Cipreste: o que é, como é e como cuidar dele?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos e variedades
  3. Como cuidar de uma árvore?
  4. Como transplantar?
  5. Doenças e pragas

Hoje, muitas variedades e tipos de ciprestes são conhecidos. Existem diferenças entre eles na aparência, bem como nas características de cuidado e cultivo. Prestando atenção a esta planta, além de observar certas regras para sua manutenção, você poderá obter um exuberante e belo representante da flora em sua casa ou em sua casa de veraneio.

O que é isso?

O cipreste é uma planta conífera perene da família dos ciprestes. O gênero possui mais de 10 espécies, representadas por árvores e arbustos. Na natureza, esta planta é bastante comum. Uma árvore ornamental cresce em uma área dominada por um clima tropical e subtropical, nomeadamente em países europeus, asiáticos, América do Norte. A árvore é considerada de longa vida, pois tem uma vida útil de cerca de 300 anos. Em condições ambientais favoráveis, vive mais. Muitas plantas são caracterizadas por troncos retos e copa piramidal, existem outras espécies, cuja descrição externa sugere que se assemelham a arbustos viçosos e extensos.

No ambiente natural, os ciprestes crescem até 30 metros, mas em parcelas pessoais é possível encontrar árvores com aparência não menos atraente e com altura não superior a 200 centímetros.

O crescimento dos ramos esqueléticos do representante das coníferas é direcionado para cima, enquanto eles se ajustam firmemente ao tronco. É esse recurso que torna a árvore esbelta e bonita. Existem brotos nos ramos da planta, eles são caracterizados pela sua sutileza e suavidade. Os rebentos são caracterizados por ramificação ativa. A folhagem do cipreste é semelhante a uma samambaia, de uma rica cor verde. Os jovens representantes têm folhagem em forma de agulha, mas após 4 anos de vida, ela se torna escamosa.

Foi observado que a idade tem um efeito benéfico na decoratividade do cipreste. Esta árvore é a gimnosperma, os cones femininos e masculinos dão frutos. Os últimos são de cor cinza-marrom e também têm um diâmetro de cerca de 0,35 centímetros. O amadurecimento dos cones ocorre no segundo ano de existência da árvore. Os cones são cobertos por escamas, sob as quais as sementes estão localizadas.

O crescimento e a atividade normais do Cypress são possíveis em casa, mas com atenção e cuidados adequados. Alguns cultivadores atribuem isso às flores de interior, pois exala um perfume de limão. Para cultivar em casa, você pode usar não apenas variedades cultivadas, mas também selvagens. Esta planta é considerada um excelente purificador de ar, capaz de absorver substâncias nocivas e saturar o ar interior com oxigênio e fitoncidas.

Tipos e variedades

Actualmente, os amantes da flora podem cultivar no seu jardim, bem como no interior, qualquer uma das variedades ou espécies de ciprestes, que existem em grande número.

Piramidal

Esta espécie de planta conífera é nativa do Mediterrâneo Oriental. O cipreste piramidal também é chamado de italiano. A árvore é caracterizada por uma copa larga em forma de coluna e uma altura de cerca de 35 metros. A planta atinge esse tamanho em cerca de 100 anos. A forma original do cipreste foi obtida graças ao trabalho dos criadores. Este fígado longo é caracterizado por uma boa resistência à geada e tolera bem a geada a 20 graus.

O lugar ideal para o tipo de vida piramidal é a área montanhosa. A planta tem uma atitude positiva em relação às montanhas e aos solos pobres. A árvore é coberta por pequenas agulhas, pintadas na cor esmeralda. A formação de cones ocorre em pequenos ramos de cor castanha. O crescimento de um jovem é mais rápido do que o de um adulto. Depois de atingir 100 anos de idade, o cipreste piramidal para de crescer. Esta planta é uma excelente decoração para casas de campo, becos, parques.

Arizona

A espécie de cipreste do Arizona vive no México, Arizona. Um representante que vive em seu ambiente natural cresce nas encostas das montanhas. Ainda há 20 anos, essa bela planta começou a ser cultivada em terrenos particulares, em parques e jardins. Os representantes desta família caracterizam-se por uma longa vida, que em alguns casos chega a 500 anos. Durante esse tempo, a árvore cresce até 2.000 centímetros. A casca desta espécie é cinza, mas torna-se marrom com o tempo. A madeira de cipreste Arizona é semelhante à nogueira, tem alta dureza e baixo peso. A árvore pode tolerar secas, geadas, enquanto cresce muito rapidamente.

Evergreen

O cipreste perene também é chamado de comum, a forma desta árvore se assemelha a uma pirâmide. A estreita copa da planta é formada por ramos de comprimento curto, que se ajustam bem ao tronco. O cipreste comum tem forma de cone e pode crescer até 3.000 centímetros. As agulhas são pequenas, alongadas, escamosas, são fortemente pressionadas contra os ramos de forma cruciforme. Os cones pendem de brotos curtos, são caracterizados por um diâmetro de 30 mm.

Este tipo de planta é caracterizado pelo rápido crescimento. Os amantes de espaços verdes também podem encontrar um cipreste comum com agulhas vermelhas. Ele prefere áreas sombreadas e sobrevive em temperaturas de 20 graus negativos. A árvore não é exigente com o solo, e a possível presença de pedras no solo não interfere no seu crescimento.

A umidade excessiva tem um efeito prejudicial na árvore. Este representante da flora é um fígado longo, começa a dar cones aos 5 anos. Este tipo de cipreste é cortado para fins decorativos. Árvores bem aparadas servem como uma excelente decoração para o território.

Cítrico

O cipreste-limão é uma planta de casa, tem um agradável aroma a pinho-limão e uma forma alongada. A flor é muito bonita, mas caprichosa. As agulhas de uma planta ornamental são coloridas de verde claro. A planta é caracterizada pela resistência à seca, atitude despretensiosa para com o solo. O cipreste-limão cresce lentamente, mas vive muito.

Anão

O cipreste anão é uma árvore com uma coroa piramidal, bastante semelhante a thuja. A casca da árvore é marrom-amarronzada, coberta por escamas e rachaduras. Os ramos podem estar inclinados ou estendidos. Os brotos da planta são achatados. As agulhas de um cipreste anão são opostas e localizadas transversalmente. Os indivíduos jovens são cobertos por agulhas em forma de agulha. Os cones masculinos são ovais e pequenos em tamanho, enquanto os cones femininos são redondos e cobertos por escamas.

Goldcrest Wilma

Esta variedade perene sobrevive melhor do que outras em casa. Parece uma miniatura de espinha de peixe coberta por folhas estreitas. A cor dos brotos é verde claro, às vezes até amarelo. As folhas pequenas e escamosas exalam um cheiro de limão. Esta flor é popular em apartamentos e escritórios devido à sua aparência atraente e despretensiosa. Goldcrest Wilma prefere iluminação difusa, em excesso da qual as agulhas podem quebrar. Uma temperatura favorável para uma planta é considerada moderada, se ultrapassar os 27 graus, a planta seca. Para fazer com que a copa de um cipreste fique bem cuidada, ela deve ser aparada, esse processo estimula o crescimento de novos galhos.

Como cuidar de uma árvore?

O cultivo do cipreste implica na correção dos procedimentos associados ao seu cuidado.Por se tratar de uma planta subtropical, ela deve ser encontrada em um local quente e claro, sem exposição solar direta. A árvore prefere uma grande área de cultivo. No período de verão do ano, a temperatura ambiente é considerada ideal para um representante perene, mas ao mesmo tempo com umidade constante e ideal. No inverno, o cipreste deve ser reorganizado em uma sala com temperatura de 5 a 10 graus acima de zero.

O número de regas no inverno deve ser reduzido, no entanto, não deve ser levado à secura do solo. No verão, os ciprestes devem ser colocados nas janelas voltadas para o norte ou leste, e no inverno - para o sul. Na sala onde a árvore cresce, deve haver uma batida de luz solar suficiente, os raios diretos devem ser excluídos. No inverno, com falta de luz natural, vale a pena usar a artificial.

Na irrigação do cipreste, a regularidade e a abundância devem ser observadas. Mas não viole a moderação desse processo, pois o excesso ou a falta dela podem destruir a planta. Vale a pena pulverizar um representante das coníferas pela manhã e também à noite. O procedimento deve usar água decantada em temperatura ambiente. Na estação fria, muitas vezes não é necessário regar a planta, ela precisa ser irrigada uma vez a cada 7 dias e a pulverização deve ser completamente cancelada antes do início do calor.

Os ciprestes preferem umidade elevada. No interior, o nível de umidade deve ser mantido por rega e pulverização. A terra para plantar uma árvore perene deve ser caracterizada pela frouxidão. O substrato pode ser adquirido em lojas ou preparado com as próprias mãos. Para fazer o solo, é necessário misturar areia de rio, solo de turfa, turfa em quantidades iguais e 2 partes de solo frondoso.

Esta conífera representante da flora é exótica, portanto, fertilizantes comuns não são adequados para ela e o húmus é considerado prejudicial. A opção alimentar ideal neste caso é considerada um fertilizante líquido com minerais, que se destina a coníferas. Vale a pena alimentar o cipreste uma vez em maio, junho, julho e agosto. Vale a pena ter certeza de que não há muito nitrogênio no fertilizante e que o magnésio está sempre presente.

Como transplantar?

A perda das qualidades úteis da mistura de solo sob o cipreste ocorre poucos anos após o plantio, portanto, para a vida normal da planta, ela deve ser transplantada para um novo substrato. O mesmo procedimento é necessário após a compra de uma decoração decorativa viva para a casa. A primavera é considerada a melhor época para trabalhar. Como o cipreste tem sistema radicular sensível, é melhor transplantá-lo por transbordo.

O primeiro passo é regar bem o solo, pois a planta é mais fácil de extrair do solo úmido. O cipreste deve ser removido da panela junto com um pedaço de terra. O substrato que se desintegra facilmente deve ser removido e as raízes examinadas quanto a danos. Se um broto jovem for encontrado, ele será separado da base do tronco em conjunto com o sistema radicular. O local de separação deve ser lubrificado com um verniz de jardim.

Em seguida, você precisa plantar cada uma das plantas em recipientes separados, um cipreste adulto em um vaso grande e um jovem em um menor. Neste caso, a planta jovem deve ser coberta com uma jarra de vidro, o que contribuirá para um melhor enraizamento. Não se esqueça que o fundo do recipiente deve ser coberto com drenagem, já em cima da qual a terra é despejada.

Doenças e pragas

Na maioria dos casos, o cipreste é atacado por uma praga como a bainha, que suga o suco da folhagem da planta, o que a faz secar. Você também pode encontrar um ácaro-aranha nele, cuja causa é umidade insuficiente no ambiente. Ambos os parasitas morrem ao borrifar uma árvore conífera com a solução de Actellik. Vale a pena diluir 2 ml da substância por 1000 ml de água. Se as pragas não desaparecerem completamente, o procedimento de pulverização deve ser repetido após 7 dias.

As doenças dos ciprestes são, na maioria das vezes, o resultado de cuidados inadequados com as plantas. O alagamento crônico do solo causa o apodrecimento das raízes. Se houver sinais da doença, a árvore conífera deve ser transplantada imediatamente para um novo substrato, após a eliminação dos restos das partículas podres. Em caso de transplante e prevenção de re-doença, o vaso deve ser dotado de drenagem de alta qualidade. Cypress seca pelos seguintes motivos:

  • alta secura do ar interno;
  • umidade insuficiente do solo;
  • regar o cipreste com água de má qualidade;
  • luz ruim;
  • temperatura ambiente baixa.

Existem situações em que a folhagem de uma planta ornamental começa a amarelar. Isso pode indicar falta de nutrientes. Portanto, os cultivadores de flores não devem violar as regras de fertilização de árvores. As pessoas que decidirem adquirir uma planta ornamental tão incomum podem seguir as seguintes dicas:

  • mantenha um caroço de barro em um vaso com uma planta úmida constantemente;
  • não coloque a árvore sob a luz solar direta;
  • borrife o cipreste diariamente, regue-o regularmente;
  • cortar áreas secas de um representante da flora para criar botões vivos;
  • poda o cipreste, conferindo-lhe uma forma original e promovendo uma rápida recuperação e crescimento.

Os ciprestes são plantas bastante populares, muitas vezes podem ser encontrados no jardim, na área do parque, bem como em edifícios residenciais. A razão desta popularidade reside no aspecto nobre da árvore, bem como na sua despretensão ao crescer.

Com a ajuda de tal planta, você pode decorar uma varanda, varanda, gazebo, cômodo da casa. Uma árvore conífera adulta é freqüentemente usada como alternativa à árvore de Natal.

Para obter informações sobre como cuidar do cipreste em casa, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário