tão importante cuidar bem dele. Os cultivadores iniciantes devem lembrar que essas árvores não criarão novos botões em madeira velha, portanto, quaisquer áreas nuas criadas pela falta de luz não podem ser corrigidas nem mesmo com a poda.
Com exceção das árvores de bonsai, remover galhos velhos não é um pré-requisito para manter o cipreste saudável. Este procedimento é realizado à vontade, quando se deseja dar ao arbusto uma forma decorativa especial.
A melhor época para podar é no outono. Retiram-se os rebentos mortos e cortam-se ramos fora de forma nos arbustos que crescem no campo e no vaso em casa. É importante saber quando parar e fazer apenas podas leves, tentando não afetar os brotos velhos. Ramos que vão longe demais não gerarão novo crescimento e criarão espaço vazio. Nunca será possível cultivar um belo bonsai de um arbusto retorcido.
Se a poda for feita para remover a folhagem morta marrom e feia, pode ser melhor considerar removê-la com uma mangueira de alta pressão. Muitas vezes, isso é suficiente para remover a madeira morta. Ao formar bonsai, é usado remoção manual contínua de rebentos.
Métodos de reprodução
O cipreste perene é uma espécie de crescimento rápido que pode se multiplicar por meio de estacas e estacas. O material de plantio germina rapidamente quando colocado corretamente em um meio nutriente. É melhor tirar mudas de um novo crescimento na árvore, que estão apenas começando a endurecer e ficarem cobertas com casca.O período de coleta desse material, via de regra, começa em meados do verão e se estende até o início do outono. O processo é como se segue.
- Para o plantio, um solo com igual quantidade de areia, turfa e perlita na composição é adequado. Antes do plantio, o solo é regado e só depois o recipiente é enchido com ele.
- Nas estacas, as folhas são cortadas da metade inferior.
- Mergulhe a extremidade de cada galho em um estimulador de crescimento por 10 minutos.
- Insira a extremidade inferior dos galhos no solo, mas antes disso, faça um furo com um simples lápis ou bastão.
- Regue o solo novamente com água morna para aumentar a umidade ao redor das hastes. Cubra o recipiente com um saco plástico e coloque-o em uma sala com uma temperatura de ar de 21-23 graus em um local onde a luz caia.
- Todos os dias, um saco plástico é aberto para dar ar fresco às mudas. Arejar ajuda a remover o excesso de umidade, para que não apodreça nas mudas.
- Após 6 semanas, o sistema raiz já deve aparecer. Você pode verificar isso puxando levemente a alça. Se houver resistência, tudo correu bem.
O cipreste é transplantado para um vaso maior quando as raízes atingem pelo menos 7 centímetros de comprimento. Deve demorar cerca de um ano para que a planta esteja pronta para este procedimento.
Os ciprestes que crescem em campo aberto podem ser propagados por galhos. Para isso, os ramos inferiores são dobrados para trás e polvilhados com terra. O ponto de quebra pode ser pulverizado com um estimulante de crescimento para que as raízes cresçam no solo mais rapidamente. Depois de um ano, o galho pode ser cortado da planta-mãe e transplantado. Com este método de reprodução, não é necessário criar condições de estufa, o sistema radicular desenvolve-se bem sem isso, uma vez que a saída é alimentada a partir do tronco principal.
Doenças e pragas
Alguns criadores não entendem por que o cipreste de Lawson murcha quando recebe os devidos cuidados. O fato é que, na maioria dos casos, muita sombra leva à maioria dos problemas. É muito fácil eliminar a causa - você precisa colocar um vaso ou transplantar a planta em um local mais claro, onde seus galhos vão explodir bem.
A má drenagem também é um fator importante no desenvolvimento de doenças graves de ciprestes.
Vale a pena examinar regularmente a planta para a presença de fitoforese da raiz e da copa causada por um fungo patógeno. Os principais sintomas são - folhas murchas e descoloridas... Uma das medidas para combater esse problema é remoção e destruição de rebentos danificados.
Como medida preventiva, vale a pena regar o solo sob o mato, e não a rega de cima, o que contribui para a disseminação de fungos. É imperativo esterilizar as ferramentas usadas com álcool antes e depois do uso no cipreste e entre cada corte para evitar a propagação da doença.
Galhos mortos são removidos primeiro para aumentar a circulação de ar dentro da coroa.
Em casa, os jardineiros precisam prestar atenção à aparência da planta. Embora os ciprestes sejam resistentes a um grande número de pragas, eles sofrem ataques de escamas de zimbro. As fêmeas têm corpos brancos e redondos que são muito pequenos. O inseto se alimenta da seiva do caule e dos tecidos das agulhas. O primeiro sintoma de infestação são áreas isoladas de folhagem marrom com pouca propagação de pragas. A infestação severa de pragas pode levar à morte. Para controlar este processo, você pode usar óleo de nim de baixa toxidade ou sabão inseticida.
Os ciprestes, resistentes à maioria das doenças, tornam-se vítimas de uma doença fúngica. A fitofotomia se espalha esporadicamente e se desenvolve ativamente com o excesso de umidade e frescor.
Nessa condição, as pontas das agulhas costumam ficar marrons e úlceras se formam nos galhos. Esta doença pode matar a planta, especialmente os ciprestes fracos ou jovens. Essa praga tardia aparece no final do inverno. Para controlar a doença o jardineiro deve evitar regar em excesso, o que causa a estagnação da água, que por sua vez promove o crescimento de fungos.
Remover e matar partes de plantas infectadas reduz a gravidade da doença. Os fungicidas são usados como produtos químicos.
Agulhas amarelas em ciprestes podem ser o resultado de baixa umidade interna ou clorose. No primeiro caso, será necessário melhorar as condições de detenção - aumentam o número de regas, mais frequentemente umedecem o ar da sala. A clorose geralmente é a causa da deficiência de ferro.
Para aliviar o estado do cipreste, não se pode usar fertilizantes, mas sim pegar borra de café ou musgo de turfa e espalhar perto das raízes para aumentar a acidez do solo.
Diferentes tipos de carrapatos esta planta também é caçada. Os pequenos ácaros vermelhos têm pinças afiadas que perfuram a folhagem e sugam a seiva. Como resultado, as agulhas da árvore ficam pálidas. Alguns indivíduos de carrapatos só podem ser vistos com uma lupa, as pragas são tão pequenas que nem sempre o criador fica sabendo da sua presença imediatamente, mas apenas quando a árvore já está levemente danificada. Você pode matar insetos simplesmente aumentando a umidade.
O Seiridium cardinal é tão problemático quanto outras infecções fúngicas. Ele penetra por rachaduras na casca e produz toxinas que interferem no fluxo de nutrientes das raízes para a copa. Às vezes, pequenas úlceras aparecem na planta, localizadas na casca e podem liberar resina. Freqüentemente, causa descoloração das agulhas no galho infectado e pode até matar o broto ou toda a árvore.
Para corrigir o problema, os ramos infectados são removidos o mais rápido possível. Árvores com tronco danificado não são tratadas, o cipreste é descartado.
As plantas descritas também sofrem de larvas de mariposa. Você pode encontrá-los sob a casca, na folhagem onde se alimentam. Às vezes, as larvas se aglomeram nas úlceras, mas não as causam.
Os ácaros da aranha também são uma praga comum dos ciprestes em climas frios. O cultivador não pode ver essas criaturas minúsculas, mas elas causam danos visíveis sugando a seiva da árvore. Quando o carrapato insere a tromba na folhagem, pequenos pontos amarelos aparecem e são freqüentemente usados para reconhecer a infecção. Ao ar livre, quando o clima esquenta, predadores naturais, incluindo joaninhas, ajudam a controlar a infestação. e em casa é melhor limpar a planta com álcool.
Avaliações
Existem muitas críticas positivas sobre o cipreste. Esta planta sobrevive perfeitamente às mudanças de temperatura, embora não necessite de muita manutenção. Agricultores experientes aconselham dar-lhe a quantidade necessária de sol, observar o regime de rega e controlar a humidade da divisão, para assim evitar a maior parte dos problemas. Atenção especial deve ser dada à podridão das raízes causada pela requeima. Geralmente afeta plantas jovens em vasos com má drenagem.
Se a causa for eliminada, a doença não precisará ser tratada, especialmente porque se trata de um assunto bastante problemático.
Deve ser lembrado que Esse patógeno vive no solo e entra no cipreste por meio de feridas ou raízes danificadas, por isso é importante tratar as seções com uma solução de carvão ativado durante o transplante. Como o fungo destrói as raízes, a planta inteira sofre rapidamente, que não recebe a quantidade necessária de oxigênio e nutrientes. Quando o cipreste está são, agrada-se com uma bela copa e folhagem de cores vivas.
Essa planta se tornará uma decoração maravilhosa para qualquer jardim de inverno. O seu crescimento pode ser controlado aparando o sistema radicular e uma forma interessante pode ser criada através do aparamento fácil.
Para obter informações sobre como cuidar adequadamente do cipreste de Lawson em casa, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.