Cipreste de interior: tipos e variedades, como cuidar dele?
O cipreste é uma planta que lembra verão, mar, relaxamento, ar puro. Mas esse cheiro de liberdade e bom humor pode ser facilmente prolongado se você comprar ciprestes em casa. Mas que tipo e variedade escolher e como cuidar dela? Vamos tentar descobrir.
Peculiaridades
A família biológica Cypress inclui mais de 30 gêneros e mais de 166 espécies. Os representantes mais famosos dos gêneros sempre-verdes: zimbro, thuja, tuyevik, cipreste, cipreste. Cipreste (Cupréssus) e cipreste (Chamaecýparis). Essas plantas são muito semelhantes, daí a confusão entre os produtores domésticos quanto aos nomes de suas espécies e variedades.
Ciprestes - habitantes dos trópicos e subtropicais... Eles surgiram na era Cenozóica, então seria injusto dizer que sua terra natal é o Mediterrâneo ou a América do Norte: não existiam tais territórios no planeta. Mas a planta parece confortável lá, assim como na costa do Mar Negro, no Extremo Oriente, na zona temperada da Ásia, Austrália.
Em um cipreste, os cones masculinos e femininos (planta monóica) crescem sob a mesma coroa. No segundo ano, os cones amadurecem: as sementes que se escondem sob as escamas obrigam a cápsula a abrir durante o seu próprio crescimento. Dentro de cada uma das várias sementes há um embrião a partir do qual uma planta jovem com folhas pequenas, verdes claras, macias e em forma de agulha pode ser cultivada. Com o tempo, eles pressionam os galhos, escurecem e se assemelham a escamas.
O cipreste tem ramos mais achatados e cones moles, que amadurecem em um ano e carregam no máximo 2 sementes em cada escama (menos do que a de um cipreste).
Comparando essas árvores por outros parâmetros, podemos citar os seguintes fatos: um dos ciprestes mais altos - 38 metros, ciprestes - 81 metros. A idade do cipreste mais antigo é de cerca de 120 anos, o cipreste tem cerca de 5000 (!) Anos, ou seja, é mais antigo que a primeira pirâmide egípcia. Este cipreste, que foi batizado de Matusalém pela equipe do parque, cresce na Califórnia. E foi lá que eles começaram a cultivar ciprestes caseiros.
Como todas as coníferas, o cipreste cresce lentamente, embora tenha excelentes propriedades decorativas e um aroma agradável. Passe a mão sobre os galhos da planta e você sentirá um leve aroma de limão. Os fitoncidas não purificam o ar apenas das bactérias, mas também o protegem das mariposas.
Está provado que duas árvores, localizadas em 10 metros quadrados, reduzem o número de microorganismos patogênicos no ar em 50-70%. Foram essas propriedades que fizeram os floricultores pensarem: por que não tentar cultivar um pequeno cipreste dentro de casa?
Tipos e variedades
No momento, ciprestes e ciprestes são cultivados em casa.
Os ciprestes têm poucas dessas espécies devido ao seu grande tamanho.
- Evergreen (Cupressus sempervirens) - é uma árvore com ramos pressionados ao tronco e uma copa piramidal. Pode atingir uma altura de 2 a 3 metros, portanto, é freqüentemente exibido como um espécime em um jardim de inverno, que é cultivado em uma grande banheira. O tronco com casca castanho-castanha esfolia em finas lâminas. Pequenas folhas escamosas verde-escuras contendo glândulas etéricas próximas aos brotos. As mais decorativas são duas variedades: na horizontal, os ramos principais crescem paralelos ao solo, e os ramos jovens estendem-se para cima, formando uma coroa em forma de tenda.O visual piramidal é valorizado pelas saliências de bolas de futebol, entre outras coisas.
- Frutado grande (Cupressus macrocarpa) - um dos tipos mais populares para o cultivo doméstico, que atinge 2 metros de altura. Os ramos inferiores verdes escuros em combinação com os ramos superiores verdes claros conferem um efeito decorativo especial. A variedade anã "Goldcrest" tem agulhas douradas, para as quais muitas vezes desempenha o papel de uma árvore de Ano Novo. As variedades da série Gold são freqüentemente chamadas de cipreste dourado por sua cor e limão por seu aroma. Esta espécie adora o calor, portanto, seu pote é frequentemente enrolado para que possa ser transportado de casa para a rua. A espécie leva esse nome por seus grandes cones, que chegam a 38 mm.
Há relativamente pouco tempo, os pesquisadores se convenceram de que a planta não é um cipreste, mas representa outro gênero de cipreste - hesperocyparis, ou seja, é correto chamar essa espécie de hesperocyparis de frutos grandes (Hesperocyparis macrocarpa). Mas, por hábito, chamamos a árvore de cipreste.
- Marroquino, também conhecido como cipreste atlântico (Cupressus atlantica) - uma espécie bela e rara, que muitas vezes é cultivada ao ar livre, mas os produtores estão tentando cultivá-la em casa. Parece muito com um pináculo estreito verde que poderia muito bem se tornar uma árvore de Natal.
- Caxemira (Cupressus Cachmeriana) - alguns jardineiros são ditos os mais adaptados para o cultivo em casa, já que não gosta de baixas temperaturas, e suas dimensões são bastante compactas.
Os criadores de ciprestes criaram muito mais para o cultivo doméstico. Citaremos vários tipos que são mais populares entre os produtores de flores:
- Ervilha: tem ramos horizontais e agulhas cinza-azuladas com cones marrom-amarelados.
- Cipreste de Lawson: cone estreito com a ponta fortemente inclinada para um lado. As agulhas verdes na parte superior são lisas, cones marrom-claros com tonalidade azul.
- Cipreste amarelo tem uma graciosa coroa exuberante com agulhas verde-escuras. Os solavancos são como bolas.
Há também um cipreste maçante, thuose, luto, Formosian. E cada uma dessas espécies possui diversas variedades. Assim, verifica-se que nas lojas e nas nossas casas muitas vezes não se encontra um cipreste, mas um cipreste.
Regras de cuidado
Como as regras para cuidar de ciprestes e ciprestes internos são muito semelhantes, continuaremos a falar em termos gerais sobre esses representantes da família Cypress.
Iluminação
A planta subtropical simplesmente precisa de muita luz, mas, ao mesmo tempo, a árvore jovem pode não resistir à luz solar direta. Portanto, é melhor colocá-lo em uma janela sombreada. Se as janelas estiverem viradas para o norte ou leste, não há necessidade de fazer sombra. No inverno, ao contrário, a planta deve ser colocada o mais próximo possível dos raios solares. Se as horas de luz do dia forem curtas ou o tempo estiver constantemente nublado, é necessário acender a iluminação adicional, muitas vezes, são usados fitolâmpados para isso.
Na ausência de uma quantidade suficiente de luz, qualquer flor interna se estica, torna-se mais fina, perde sua forma e cor. O mesmo acontecerá com o cipreste.
Temperatura
Ao criar condições próximas do natural, podem surgir dificuldades, já que o cipreste é uma árvore sazonal: no verão é confortável a uma temperatura de cerca de 25 graus Celsius, e no inverno - cerca de 10 graus Celsius. Uma vez que é problemático criar tais condições em um apartamento, a panela costuma ser levada para a varanda isolada no inverno. Mas, para salvá-lo até a primavera, muito provavelmente o pote terá de ser isolado, caso contrário, a terra nele congelará junto com as raízes.
Os ciprestes não crescem perto de radiadores de aquecimento, não gostam de correntes de ar, mas gostam de ar fresco.
Hidratante
Freqüentemente, ao cultivar flores de interior, os floricultores irrigam diferentes plantas de maneira incorreta, acreditando que, como elas crescem nas mesmas condições, elas precisam ser regadas da mesma maneira. Isso não é verdade. Por exemplo, o cipreste adora água, mas é ruim para água estagnada em uma panela. Portanto, a "flor" é regada com freqüência, mas não abundantemente.A frequência da rega depende da temperatura ambiente: no habitat da planta +8 graus, regamos uma vez por década; + 12-14 graus - regando uma vez por semana, + 20-25 graus - 2-3 vezes por semana.
Mas, ao mesmo tempo, você precisa ficar de olho no pedaço de terra o tempo todo - deve estar sempre úmido. Este é talvez o principal indicador de quantas vezes a planta precisa ser regada. Se o solo, no peitoril da janela acima do radiador de aquecimento, estiver muito seco, o pote é colocado em um balde ou bacia profunda com água sedimentada em temperatura ambiente e fica esperando que todas as bolhas de ar saiam. A panela é retirada do balde, a água escorre e o cipreste volta ao seu lugar.
Mas esta é uma medida de emergência: o excesso de umidade levará à deterioração do sistema radicular e doenças fúngicas.
Você pode evitar o alagamento borrifando os galhos todos os dias. Cypress ficará grato por tal procedimento. A rega e a pulverização não devem ser feitas com água corrente. Se for clorado, prejudicará a planta, se for muito duro, aparecerá uma flor branca nas agulhas e no solo. Se nem sempre é possível defender a água, você precisa ter medicamentos anti-calcários à mão, como "PhytoKislink"... O mesmo biofungicida será um bom agente profilático contra doenças fúngicas e bacterianas.
Outra forma de atingir as condições subtropicais é usar um umidificador ou colocar o pote em uma bandeja de barro expandido com água. Com altas temperaturas na casa, isso ajudará não só os habitantes verdes da casa, mas também as pessoas e os animais.
O principal é não esquecer que a constante umidificação excessiva do ar nem sempre é boa para as pessoas.
Afrouxamento do solo
Durante a rega frequente, o solo é comprimido e deixa de deixar o ar chegar às raízes. Para evitar esta situação, o solo é regularmente solto. O afrouxamento é chamado de irrigação a seco. Normalmente, este procedimento é realizado da seguinte forma: regado hoje, derramado amanhã sem regar. Para afrouxar, use um pequeno ancinho ou garfo.
Você precisa trabalhar com muito cuidado para não danificar as raízes.
Top curativo
No cultivo de ciprestes, a alimentação tem como objetivo principal preservar e melhorar a aparência da copa, além de manter o tamanho ideal da árvore doméstica. O cipreste interior refere-se a plantas com necessidade de descanso no inverno. Isso significa que geralmente nenhuma alimentação é realizada no período outono-inverno, caso contrário, provocará crescimento e agravará o inverno. O que o cipreste ama e do que ele precisa:
- magnésio para a formação de clorofila;
- cálcio para brotos jovens;
- enxofre, ferro e outros oligoelementos, exceto cloro;
- estimulantes para aliviar o estresse após o inverno e fora da estação.
Os profissionais alertam que as coníferas categoricamente não precisam dar fertilizantes "rápidos" de nitrogênio - complexos, assim como esterco, excrementos de pássaros, infusão de ervas, já que no plantio em relva e húmus há quantidade suficiente de nitrogênio, potássio e fósforo. O esquema de alimentação sazonal é semelhante a este:
- na primavera a planta é pulverizada ao mesmo tempo Ferovit e regado "Zircão" ou seus análogos;
- da primavera ao final do verão, uma vez por mês, complexos como Pokon, Florovit, Green Needle;
- roupa de cama de primavera ou rega preparações de potássio-magnésio;
- durante a estação quente, duas vezes por mês, é pulverizado ou regado com fertilizantes como Agricola, Fertika Leto, Zdraven, mas recomenda-se diluí-los na metade da dose indicada nas instruções.
Existem mais algumas recomendações para fertilização:
- é conveniente adicionar grânulos secos durante o transplante, misturando-os bem com o solo;
- após o transplante (incluindo após a compra), os fertilizantes líquidos são aplicados não antes de 1-1,5 meses;
- se pragas ou fungos estão pendurados na planta, a alimentação não é realizada.
Poda
Não importa o quão lentamente os ciprestes cresçam, seus tamanhos ainda estão aumentando.E se você não fizer a poda em tempo hábil, logo a árvore de interior terá que ser plantada do lado de fora. Em forma de coroa, os ciprestes são piramidais e espalhados. Dependendo disso, dão um efeito decorativo à árvore. O corte pode ser:
- formativo;
- encaracolado;
- Manter a forma.
As variedades nacionais têm uma copa mais clara, e também há ramos macios amarelo-ouro e verde-azulado. Graças a essas características, é possível formar uma topiaria em casa - para cortar árvores figurativas. Mas se você não quer que as plantas cresçam fortemente para cima, então, ao transplantar, você precisa podar as raízes e remover o excesso de galhos completamente, e não parcialmente.
A poda é feita na primavera, mas a forma é ajustada a cada mês e meio. Os rebentos velhos são removidos e os jovens ligeiramente encurtados. Não mais do que 1/3 da folhagem pode ser removido em um corte. A primeira poda para formação das copas é realizada no máximo um ano após o plantio. Durante o procedimento, a sala é preenchida com aroma de limão e fitoncidas.
Transferir após a compra
Se é necessário transplantar a planta imediatamente após a compra, depende do que exatamente foi comprado: uma planta de casa em uma mistura de turfa de loja regular ou uma "árvore de Natal". Os ciprestes e ciprestes são frequentemente usados como árvore de Ano Novo. Nesse caso, muitas vezes são vendidos em grandes vasos que não requerem replantio imediato. Portanto, eles podem precisar do próximo transplante somente após um ano. Mas em qualquer caso, você deve esclarecer a composição do solo ao comprar uma árvore.
As coníferas são árvores resistentes, por isso faz sentido dar tempo à planta para se adaptar depois de comprá-la em um vaso temporário e só então replantar. Você pode ouvir diferentes informações sobre como fazer isso melhor:
- há especialistas que acreditam que você precisa se livrar com muito cuidado do solo armazenado, lavando as raízes da planta;
- outros produtores argumentam que, como o sistema radicular do cipreste é muito caprichoso, mesmo após a compra, ele deve ser transplantado pelo método de transbordo, ou seja, com torrão de barro;
- mas se a árvore foi borrifada com neve decorativa prateada como uma árvore de Ano Novo, então ela deve ser lavada o mais rápido possível - isso é para salvar a pseudo-árvore da morte.
O mesmo se aplica à seleção do solo: para o cipreste, a seleção correta da acidez do solo é muito importante, e você pode ter certeza de seu nível correto se usar solo comprado para coníferas ou ciprestes. Alguns profissionais dizem que misturar o solo para ciprestes não é uma boa ideia. Uma mistura com predominância de terreno gramado é considerada ótima. Turfa, terra frondosa e areia são bem-vindos. Se, no entanto, floristas experientes decidirem preparar a mistura de solo eles próprios, eles usam as seguintes opções:
- 2 partes de grama + 1 parte de folha e solo de coníferas + 1 parte de areia grossa;
- 4 partes de grama + 2 partes de solo frondoso + 1 parte de areia;
- 1 parte de areia + 1 parte de turfa + 1 parte de grama + 2 partes de folha ou solo de jardim.
Também é importante em qual vaso você planeja transplantar a árvore. Materiais naturais como argila ou madeira são os mais adequados. As raízes respiram neles e, no inverno, há mais chances de o sistema radicular não congelar na varanda. A altura da panela deve ser cerca de duas vezes a largura. O primeiro pote após a compra deve ser cerca de 5 cm maior que o pote.
Eles fazem a mesma coisa se quiserem que a árvore cresça.
Para plantar uma árvore em um novo vaso, siga estas etapas.
- Encha o fundo do recipiente com uma camada de drenagem: quanto maior o cipreste, mais difícil deve ser a drenagem (seixos, argila expandida, cacos de cerâmica quebrados, tijolo vermelho e ainda uma camada de areia para estabilidade do recipiente). O dreno pode ocupar 1/4 do recipiente.
- Espalhe uma camada de mistura de solo.
- Se a opção de enxaguar o sistema radicular for escolhida, então as raízes são dispostas ordenadamente na camada de terra.Se o método de transferência for usado, a bola de barro é colocada no pote.
- Por cima e pelos lados, as raízes são cobertas com terra de modo que o colo da raiz fique acima do solo ou ao nível do solo.
- Umedeça o solo.
Em outros casos, o cipreste é transplantado:
- quando o sistema radicular cresceu tanto que praticamente não sobrou terra, e as raízes passaram pelos orifícios de drenagem;
- quando há medo de que a árvore caia por causa da grande copa;
- quando a planta adoeceu: a terra tornou-se ácida, um ácaro-aranha ou fungo começou.
O transplante é realizado de várias maneiras:
- completo - com a remoção de todo o solo antigo do sistema radicular, é realizada com doença de cipreste ou cultivo de bonsai.
- parcial - transbordo com torrão de barro do pote anterior com ou sem estaca de raiz;
- substituição da camada superior do solo sem substituir o vaso - quando a árvore é muito grande para transplantar.
A frequência com que os ciprestes precisam ser replantados depende do tamanho do arbusto e do vaso. Geralmente é aconselhável replantar a árvore jovem uma vez por ano.
A partir dos três anos, recomenda-se o transplante apenas quando necessário, para não perturbar as delicadas raízes do cipreste.
Métodos de reprodução
O cipreste pode ser propagado por sementes ou por estacas. Cada produtor escolhe um método de acordo com suas habilidades, mas você também pode tentar usar os dois métodos ao mesmo tempo e depois compará-los.
Método de semente (usado na segunda metade da primavera).
- Cone maduro é aquele que se abriu, mas por dentro é esverdeado. As sementes são despejadas de baixo da balança e enviadas à geladeira para tratamento a frio (estratificação) por 90-120 dias. Se as sementes não forem sacudidas, o cone pode ser seco na bateria.
- Qualquer bioestimulante ("Zircão", "Epin", "Kornevin", "Heteroauxin", "Atleta") é diluído em um recipiente não alimentício e as sementes são embebidas nele por 12 horas.
- A casca moída é despejada nas caixas como drenagem e, no topo, uma mistura de solo para coníferas. O solo está umedecido.
- As sementes são plantadas de acordo com o esquema de 4 cm x 4 cm e cobertas com cerca de 1 cm de terra.
- As caixas são colocadas em local aquecido e o solo é umedecido regularmente.
- As mudas devem aparecer em cerca de 3-4 semanas. Os especialistas dizem que cerca de metade das sementes vão brotar.
- As mudas realmente precisam de muita luz difusa. Recomenda-se temperar levando-os para a varanda.
- Um mergulho em vasos individuais é realizado quando atingem uma altura de 5-6 cm.
O corte é melhor feito em abril, para que a muda tenha tempo de criar raízes e crescer mais forte na estação quente durante a estação ativa de crescimento.
- As estacas são geralmente colhidas durante a poda. Use os topos ou estacas semilignificadas. Corte os ramos com faca, não com tesoura, para não esmagar o caule.
- A parte inferior das estacas é limpa de folhas escamosas e imersa em uma solução bioestimulante por um dia.
- Antes do plantio, o local de corte é polvilhado com carvão triturado ou carvão ativado para desinfecção.
- O corte é baixado no solo preparado por um terço e ligeiramente gotejado.
- Umedeça o solo.
- Uma tampa de polietileno ou vidro (saco, jarro, garrafa) é erguida sobre o pote (caixa). Essa estufa é ventilada para que não se forme muita condensação, uma vez a cada 1-2 semanas.
- Presume-se que as estacas levem cerca de 2 meses para criar raízes.
Doenças e pragas
Para o cipreste, é importante que a água não permaneça no pote, caso contrário, pode aparecer podridão nas raízes. Em seguida, o espécime doente terá de ser transplantado para um novo solo e um vaso, cortando as raízes infectadas. Mas a secura excessiva da terra e do ar levará ao aparecimento ácaro-aranha. Se a árvore for mal cuidada, então a princípio ver-se-á que está secando, e só depois de um exame mais atento a teia de aranha será visível, que enredou não apenas a folhagem, mas também as raízes.
Outra praga - bainhaque se parecem com placas ovais em galhos. Ele suga os nutrientes da planta, depois dos quais ela seca. Pulgão - uma praga muito popular e ativa, mas no caso de o cipreste estar na rua.
Lute contra todos os insetos a maneira mais fácil é usar inseticidas industriais ("Akarin", "Arrivo", "Antiklesh", "Confidor Extra"). É altamente provável que um tratamento não seja suficiente. Como medida preventiva, eles ajudam bem pulverizando com água com sabão.
E para que o cipreste não seque, é importante não esquecer de hidratar constantemente a árvore e o ar à sua volta.
Se as folhas ainda ficarem amarelas, você pode tentar encontrar um novo lugar para a planta e alimentá-la.
Você pode aprender a cuidar de ciprestes dentro de casa no vídeo a seguir.
O comentário foi enviado com sucesso.